Entre para seguir isso  
K.O

Periodização e Jiu-Jitsu

Recommended Posts

Em praticamente todo esporte de alto desempenho os atletas planejam o treinamento para ter o pico de desempenho em determinados períodos do ano. Geralmente o treino passa por períodos de treino de técnica, base, resistência, hipertrofia, força, potência, velocidade, polimento e depois descanso para recomeçar o ciclo. Pq no jiu-jitsu eu não vejo ninguém fazendo isso, é nego treinando "forte" o ano inteiro, tá sempre cansado, no máximo faltando uma semana pro campeonato da uma migué no treino e pára de puxar ferro.

Gostaria que os colegas de fórum que vivem o jiu-jitsu muito mais do que eu me explicassem o pq de ninguém fazer as coisas direito, ou de isso não ser possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marcos, não sei de onde vc é, mas falando por são paulo, nas grandes academias tem muita gente que vive de jj, ou jj+personal, ou jj+instrutor de academia. Meu ponto principal não é quantas horas por dia o cara vai treinar, é pq ele não pega essas 3-4 horas/dia que seja de treino e não faz um esquema de treino periodizado.

Sempre vi um monte de fx-preta fazendo 2 treinos por dia, mas "preparação física/musculação", e claro tendo que dar aulas depois, lógico que é puxado, porém possível, mas nunca vi cara nenhum tirando um mês para fazer só treino de técnica/educativo sem se procupar muito com com a parte física para descansar e depois periodizar direito vizando um pico de desempenho em determinado campeonato. Como disse o máximo que vejo é lutador parando a musculação 1 um tempinho antes da competição para não ficar "travado" e treinar mais leve na semana antes. Sempre vi lutador treinando forte o ano inteiro no mesmo ritmo no mesmo tipo de treino.

É essa minha pergunta, pq mesmo entre os poucos que tem condição de viver praticamente só da luta não fazer periodização?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu vejo N motivos. O financeiro e um deles. A falta de profissionais que tem entendimento sobre o esporte Jiu Jitsu e outro. Vou dar meu exemplo: eu trabalho o dia inteiro, e agora que eu parei de dar aulas eu estou tentando recomeçar a ajustar meus treinos. Mas como tenho problemas de horario e estou numa fase complicada no trabalho eu estou tentando fazer um treinamento pra mim. Mas na minha academia atual não conheco nenhum professor que entenda de esporte de alto rendimento. O que conhece cobra uma grana e agora eu não tenho condições de pagar um personal.

Ai vamos lá: eu não tenho entendimento para fazer uma periodização. pra eu fazer isso preciso de um profissional que vai me cobrar uma fortuna. Tenho que gastar uma grana com suplementação tambem.

Se voce puder me fazer uma periodização eu agradeceria!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu vejo N motivos. O financeiro e um deles. A falta de profissionais que tem entendimento sobre o esporte Jiu Jitsu e outro. Vou dar meu exemplo: eu trabalho o dia inteiro, e agora que eu parei de dar aulas eu estou tentando recomeçar a ajustar meus treinos. Mas como tenho problemas de horario e estou numa fase complicada no trabalho eu estou tentando fazer um treinamento pra mim. Mas na minha academia atual não conheco nenhum professor que entenda de esporte de alto rendimento. O que conhece cobra uma grana e agora eu não tenho condições de pagar um personal.

Ai vamos lá: eu não tenho entendimento para fazer uma periodização. pra eu fazer isso preciso de um profissional que vai me cobrar uma fortuna. Tenho que gastar uma grana com suplementação tambem.

Se voce puder me fazer uma periodização eu agradeceria!

hahahaha, gostaria de poder te ajudar hendo, mas meu conhecimento nessa área não vai muito além dos princípios mais básicos, além de eu não saber montar um treino específico de força corretamente, por exempo.

Mas a minha pergunta não é direcionada a mim, ou a vc, pessoas que apesar de viverem no meio do esporte não fazem apenas isso da vida. Mas, pô, vc vai treinar na Alliance, Barbosa, Cícero Costa, Brasa, Guigo (citei academias de São Paulo pq é onde conheço) pega o treino principal, geralmente o do meio dia, tem um monte de "profissional", cara que vai atrás de patrocínio para mundial, tá sempre dando a cara a tapa em campeonato, mas nunca se preocupou em calcular uma sequencia de treino de maneira a estar realmente voando baixo no mês que têm europeu, brasileio, mundial e pan, praticamente tudo junto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marcio,

acho que se vc der uma passada na parte de suplementação pedindo uma força nesse aspecto tem gente que te ajuda. Lógico que não vai ser o mesmo que um profissional te passando um esquema individualizado, mas acredito que já de pra sentir uma boa diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado armlock

Coincidentemente estava lendo esse artigo hoje a tarde. De repente pode ser util para ajudar o Marcio a ver como o pessoal do Judo periodiza a intensidade e o volume dos treinos ao longo do ano, tendo em meta os periodos de competicao de Abril/Maio e Outubro...

http://web.mac.com/judobob/Coaching_Site/P%26J_podcast/Entries/2008/7/7_Year_planning_and_judo.html

A planilhad do excel pode original da imagem abaixo pode ser vista aqui:

http://web.mac.com/judobob/Coaching_Site/P%26J_podcast/Entries/2008/7/7_Year_planning_and_judo_files/periodization%20for%20web.xls

Picture%203.jpg

Um outro artigo voltado para o Judo esta aqui: http://judoinfo.com/pdf/periodisation.pdf

Obviamente sao soh ilustracoes, ja que ha diferentes tipos de atletas e modelos, e uma periodizacao otima deveria primeiro acessar sua propria resposta fisiologica. Principalmente porque embora a intensidade que pode ser alcancada nao mude tanto com a idade, o periodo de recuperacao necessario definitivamente aumenta com ela... :chuva:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar expor minha opinião aqui... o grande probema é q o calendario de jiu jitsu é meio confuso, ou seja, tem campeonato importante o ano todo, se vc chega num nivel de Roger gracie q luta só o mundial, aí sim vc consegue fazer tranquilamente, mas mesmo se vc faz um trabalho pra lutar brasileiro, mundial e world pro, só dando um exemplo, mas vc só treina jiu jitsu e precisa de grana pra pagar suas contas, nao tem patrocinio, aí aparece um absoluto q paga 5 mil, o outro paga 3 mil... vc vai ter q lutar o ano todo e consequentemente treinar forte o ano todo... Falo isso pq ja lutei demais e vivo isso na academia até hj com meus alunos, é bem complicado!!! Mas mesmo assim tem alguns q ainda fazem, mas talvez entraram em campeonatos sem estar na melhor forma fisica pois nao sera seu principal objetivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Jean está correto.. o celendário não ajuda mesmo.. e o pior, muitos ainda não tem datas definidas, todo ano muda.. o que complica mais ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ia falar sobre isso também, mas me perdi na meada. O jean tem Razão. O calendário tem estadual, brasileiro, europeu, panamericano, mundial, world pro, etc etc... Praticamente campeonato o ano todo. Então um atleta de ponta ou treina forte o ano todo ou faz como o roger e "escolhe" o que realmente interessa. Então realmente fica complicado periodizar com um calendario que leva praticamente o ano todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante seu ponto de vista jean, sempre bom ter a opinião de quem vive os problemas diariamente e realmente sabe o por que de não ser possível por a teoria em prática muitas vezes.

Realmente esse lance da desorganização do calendário e o lance de ter campeonato importante o ano inteiro atrapalham muito na periodização, já que o preparador fica sem referência.

Só mais uma dúvida, que acho que vc pode responder jean.

É impossível se manter bem, em alto nível o ano inteiro. Uma hora acaba rolando lesão, doença, qualquer coisa que não permite treinar direito. Imagino que seja possível, mantendo-se relativamente saudável, ficar o ano inteiro a cerca de 60% do máximo que podemo atingir, variando com uns picos curtos de até 75-80% por pouco tempo. Mas tbm é possível manter-se próximo do máximo por cerca de 3 semanas, período no qual deveria se lutar o máximo possível, mais umas 6 semanas que antecedem essa fase de pico máximo, na qual tbm se compete e não se está tão mal preparado. Ainda assim vc acha que não vale a pena? Dos seus alunos que fazem isso, ou algo próximo a isso o que vc vê de bom e ruim? o que realmente ajuda?

valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de postar sobre esse topico na sessaõ de suplementos. Vamos ver se dá resultado!

rs! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante seu ponto de vista jean, sempre bom ter a opinião de quem vive os problemas diariamente e realmente sabe o por que de não ser possível por a teoria em prática muitas vezes.

Realmente esse lance da desorganização do calendário e o lance de ter campeonato importante o ano inteiro atrapalham muito na periodização, já que o preparador fica sem referência.

Só mais uma dúvida, que acho que vc pode responder jean.

É impossível se manter bem, em alto nível o ano inteiro. Uma hora acaba rolando lesão, doença, qualquer coisa que não permite treinar direito. Imagino que seja possível, mantendo-se relativamente saudável, ficar o ano inteiro a cerca de 60% do máximo que podemo atingir, variando com uns picos curtos de até 75-80% por pouco tempo. Mas tbm é possível manter-se próximo do máximo por cerca de 3 semanas, período no qual deveria se lutar o máximo possível, mais umas 6 semanas que antecedem essa fase de pico máximo, na qual tbm se compete e não se está tão mal preparado. Ainda assim vc acha que não vale a pena? Dos seus alunos que fazem isso, ou algo próximo a isso o que vc vê de bom e ruim? o que realmente ajuda?

valeu.

A grande questão é qto o cara está prediposto a ter lesões ou conseguir aguentar o tranco sem ter overtraining... um fato curioso q aconteceu com o Demente por exemplo, ele sempre competia tudo, treinava todo dia varios horarios, malhava e NUNCA tinha tido uma lesão até a faixa preta, mas ele era novo, tinha um biotipo do caralho, flexivel demais (veja a segunda luta dele com o roger, o arm lock q ele escapa), qdo ele ficou parado e voltou a treinar e competir, ele já estava mais velho, as lesoes começaram a surgir e ele teve q optar por alguns campeonatos, já q ele já dava sinais de overtraining e as lesoes começaram a aparecer, consequentemente vc acaba lutando alguns campeonatos sem estar na sua melhor forma, aí vc tem q escolher, geralmente vc luta os de menos expressao qdo esta no meio do treino, e deixa o pico para o mundial, mas é bem complicado pq sempre aparecem os campeonatos com premiação alta q é onde os atletas q nao tem uma renda forte ainda crescem os olhos!!! Espero ter explicado alguma coisa, to atrasado pra dar aula, depois eu volto!! Abraço

Obs: Qto tempo q a gente nao troca ideia em Lemos, como andam as coisa bicho?? Grande abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu, jean.

Aparentemente a questão não é falta de vontade ou conhecimento... é o amadorismo do esporte mesmo.. bons treinos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou todo ano, mas fico uns 2, 3 meses dando seminario lá nas filiais do Robinho e volto, tomo conta da equipe aqui no Brasil!! Bons treinos aí pra vc e q venha a preta né... abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso