Entre para seguir isso  
Leo Cardoso

Para Fellipe Awi, MMA não precisa do futebol

Recommended Posts

Por SPORTV:

Autor do primeiro livro nacional sobre a modalidade, repórter do SporTV diz que lutadores representam o Brasil, não seus clubes

No momento da entrada no UFC Rio, em agosto do ano passado, Anderson Silva provocou algumas vaias do público por estar usando a camisa do Corinthians, clube que representa. Depois da vitória sobre o japonês Yushin Okami, Spider reclamou da reação da torcida e disse que representa o Brasil, e não um clube. Outros lutadores também lutam amparados pelo futebol, como José Aldo, do Flamengo, e Minotauro, do Internacional.

A opinião de Anderson Silva é compartilhada pelo repórter do SporTV, Fellipe Awi, que nesta terça-feira participou do "Redação SporTV" para divulgar o seu livro, "Filho teu não foge à luta", primeira obra nacional sobre o MMA. Para Awi, a modalidade pode evoluir por conta própria.

Acho errada a reação do torcedor. Ele tem que saber parar. Agora, é desnecessário (a relação com o futebol). O MMA está andando com as próprias pernas - disse Awi.

Mesmo que não precise do futebol, o MMA possui características semelhantes. Como a reação da torcida, independente do que aconteceu com Spider.

- Se você for a um UFC nos Estados Unidos é diferente. Quando Dana White falou "eu nunca vi um público como o brasileiro", ele não estava sendo demagogo. Poderia até aproveitar isso, mas não estava. É muito mais diferente a reação do público nos Estados Unidos. É muito mais contido. Claro, também é uma festa, mas o brasileiro torce no MMA como torce no futebol. E aí houve um problema com o José Aldo e o Anderson Silva, que hoje representam clubes de futebol, que é outra discussão.

Para outro convidado do programa, o editor de esportes de "O Globo", Toninho Nascimento, levar as facções organizadas para dentro dos ginásios é um absurdo:

- Botar torcida organizada para dentro de MMA vai dar confusão. Tem tudo para dar errado o dia em que lutar um torcedor do Flamengo e um lutador do Corinthians - disse Toninho.

"Filho teu não foge à luta" será lançado às 20h desta terça-feira, na Livraria Travessa do BarraShopping, no Rio de Janeiro.

Fonte: http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/04/para-fellipe-awi-mma-nao-precisa-do-futebol-anda-com-proprias-pernas.html

Já de antemão deixo aqui minha opinião que sou contra essa ligação. Mas a discussão é boa e vejo muita gente a favor e muita gente contra. Mas que é vergonhoso um lutador brasileiro ser vaiado pela própria torcida, isso é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As próprias vaias dos torcedores já dizem o que pensam a respeito. Cabe a cada lutador discernir o que acha e se vale a pena correr o risco de perder a torcida e o valor da imagem. No caso do Aldo, achei absurdo levantar uma camisa de facção para comemorar a vitória. Neste caso, as vaias surgiram em "real time" e rapidamente Aldo larga a bandeira. Associação desnecessária. Observando o fato do apoio financeiro, tem que ver se vale a pena. Miséria de patrocínio não vale. Se for para ganhar muito até pensaria. E neste caso os clubes de futebol só estão patrocinando lutadores de ponta, que estão em evidência e estão com uma situação financeira melhorada ou até muito boa. Se quizessem ajudar, patrocinariam inúmeros projetos sociais. Sabemos da corrupção no futebol e o mal que os cartolas podem causar para o MMA. Na associação do MMA com o futebol, se o pé não estiver atrás, o chute não sai bem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mma já tem os seus problemas eticos proprios, nao precisa se associar a uma instituicao falida como o futebol brasileiro. O futebol brasileiro eh falido moralmente, financeiramente e culturalmente. Os times, dirigentes e torcidas sao podres. Os caras se matam por um time que so serve para enriquecer jogadores mascarados, dirigentes bandidos e torcedores assassinos.

Tava vendo o milan e o barca, o milan foi garfado e foi eliminado da liga dos campeoes (maior campeonato europeu) com dois penaltis "roubados", mas no final os jogadores se cumprimentaram e nao quiseram mata o juiz. Assistir um jogo de beisebol nos euas, os caras nao separam torcidas e nem por isto neguinho se mata.

Agora se pega o mma que já tem toda a carga de violencia e coloca torcida organizada e dirigente bandido, eh pedir para dar confusao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é preciso dissociar essa relação entre os dois esportes. Ambos não dependem de si. Além disso, há de se reconhecer a altíssima rivalidade existente no futebol nacional. Percebo que muitos do fórum são naturais de estados do sul do país, e é notório que sempre que alguma situação possa repercutir no âmbito do clube ao qual torce, na maioria das vezes não ocorre de maneira amistosa. A exemplo, a atitude do Anderson em "representar" o Corinthias, mesmo que aparentemente possa se tratar apenas de patrocínio, pode ser que não tenho sido bem acolhida por palmeirenses e são-paulinos. O problema reside na rivalidade, a qual respeito pra deixar bem claro, no futebol do Brasil. Dessa forma, torcidas contrárias a atletas brasileiros de MMA acabam tornando-se inevitáveis na medida em que alguns desses vinculem-se a determinados clubes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é um reflexo da sociedade na qual o MMA está inserido, no caso a brasileira, onde o futebol é considerado um patrimônio.

Todo lutador já foi, ou ainda é, torcedor de um time de futebol, e ao representar a agremiação do coração, ele está apenas exercendo seu papel...

Infelizmente, é um processo natural...

Se ao invés do futebol, o caráter religioso imperasse, teríamos uma rivalidade dos católicos x evangélicos.

No Oriente Médio a disputa entre muçulmanos x judeus causa conflitos esportivos no futebol, tênis.

Talvez a melhor maneira seja proibir a relação com times de futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

277287_Papel-de-Parede-Meme-Nao-me-Diga_800x600.jpg

"O MMA está andando com as próprias pernas"

Alguém avisa para esse cara q o MMA sempre andou com as próprias pernas!!!!!

Editado por marceloL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

torcedor está errado? claro que não......

aqui futebol é paixão, quem quiser correr o risco de usar uma camisa de um time não reclame da postura do torcedor....tão mexendo com uma coisa desnecessária na minha opinião, e não concordo quando dizem que o público tem que entender, camisa de time vai dividir sim a galera e é assim que as coisas funcionam no Brasil, quem quiser que pague o preço......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso