Recommended Posts

E aí galera...

Sabendo que aqui no PVT estão presentes inúmeros Jiu Jiteiros, gostaria de perguntar pra vcs:

Com quanto tempo vcs se graduaram em cada faixa no BJJ?? falando em tempo de tatame msm, por exemplo, se vc treinou 1 ano, ficou parado 3 anos voltou e treinou mais 1 ano então vc tem 2 anos de jiu jitsu.

Eu, por exemplo, me graduei azul com 8 meses de treino e estou há 1 ano e dois meses de azul. No total tenho um ano e nove meses de bjj.

O objetivo do tópico é comparar e ver se tem uma certa uniformidade nas academias do Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

9 meses de branca aqui.. sem pressa pra pegar a azul 2handed

Editado por Robsao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da branca para a azul foram 7 meses de treino, onde fiquei 1 mês parado por causa de uma chave de pé que "só não bati antes porque não tava doendo". kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Da azul para a roxa foi 1 ano e 10 meses, onde parei de treinar diversas vezes, coisa de 15 a 20 dias cada vez, por causa da universidade e outras ocupações.

Cronologicamente eu tenho 2,5 anos de Jiu Jitsu. Mas treinando mesmo devo ter uns 2 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

demorei 2 anos pra pegar a azul e em abril completo 2 anos de azul.

Mas depois que peguei a azul venho treinando muito pouco, tou a uns 4 meses parado, mas em fevereiro eu volto pra treinar como nunca em 2012!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade gostaria de saber o tempo de graduacao do pessoal da velha guarda tambem, Mestres Lawyer,Alm,MASINA,etc..

Estou ha 1 ano na branca, nao sei acho algumas pessoas se graduando muito rapido e queria saber a opniao dos Mestres..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei cedo, 12 anos, então passei por todas as faixas. Segue abaixo:

Branca --> Amarela = 1 ano

Amarela --> Laranja = 1 ano

Laranja --> Verde = 1 ano

Verde --> Azul = Pouco menos de um ano (quando completei 16 anos peguei automaticamente). Ja competia de azul, inclusive no mundial.

Azul --> Roxa = 3 anos e 8 meses. Me seguraram para eu tentar ganhar o mundial. Perdi nas quartas após ter ganho 6 lutas ( 5 finalizações e uma por pontos).

Roxa --> Marrom = 11 meses

Marrom = treinei por 2 anos diretos e dava aulas nos Estados Unidos. No final de 2008 resolvi voltar ao Braza e desde lá nunca mais treinei! Esse ano eu volto (fiz uma cirugia e só posso treinar a partir de abril) e se deus quiser pego a tão sonhada faixa preta.

Ao todo contando anos de treinos completos provavelmente pegarei a faixa preta com 11 ou 12 anos de treino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fikei 10 meses da branca p azul, e estou na azul faz 3 anos mes q vem. esse ano é o Purple Project!! 2handed

agora, polemizando um poko, o q vcs acham desse lance de "graduação automática", tipo colégio? o cara vai ganhando grau e depois a faixa só de ir a academia e marcar presença numa cartão de controle.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fikei 10 meses da branca p azul, e estou na azul faz 3 anos mes q vem. esse ano é o Purple Project!! 2handed

agora, polemizando um poko, o q vcs acham desse lance de "graduação automática", tipo colégio? o cara vai ganhando grau e depois a faixa só de ir a academia e marcar presença numa cartão de controle.

Cara eu nunca vi de pegar faixa automatica por graus. Ter 4 graus e automatico ir para outra faixa!

O que eu já vi foi de alguem estar na faixa verde e ser merecedor da azul mas não pegar por nao ter idade suficiente, como aconteceu comigo! Pense que para alguem chegar na faixa verde ele precisa ter passado por no minimo por outras 3 faixas, o que na média dá 3 anos de treino. Ao atingir uma maturidade física e mental, 16 anos, o atleta está apto perante a academia e perante a confederação para receber a faixa azul, merecido!

No meu caso, eu ja competia de azul desde quando era faixa laranja e tinha 14 anos. Não existiam oponentes na minha faixa e por isso eu lutava em uma faixa maior. Até meus 20 anos, eu tinha 8 anos de treino, e treinava todos os dias. A partir dos 15 eu treinava pelo menos 3 horas por dia e já fazia acompanhamento com nutricionista e preparação física.

Concluindo não vejo problemas em pegar uma faixa "automaticamente" (entende-se automatico por completar um ciclo obrigatorio perante a confederação) e com o aval do seu mestre. Isso muito comumente acontece para faixas coloridas --> azul e até mesmo para faixa preta --> coral.

Fechou-se um ciclo perante as regras da confederação e o seu mestre com o aval e responsabilidade te gradua a próxima faixa! Normal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu entendi seu caso, bicho.. to falando assim: a academia tem um programa de ensino. dai quem comparece % de aulas, ganha grau a cada x meses. qndo completa, ganha a faixa.

por um lado, fika tudo controladinho e tal. na teoria, quem assiste as aulas, aprende (o q naum eh bem uma verdade, seja lah no q for).

no meu ponto de vista, isso lima o potencial dakeles "fenomenos", de cara auto-didata q aprende rápido, q tem talento e tal.. mas por outro lado, o eh o q sustenta isso, eh q favorece quem naum eh competidor, cara q trabalha o dia inteiro e tal, e se sente motivado a sempre ir na academia.

sei lah, tem casos e casos neh...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Julgo que seria interessante colocarem também a média de treinos por semana, porque uma coisa é chegar a ROXA após dois anos a treinar 5x por semana e outra coisa é chegar no mesmo tempo a treinar 3x...

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu entendi seu caso, bicho.. to falando assim: a academia tem um programa de ensino. dai quem comparece % de aulas, ganha grau a cada x meses. qndo completa, ganha a faixa.

por um lado, fika tudo controladinho e tal. na teoria, quem assiste as aulas, aprende (o q naum eh bem uma verdade, seja lah no q for).

no meu ponto de vista, isso lima o potencial dakeles "fenomenos", de cara auto-didata q aprende rápido, q tem talento e tal.. mas por outro lado, o eh o q sustenta isso, eh q favorece quem naum eh competidor, cara q trabalha o dia inteiro e tal, e se sente motivado a sempre ir na academia.

sei lah, tem casos e casos neh...

Cara isso que voce falou acontece semelhante nos EUA. Dei aula por dois anos lá e te digo mais ou menos como funciona. A grande maioria das academias que adotam cartão de presença, aplicam o exame de faixa. Ou seja, para voce entrar em um exame de faixa azul voce precisa ter no mínimo 150 aulas avançadas. Isso representa aproximadamente um ano de treino, considerando 3 treinos por semana e a quantidade de aulas vai subindo ao longo das outras faixas. Ainda que a academia adote o cartão como padrão para os exames de faixa, existem os alunos "fenomenos" que são tratados a parte como voce sugere! Em todas as academias que passei, e não foram poucas, tinham casos como esse e todos eram reconhecidos por seu talento mesmo que o critério de graus e qtde de aulas fosse exigido. Mesmo pq, muito dificilmente nasce um talento sem que este tenha se dedicado e treinado bastante! Como exemplo posso citar um aluno da academia em que dava aula, Pedro Torres, hoje está na Alliance. Tem 5 anos de treino e está na faixa marrom, já foi campeão mundial, campeao do world pro, campeao europeu, pan americano e por aí vai! Esse ano muito provavelmente ganhará o Grand Slam do Jiu Jitsu (Europeu, Pan e Mundial) e deve lutar contra as feras da faixa preta no próximo World Pro. Te arrisco a dizer que o garoto vai fazer bonito e muito provalmente ganhará a faixa preta no final desse ano. Ou seja, todo critério de avaliação existem as suas excessões!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Branca - 6 Meses

Amarela - 4 Anos

Laranja - 2 Anos

Verde - 1 Ano

Azul - 1 Ano

Roxa - 1 Ano

Marrom - 4 Anos (1 ano lesionado)

Preta - Fazem 4 Anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qd eu era branca treinava no maximo 3x por semana, por muito tempo treinei soh 2 por falta de tempo mesmo. Na azul foi a primeira vez q fiz 4 treinos em uma semana, hj em dia faco 3, em epoca de campeonato 4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora