Entre para seguir isso  
Horus

A biofísica de se levar um soco

Recommended Posts

20100118030541_sm_Sternocleidomastoideus.JPG

É difícil não respeitar a cabeça de Tito Ortiz. Tão dominadora em sua forma e proporção. De forma provocativa, nunca desiste. Tão... bem, francamente, tão inacreditavelmente gigante.

Foi somente depois de admirar a cabeça de Tito por algum tempo que aprendi que além das características estéticas óbvias, seu crânio de proporções sobre-humanas quase deu a ele a invencibilidade dentro do ringue. Incrível! E, depois de acreditar nisso por um tempo, entrei na faculdade de medicina e entendi que isso tudo não passa de uma grande besteira.

Se um crânio grande e esquisito não fornece a um lutador proteção infalível contra nocautes, o chamado "queixo de aço", o que fornece? O que permite a um lutador absorver um golpe no rosto capaz de matar um homem e sentencia o outro a entrar em colapso? A resposta é cristalina e multi-silábica: os músculos esternocleidomastóideos.

Os esternocleidomastóideos (SCM) - um em cada lado do pescoço - são músculos pares, compostos de componentes esternomastóideos que vão do esterno até o processo mastóide do crânio, imediatamente atrás e abaixo da orelha, e o músculo cleidomastóideo, que vai da clavícula até o mastóide. Quando flexionado, o SCM faz a cabeça girar na direção oposta. Flexionar os dois SCMs em alternância faz a cabeça balançar como quando dizemos "não", como alguém poderia fazer para repelir um médico excessivamente preocupado ao lado do ringue. Flexionando-os simultaneamente movimenta-se o pescoço para frente e estende-se a cabeça – na circunstância correta isso acarreta em uma força oposta à do golpe na cabeça. É por isso que lutadores muitas vezes parecem mergulhar na direção do soco.

Qualquer um pode olhar em um espelho e flexionar seus SCMs, parecendo um pouco como Lou Ferrigno depois de alguém irritar seriamente Bruce Banner. Os músculos são salientes. Infelizmente, eles são também isolados; nenhum outro músculo os suporta quando eles resistem ao movimento do crânio para trás.

Além disso, organizados contra ele estão os músculos usados para se dar um soco: gastrocnêmios, glúteos, grandes dorsais, grandes peitorais, tríceps, etc. Esses são alguns dos mais poderosos músculos do corpo. Não é surpreendente que raramente vemos o socador, depois de um soco bem dado na cabeça, segurar sua mão em dores e cambalear assombradamente para trás enquanto seu oponente flexiona seus SCMs e sorri; a aritmética muscular está firmemente em favor do socador.

Quando um soco com força suficiente acerta a face, ele move a frente do crânio em direção aos lóbulos frontais do cérebro. Essa é a irredutível doce ciência da lesão no cérebro. Uma pancada suave nos lóbulos frontais causa vários graus de sedação do sistema nervoso central - ela abala o cérebro - e uma pancada com força suficiente simplesmente desliga o cérebro. Convulsões não são incomuns.

Quando o golpe na cabeça vem de algum ângulo ao invés de vir diretamente, apenas um dos SCMs se opõe à força: a aceleração resultante do crânio e o dano no cérebro são muito maiores.

Pior ainda, quando um lutador é atingido no queixo, a mandíbula cria uma alavanca que amplia a força e o dano. Esse é o fenômeno do lutador atingido "no botão". A propósito, esse é o argumento para, em igualdade de condições, lutadores com cabeças grandes e com queixos como o de homens pré-históricos estarem na verdade em desvantagem teórica na resistência a golpes.

Por último, a anatomia do cérebro faz com que os golpes na nuca sejam particularmente perigosos. Os músculos extensores do pescoço são bem mais fortes que os SCMs, mas a parte do cérebro sob ataque é mais delicada. Os lóbulos frontais lesionados por um golpe frontal controlam a fala, os movimentos e o pensamento - todas as habilidades neurológicas que vemos desgastadas em velhos boxeadores. A parte de trás do cérebro, o rombencéfalo, controla a respiração, os batimentos cardíacos, a deglutição e a pressão sanguínea. Lutadores que se feriram nessa parte do cérebro não atingem a terceira idade.

Matt Pitt é um médico com títulos acadêmicos em biofísica e medicina. Ele é licenciado pela ABMS em medicina de emergência e é pós-graduado em lesões na cabeça e em traumas multissistêmicos. Para fazer uma pergunta que poderá ser respondida em um artigo futuro, envie um e-mail para ele em mpitt@sherdog.com

Fonte: http://www.sherdog.com/news/r/Fistic-Medic...g-a-Punch-22134

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Feio_Pobre & Burro

bem legal. valeu.

não ficaria surpreso se investigando a anatomia de caras que reconhecidamente difíceis de nocautear encontrassem caracteristicas raras ou mesmo unicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Post no tópico errado.

Editado por Horus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bem legal. valeu.

não ficaria surpreso se investigando a anatomia de caras que reconhecidamente difíceis de nocautear encontrassem caracteristicas raras ou mesmo unicas.

verdade, antes do fedor ser derrotado (antes ele era o deus, o alien lembram?) já ía ter neguim dizendo que ele tem uma peça de titânio ou de fibra de carbono acoplada no pescoço... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante a matéria.

Sobre essa parte:

"Pior ainda, quando um lutador é atingido no queixo, a mandíbula cria uma alavanca que amplia a força e o dano. Esse é o fenômeno do lutador atingido "no botão". A propósito, esse é o argumento para, em igualdade de condições, lutadores com cabeças grandes e com queixos como o de homens pré-históricos estarem na verdade em desvantagem teórica na resistência a golpes."

Lembrei na hora do Cain Velasquez, no último vídeo que vi dele, uma entrevista, deu pra ver que ele tem uma cabeça e queixo enormes, até imaginei se isso seria uma vantagem, nessa parte que destaquei está a resposta. É, o chicano enfrentar alguém com o punch do Lesnar não vai ser fácil não, depois dessa acredito mais ainda na vitória do Lesnar.

Editado por Axe_Spartan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e tem gente q vive falando q lutador n tem força pra KO ou quando lutador leva ko num jab chamam de keixo de seda

força pra dar KO no prime minota ateh uma criança tem

angulo vale muito mais q força e keixo de granito

obrigado fisica :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso