Entre para seguir isso  
K.O

Guarda fechada no MMA

Recommended Posts

Primeiramente gostaria de deixar claro que acompanho MMA há uns bons anos, mas nunca fui atrás de treinar e ter informações técnicas a respeito do esporte. Apenas assistia as lutas pouco me importando com a técnica demonstrada pelos lutadores. Mas hj resolvi analisar cada lutador como se posicionava, o que fazia a maneira que entrava queda, e etc.

E tanto na penúltima quanto na última luta do main card percebi que os lutadores que caiam por baixo e fechavam a guarda não faziam nem o mais básico que é escalar as pernar e fechar o cadeado alto para tentar atacar os braços. Entendo que fazer isso tomando soco/cotovelada na cara e com o adversário suado e sem quimono é um tanto mais difícil, além do que na penúltima luta o nível técnico dos lutadores era sofrível... mas o shogun tbm não tentou escalar a guarda para atacar. Então eu gostaria que alguém que treina MMA ou tem mais conhecimento me explicasse, por que nem tentaram usar o básico?? Geralmente tentam, e eu tive azar e hj não tentaram. Nunca tentam e nem sabem direito se fazer isso é bom mesmo. Ou, fazer isso é muito foda no MMA e por isso preferem lançar mão de outros recursos.

Editado por K.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o jiiu jitsu é a arte mais complexa que existe e o fato do shogun ter se apresentado bem nesse aspecto até entao,do fedor finalizar geral e etc,nao significa que ele sejam excelentes de jj

digo isso porque o jj envolve diversos aspectos e detalhes tecnicos

a guarda fechada é muito eficiente msa é preciso saber os detalhes que trazem as possibilidades

o rickson provavelmente foi o cara que melhor soube tacar da guarda fechada

o cara é capaz de finalizar o royler em 10 segundos de dentro da guarda

o fedor sai muito bem no braço tambem,rapido e preciso

o minota é um grande finalizador no triangulo

esses sao alguns exemplos da eficiencia do jj trabalhado da guarda fechada

essa historia de que o shogun tem um excelente jj e etc deve ser relativizado

eu acredito que em relação ao jj existem 2 problemas atualmente

1-os detalhes tecnicos do jj fora se perdendo no tempo,os mestres foram perdendo os detalhes e com o pasar das gerações as posições foram sendo ensinadas sem alguns detalhes

2-a galera se preocupa muito em ficar bem fisicamente e acaba deixando que o vigor fisico supre a deficiencia tecnica

3-a maioria treina jj com arte complementar e nao como arte base e com isso os atletas acabam focando em certas posições,em ter um bom conhecimento geral por baixo,por cima,meia guarda,guarda fechada,e nao se especializa em certos "jogos" dentro do jj

o shogun é bom de meia guarda,mas hoje ficou nitido que se ele nao conseguir raspar da meia ele fica sem opção e no jj o que sobra sao as opções

ele poderia ter esgrimado um dos braços e tentado fazer outra raspagem,poderia ter trabalhado melhor na guarda fechada,porderia repor a guarda e ter afastado o jones usando as pernas ...

por outro lado é complicado exigir que um cara top do muay thai tenha que ficar excelente de jj

o problema do mma é esse,o cara nunca vai ficar 100% em tudo e quando nós acharmos que ele é 100% em tudo sempre vai aparecer alguem que em um aspecto é melhor do que ele

fugi um pouco do topico ,mas retornando,acho que guarda fechada se bem trabalhada eé muitissima eficiente e seria a salvação de muitos brazucas vide demian,minota...como ja foi do paulao,anderson...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de deixar claro que acompanho MMA há uns bons anos, mas nunca fui atrás de treinar e ter informações técnicas a respeito do esporte. Apenas assistia as lutas pouco me importando com a técnica demonstrada pelos lutadores. Mas hj resolvi analisar cada lutador como se posicionava, o que fazia a maneira que entrava queda, e etc.

E tanto na penúltima quanto na última luta do main card percebi que os lutadores que caiam por baixo e fechavam a guarda não faziam nem o mais básico que é escalar as pernar e fechar o cadeado alto para tentar atacar os braços. Entendo que fazer isso tomando soco/cotovelada na cara e com o adversário suado e sem quimono é um tanto mais difícil, além do que na penúltima luta o nível técnico dos lutadores era sofrível... mas o shogun tbm não tentou escalar a guarda para atacar. Então eu gostaria que alguém que treina MMA ou tem mais conhecimento me explicasse, por que nem tentaram usar o básico?? Geralmente tentam, e eu tive azar e hj não tentaram. Nunca tentam e nem sabem direito se fazer isso é bom mesmo. Ou, fazer isso é muito foda no MMA e por isso preferem lançar mão de outros recursos.

Você mesmo já deu a resposta... veja,

os lutadores que caiam por baixo e fechavam a guarda não faziam nem o mais básico que é escalar as pernar e fechar o cadeado alto para tentar atacar os braços. Entendo que fazer isso tomando soco/cotovelada na cara e com o adversário suado e sem quimono é um tanto mais difícil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

buda, mesmo quem tem como luta complementar e não como carro chefe deveria saber bem o báscico, os princípios do que fazer da guarda fechada para evitar porrada na cara e tentar por em risco meu inimigo é coisa que eu aprendi no primeiro mês de jj...

zagolee, o ponto que eu quero chegar é o seguinte. No MMA cair fazendo guarda não é vantagem nenhuma, enquanto no jj é muito bom. O ideal é tentar sempre colocar pra baixo caindo por cima, e se não cair passado pelo menos cair na meia... Mas quando vc pega um cara que é melhor do que vc de queda não te sobram alternativas, ou vc abre aguarda afasta no pisão e faz a levantada técnica pra voltar a luta em pé, ou vc usa recursos básicos para se virar por baixo, a primeira opção eu ainda vejo alguns lutadores fazendo de vez enquando, mas a segunda não... minha pergunta no primeiro post é pq a impressão que tenho é que nem tentam fazer o mínimo (quebrar a postura, escalar o ombro, aproximar a cabeça do adversário, "abraçar" o adversário), e pra mim é melhor tentar isso, por mais difícil que seja, do que ficar sofrendo no GnP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

buda, mesmo quem tem como luta complementar e não como carro chefe deveria saber bem o báscico, os princípios do que fazer da guarda fechada para evitar porrada na cara e tentar por em risco meu inimigo é coisa que eu aprendi no primeiro mês de jj...

zagolee, o ponto que eu quero chegar é o seguinte. No MMA cair fazendo guarda não é vantagem nenhuma, enquanto no jj é muito bom. O ideal é tentar sempre colocar pra baixo caindo por cima, e se não cair passado pelo menos cair na meia... Mas quando vc pega um cara que é melhor do que vc de queda não te sobram alternativas, ou vc abre aguarda afasta no pisão e faz a levantada técnica pra voltar a luta em pé, ou vc usa recursos básicos para se virar por baixo, a primeira opção eu ainda vejo alguns lutadores fazendo de vez enquando, mas a segunda não... minha pergunta no primeiro post é pq a impressão que tenho é que nem tentam fazer o mínimo (quebrar a postura, escalar o ombro, aproximar a cabeça do adversário, "abraçar" o adversário), e pra mim é melhor tentar isso, por mais difícil que seja, do que ficar sofrendo no GnP.

Tentando de qualquer jeito vc fica mais vulnerável a tomar mais porrada e principalmente da ao adversário a chance de evoluir para uma meia ou 100 kgs... e não adianta, se ficar tentando a todo momento na realidade vc estará tentando de qualquer jeito como falei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso