Entre para seguir isso  
minhoca

Entrevista com Mario Yamasaki

Recommended Posts

Faixa-preta de Jiu-Jitsu e Judô e um dos principais árbitros do UFC, o brasileiro Mário Yamasaki concedeu uma entrevista exclusiva ao Planet Tatami, falando sobre como começou a arbitrar lutas, o que é necessário para ser um juiz e muito mais!

Confira a entrevista com Mario Yamasaki:

Planet Tatami: Mario,nós vemos que antes do atleta subir ao octógono, é feita uma revista para ver se o mesmo não tem algum objeto cortante ou algo que possa interferir na luta, já vimos casos de atletas que utilizaram gesso nas bandagens para se sair melhor. Você já chegou a ver algum atleta levando algum objeto para se beneficiar na luta ou algo parecido?

Mario: Eu já vi usarem gesso, também, no MMA aqui no Brasil.

Planet Tatami: Atualmente ou no passado?

Mario: No ano passado.

Planet Tatami: Mario, como surgiu a oportunidade de se tornar árbitro de MMA?

Mario: Meu pai era árbitro internacional de judô, foi para as Olimpíadas em 92 de Barcelona e eu sempre aprendi com ele a mecânica de rematch e todas as estruturas para ser um árbitro e quando surgiu a oportunidade eu me candidatei e fiz.

Planet Tatami: Como é feita a escolha dos árbitros para os respectivos combates?

Mario: Lá fora é a comissão atlética que escolhe, cada estado tem sua comissão atlética e eles escolhem seus árbitros favoritos.

Planet Tatami: Pode-se dizer que ser árbitro de MMA é uma carreira promissora financeiramente? E para ser árbitro é exigido algum tipo de qualificação ou formação mínima?

Mario: Hoje em dia com o estilo de vida que eu levo, eu não consigo viver só da arte marcial e arbitragem. E o árbitro tem que ser no mínimo faixa marrom de alguma arte marcial.

Planet Tatami: Você como todos os árbitros de MMA, tem a visão mais privilegiada de um combate. Já chegou a torcer para alguém durante uma luta em que você arbitrou?

Mario: Não, porque lá dentro você tem que ser neutro, fora da luta sim, mas lá dentro não podemos nos deixar levar por emoções e é com isso que você distingue um bom árbitro de um mau árbitro.

Planet Tatami: Fora, você tem algum atleta preferido?

Mario: Com certeza, meu atleta preferido é o Randy Couture.

Planet Tatami: Você é a favor da legalização de algum golpe, ou de tornar algum golpe ilegal?

Mario: Golpe ilegal…A única coisa que eu teria um pouquinho de troca, ou de restrição seria a cotovelada no chão.

Planet Tatami: Muitas vezes quando o lutador está no chão, o que está por cima coloca a mão no rosto do outro atleta. Como os árbitros consideram esse ato?

Mario: Se for só para tampar áreas de respiração não tem problema nenhum. Só não pode enfiar o dedo no buraco e puxar. Mas por a mão para tampar a respiração não tem problema nenhum.

Planet Tatami: Mesmo não sendo tanto a sua área, você acha que é preciso mudar o modo de pontuação das lutas? Por exemplo o lutador que está em uma luta no solo por baixo, muitas vezes a preferência dele é lutar no solo, mas o pessoal vê que quem está por cima sempre acaba levando a melhor.

Mario: Nem sempre é assim, hoje em dia está mudando muito isso, hoje já não tem tanta diferença em você estar por cima ou por baixo, depende da sua ação, se você está atacando por baixo e o cara só esta defendendo por cima, você vai tomar vantagem, mas a visão de cada arbitro é a visão dele, e cabe ao arbitro ver quem está atacando na hora.

Planet Tatami: Na época do Pride o árbitro usava uma câmera presa ao corpo, se caso o UFC sugerisse a utilização de uma câmera você toparia usar?

Mario: Sim, como já usei no Strikeforce.

Planet Tatami: Você sabe se já foi cogitado usar no UFC?

Mario: Ainda não.

Planet Tatami: Como foi para você participar desta última edição do The Ultimate Fighter Brasil?

Mario: excelente! É uma visibilidade sensacional aqui no Brasil.

Planet Tatami: Espaço para agradecimentos:

Mario: Bom, eu queria agradecer todo mundo que está ligado no MMA e dizer que devem sempre lembrar que quem luta não briga, e sempre tenham uma ética dentro e fora do octógono.

Autor: Gabriel M. Leoncini.

Imagem: Marcelo Machado.

Fonte:http://site.planettatami.com.br/entrevista-exclusiva-com-mario-yamasaki/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria que em alguma entrevista perguntassem pra ele por que ele na luta do Toquinho, quando esse apenas deu um tapinha nas costas cumprimentando o adversário no fim da luta, foi tão sem noção e esculachou o Toco como se ele tivesse agredido o adversário. Sem noção total. Se algum dia ele já deu explicações sobre isso, alguém sabe o que ele disse sobre esse episódio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanta pergunta interessante, aí saem perguntando um bocado de bosta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso