Entre para seguir isso  
Santastico_bjj

Gracie Academy no Brasil

Recommended Posts

Da hora que aí nesse site tem o Ed O'Neil, o mesmo que fez o Al Bundy em Married with children... racho demais com esse seriado... loco.

Caraca, dessa eu não sabia, no

tem um video dele falando como ele começou no JJ, que foram 16 anos pra pegar a preta, ele chegou a ter aulas com o Hélio, sensacional!

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera,

Desde que abri este tópico, pesquisei bastante sobre o método da Gracie Academy e sobre o Professor à frente desta academia filiada no BR.

O Professor é faixa preta do Fidelis, cara sério, da Alliance. Ele treinou mais de 10 anos com o Fideles, inclusive tem foto no facebook do Professor com a preta na cintura ao lado do Fidelis após um treino.

Com relação a faixa azul, trata-se da metodologia da Gracie Academy. Existe um vídeo muito bom, em ingês, do Rener Gracie explicando o método deles. Ele fala que recebeu uma ligação de um faixa roxa, estudante de uma das academias da família, querendo entender um pouco mais do "Gracie Combatives" porque ele havia se envolvido em uma briga e, até controlar a situação, tomou muita porrada na cara de um leigo. Então Rener explica que a maioria das academias hoje foca o ensino no JJ Esportivo, por conta do foco as competições e a parte de defesa pessoal acaba ficando para o final, quando o manolo está para pegar a preta.

Na opinião deles deve ser ao contrário. O primeiro contato com a arte marcial deve ser para defesa pessoal, por isso eles pegaram 36 técnica que julgaram as mais efetivas para combate e organizaram dentro de uma lógica de aprendizado.

Dito isso, eles tanto usam este método para um faixa branca iniciante, que deve ser aprovado neste "curso" que engloba as 36 técnicas quanto para graduados no JJ esportivo e que querem aprender a defesa pessoal. Existem vários estudantes com faixa colorida na cintura que ao final do curso recebem o diploma de "faixa azul da GRACIE ACADEMY".

No caso do professor, vale muito ressaltar este certificado, pois prova que ele fez o curso e depois se certificou como instrutor. Na lógica da Gracie Academy, depois que você pega azul, sendo proficiente na defesa pessoal, todo o ensino se volta para o JJ esportivo, englobando as demais faixas.

Achei muito inteligente este método de focar na defesa pessoal primeiro, graduando com a faixa azul quem domina essas 36 técnicas e está apto a se defender.

Concluo, com isso, que um faixa azul da Gracie Academy numa competição esportiva de JJ com um faixa azul de outra escola que foca no esporte se daria mal e num combate real o contrário.

Pessoalmente, estou disposto a fazer os 10 dias grátis que eles oferecem para conhecer este método, considerando que o professor é realmente preta de um cara conhecido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso do professor, vale muito ressaltar este certificado, pois prova que ele fez o curso e depois se certificou como instrutor. Na lógica da Gracie Academy, depois que você pega azul, sendo proficiente na defesa pessoal, todo o ensino se volta para o JJ esportivo, englobando as demais faixas.

Como ja disse antes , vale muito como complemento.

O que o pessoal tá preocupado é se este cara que fez o curso vai receber um certificado por email, colocar uma faixa PRETA na cintura e começar a dar aulas baseadas somente nisso.

Se o cara é preta do Fidelis , ele é um faixa preta autêntico que faz uso do metodo e o divulga. Se for esse o caso , não vejo mal nisso,ele recebeu a preta como todos os demais que chegaram a graduação conquistando-a todos os dias durante muitos anos.

A unica ressalva é que o combatives poderia ranquear seus cursos como nível 1,2,3.etc ou beginner , intermediate e advanced no sistema de auto defesa deles. E ae quem receber faz o que quiser com esse certificado.

O que o curso não deve fazer de forma NENHUMA é graduar uma pessoa com uma faixa, por um curso de poucos dias, ainda mais uma faixa preta de jiu-jitsu.

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como ja disse antes , vale muito como complemento.

O que o pessoal tá preocupado é se este cara que fez o curso vai receber um certificado por email, colocar uma faixa PRETA na cintura e começar a dar aulas baseadas somente nisso.

Se o cara é preta do Fidelis , ele é um faixa preta autêntico que faz uso do metodo e o divulga. Se for esse o caso , não vejo mal nisso,ele recebeu a preta como todos os demais que chegaram a graduação conquistando-a todos os dias durante muitos anos.

A unica ressalva é que o combatives poderia ranquear seus cursos como nível 1,2,3.etc ou beginner , intermediate e advanced no sistema de auto defesa deles. E ae quem receber faz o que quiser com esse certificado.

O que o curso não deve fazer de forma NENHUMA é graduar uma pessoa com uma faixa, por um curso de poucos dias, ainda mais uma faixa preta de jiu-jitsu.

Tartaruga,

Com relação ao curso online, eu também não concordo. No caso do Professor, ele foi pessoalmente aos EUA na Academia do Rorion e fez aula particular com o Rorion, Rener e Ryron para aperfeiçoar a defesa pessoal. Como ele já era proficiente no JJ esportivo, faltava apenas aprimorar a defesa pessoal.

O mesmo método que é ensinado por DVD e online é ensinado fisicamente em diversas academias pelo Mundo, inclusive na matriz comandada pelo Rener e Ryron.

O professor aqui do BR abriu uma academia normal mas está ensinando exatamente o mesmo método da Gracie Academy, em grupo, fisicamente.

Lembrando que depois de pegar a azul, dali em diante o ensino é sobre o JJ esportivo, então qq eventual gap com relação ao JJ esportivo será sanado nesta fase.

Isso tudo que estou escrevendo é baseado no que pesquisei. Depois dos 10 dias grátis, terei a exata resposta se é algo a se investir ou correr.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tartaruga,

Com relação ao curso online, eu também não concordo. No caso do Professor, ele foi pessoalmente aos EUA na Academia do Rorion e fez aula particular com o Rorion, Rener e Ryron para aperfeiçoar a defesa pessoal. Como ele já era proficiente no JJ esportivo, faltava apenas aprimorar a defesa pessoal.

O mesmo método que é ensinado por DVD e online é ensinado fisicamente em diversas academias pelo Mundo, inclusive na matriz comandada pelo Rener e Ryron.

O professor aqui do BR abriu uma academia normal mas está ensinando exatamente o mesmo método da Gracie Academy, em grupo, fisicamente.

Lembrando que depois de pegar a azul, dali em diante o ensino é sobre o JJ esportivo, então qq eventual gap com relação ao JJ esportivo será sanado nesta fase.

Isso tudo que estou escrevendo é baseado no que pesquisei. Depois dos 10 dias grátis, terei a exata resposta se é algo a se investir ou correr.

Sim, mas isso tudo está justificado embaixo de uma faixa preta autêntica dada pelo Fidelis que é um cara duro , reconhecido e que tem títulos expressivos na carreira.

Se fosse um outro cara que não tivesse uma graduação verdadeira, essas aulas não poderiam ou pelo menos não deveriam ser ministradas.

A preocupação não é com essa academia especificamente e sim com a possibilidade de proliferação do método por pessoas não preparadas para isso.

Acho que poderiam controlar quem pode usar o nome Gracie Combatives para aqueles que devidamente comprovarem previo conhecimento e graduação.

Ou seja, qualquer azul pode fazer mas somente professores autênticos podem se valer do nome para dar aulas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se você treina JJ mas qualquer coisa relacionada ao JJ se aprende dentro do tatame.

A filosofia do JJ pra mim vai além da técnica. Pra chegar a faixa preta é preciso passar por muitas provações e o ponto BÁSICO é a PERSEVERANÇA.

Quero pedir aos faixas roxas, marrons e pretas aqui do PVT que se pronunciem se em algum momento da sua vida de treino não pensou em desistir. Tenho certeza que muitos já pensaram nisso e que muitos ainda vão pensar.

A gente passa por lesões, problemas financeiros, problemas de trabalho, problemas de família, dentre tantos outros tipos de problemas e continuamos treinando.

O resultado disso é que o tatame forja HOMENS e GUERREIROS de verdade! Esse papinho de o cara assistir video aulas depois passar 5 dias treinando está longe de mostrar o que é o verdadeiro JJ. O nome disso aí é comércio!

Pronto! Falei! gunthug

Pedrão, é isso aí. O cara ser avaliado em cinco dias por alguém que nem o conhece é uma sacanagem com a coisa toda. Pra mim é tudo claro: ou o cara é um preta que provou que tem um nível de luta muito alto (e os campeonatos são os lugares pra isso) ou o cara tem o suficiente E tem outras qualidades pra envergar a faixa. Tu falas de perseverança e quem luta sabe que isto é mais do que uma mera palavra: é continuar treinando com lesão, com idade, nos momentos em que o jogo parece que não melhora, depois de levar um sufoco de alguém menos graduado, etc, etc. Mas isso inclui também ajudar a academia a ter um bom ambiente (já que ninguém persevera sozinho), a ser generoso com o pessoal menos graduado etc, etc, etc. Eu acho que até um faixa preta do primeiro tipo, por mais campeão que ele seja, tinha que ter este tipo de coisa (e quem vê de perto sabe que a esmagadora maioria tem).

Então, se o cara não chega gabaritado por um monte de títulos (como é o caso da esmagadora maioria), como avaliar o resto das qualidades em cinco dias? Como evitar dar uma faixa preta (que bem ou mal significa um indicador de maestria) pra alguém que conhece umas técnicas pra aplicar e que não sabe muita coisa sobre convivência num tatame?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mas isso tudo está justificado embaixo de uma faixa preta autêntica dada pelo Fidelis que é um cara duro , reconhecido e que tem títulos expressivos na carreira.

Se fosse um outro cara que não tivesse uma graduação verdadeira, essas aulas não poderiam ou pelo menos não deveriam ser ministradas.

A preocupação não é com essa academia especificamente e sim com a possibilidade de proliferação do método por pessoas não preparadas para isso.

Acho que poderiam controlar quem pode usar o nome Gracie Combatives para aqueles que devidamente comprovarem previo conhecimento e graduação.

Ou seja, qualquer azul pode fazer mas somente professores autênticos podem se valer do nome para dar aulas.

Eles possuem um programa de certificação também para a Academia, além do Instrutor. Esta de Sao Caetano é certificada. Apenas as Academias certificadas com Instrutores Certificados no Programa podem ministra-lo. E para ter essa informação é fácil, basta checar a lista de academias / instrutores certificados pelo site da Gracie Academy:

http://www.gracieacademy.com/training_centers.asp?s=677#l

http://www.gracieacademy.com/belt_holders_rank.asp

Sei também que nem todos sabem procurar informações nos locais corretos e que podem ser vítimas de charlatões. Por isso, inclusive, que abri este tópico, pois tinha muitas dúvidas acerca do método e do Professor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Santasitco,

agora entendi qual eh a parada da Gracie academy.

Ao invés de dar uma faixa azul com 36 aulas (3 meses se treinar três vezes por semana), poderiam dar um certificado ou uma faixa de cor fora do jj tradicional para os iniciantes.

Além de confuso, causa algumas bizarrices, como o instrutor faixa marrom pegando faixa azul novamente.

Sobre o programa, também gostaria de fazê-lo para ver qual eh.

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Santasitco,

agora entendi qual eh a parada da Gracie academy.

Ao invés de dar uma faixa azul com 36 aulas (3 meses se treinar três vezes por semana), poderiam dar um certificado ou uma faixa de cor fora do jj tradicional para os iniciantes.

Além de confuso, causa algumas bizarrices, como o instrutor faixa marrom pegando faixa azul novamente.

Sobre o programa, também gostaria de fazê-lo para ver qual eh.

Direto do site deles:

Etapa 3: Receber a faixa azul

Tão logo você tenha completado, por três vezes, todas as lições do Gracie Combatives e desenvolvido seus reflexos na execução de todas as 36 técnicas, individualmente e em todas as combinações possíveis, estará qualificado para fazer o teste de qualificação para a faixa azul.

Você aprende as 36 técnicas em 23 aulas (de 1 hora). Após realizar 2 vezes todas as aulas, você pode fazer os treinos de reflexos (essa parte ainda não entendi bem). E tem uma parte final que deixa a coisa subjetiva, acho que de propósito, para que o professor não seja obrigado a graduar um aluno que, apesar de ter cumprido com o exigido, ainda não atingiu o nível adequado.

Realmente o tempo é mais curto que numa escola normal, pelo cálculo que eu fiz, se houver uma dedicação máxima, ou seja, 4 treinos por semana, pega a azul em 6 meses. Mas o que eles argumentam é que numa academia "normal", você aprende as técnicas sem método, de forma desordenada e acaba demorando mais para aprender o básico. Isso é verdade, nas 3 academias que treinei nunca tive um treino em separado por ser iniciante, aprendia a mesma técnica que todos, muitas vezes sem saber nem fazer rolamente direito.

Eu acredito em método de uma forma geral pois meu trabalho envolve muito disso. Vejo como o aprendizado em qualquer assunto fica prejudicado quando não há uma organização mínima e o quando cada um distorce o trabalho a ser feito quando não se tem uma referência prévia através de uma boa prática.

O argumento deles é bom: pegaram 65 anos de conhecimento e experiência, entenderam o que faz mais sentido no curto prazo, organizaram dentro de uma lógica de afinidade e efetividade e definiram um padrão. Isso faz muito sentido para mim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Direto do site deles:

Etapa 3: Receber a faixa azul

Tão logo você tenha completado, por três vezes, todas as lições do Gracie Combatives e desenvolvido seus reflexos na execução de todas as 36 técnicas, individualmente e em todas as combinações possíveis, estará qualificado para fazer o teste de qualificação para a faixa azul.

Você aprende as 36 técnicas em 23 aulas (de 1 hora). Após realizar 2 vezes todas as aulas, você pode fazer os treinos de reflexos (essa parte ainda não entendi bem). E tem uma parte final que deixa a coisa subjetiva, acho que de propósito, para que o professor não seja obrigado a graduar um aluno que, apesar de ter cumprido com o exigido, ainda não atingiu o nível adequado.

Realmente o tempo é mais curto que numa escola normal, pelo cálculo que eu fiz, se houver uma dedicação máxima, ou seja, 4 treinos por semana, pega a azul em 6 meses. Mas o que eles argumentam é que numa academia "normal", você aprende as técnicas sem método, de forma desordenada e acaba demorando mais para aprender o básico. Isso é verdade, nas 3 academias que treinei nunca tive um treino em separado por ser iniciante, aprendia a mesma técnica que todos, muitas vezes sem saber nem fazer rolamente direito.

Eu acredito em método de uma forma geral pois meu trabalho envolve muito disso. Vejo como o aprendizado em qualquer assunto fica prejudicado quando não há uma organização mínima e o quando cada um distorce o trabalho a ser feito quando não se tem uma referência prévia através de uma boa prática.

O argumento deles é bom: pegaram 65 anos de conhecimento e experiência, entenderam o que faz mais sentido no curto prazo, organizaram dentro de uma lógica de afinidade e efetividade e definiram um padrão. Isso faz muito sentido para mim.

Santastico, faz sentido dependendo de um ponto anterior: se o cara já tem experiência e graduação anterior. Se o cara nunca treinou JJ é errado simplesmente avaliar por uma competência apenas, e padronizada.

Mas eu não estou falando do teu caso particular. No teu caso, parece claro que tu tens lá um professor devidamente formado. Vai lá, vê se gostas do cara e do ambiente e manda ficha...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Santastico, faz sentido dependendo de um ponto anterior: se o cara já tem experiência e graduação anterior. Se o cara nunca treinou JJ é errado simplesmente avaliar por uma competência apenas, e padronizada.

Mas eu não estou falando do teu caso particular. No teu caso, parece claro que tu tens lá um professor devidamente formado. Vai lá, vê se gostas do cara e do ambiente e manda ficha...

2handed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal... Algum tempo se passou, fui lá fazer os 10 dias grátis e há algum tempo estou treinando. Como levantei uma série de dúvidas que geraram uma série de especulações, me sinto na obrigação de voltar aqui e atualizar as informações com aquilo que estou vendo in loco.

O professor é realmente um faixa preta legítimo, graduado pelo Leandro Fidelis, que hoje comanda a Fidelis Team. Existem dois faixas roxas que á chegaram graduados e treinaram com o professor no passado, quando eram branca e azul e ele era roxa e depois marrom. O que aconteceu é que quando marrom ele quis conhecer o método do Hélio e foi aos EUA para treinar com o Rorion, papo vai, papo vem ele conheceu os métodos específicos da Gracie University e houve a oportunidade de abrir uma academia física no BR, de acordo com os padrões deles.

A faixa azul que ele coloca na parede é apenas para demonstrar que ele fez o "curso" gracie combatives e recebeu a faixa azul de acordo com os padrões da Gracie University, enquanto a preta ele recebeu no método "tradicional", das mãos de outro preta.

Com relação ao método, achei muito inteligente e eficiente. Treinei por 6 meses na GB Campinas, quando tive de voltar para Capital e depois 6 meses na Ryan Gracie Butanta, quando luxei o ombro e fiquei parado. Incrível como vale a pena separar os brancas e ensinar os fundamentos, ao invés de misturar todo mundo e ensinar ao aluno como resolver uma raíz quadrada quando ele mal sabe dividir ou multiplicar.

Interessante é que existem vários faixas coloridas treinando. Azul, roxa e até marrom. Isso enriquece demais o treino. Sempre que tive oportunidade, pedia feedback desses caras e eles estavam gostando demais. Claro, para quem procura defesa pessoal e não foca em competição. Dos que conversei, dois inclusive tinham parado de treinar o JJ esportivo e ficaram apenas na defesa pessoal, pois nunca tiveram a intenção de competir, apenas ter a arte marcial.

Sendo um aluno de uma academia física com um faixa preta aprovado no curso de instrutor da Gracie University, você ganha acesso total ao site, onde todas as aulas estão disponíveis em vídeo. Depois em outro post podemos discutir sobre a efetividade dos alunos que são 100% virtuais, já tenho alguma conclusão a respeito.

Os pontos principais são: Parte-se do princípio que o JJ tem que te prover proteção e apenas quando protegido e quando surgir a oportunidade é que haverá o ataque. Isso significa que existe um foco muito grande em manter-se protegido enquanto o agressor gasta energia e comete erros te dando a oportunidade de sair de uma posição defensiva para um ataque.

Outro ponto é que eles acreditam muito nos fundamentos, pois era o que Helio focava com quem treinava. Depois da preta cada um buscaria as variações que melhor adaptassem para seu biotipo e físico o básico aprendido, mas os fundamentos ficavam.

Na cabeça do Rorion e dos filhos, a primeira coisa que o JJ tem que prover é a auto confiança e defesa pessoal. Isso está muito alinhado com as aulas que o próprio Mestre Helio Gracie dava, inclusive foi ele quem graduou os dois irmãos. Então é isso que eles fazem no "Gracie Combatives", ensinam as 36 técnicas mais eficientes num combate real, sem regras ou limite de tempo.

A lógica é a seguinte: Essas 36 técnicas estão divididas em 23 aulas de 1 hora. Na realidade quase todas as técnicas possuem variações, então poderíamos dizer que são mais técnicas. Enfim, em cada aula você aprende uma técnica em pé e uma no solo, isoladas. Quando você fizer duas vezes todas as aulas, ou seja, treinar todas as técnicas de forma isolada, você passa a fazer a outra aula de 1 hora onde as técnicas são colocadas juntas, simulando um combate real. A partir daí você passa a treinar por 2 horas por dia, 1 hora treinando as técnicas que já conhece juntas em todas as variações possíveis e 1 hora treinando as técnicas de forma isolada.

Quando tiver realizado 3 vezes as técnicas isoladas e 1 vez as aulas que juntam essas técnicas, você é elegível ao teste para a faixa azul. Mas o professor já deixou claro que essa é uma decisão em conjunto entre o aluno e ele, pois ambos precisam estar confortáveis que o nível requerido foi atingido.

Todas as técnicas consideram o não uso de kimono e na proteção contra golpes. O tempo todo há orientação para manter a cabeça protegida, atenção a chutes, cotoveladas, socos.

Só há 1 aluno no momento se preparando para o teste e ele tem 10 meses de treino direto, 4 vezes por semana em média. Achei o tempo razoável e tenho certeza que vai depender de cada um. No meu caso, como tenho experiência prévia, acredito que consigo estar pronto neste tempo tbm.

O faixa azul da Gracie University é um cara que consegue se defender na rua do cara maior e mais forte (leigo ou com pouco conhecimento em artes marciais) através do JJ. Isso porque julgam ser essa a situação mais comum na vida real. O faixa azul não é preparado para competição. Isso também está vinculado com o fato de que Helio se preocupava em manter o JJ democrático, ou seja, você não precisa ser atleta para pratica-lo, pois no caso do Helio tratava-se de uma pessoa fraca e por isso houve a adaptação do JJ japonês.

Para se proteger de caras maiores e mais fortes e treinados você tem de buscar as demais graduações.

Portanto o treino não foca em cardio, não tem aquecimento de 30 minutos nem 300 abdominais com 300 flexões. O aquecimento é praticando técnicas de aulas anteriores, por 10 minutos. Depois só treino técnico, até o final.

Quando o praticante for faixa azul, ele passará a ter contato com outras técnicas, aí sim também voltado ao esporte. Em termos de esporte, em algum momento da caminhada os praticantes deste método e do JJ esportivo se encontram. Segundo eles na faixa azul segundo grau.

Pelo que vi nas diferentes academias que treinei, um praticante do método da Gracie University realmente está muito mais preparado para uma situação real do que o que treina apenas o JJ esportivo. Isso é sem sombra de dúvidas. Agora se o foco for competição já na faixa branca, provavelmente ele perderá todas, pois não se fala em vantagem, pontos e nem nada. Ninguém que está ali está pensando em competir.

O texto já ficou muito grande então vou parar por aqui. Se alguém quiser tirar alguma dúvida, fique a vontade, volto aqui de vez em quando e respondo o que puder com a informação que já tenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Bom o seu texto, Santastico !!

Realmente é um formato que o Carlos e o Hélio usavam na academia do Centro ,mas que com o tempo foi sido deixado de lado em favor do Jj de competição e mais imediatista .Não sei como será o recebimento deste método ,até pq hoje em dia o número de praticantes de JJ é infinitamente maior e sempre o assunto vai pender para o comparativo entre método da Academy e o método atual que visa competição .

Pelo que você explicou ,me deu a impressão que um Faixa Azul deste método ( GA) não faria frente a um Faixa Azul do método atualmente praticado .No final o que se analisa é o quão eficiente é a arte ou o método ,sendo assim como não dá para analisar a parte de defesa pessoal ,ficaria apenas o treino de kimono ,para comparar ambos os métodos .

Enfim ,eu ainda prefiro o método de competição ,pois filtra logo de cara quem tem sangue nos olhos para aceitar tomar amassos ,analisar os erros ,se levantar e cair pra dentro de novo .Mas isso não desmerece o método da GA .

Obrigado pela explicação ,

Abs,

Junior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Bom o seu texto, Santastico !!

Realmente é um formato que o Carlos e o Hélio usavam na academia do Centro ,mas que com o tempo foi sido deixado de lado em favor do Jj de competição e mais imediatista .Não sei como será o recebimento deste método ,até pq hoje em dia o número de praticantes de JJ é infinitamente maior e sempre o assunto vai pender para o comparativo entre método da Academy e o método atual que visa competição .

Pelo que você explicou ,me deu a impressão que um Faixa Azul deste método ( GA) não faria frente a um Faixa Azul do método atualmente praticado .No final o que se analisa é o quão eficiente é a arte ou o método ,sendo assim como não dá para analisar a parte de defesa pessoal ,ficaria apenas o treino de kimono ,para comparar ambos os métodos .

Enfim ,eu ainda prefiro o método de competição ,pois filtra logo de cara quem tem sangue nos olhos para aceitar tomar amassos ,analisar os erros ,se levantar e cair pra dentro de novo .Mas isso não desmerece o método da GA .

Obrigado pela explicação ,

Abs,

Junior

Eu acho interessante para o fato do programa servir como um introdutorio ao jiu-jitsu. Fica mais facil da pessoa se ambientar. Dar uma faixa azul, acho uma mera formalidade incentivadora em continuar se aprofundando na arte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso