Entre para seguir isso  
Convidado Abrahim

Charles Oliveira - Apenas um cara à bater

Recommended Posts

Convidado Abrahim

A história dos brasileiros do MMA que sofrem com dificuldades no ínicio de suas carreiras por conta da falta de condições de treino, já é bem conhecida. Depois um tempo nesse sofrimento, eles costumam decidir entre arrumar um emprego ou se manter no caminho da esperança e realizar os sonhos de lutador.

O paulista do Guarujá, Charles Oliveira, que encara Darren 'The Damage' Elkins no domingo pela categoria até 70kg, não difere desses outros lutadores. Mas o único novato do card de San Diego tem uma diferença dos demais. Ele não passou das competições de jiu-jitsu para o MMA; seu primeiro contato com o esporte aconteceu por meio de lutas amadoras, coisa que muitos lutadores hoje em dia não aceitam fazer. Mas esse tipo de transição tem o seu valor.

"Eu impressionei as pessoas com a minha agressividade e explosão nas competições de Jiu-jitsu. Eu nunca tive esse pensamento de ser um atleta da MMA, mas quando o Circuito Nacional de MMA Amador apareceu, meu técnico conversou comigo e nós decidimos fazer isso. Eu aprendi muito e a experiência foi incrível. Acho que todos os lutadores deveriam competir de forma amadora antes de se tornarrem profissionais".

O engraçado é que o Charles amador parecia um profissional.

"Era complicado, mas eu treinava muito para todas as competições".

E o garoto colecionou uma vitória com maestria no MMA amador, logo teve seu nome ventilado quando uma vaga em um torneio de oito lutadores apareceu, e o veterano do UFC Jorge 'Macaco' Patino cotou Charles para preencher a lacuna.

Era difícil imaginar que o garoto magricelo, sem experiência profissional, sairia vitorioso naquela noite. Os outros sete caras tinham muita experiência e um deles, o favorito que deveria bater o guarujaense na final, era um lutador poderoso de Muay Thai, que treinava em uma academia Gracie.

"Mestre Ericson me disse que um professor que tinha um lutador competindo naquele evento chegou perto dele e disse: 'Eu tenho um lutador que gostaria de enfrentar o Charles; vamos marcar essa luta. Ele não tem chance nenhuma hoje, o torneio está cheio de caras melhores que ele'. Mestre Ericson disse que eles conversariam depois da luta; eu venci e o cara sumiu (risos)".

Não há dúvidas de que Charles era o azarão naquela noite, mas com três finalizações ele provou que ele pertencia aos profissionais. Além disso, o garoto mostrou virtudes vistas apenas por veteranos do esporte. E apesar de estar muito feliz com seus desempenhos, Charles ainda não estava satisfeito, pois sempre depois das lutas ele ouvia promessas de lutas internacionais no WEC e na Coréia do Sul, mas elas nunca aconteciam.

"Eu entrei naqueles torneios para me tornar campeão e conquistar melhores oportunidades. Nós confiamos em pessoas que mentiram para a gente. Mas eu também conheci pessoas como o Macaco, que nunca me prometeu nada, mas o seu trabalho duro me colocou no UFC".

E Oliveira, que agora terá a sua primeira luta no UFC, acredita que a experiência vivida há um ano em Atlantic City, o preparou para o que ele irá enfrentar no octógono contra Elkins.

"Daquela vez as pessoas me vaiaram durante todo o tempo, então era um ambiente diferente. Além disso, Dom Stanco não era parecido com nenhum dos 11 lutadores que eu já havia derrotado".

Para a sua estreia no UFC, Charles acredita que os torneios o prepararam para esse grande momento, mas - ao mesmo tempo - a ideia de encarar apenas um cara no final de semana é bem-vinda.

"Nossa preparação foi 100% focada em um cara, Elkins, e nós sabemos que o seu recorde de 12-1 não é uma piada. Ele é um cara forte, experiente e, já que se trata de UFC, a luta será uma guerra. Eu espero que Deus abençoe a todos nós e eu tentarei fazer o que fiz antes e que minha explosão, agressividade e estratégia apareçam no dia 1º de agosto".

FONTE

Editado por Abrahim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso