Entre para seguir isso  
cachorrao

A Era dos Heróis Descartáveis

Recommended Posts

Escrevi este texto na 1R.

Não é direcionado a quem acompanha MMA e não gosta do Anderson, que já costumava criticar suas atitudes - respeito muito essas opiniões. É um desabafo contra a geração "UFC Combate" que está queimando seu primeiro ídolo do MMA e está ávida para queimar outros.

"A Era dos Heróis Descartáveis"

A imagem de Anderson Silva nocauteado na lona da Arena MGM chocou o mundo. O atleta que reinou no UFC, invicto, por sete anos, conheceu o sabor da derrota, e da pior forma possível: por nocaute, e após o campeão chamar o desafiante acintosamente para a briga, baixando a guarda e pedindo por golpes.

No Brasil, entretanto, o resultado não foi apenas a perda do cinturão. Anderson Silva, até então já consagrado como uma das principais celebridades esportivas do país, foi levado à execração pública, como alguém sem valor algum. Ridicularizaram sua performance, negaram sua competência, e questionaram até o seu caráter, insinuando que teria “vendido” a luta.

Anderson está pagando pela superexposição do MMA na mídia. A massa brasileira, consumidora da Rede Globo, assumiu o esporte em 2011, quando o peso médio brasileiro já era um ídolo mundial. Não acompanharam a ascensão do lutador, que fez mais de 20 lutas antes de chegar ao UFC, superando todos os percalços que um lutador de MMA encontra pelo caminho. Não viram a luta que Anderson teve de fazer contra Rich Franklin, para conquistar o título dos médios do UFC, ou a revanche, quando o brasileiro chocou o mundo fazendo o mesmo tipo de “graça” que não funcionou contra Chris Weidman.

Sem o cinturão, Anderson virou um “nada” para a grande massa de telespectadores globais. Foi chamado de palhaço, patético, vendido. Cheguei a ler em uma rede social que “o Anderson Silva envergonhou o Brasil”.

Envergonhou como, exatamente? Por acaso o Brasil pagou para ele estar lá? Foi o país que financiou seus treinamentos? Ele voou para Las Vegas em avião da FAB? Qual foi a colaboração prática dos telespectadores brasileiros para que Anderson alcançasse este patamar em sua carreira?

Anderson não pediu para ser herói de ninguém. É um atleta, que executa a sua profissão, e o fez com maestria durante anos. Não falo apenas das “brincadeiras” que muitos consideram desrespeito com o adversário, e que, na maioria das vezes, parecem-me antes de mais nada estratégia de luta para aplicar cotra-golpes. Refiro-me acima de tudo à determinação de quem financiou seus treinamentos com muito trabalho, inclusive como atendente de lanchonete de fast food, e que hoje é apontado – mesmo após a derrota –, por muitos, como o maior lutador de MMA de todos os tempos. O “Spider”, como apresenta a mídia, não tem culpa de o esporte ter se tornado mainstream no Brasil, e de o telespectador ter a péssima cultura de criar ídolos, consumir suas vitórias, e descartá-los quando não servem mais.

Em outros esportes, isso sempre ocorreu. Nos Jogos Olímpicos, quem não ganha medalha vira amarelão, pipoqueiro, pé de chinelo. O povo que durante quatro anos ignora o judô, se sente no direito de esculhambar uma profissional como Rafaela Silva. Um amigo, certa vez, fez uma leitura perfeita: brasileiro não gosta de esporte, brasileiro gosta de ter campeões nos esportes.

Rubens Barrichelo é o exemplo mais claro do bullying praticado pelo telespectador brasileiro, pela simples razão de não ter sido campeão mundial. O jornalista Flávio Gomes chegou a teorizar de que a culpa deste fenômeno é da Rede Globo, que tenta “forçar” ídolos, vendendo pilotos normais como candidatos ao título.

Mas será mesmo culpa da emissora? Não estaria a empresa apenas cumprindo seu papel comercial de oferecer um produto e enaltecer seus principais aspectos? Será que transmitir um esporte e destacar os atletas brasileiros é forçar a criação de ídolos, e não a estratégia mais natural (e razoável) para conquistar a audiência?

Todos são livres para acompanhar ou não a Fórmula-1, o MMA, o boxe, ou a ginástica olímpica. Ninguém é obrigado ou forçado a assistir qualquer esporte, a apoiar os atletas brasileiros, ou a idolatrar um campeão. Muito menos deve se sentir representado por um atleta pelo simples fato de terem nascido no mesmo país, a ponto de que sua derrota o faça sentir vergonha.

Acredito apenas que respeitar uma pessoa que está desempenhando sua profissão, seja ela qual for, seria uma desejável demonstração de sensatez e civilidade.

http://www.primeiroround.com.br/noticias/item/3632-coluna-a-era-dos-her%C3%B3is-descart%C3%A1veis-por-ricardo-campelo.html#.Ud66WDvvvJ2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aposto como é um texto de babação e lição de moral...

Editado por lapada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aposto como é um texto de babação e lição de moral... um dedo...é o que o escritor merece na bunda

EDITADO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando estao elogiando são fãs de mma...quando estão criticando são massa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aposto como você é um cara que não levanta do pasto antes de postar ... um pouco de inteligência... é o que você merece

Vish véi... eu nem cheguei a ler... n sabia que tinha sido vc que tinha escrito kkkk vou editar aquela ultima parte kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que o AS nunca teve status de idolo aqui no Brasil, ele nunca chegou perto de ser considerado um idolo.... foi bem forçado isso...

Mesmo na luta que impulsionou essa exposição "Belfort X AS" a grande massa torcia para o Belfort que na minha opnião ainda é o lutador brasileiro mais conhecido pelo publico em geral....

Ai após a luta do Belfort e as lutas do Sonnen pela promoção que teve, o AS começou a crescer aqui no Brasil, mas por ele não ser carismatico muita dessa adoração tinha como base a invencibilidade, a partir do momento que ele não é mais invencivel ele se torna mais descartavel para o fã mais leigo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente nunca me foquei no AS como base pra me atrair pelo MMA, e aqui no PVT sempre achei as discussões em torno dele enfadonhas como:

- AS ou Fedor como GOAT,

- AS ou GSP,

- AS ou JJ,

- AS enfrentando seus "amigos" Feijão, Lyoto, Jacaré...

- AS correndo de JJ, Sonnen, Belfort, achando o Weidman pouco expressivo como contender...

E por ai vai, eu sempre curti acompanhar outras coisas, como as lutas do José Aldo por acharem empolgantes, as do Lyoto por seu estilo carateca que acho um barato, Roy Nelson pela imprevisibilidade dos resultados, Dan Henderson pelo seu estilo "gaudério peleador" de ser, até mesmo o Roger Gracie por simples curiosidade de saber se conseguiria se destacar no mma...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que o AS nunca teve status de idolo aqui no Brasil, ele nunca chegou perto de ser considerado um idolo.... foi bem forçado isso...

Mesmo na luta que impulsionou essa exposição "Belfort X AS" a grande massa torcia para o Belfort que na minha opnião ainda é o lutador brasileiro mais conhecido pelo publico em geral....

Ai após a luta do Belfort e as lutas do Sonnen pela promoção que teve, o AS começou a crescer aqui no Brasil, mas por ele não ser carismatico muita dessa adoração tinha como base a invencibilidade, a partir do momento que ele não é mais invencivel ele se torna mais descartavel para o fã mais leigo....

Perfeita análise Malicia. Só reforçando ... como a maioria não acompanha o UFC desde o início, muito menos a carreira do AS, então todo mundo comprou / aceitou a imagem do "Invencível / Imbatível" ... se ele deixou de ser invencível perdeu tb a credibilidade meio que no automático.

Vou fazer um comentário bem nada haver com mma mas q no conteúdo tem tudo haver ... por essas e outras que caras, como o Kurt Cobain, passaram a odiar o que faziam ... a popularização de alguma coisa traz um fardo que poucos estão preparados ou com vontade de carregar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que o AS nunca teve status de idolo aqui no Brasil, ele nunca chegou perto de ser considerado um idolo.... foi bem forçado isso...

Mesmo na luta que impulsionou essa exposição "Belfort X AS" a grande massa torcia para o Belfort que na minha opnião ainda é o lutador brasileiro mais conhecido pelo publico em geral....

Ai após a luta do Belfort e as lutas do Sonnen pela promoção que teve, o AS começou a crescer aqui no Brasil, mas por ele não ser carismatico muita dessa adoração tinha como base a invencibilidade, a partir do momento que ele não é mais invencivel ele se torna mais descartavel para o fã mais leigo....

Concordo, é por aí. Mas o que eu acho é que ninguém pegou essa galera na mão e obrigou a idolatrar o Anderson. Virou um queridinho da mídia, é verdade, muito pelo trabalho da 9ine. Só não vejo que isso justifique nego sair esculhambando geral.

Agora que o Anderson não é campeão, nossa principal estrela do MMA passa a ser o Aldo. A Globo vai explorar a imagem dele. E aí, se ele perde em rede nacional para um Pettis, ou um Chad Mendes, o que vai acontecer? De novo, a massa vai esculhambar, falar que o Aldo é um lixo, se vendeu, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vish véi... eu nem cheguei a ler... n sabia que tinha sido vc que tinha escrito kkkk vou editar aquela ultima parte kkkk

Não precisa editar o post, só reveja suas atitudes. Estamos em um forum, tudo que eu quero é que a opinião que eu lancei seja debatida. Chegar esculhambando sem sequer ler não agrega em nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, é por aí. Mas o que eu acho é que ninguém pegou essa galera na mão e obrigou a idolatrar o Anderson. Virou um queridinho da mídia, é verdade, muito pelo trabalho da 9ine. Só não vejo que isso justifique nego sair esculhambando geral.

Não se esqueça que o próprio A.S. trabalhou pra isso, sua postura em cima do 8, declarações como a do clone, vai ser engraçado... É, foi engraçado!

Agora que o Anderson não é campeão, nossa principal estrela do MMA passa a ser o Aldo. A Globo vai explorar a imagem dele. E aí, se ele perde em rede nacional para um Pettis, ou um Chad Mendes, o que vai acontecer? De novo, a massa vai esculhambar, falar que o Aldo é um lixo, se vendeu, etc.

Não necessariamente! Você não pode simplesmente falar isso! Alguém disse que o VB se vendeu quando ele perdeu pro A.S. (ou mesmo pro Liddell na 1ª luta televisionada)? Alguém disse que o Shogun se vendeu quando ele perdeu pro Jones?

Se a luta for franca, se for uma guerra e se tiver respeito mútuo, ninguém (exceto talvez uns poucos imbecis paranoicos que vêem conspiração em tudo) vai esculhambar! Dirão, talvez, n máximo, que a decisão foi injusta, que o juiz poderia ter esperado mais ou ter interrompido (vide Wand vs. Ace), mas não necessariamente esculhambarão!

Agora se o Aldo subir no 8 esculhambando, fazendo dancinha e sei lá mais o quê, se ele perder, ou até mesmo se ganhar, aí sim estará sujeito a ser esculhambado...

No mais, prum lado ou pro outro, o choro sempre é livre e as mangas sempre são azedas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo texto.

Só está esculhambando o AS quem nunca acompanhou suas lutas ou quem não gosta do seu estilo.

Mas a verdade é que seu estilo sempre foi esse. Lembro do seu começo, contra Luis Azeredo eu acho, ele botou as mãos na cintura no meio da luta. Esse é o AS. E eu me amarro nesse estilo, o cara dá show. Imaginem se AS nao fosse assim, que graça teria o MMA?

Ele deixou um legado, acho que ninguém nunca alcançará suas vitórias inacreditáveis, ele é unico.

O maior lutador brasileiro de todos os tempos merece mais respeito e apoio.

Dana White disse tudo: "Se ele tivesse nocauteado era o cara!"

Realmente não consigo entender tantas críticas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente! Você não pode simplesmente falar isso! Alguém disse que o VB se vendeu quando ele perdeu pro A.S. (ou mesmo pro Liddell na 1ª luta televisionada)? Alguém disse que o Shogun se vendeu quando ele perdeu pro Jones?

O Belfort perdeu para outro brasileiro. E o Shogun perdeu em período pré-UFC Combate.

No texto, usei exemplos de outras modalidades para ilustrar como o brasileiro que tem envolvimento superficial com qualquer esporte costuma ser cretino em caso de derrota.

Quanto as mangas azedas, vc direcionou errado. Estou longe de ser tiete do Anderson e muito menos estou incomodado com as manifestações dos haters aqui do forum. Eu sinceramente acho essa desforra legítima. Meu texto é voltado para a geração global, como bem captou o jackson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns, cachorrao, ótimo texto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso