Entre para seguir isso  
Odorico

Ainda é no mínimo lógico Fedor estar no topo das listas!

Recommended Posts

Acompanho as lutas de MMA desde os primeiros UFC's, quando o Royce era rei e o BJJ era, disparado, o mais eficiente dos estilos de luta. Depois disso, pudemos testemunhar o surgimento de grandes atletas como Ruas, Severn, Coleman, Belfort, Lidell, Couture, Anderson... e no Pride com Wanderley, Minotauro, Vovchanchin, Arona, Sakuraba, Crocop, Barnett e outros que tiveram o seu auge e depois algum - no mínimo um! - revés.

Se avaliarmos os períodos durante os quais estes lutadores ficaram invencíveis, não creio que qualquer um deles passe de 3 ou 4 anos. Houve altos e baixos pra todos, mesmo que eles fossem atletas ímpares e inovadores em seus estilos de luta. No entanto, há aí uma única excessão: Fedor Emilianenko! E não é assim porque eu quero ou porque gosto; é assim porque os números provam.

Se considerarmos a luta contra o Kosaka como uma derrota normal - o que eu não considero! - mesmo assim, ela ocorreu em 2000 (quase 2001). A próxima derrota do russo aconteceria em 2010, ou seja, quase 10 anos depois. E o mais interessante é que, durante estes 10 anos, Fedor enfrentou tops de todos os estilos e em seus auges. Por exemplo:

- Venceu o Minota lutando no GnP, dando o braço, o pescoço e a cabeça para o brasileiro, que não pode fazer nada a não ser aguentar bravamente o castigo que lhe era imposto pelo russo, mesmo este estando em sua guarda;

- lutou um combate memorável com o Crocop, 90% em pé, na trocação, e venceu de maneira unânime, acachapante;

- Pegou o Goodridge e, ao invés de levar para o chão e encerrar logo a fatura, moeu o americano na pancada, no boxe. Levou um pilão do Randleman, caiu de cabeça de 2 metros de altura e, depois, como se nada tivesse acontecido, dominou o braço do cara com uma facilidade tremenda;

Além dos citados acima, há várias outras vitórias memoráveis como sobre o Shilt, Fujita, Coleman, Hong Man Choi, Mark Hunt (lutador duríssimo), Herring, Arlovski, Sylvia (estes dois últimos eram ex-campeões do UFC). É só escolher...

E agora, depois da derrota para o Werdun, aparece um monte de gente indignada com o fato do Fedor ainda figurar como o n°1 HW do mundo quando se faz uma pesquisa de opinião ou um ranking qualquer!

Ora, o Lesnar, em 3 anos, fez 6 lutas, perdeu uma para o Mir - um lutador no máximo mediano - e literalmente SOBREVIVEU à última luta contra o Carwin, e só o fez porque o outro não tem gás pra mais de um round e não soube dosar seu fôlego (talvez por falta de experiência em lutas mais longas). Tenho certeza que se fosse o Fedor lá, principalmente no auge, nem um dos dois passaria do 1° Round, principalmente porque são lentos demais e sem fôlego algum!!!

Para encerrar, não acho que o Fedor seja imbatível e que os outros Tops HW não teriam, hoje, condição de vencê-lo ou de igualar seu feito. Contudo, pra isso acontecer, Lesnar, Carwin, Werdun, Velásquez, Overeen e Cigano, por melhor que sejam, ainda terão que comer muito feijão pra deixar a marca que o russo deixou. Como é para o Pelé, quem é rei NUNCA perde a majestade!

Sem mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só discordo da parte dos lentos e sem fôlego, Lesnar tem fôlego e tb é muito rapido pro seu peso isso ñ tem como negar. No mais penso a mesma coisa, o gordinho deu um mole mas acho q foi positivo pra carreira dele essa derrota.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fedor já não está mais no topo das listas, aquele outro tópico é sobre uma enquete. Saiu algum ranking com ele no topo? Acho que não.

Pela história, também acho que Fedor é o melhor. Mas, NO MOMENTO, não é, já que luta pouco e perdeu a última. Ranking retrata momento e não história.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom. Excelente artigo. Só discordo na parte do ´´Hong Man Choi``, não o considero atleta de peso apenas showman.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É no mínimo lógico que o criador do tópico não leu as regras do Fórum!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É no mínimo lógico que o criador do tópico não leu as regras do Fórum!

Amigo, não li mesmo! Pra falar a verdade, nem sei onde estão as regras. Poderia me ajudar com isso!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Caique Macedo

um dos melhores textos q já li.

parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso