fighterbsb

A "maior porrada" da vida de Rickson

Recommended Posts

rickson-gracie.jpg

Invicto, tendo finalizado todas as 11 lutas oficiais que fez no MMA, Rickson Gracie tem a vitória como marca numa vida dedicada ao Jiu-Jitsu. Mas, mesmo o samurai, que irradia a confiança no olhar e que transparece ser inatingível, tem feridas que custam a cicatrizar.

Numa entrevista imperdível ao pessoal da revista “Ragga” (leia na íntegra clicando aqui, a partir da página 76), o Gracie comenta o revés que abalou sua vida. Rickson jamais falara tão abertamente sobre a morte de seu filho, Rockson, encontrado em um hotel em Nova York, em dezembro de 2000. Assim respondeu à pergunta “Qual foi a maior porrada que levou na vida?”:

“Sem dúvida nenhuma, a perda do meu filho, há dez anos”, admite.

“Sinto que essa partida representou muito, porque consegui administrar essa derrota. Nada pode ser mais significativo que perder alguém que você realmente ama. Quando você fala em perda, pode pensar na força, na perseverança, na reza, no acreditar que vai haver o amanhã, em todos esses fatores que, talvez, um amigo venha e bote a mão no seu ombro. Todas essas opiniões são relevantes, mas, na minha verdade, cheguei à conclusão que nada disso importa. Quando você perde uma coisa realmente profunda, você tem que sentar, chorar e aceitar que chegou ao fundo do poço”, desabafa.

“Lá do fundo, você vê a razão de dar um tiro na cabeça, de parar de fazer o bem, de desistir de ser uma pessoa feliz. Você pode querer se enganar “é ruim, mas posso aguentar”, e essa falta de honestidade faz com que nunca cure a ferida. Cheguei no fundo do buraco e decidi, lá do fundo, se ia voltar à tona ou não”, completa.

rickson-rockson-e-renato-barreto.jpg

O Gracie precisou de muitos anos para digerir tal tragédia e mudou os rumos na vida e na maneira de vivê-la. Parte do plano foi o retorno ao Brasil. Outros alicerces foram a família, a arte suave e o aprendizado, mesmo que através do sofrimento.

“Passei por um processo de cura com a minha família. Durante praticamente três anos, fiquei focado em reganhar essa energia e buscar uma razão que me fizesse ser feliz de novo. E a razão são os três filhos lindos que tenho, a minha família, o Jiu-Jitsu. Para fechar esse assunto na minha cabeça, busquei durante muito tempo um lado bom nessa partida, uma coisa que pudesse ter como vantagem diante dessa tragédia. Depois de muito meditar, de me enclausurar nos bosques, sem vontade de surfar, brincar, treinar, cheguei à conclusão de que existia uma vantagem, um lado positivo. Até aquele momento, realmente nunca havia dado valor ao tempo, sempre achei que era controlador do meu tempo, que poderia deixar para falar com meu filho amanhã, deixar uma viagem ou uma aula para depois, que o tempo era só uma questão de adaptação na minha agenda. Deixei de fazer muitas coisas achando que poderia fazer depois. Com a partida do meu filho, entendi que não existe o amanhã. A gente tem que fazer tudo como se não houvesse amanhã.”

Rickson afirma mais uma vez que está aposentado, e não luta mais. Aliás, o faixa-preta não voltou a lutar desde a morte de Rockson. Na época, era muito aguardado o confronto contra Kazushi Sakuraba.

“Essa luta seria o meu maior salário em todos os tempos. Me ofereceram 5 milhões de dólares, botaria meu burro na sombra. Ele venceu vários Gracie e seria uma boa luta para mim, talvez a melhor luta. Realmente ele ficou atravessado na garganta de todo Gracie.”

link da entrevista: http://www.ragga.com.br/digital/

graciemag.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Caique Macedo

caralho.

Rickson "legalize já" era a última coisa q eu esperava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não adianta, não tem jeito. A morte de um filho é a pior coisa na vida de um ser humano. A cicatriz que fica nunca se cura completamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado mão pesada

Pesti ele diz que já experimento de tudo, alcool, cafeina, maconha, anabolizante nego vai cair matando, mas acho errado um idolo tem que dar exemplos. Bom minha opinião, quando crianças se influênciam pelo seu idolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pesti ele diz que já experimento de tudo, alcool, cafeina, maconha, anabolizante nego vai cair matando, mas acho errado um idolo tem que dar exemplos. Bom minha opinião, quando crianças se influênciam pelo seu idolo

Eu não entendi assim, pra mim ele só citou essas drogas, não que as tenha usado

Editado por Katagatami

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ainda existem verdadeiros MANÉS, que tem a pachorra de dizer que Rickson amarelou p/Sakuraba. PQP !!!!!!!!!!!!!!!!

Eh o que eu iria dizer, alias eu n sei pq tem kra q n acredita em nada q o rickson fala, e pior q passaram a detonar ele aqui na epoca q o wanderlei silva desafiou ele a lutar pelo cinturao..... isso rickson aposentado a uns 6 anos ja na epoca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sou fã do mestre. Um dia espero ter a oportunidade de ir num seminário dele.

WAR RICKSON!

(2), comecei a treinar jiu jitsu depois de vêr o documentário choke no inicio de 2005

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eh o que eu iria dizer, alias eu n sei pq tem kra q n acredita em nada q o rickson fala, e pior q passaram a detonar ele aqui na epoca q o wanderlei silva desafiou ele a lutar pelo cinturao..... isso rickson aposentado a uns 6 anos ja na epoca.

Também me sensibilizo com a perda dele, nenhum pai deveria enterrar um filho!

Isso, contudo, não significa que ele tenha sido um grande lutador!

Na época do desafio, ele disse que no pride o vale tudo tava nivelado por baixo, a resposta do Wanderlei foi que se ele achava que tava nivelado por baixo que ele subisse no ringue e lutasse. Ele não respondeu dizendo que tava aposentado, ele respondeu com a seguinte frase: "Vamos ver se o Pride pode pagar essas duas bolsas!"

Se amarelou ou não eu não sei, o que sei é que ele deveria ter aceito os desafios de Marco Ruas, Sakuraba e Bas Ruten! Se ele tivesse lutado e perdido eu o respeitaria como um grande lutador. Como não lutou, como, aliás, não lutou com nenhum os grandes de sua época, fica difícil avaliar...

Admiro muito a família Gracie, mas admiro muito caras como Carlson, Hélio, Royce e Renzo.

Rickson nunca mostou a que veio! No MMA só pegou galinha morta e mesmo no pano, pq não enfrentou o Wallid pra elevar o nome da família após a derrota do Royce?

Quem quiser debater sem fanatismo pode começar me dizendo o nome de um, somente um casca grossa que o Rickson enfrentou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perder um filho deve ser muito doloroso. Da forma que ele perdeu, mais ainda.

Sobre dorgas... Lembrem-se que ele foi criado na zona sul do Rio nos anos 1960/1970. Garotão de praia mesmo. Não dar um teco nunzinho naquela época era impossível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rickson é da turma do "baseadinho" ????

kero ver os matias daqui do pvt ir la e dar tapa na cara dele falando " tu financia essa merda aqui oh ta vendo" uhaeuheauhae eu pagava pra ver isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que se entende passados esses anos todos da morte do Rockson fica claro que o Mestre até tentou (veio ao Rio uma época para treinar etc) mas não tinha mais cabeça pra lutar profissionalmente (creio que o Mestre Alm já abordou o assunto algumas vezes por aqui). O Rickson, na verdade, se aposentou em 2001, depois da morte do filho, talvez ele não conseguisse admitir isso até pouco tempo atrás por não ter ainda assimilado a "maior porrada" da sua vida. Uma pena, pois a luta com o Sakuraba seria épica.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora