Entre para seguir isso  
Hillary

Preparação com snorkel

Recommended Posts

E aí galera, eu não posto normalmente nesse fórum, então vou me apresentar pra galera que não me conhece. Meu nome é Hillary mesmo, practico Jiu Jitsu e faço medicina, e esse assunto com meus amigos me deixou com raiva e queria informar quem não sabe. Eu sou gringa, então desculpa pelo assassino da sua lingua mas vou tentar me explicar.

Vejo muitos parceiros meus começando usar snorkel durante os treinos. Não é necessário e os efeitos negativos não fazem valer muito a pena.

A ideia atrás do snorkel (pelo o que eu ouvi) faz sentido pra quem não entende bioquímica. Acham se você restringem oxigênio durante o treinamento, "vai aumentar os glóbulos vermelhos e treina pro seu corpo carregar mais oxigênio."

Hemoglobina é a proteína dentro dos nossos glóbulos vermelhos, e é ela que realmente carrega oxigênio e que responde as diferenças de níveis de oxigênio no ar. Quando você muda para uma altitude bem maior, o oxigênio disponível é menor. Depois de duas semanas, seu corpo vai ter sintetizado mais hemoglobina, mas é um processo devagar. Se não, nosso corpo ia aumentar hemoglobina com todo restringimento agudo de oxigênio e ia acabar, muitas vezes, criando proteína desnecessário. Essa aumentação é temporária, em volta de 2-3 dias depois de voltar pra altitude normal seu corpo vai degredar a extra, sendo que não precisa mais. O treinamento de snorkel não dá essas duas semanas constante, é uma hora algumas vezes por semana, e foi. Além de não fazer sentido nenhum falando de glóbulos vermelhas nem de hemoglobina, oxigênio é preciso pro seu corpo criar ATP. ATP é uma molécula de energia para quase todos os processos celulares, e especialmente é preciso pela função dos músculos. Então o treinamento pro gás está impedindo o treinamento total.

As pessoas que falam, "Ah, mas eu me sinto com mais gás." Claro, você está fazendo preparação físico. Mas o snorkel tem nada ver com o resultado.

Então é isso. Se alguém já tivesse explicado, desculpa. Senão, espero que deu pra entender. :))

Abçs

*Editado porque falaram que escrevi "marrenta"...não foi a intenção.

Editado por Hillary

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, interessante contribuição Hillary. Aqui no Brasil vemos alguns lutadores que usam este método, se não me engano o AS usa (não sei com que frequencia).

ps: sobre o teu Português, não esquenta... Dá pra entender perfeitamente e vc escreve melhor que muitos brasileiros... he he

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode cre.. O Spider usa essa bagaça ae... Tem um video na net do Rogerio Camoes explicando....

Acho que os caras não querer aumentar a hemoglobina somente... Eles querem ser capazes de continuar mesmo estando com dificuldades de respirar, por ex. O cara quebra o nariz... pra quem nunca passou por isso é muito dificil continuar pq se abala, tem a dificuldade de respirar.

O Rogerio citou um golpe na garganta que atrapalhou um cara... E como ele estava treinando de vez em quando com o snorkel não se desesperou, ele conseguiu continuar na luta.

Mas vc ta certinha, Hillary... entendi seu point of view.

Posta lá no topico let's practice our english, posta umas dicas lá pra gente aprender ingles. rsrs

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vi uns videos da gabi garcia treinando com snorkel, achei q funcionase

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode cre.. O Spider usa essa bagaça ae... Tem um video na net do Rogerio Camoes explicando....

Acho que os caras não querer aumentar a hemoglobina somente... Eles querem ser capazes de continuar mesmo estando com dificuldades de respirar, por ex. O cara quebra o nariz... pra quem nunca passou por isso é muito dificil continuar pq se abala, tem a dificuldade de respirar.

O Rogerio citou um golpe na garganta que atrapalhou um cara... E como ele estava treinando de vez em quando com o snorkel não se desesperou, ele conseguiu continuar na luta.

Mas vc ta certinha, Hillary... entendi seu point of view.

Posta lá no topico let's practice our english, posta umas dicas lá pra gente aprender ingles. rsrs

Abç

Se você vai sentir mais comfortável? Talvez. Mas isso não muda o fato que seu corpo, e seus músculos, precisam do oxigênio para a criação de ATP. Treinando com snorkel é igual practicando comer pouco pra quando um dia, se você estivesse morrendo de fome, vai se sentir mais acostomado. Enquanto que tá "treinando," está se machucando. Restringindo por uma hora tem NENHUMA efeita positiva. Seria bem melhor se o atleta practicava a respirar ou da boca ou do nariz (para isso que você citou) e os golpes que retiram ar, mas fazer durante a preparação não tem sentido. Escolher impedir o treinamento dos músculos para isso?

Editado por Hillary

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vi uns videos da gabi garcia treinando com snorkel, achei q funcionase

Ela toma suplementos pra caraio e treina 6 horas por dia. A mudança do corpo dela é por isso, tem nada ver o snorkel.

Também, não são somente minhas palavras. Conversei isso bastante com um médico (internal medicine/prof de hematology) e ele me explicou por que ele fica bravo quando atletas fazem isso.

Só porque a pessoa sabe te ensinar levantar ferro, não é que ele sabe o que é melhor pro seu saúde.

Editado por Hillary

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Holmes

O aumento do gás é temporário, se o cara treinar com snorkel umas 2h por dia não adianta muito...

O melhor seria treinar com pouco oxigênio mas por um bom tempo, passar uns dias em La Paz ou algo do tipo.

Falei merda?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O aumento do gás é temporário, se o cara treinar com snorkel umas 2h por dia não adianta muito...

O melhor seria treinar com pouco oxigênio mas por um bom tempo, passar uns dias em La Paz ou algo do tipo.

Falei merda?

Com snorkel ou não faz nada de diferença de "gás". Só importa que faz preparação.

Não sei o que é La Paz, mas treinamento de várias semanas num altitude alta faz diferença sim. Lê o texto, expliquei que isso é coisa de SEMANAS e não do dias nem horas. Mas também é temporário. Volta pro Rio/SP/etc, o hemoglobina volta igual que era antes.

Editado por Hillary

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Holmes

La Paz é o município mais populoso da Bolívia. Localiza-se no oeste do país, a 3660 metros de altitude.

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, eu também não concordo muito com esse tipo de treinamento restringindo oxigênio, andei lendo de fontes que também condenam essa prática!

E nem valeria a pena fazer treinamentos em altas atitudes, mesmo que por várias semanas, pois por exemplo, o lutador, precisa seguir para a cidade onde irá lutar com alguns dias de antecedência, fazendo com que a contagem caia aos níveis normais, jogando por água abaixo todo o esforço e treinamento!

Lembro muito bem da época em que o Wanderlei fazia esse tipo de treinamento (de merda) com o Alejarra, e sempre parecia na ponta dos cascos! Entrava muito forte e rasgado na luta, mas gás que é bom, nada...tava morrendo e se arrastando, vide lutas contra o Rich Franklin (pra mim essa foi a pior, ele tava extremamente cansado)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com snorkel ou não faz nada de diferença de "gás". Só importa que faz preparação.

Não sei o que é La Paz, mas treinamento de várias semanas num altitude alta faz diferença sim. Lê o texto, expliquei que isso é coisa de SEMANAS e não do dias nem horas. Mas também é temporário. Volta pro Rio/SP/etc, o hemoglobina volta igual que era antes.

idealmente para fins de preparo físico é morar em grandes altitudes e treinar em baixas, assim vc consegue o aumento da hemoglobina por ficar muito tempo com baixa pressão de O2, e não perde a intensidade de treino.

Um dos problemas do método que vc citou é que até o número de GV aumentar a intensidade de treino é menor e depois passa a ser a mesma.

o que times de futebol tem tentado fazer é chegar para o jogo o mais em cima da hora possível e ficam no balão de O2.

Quanto ao snorkel, acredito que o efeito não seja propriamente no metabolismo aeróbico e sim no anaeróbico, conseguir tamponar maior quantidade de H+ intracelular, resistir a menores pHs, etc. Mas acho desnecessário tbm, para isso basta aumentar a intensidade do treino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

idealmente para fins de preparo físico é morar em grandes altitudes e treinar em baixas, assim vc consegue o aumento da hemoglobina por ficar muito tempo com baixa pressão de O2, e não perde a intensidade de treino.

Um dos problemas do método que vc citou é que até o número de GV aumentar a intensidade de treino é menor e depois passa a ser a mesma.

o que times de futebol tem tentado fazer é chegar para o jogo o mais em cima da hora possível e ficam no balão de O2.

Quanto ao snorkel, acredito que o efeito não seja propriamente no metabolismo aeróbico e sim no anaeróbico, conseguir tamponar maior quantidade de H+ intracelular, resistir a menores pHs, etc. Mas acho desnecessário tbm, para isso basta aumentar a intensidade do treino.

(Só uma correção...GV não aumenta muito, só a produção da hemoglobina.)

Idealmente, sim, você está certíssimo. Eu só tava falando em comparação.

O negocio é que há muito pouco da resistência de menores pHs (existe, sim, mas pouco), e comparado com o efeito negativo nos músculos e impedimento de intensidade, como você falou, não chega nem perto de valer a pena.

K.O., seu post me fez feliz. Abcs. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(Só uma correção...GV não aumenta muito, só a produção da hemoglobina.)

Idealmente, sim, você está certíssimo. Eu só tava falando em comparação.

O negocio é que há muito pouco da resistência de menores pHs (existe, sim, mas pouco), e comparado com o efeito negativo nos músculos e impedimento de intensidade, como você falou, não chega nem perto de valer a pena.

K.O., seu post me fez feliz. Abcs. :)

teoricamente aumenta pela estímulo da hipoxemia das celulas justaglomerulaes renais, o que leva ao aumenta da liberação de EPO (eritropoitina) por essas célulcas... mas são detalhes desnecessários... hehehe

quanto ao lance da resistência aos menores pHs é esse o mecanismo de ação do beta-alanina, atualmente considerado um dos melhores suplementos para atletas que dependem de explosão, que junto do a l-histidina forma um dipeptídeo intracelular, a carnosina, que serve como um tampão intracelular para H+, impedindo a deminuição do pH.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso