Entre para seguir isso  
Jorginic

Problema sério a respeito das disputas de cinturão no UFC!

Recommended Posts

Boa tarde galera,

De um tempo pra ca existe um problema que vem ficando cada vez mais nítido no UFC, e que comercialmente falando é algo muito grave uma vez que diz respeito a principal “atração” de seus eventos: As disputas de cinturão ficarem bem abaixo das expectativas.

Obviamente que quando ocorrendo em fatos isolados é super normal, porém a verdade é que devido a diversos fatores como fama, notoriedade, dinheiro, ego etc. venho notando que os campeões estão com um puta receio de perderem, e devido a isso vem lutando travados e demasiadamente na segurança. Resultado: Rendendo bem abaixo do que rendiam enquanto contenders ou logo que pegaram o belt, e pior: do que se espera de um campeão.

Cito como exemplos:

• As atuações do Anderson contra Cote, Thales e Demian, além de o fato do brasileiro claramente evitar diversos confrontos que seriam interessantes, com medo da derrota;

• GSP nem se fala, se fizessem uma enquete ele certamente iria levar o prêmio “p4p” nesse quesito (jogar seguro). E o nível de suas atuações realmente caiu bastante de dois anos pra ca. Sou fã assumido do canadense, porém contra fatos não há argumentos. Obs: Minha critica é construtiva, não estou aqui pra cornetar... Sei muito bem que seus adversários são duríssimos e só o fato de vencê-los já é um grande feito. Porém, também acho que ele devia se empenhar mais em terminar suas lutas, como fazia antigamente. Alias, ele próprio concorda, já o vi chateado em varias entrevistas pós luta;

• E mais recentemente, temos o José Aldo... Essa atuação contra o Florian foi claramente bem abaixo do que pelo menos as últimas nove de sua carreira (desde que entrou no WEC). Por diversas vezes ele poderia estar soltado mais suas combinações e golpes (como de costume), mas acho que a “síndrome do campeão” entrou em ação novamente. Obs: Volto a frisar, não é questão de julgá-lo por uma luta, e sim que considero como um bom exemplo dessa tendência que estou comentando no tópico, a qual tem sérios motivos para ocorrer.

Enfim, acredito que a maioria há de concordar com minhas colocações acima. Então vamos ao real intuito do tópico: que idéia/incentivo/estratégia o evento poderia tomar de forma a passar mais segurança para os campeões (se é que existe alguma), visando melhorar a qualidade de suas atuações?

- Dobrar automaticamente a bolsa do campeão que terminar a luta antes da decisão (independente das outras premiações ou participação de PPV) ?

- Manter a bolsa/participação de PPV por mais algumas lutas após uma eventual derrota?

- Garantir que com duas vitórias eles estariam aptos a disputar a cinta novamente?

Sei la, tem jeito? Alguém ai tem mais alguma idéia, ou mesmo assumindo que o que eu expus seja uma verdade, acha que não há absolutamente nada que possa ser feito a respeito?

Opinem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jorginic,

Eu tenho a opnião um poco diferente,

Pra mim o problema não são os campeões, são os contenders que não querem arriscar, são os contenders que não querem perder feio.

Por exemplo : Koschek, foi patetico, dps de perder 4 rounds ainda tava naquele joguinho ridiculo, e deixou o GSP vencer uma disputa de cinturão só com jab.

Anderson contra o Demian e Thales tbm, os dois só tinham um gameplan, rezar para que o AS escorregasse e lutasse no chão, ou seja dois contenders com gameplans ridiculos.

O Florian ainda foi um poco melhor, conseguiu roubar uns rounds lutando do jeito dele, mas por exemplo no quinto ele deveria ter ido pra cima, no tudo ou nada, porem preferiu perder na decisão.

Para mim o que falta para o GSP, Aldo e AS são adversarios que estejam no mesmo nivel ou pelo menos que ofereça perigo,

Eu isento o campeão de culpa, pra mim o campeão é o atleta a ser batido...

E outra coisa, não sei se vc viu a entrevista do Dana falando do GSP, ele disse mais ou menos assim :

"okay, eu tbm acho ruim o fato dele não terminar as lutas, porém mesmo assim ele vende mto, mas mto mais PPV do que qqer outro atleta"

Então, por isso que o UFC não pressiona o GSP, mesmo lutando assim, ele vende mais que qqer um...

Agora qndo o GSP parar de vender, com certeza vai ter pressão do UFC em cima dele,

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jorginic,

Eu tenho a opnião um poco diferente,

Pra mim o problema não são os campeões, são os contenders que não querem arriscar, são os contenders que não querem perder feio.

Por exemplo : Koschek, foi patetico, dps de perder 4 rounds ainda tava naquele joguinho ridiculo, e deixou o GSP vencer uma disputa de cinturão só com jab.

Anderson contra o Demian e Thales tbm, os dois só tinham um gameplan, rezar para que o AS escorregasse e lutasse no chão, ou seja dois contenders com gameplans ridiculos.

O Florian ainda foi um poco melhor, conseguiu roubar uns rounds lutando do jeito dele, mas por exemplo no quinto ele deveria ter ido pra cima, no tudo ou nada, porem preferiu perder na decisão.

Para mim o que falta para o GSP, Aldo e AS são adversarios que estejam no mesmo nivel ou pelo menos que ofereça perigo,

Eu isento o campeão de culpa, pra mim o campeão é o atleta a ser batido...

E outra coisa, não sei se vc viu a entrevista do Dana falando do GSP, ele disse mais ou menos assim :

"okay, eu tbm acho ruim o fato dele não terminar as lutas, porém mesmo assim ele vende mto, mas mto mais PPV do que qqer outro atleta"

Então, por isso que o UFC não pressiona o GSP, mesmo lutando assim, ele vende mais que qqer um...

Agora qndo o GSP parar de vender, com certeza vai ter pressão do UFC em cima dele,

Concordo com você, camarada do mundo rosa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jorginic,

Eu tenho a opnião um poco diferente,

Pra mim o problema não são os campeões, são os contenders que não querem arriscar, são os contenders que não querem perder feio.

Por exemplo : Koschek, foi patetico, dps de perder 4 rounds ainda tava naquele joguinho ridiculo, e deixou o GSP vencer uma disputa de cinturão só com jab.

Anderson contra o Demian e Thales tbm, os dois só tinham um gameplan, rezar para que o AS escorregasse e lutasse no chão, ou seja dois contenders com gameplans ridiculos.

O Florian ainda foi um poco melhor, conseguiu roubar uns rounds lutando do jeito dele, mas por exemplo no quinto ele deveria ter ido pra cima, no tudo ou nada, porem preferiu perder na decisão.

Para mim o que falta para o GSP, Aldo e AS são adversarios que estejam no mesmo nivel ou pelo menos que ofereça perigo,

Eu isento o campeão de culpa, pra mim o campeão é o atleta a ser batido...

E outra coisa, não sei se vc viu a entrevista do Dana falando do GSP, ele disse mais ou menos assim :

"okay, eu tbm acho ruim o fato dele não terminar as lutas, porém mesmo assim ele vende mto, mas mto mais PPV do que qqer outro atleta"

Então, por isso que o UFC não pressiona o GSP, mesmo lutando assim, ele vende mais que qqer um...

Agora qndo o GSP parar de vender, com certeza vai ter pressão do UFC em cima dele,

Falou tudo.

O contender é quem tem a obrigação de correr atrás, e não o fazem por receio de ser tratorizado pelos campeões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Jorginic e o Malicia

Começando que cabe o desafiante ganhar, tirar o campeão da zona de conforto.

Porém acontece um fenômeno no MMA que não dá para entender. O povo chega no último round, sabendo que perdeu os anteriores e nada fazem, não sei o que acontece, se são os lutadores que não conseguem pensar (acho que a maioria dos casos), os corners que mentem (acontece muito), tem medo de partir para o tudo ou nada e ai tomar um nocaute ou ser finalisado (tb acho que é um pensamento que é levado muito a sério) ou então ficam contando que os juízes sejam safados o suficiente para roubar.

Não falo que o cara tem que explodir no último minuto do último round, o cara tinha que ir para matar ou morrer no começo do último round.

Aliado a isso eu concordo com o que o Malicia falou, os desafiantes não tentam algo diferente, parece que eles ficam com medo na hora da luta e esquece tudo aquilo que treinou durante semanas.

Porém, apoio a idéia de bonificações extras e em todas as lutas, para qualquer nocaute ou finalização ganha-se 20% a mais da bolsa, se isso ocorre no main-event vai para 40% e se é numa luta pela cinta vai para 50%, algo assim.

Só lembrando que tem várias e várias lutas que vão para decisão dos juízes que são excelentes e já vi muita finalização e nocautes em lutas muito chatas, horríveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado KratosCS

Concordo com o Jorginic e o Malicia

Começando que cabe o desafiante ganhar, tirar o campeão da zona de conforto.

Porém acontece um fenômeno no MMA que não dá para entender. O povo chega no último round, sabendo que perdeu os anteriores e nada fazem, não sei o que acontece, se são os lutadores que não conseguem pensar (acho que a maioria dos casos), os corners que mentem (acontece muito), tem medo de partir para o tudo ou nada e ai tomar um nocaute ou ser finalisado (tb acho que é um pensamento que é levado muito a sério) ou então ficam contando que os juízes sejam safados o suficiente para roubar.

Não falo que o cara tem que explodir no último minuto do último round, o cara tinha que ir para matar ou morrer no começo do último round.

Aliado a isso eu concordo com o que o Malicia falou, os desafiantes não tentam algo diferente, parece que eles ficam com medo na hora da luta e esquece tudo aquilo que treinou durante semanas.

Porém, apoio a idéia de bonificações extras e em todas as lutas, para qualquer nocaute ou finalização ganha-se 20% a mais da bolsa, se isso ocorre no main-event vai para 40% e se é numa luta pela cinta vai para 50%, algo assim.

Só lembrando que tem várias e várias lutas que vão para decisão dos juízes que são excelentes e já vi muita finalização e nocautes em lutas muito chatas, horríveis.

Também concordo com ambos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que isso é relativo, o pessoal ta sendo muito extremista, acho que ambos contender e campeão tem de colaborar, na luta contra o Demian o AS além de desrespeitar nao nocauteou porque nao quis, ficou brincando e aquilo sim foi ridiculo...

e quanto ao Aldo, na luta contra o Florian foi o Florian que matou a luta, o GSP contra o Shields, nao nocauteou porque noa quis ja que o Shields é zero na trocação e nao oferecia perigo em pé para o GSP, ou seja em lutas que os campeões poderiam ter terminado antes eles nao o fizeram nao sei porque, estas que eu citei nao havia muito perigo pra eles e mesmo assim eles nao finalizaram antes, ja vi vários campeões que nao simplesmente ficaram na boa esperando o cara e sim que levaram pro chão e ficaram ali amarrando, se levassem pro chão e tentassem finalizar beleza mas ficam ali amassando, pra mim o amarrão nao é o cara que luta seguro e sim o cara que joga no anti-jogo, so derruba ou mantê em pé porque o adversário é melhor ou pior, vide o Anthony Jonhson que quedou a luta inteira contra o Hardy que mesmo sendo bom em pé nao é lá essas coisas e ficou aquela luta horrível, e ai quando pegou um wrestler gabaritado como o Brenneman foi la e nocauteou bonito, pra mim poderia ter nocauteado o Hardy sim, meteu aquele High Kick no começo e poderia ter terminado ali, e depois so levou pro chão, ele tava melhor em pé pra que levar pro chão?

Editado por UDL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro que o que o malicia falou também é verdade gente, teoricamente um contender que se preze jamais deveria ficar passivo ante um resultado negativo numa disputa de cinturão. Mas o que eu comentei a respeito dos campeões não renderem o que podem pelo medo de perder, independe disso, é outro assunto.

O objetivo do tópico é simplesmente de pensar numa maneira de incentivar os astros do MMA a terem um desempenho mais condizente com o esperado. Ou seja, não é questão de "por pressão" ou brigar, isso só pioraria a situação; é óbvio que não é interessante para o Dana White melindrar um campeão do naipe do St Pierre... O intuito de um incentivo é justamente o contrario: tentar deixa-los o mais confortaveis possivel durante uma defesa de titulo.

Editado por Jorginic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que existe este receio de perder quando pegam a cinta.

Quando se está procurando espaço no UFC, o lutador dá tudo de si porque precisa mostrar serviço para ter visibilidade e conseguir um TS. Às vezes, perder uma luta não significa tanto, se o lutador fez uma luta pra frente e disputada.

Acontece que quando chega na hora de disputar o título, tudo muda. O resultado é a única coisa importante. Para o campeão, então, perder o título significa perder MUITA grana e prestígio. O campeão tem muito pouco a ganhar (um número no cartel), mas tem muito a perder. Por isso é perceptível que lutadores que iam com tudo antes do título, quando estão com a cinta, jogam seguro. Exemplo o Aldo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Boca de sacola

É claro que o campeão tá na zona de conforto dele e não vai querer se arriscar. Quem tá desafiando é que tem que tirar um coelho da cartola. As lutas contra o Thales e Demian só perderam para o Werdum vs Reem.

O que eu não concordo é com o anti-jogo impresso pelo GSP. Acho brochante ver um cara com todo aquele talento fazendo anti-jogo pra vencer nos pontos, quando estupraria fácil seus últimos adversários (em pé ou no chão).

Me lembra os irmãos Klitschko com o já famoso jabear+rodar. A diferença é que eles minam o adversário até não oferecerem mais perigo e partem para o KO. E nem isso o GSP faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otima discussão

Editado por pipo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso