Entre para seguir isso  
combatente nacional

Belfort volta aos treinos e busca novidades

Recommended Posts

13188717124955.g.jpg

Por Samira Bomfim

Foto Samira Bomfim

Vitor Belfort voltaria à jaula do UFC em novembro, contra Cung Le, mas uma misteriosa lesão acabou forçando o cancelamento da peleja. Em entrevista à TATAME nos bastidores do UFC 136, no Texas, o “Fenômeno” revelou que já foi liberado pelos médicos para voltar aos treinos, e que busca novidades para sua próxima luta, que ainda não está marcada.

“Quero treinar com gente diferente, estarei viajando pra isso. Cheguei à conclusão que quanto mais crosstraining, maior a chance de treinar com o melhor e desenvolver meu jogo. Preciso que puxem mais”, disse Vitor, que criticou a posturas de muitos lutadores e atletas, que não apóiam o intercâmbio entre equipes e modalidades, e comentou a saída de Gilbert Durinho, seu companheiro de treinos, da equipe Atos, liderada por Ramon Lemos, treinador de Anderson Silva. “Ainda falta um pouco de maturidade de certas pessoas entenderem que isso é um esporte”.

Confira:

Você já voltou a treinar. Como está o seu camp?

Vou fazer em Vegas, com os mesmos técnicos de antes. Vou viajar mais dessa vez, quero treinar com o Braulio Estima, meu técnico de Jiu-Jitsu Gilbert Durinho está comigo, o Cézar Mutante, e meu técnico de Boxe também. Quero treinar com gente diferente também, estarei viajando pra isso. Cheguei à conclusão que quanto mais crosstraining, maior a chance de treinar com o melhor e desenvolver meu jogo. Preciso que puxem mais. Eu quero aprender Wrestling, quero aprender mais Muay Thai, vou atrás dessas pessoas. Isso que eu vou procurar no meu camp: corpos diferentes, estilos diferentes, mas mantendo os caras que já estão comigo. Vou trazer minha rapidez, quero ficar o melhor que conseguir.

Os brasileiros ainda têm alguma resistência com o crosstraining?

Eu fui o primeiro a quebrar isso, eu e o Marcos Ruas. É uma das razões que sou um embaixador do esporte, e pelo fato do que já fiz no passado e também pelo venho mostrando a esses lutadores, ter a mentalidade do crosstraining. Quanto mais fizermos crosstraining, melhor seremos como lutadores. Só observar essa nova geração de lutadores. Caras como Jon Jones, Jose Aldo, Florian, Gil Melendez todos esses lutadores que desenvolveram um jogo tão bem. A tendência do técnico é de ter posse sobre o lutador. Todos devem entender que o lutador não é um prêmio, nós somos um produto que precisa ser desenvolvido. Como nos tornaremos um esporte de massa, e com crosstraining, sem competir um contra o outro?

Então você vê como um esporte individual, e não um esporte coletivo?

Sim, mas mesmo em um esporte coletivo eles competem um contra os outros. Um dia um atleta joga num time, no outro muda de time e está competindo contra seu melhor amigo. Depois do jogo, toma uma cerveja, bebe um vinho. Numa competição não pode ocorrer a escolha, tipo “eu sou flamengo e não jogo contra o Vasco porque tenho amigos lá”. Imagina se o Lakers nunca competisse contra o Heats... Isso não existe no esporte de alto nível. é como se desenvolve um esporte, é competindo um contra o outro. As coisas mudam. Vai mudando treinador... Para alguns, a mudança é a chave para o desenvolvimento. Para outros a mudança é difícil.

Ainda tem os técnicos com aquela mentalidade de pedir 10%, 20% da bolsa. É difícil para mim, que já sou um lutador formado, tenho muito conhecimento. Nós temos seis técnicos tops, no Boxe tem um técnico só, às vezes seu assistente. Mas no MMA precisamos de seis técnicos. Imagina se desse 10% para cada um... Seriam 60%, e ainda tem o imposto de 30%, aí você fica com 10%. A mentalidade precisa mudar no esporte. Algumas pessoas têm um time de empresários, mas o que esse empresário faz por você? Ele paga seus treinadores? Não. Ele só pega a porcentagem dele. Mas o que ele faz por você? Muita coisa precisa mudar no esporte, mas vai levar um tempo. Aí vamos ter um esporte profissional, várias empresas irão se afiliar ao esporte. É uma longa jornada. Eu sou um embaixador do esporte, sempre ensinando as pessoas. Para ser um esporte de massa temos que ser profissionais dentro e fora do octagon.

Você citou o Durinho como seu treinador de Jiu-Jitsu. Ele é um excelente lutador, mas inexperiente, especialmente se comparado à sua historia no esporte. O que o motivou a trazê-lo para sua equipe?

O que me motivou é justamente isso. O importante do técnico é um cara bater com a sinergia. Durinho é um cara novo, e eu quero dar uma chance para um cara novo. Apesar de ele ainda querer lutar Vale-Tudo, ele tem essa paixão pelo esporte. Ele é um cara inteligente. O Durinho está procurando aprender, desenvolver, crescer, e ele é muito bom no Jiu-Jitsu. Essa nova geração, ele os irmãos Mendes, eu valorizo. Vejo a paixão, o carinho, a vontade de aprender. A desenvoltura que a gente teve no chão está me motivando. Para mim, treinar com um cara novo é como se eu estivesse rejuvenescendo. Lutando com ele, eu consigo pegar paixão.

Quando eu consigo fazê-lo falar “chega. chega”, passa pela minha cabeça “se eu estou fazendo frente a essa nova geração, estou bem”. Quando ele diz “Vitor, faz 20 e eu faço 40” e eu consigo acompanhar e aprender... Eles conhecem muito esse novo Jiu-Jitsu, juntando com o meu Jiu-Jitsu antigo. Eu gosto de trabalhar com gente que acredita no meu potencial, e também penso no que eu posso fazer por ele, e pelo futuro dele também. É uma via de duas mãos, eu acho que é importante isso. Eu acredito muito nele, acho que tem um futuro tremendo. Um garoto exemplar, com uma grande moral, e faz parte de uma grande equipe hoje.

O Durinho acabou deixando a equipe Atos após treinar com você, uma vez que o Ramon Lemos, líder da equipe, é o treinador do Anderson Silva. Como vê isso?

Acho que ainda falta um pouco de maturidade de certas pessoas entenderem que isso é um esporte. Em vez de o Ramos Lemos enxergar como uma coisa boa... Ele não fez os garotos... Ele é o líder, mas ele não foi o professor deles. A grande mentalidade é enxergar de forma positiva, “que legal, é uma oportunidade para ele crescer”. O sucesso de certa forma incomoda, e as pessoas querem controlar, serem donas umas das outras. Foi como falei, o crosstraining ainda tem essa mentalidade. Eu não sei como está, mas a gente fica triste de ver que as pessoas não estão crescendo, mas espero que possam ter mais maturidade em relação a isso.

Fonte: TATAME

http://www.tatame.com.br/2011/10/17/Belfort-volta-aos-treinos-e-busca-novidades

Editado por combatente nacional

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Vitor Belfort voltaria à jaula do UFC em novembro, contra Cung Le, mas uma misteriosa lesão acabou forçando o cancelamento da peleja. Em entrevista à TATAME nos bastidores do UFC 136, no Texas, o “Fenômeno” revelou que já foi liberado pelos médicos para voltar aos treinos, e que busca novidades para sua próxima luta, que ainda não está marcada."

:rolleyes: :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Eu fui o primeiro a quebrar isso, eu e o Marcos Ruas. É uma das razões que sou um embaixador do esporte"

humilde em..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fico pensando como será uma entrevista do vitor quando ele for faixa vermelha de jiu-jitsu e estiver com uns 72 anos e chamarem ele de mestre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Vitor é um dos caras mais egoístas que eu já conheci,sò pensa nele,certa vez eu vi um atleta ao final de um treino que ele participava pedir para ele tirar uma duvida sobre uma posição que tinha rolado no treino, ele simplesmente virou as costas e foi embora.

Editado por Antonio Jorge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Eu fui o primeiro a quebrar isso, eu e o Marcos Ruas. É uma das razões que sou um embaixador do esporte"

humilde em..

Pô camarada eu parei de ler aí!! É a primeira vez a ouço/leio isso.... Sempre soube ser o Marco Ruas ... mas ok não sou um grande conhecedor da história do esporte assim... sei q no forum há colegas q sabem muito e espero q eles se manifestem!!

Gostaria de ver ele lutar com o Sonnen.... o Stann também seria uma ótima luta!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Vitor Belfort voltaria à jaula do UFC em novembro, contra Cung Le, mas uma misteriosa lesão acabou forçando o cancelamento da peleja. Em entrevista à TATAME nos bastidores do UFC 136, no Texas, o “Fenômeno” revelou que já foi liberado pelos médicos para voltar aos treinos, e que busca novidades para sua próxima luta, que ainda não está marcada."

:rolleyes: :lol:

2410aig.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Eu fui o primeiro a quebrar isso, eu e o Marcos Ruas. É uma das razões que sou um embaixador do esporte"

humilde em..

Olha, o Vítor geralmente se express bem, e no decorrer da entrevista até falou umas coisas interessantes, mas nessa parte aí ele falou besteira!

Ele não foi o primeiro! Euclides Pereira já praticava o Cross Training e no MMA moderno, quem efetivamente assumiu o cross training foi o Marco Ruas, que inclusive foi bastante estigmatizado por conta disso!

Se o Vítor, no começo da carreira, ja tinha uma abertura pro boxe, por exemplo, é porque o Carlson era um cara de visão, e não porque o Vítor foi o primeiro a quebrar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema é que o Belfort junto com o Sonnem, são realmente os unicos lutadores bons na categoria o resto é tudo mediano, como ja disse Belfort tem que pegar o vencedor de Bisping vs Mayhem ou se quiser lutar antes pega o Belcher.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a lingua do Vitor fica 100% treinada o ano inteiro em..

vai lutar "homi"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Eu fui o primeiro a quebrar isso, eu e o Marcos Ruas. É uma das razões que sou um embaixador do esporte"

humilde em..

Ri muito com a insinuação dele

Editado por Rafaelmg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Várias pérolas que indicam o seu grau de humildade...

Quando ele dá entrevistas pra leigos ainda é pior... qualquer dia desses ele diz que foi ele quem adaptou o jiu-jitsu japonês e criou o bjj.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso