Recommended Posts

Convidado Rambo III

Dae moçada. Ontem me deparei com um produto que não conhecia, trata-se de clara de ovo pasteurizada:

http://www.mauri.com.br/default.asp?ds_Pag...&ds_Obj=884

Isso aí me seria uma mão na roda para a alimentação, mas me restam algumas dúvidas...gostaria de saber primeiramente se vocês conhecem o produto. Será que esse processo de pasteurização não estraga a proteína do ovo? Fica uma pergunta pro Martok.

Isso aí seria de grande valia pq não tem salmonela, mas e aquele lance do corpo não absorver a albumina de clara cria, como fica?

Deem opiniões.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Rambo III

Po, desculpa não ter procurado antes, mas como pra mim foi super novidade o treco eu achei que fosse algo meio novo aqui no Brasil.

Mas enfim, nenhuma das minhas questões foram respondidas naquele tópico...

gostaria de reiniciar o debate...

Abraços.;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na real não li o que tem no seu link nem reli o que tinha no outro tópico, só coloquei o link pq lembrei que o assunto já havia sido discutido então de repente algum modera pode vir a mesclar ou sei lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por sinal estou tomando a albumina (clara de ovo pasteurizada em pó) Naturovos, exatamente da marca que eu postei há um tempo atrás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Rambo III

Bem, minha dúvida é sobre os DOIS principais problemas da clara crua. Salmonella e menor absorção de proteína.

Esse ovo pasteurizado mata já o problema da salmonela, PORÉM fica a dúvida na questão de absorção de proteínas!

Se alguém entende bem do assunto, gostaria de saber POR QUE o ovo cru propicia uma absorção tão baixa de proteína, qual o motivo disso?

Se for algum motivo que a pasteurização resolva seria uma maravilha. Basta tomar uns 300ml disso aí puro que se estaria consumindo 10 claras de ovos com grande praticidade!

@EDITED:

Bem, andei pesquisando mais e descobri o seguinte:

Para nosso corpo absorver melhor os aminoácidos dos alimentos precisa que ocorra com estes um fenômeno denominado DESNATURAÇÃO das estruturas protéicas.

DESNATURAÇÃO

Estas estruturas são assim mantidas por interacções fracas e por isso são

facilmente quebradas quando expostas a calor, ácidos, sais ou alcool. À perda da

estrutura tridimensional chama-se desnaturação.

O processo de pasteurização consiste em aquecer a substância até certa temperatura para destruir microorganismos patogênicos ali existentes!

Segundo a wikipedia:

Existem três tipos de pasteurização[1]:

* Pasteurização lenta, em que se aplicam temperaturas mais baixas durante maior tempo. A temperatura utilizada é da ordem de 65°C durante trinta minutos ou mais.

* Pasteurização rápida, quando se aplicam temperaturas mais altas, da ordem dos 75˚C, durante alguns segundos. Este tipo de pasteurização é, por vezes, denominado HTST (High Temperature and Short Time), sigla em língua inglesa para "alta temperatura e curto tempo".

* Pasteurização muito rápida, quando a temperatura vai de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos. Também conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou "temperatura ultra-elevada".

Referências

ENTÃO FICA A DÚVIDA, ESSA PASTEURIZAÇÃO SERVE PARA A DESNATURAÇÃO DA CADEIA PROTÉICA E BOA ABSORÇÃO DOS AMINOÁCIDOS EM NOSSO CORPO, FAZENDO COM QUE POSSAMOS TOMAR ESSA CLARA "CRUA", ECONOMIZANDO TEMPO E ATÉ DINHEIRO?

Abraços.

Editado por Rambo III

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Rambo III
A clara de ovo pasteurizada que vcs estão falando é líquida ou em pó ?

A pasteurização mata microrganismos e desnatura proteínas, isso é fato. Já esse lance de melhorar absorção no corpo sai da minha esfera de conhecimentos, isso é algo mais clínico/nutricional do que químico... o que eu posso escrever será mais na base do achismo do que do conhecimento adquirido.

É líquida.

Se você está afirmando que a pasteurização desnatura proteínas já é o suficiente para o lance de absorção que eu falei! Enfim, dá pra tomar essa clara de ovo sem cozinhar que a absorção será mais alta do que tomar uma clara crua do ovo.

Muito obrigado, Martok.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso