Entre para seguir isso  
Dudu show

Jorge Santiago em entrevista exclusiva

Recommended Posts

1273754162.m.jpg

Campeão peso médio do Sengoku, Jorge Santiago quer respirar novos ares. Após seis vitórias no evento japonês, o atleta da American Top Team sonha em voltar aos eventos americanos, onde também se sagrou campeão. Em entrevista exclusiva à TATAME, Jorginho conta que seu grande desejo no momento é entrar no Strikeforce, falou sobre os treinos na ATT, a preparação de Antônio Pezão para a luta contra Andrei Arlovski, neste sábado, relembrou a revanche com Mamed Khalidov, vingando a derrota sofrida em 2009, comentou o domínio de Anderson Silva no UFC e muito mais.

Depois da luta, como está o ritmo dos treinos?

Estão bem, já estou treinando. Em fevereiro eu passei um mês aí para descansar, mas logo voltei para a preparação. Tinha uma galera que estava se preparando para lutar, então eu não podia dar mole. Talvez aparecesse uma luta aí e eu não estou mais a fim de ficar de bobeira. Tem uma galera que eu acho que vai lutar agora, o Pezão está fazendo a preparação, então isso ajudou para eu conseguir me preparar.

O que você achou da revanche contra o Mamed Khalidov?

Foi difícil, o cara é duro para caramba, pouca gente o conhecia. Depois da última vez que eu fui saber quem é o cara também, procurei até pesquisar. É um grande nome na Europa, perdeu só uma vez. Aconteceu de eu perder na primeira vez, mas fiquei acordado para não dar mais mole. É difícil lutar com uma pessoa que você não conhece e não sabe o que pode vir. Quando o cara que está na mídia o tempo todo, você já sabe mais ou menos o jogo dele... Então foi difícil de treinar para ele, mas eu tinha a pressão de ter o cinturão e segurar, então eu procurei fazer um jogo bem cauteloso porque tinha que manter o cinturão, isso que era importante. Na outra luta não tinha cinturão, mas nessa tinha.

Você acha que foi determinante na primeira luta o fato de você não conhecer ele, mas na segunda já poder traçar uma estratégia mais definida?

Foi. A estratégia foi bem mais certinha para a última luta. Lógico que foi uma luta sem arriscar muito, confesso que fiz uma luta bem cautelosa, porque tinha um título envolvido. É aquela história de que se você é o campeão, você tem que se manter campeão, não interessa a maneira que vai decorrer a luta... O cara tem que correr atrás.

Já tem alguma expectativa de data ou adversário pra a sua próxima luta?

Já falaram, mas não me deram um oponente certo ainda. O Sengoku vai voltar agora em junho, se não me engano, e eu estou aqui vendo se consigo lutar nos Estados Unidos. Estou vendo aqui oportunidades, tem eventos, estou vendo o que eles estão querendo, mas é uma questão de conversa. Me passaram da noite pro dia, mas creio que, em breve, vou estar lutando aqui nos Estados Unidos também.

O seu contrato permite que você faça lutas nos Estados Unidos também?

Eles estão permitindo. O único compromisso que eu tenho com eles é de que, daqui a seis meses, eu vou defender o cinturão dos médios. Fora isso, contanto que não seja UFC, pois eles querem contrato exclusivo com eles, eu posso lutar em qualquer outro lugar, tipo no Strikeforce e em outros eventos, que é o que eu estou procurando fazer agora. Quero manter o cinturão dos médios lá de seis em seis meses e no meio tempo fazer uma luta por aqui.

Você tem mais quantas lutas no contrato?

Um número de lutas cravadas eu não tenho, só tenho o compromisso de voltar lá para defender o cinturão. A gente está para conversar sobre um novo contrato. Estou aguardando eles e, ao mesmo tempo, estou vendo outras oportunidades aqui nos Estados Unidos, então no momento eu estou só esperando aparecer alguma coisa e estou preparado. Se for uma coisa boa, eu estou encarando.

Como você está vendo o crescimento dos eventos na sua categoria como Strikeforce, Bellator, entre outros?

Graças a Deus está começando a bombar a categoria. Nos Estados Unidos, fora do UFC, eu acho que a categoria está até melhor, pois a galera do Strikeforce está com um pessoal bom como o Robbie Lawler, Melvin Manhoef, Jacaré, tem uma galera boa. Vai voltar a bombar a categoria até 84kg nos Estados Unidos e espero que não só no UFC, como esses caras novos que estão aqui no Strikeforce. É uma galera que eu tenho muita vontade de lutar.

Como você acha que seria a sua entrada no Strikeforce?

Estou doido para lutar com esses caras, é o que eu quero, estou atrás do Strikeforce. Se Deus quiser eu consigo bater de frente com esses malucos. Tenho um caso mal resolvido aqui no Strikeforce, venci o GP ao nocautear duas lutas, entendeu? Infelizmente acabou o meu contrato naquela época e eu fechei no Japão, então a gente tem um caso mal resolvido aqui. Tem caras nos Estados Unidos pagando de campeão no 84kg, mas não quiseram lutar comigo e o acordo era esse. Infelizmente eu saí daqui, então eu estou com um caso mal resolvido para eu resolver, um caso pendente mesmo.

Como está o treino com o pessoal da ATT, já que tem caras como o Pezão que farão lutas por agora?

O treinamento foi muito bom, a galera treinou bem na ATT. O Pezão fez um camp ótimo, não podia ser melhor. Estou encontrando os caras nos treinos dele para essa luta. Luta é muito difícil de prever, mas estou muito confiante de que ele vai nocautear o Arlovski, a não ser que o Arlovski queira levar ele para o chão, mas acho que ele não vai, porque não é a especialidade dele. Se ele ficar em cima ele cai, porque o bichão treinou para caramba.

Levar pro chão também não pode ser uma boa ideia do Arlovski, né?

Foi o que eu falei para ele. O jogo do cara é em pé, mas eu sou mais o seu (Pezão). Para baixo que ele não vai botar, a menos que ele seja louco. É só uma questão de tempo para a luta acabar.

Como você está vendo esse domínio do Anderson na sua categoria, ficando praticamente sem oponente para lutar?

Saiu uma galera do UFC que eu vi, então ficou um pouco mais pobre a nossa categoria no evento. Hoje em dia eu não vejo ninguém que possa tirar o Anderson de lá. Admiro muito o estilo de luta dele, inclusive já falei isso para ele, me espelho muito nas coisas que ele faz e, por agora, eu não vejo ninguém que possa bater ele. O UFC está precisando dar uma bombada na categoria porque está até covardia o Anderson lutar nessa categoria (risos). Ele tem que subir para meter a porrada na galera de cima também. Espero que inovem, né? Dizem que estão inovando, então deve aparecer uma galera no evento também.

Você não acha que o Vitor Belfort seria um nome forte para tentar tirar esse cinturão do Anderson?

O Vitor tem chance. Luta é aquela coisa, você nunca pode subestimar o seu adversário. É um dos caras que podem lutar e que tem potencial para lutar. Acho que, hoje em dia, o grande nome seria ele, mas ainda assim eu acho que dá Anderson. Acho que o “negão” tem um jogo muito mais diversificado para botar para dentro do octagon junto com o Vitor. O Vitor é um grande lutador, mas tem que fazer muito mais do que o Anderson, ele é o campeão, então tem que provar mais, correr atrás dele.

O Dana White falou que, caso o Anderson vença as duas próximas lutas, ele vai tentar forçá-lo a subir de peso. Você acha certo ele tentar forçar o cara ao invés de reforçar a categoria?

Eu boto fé que ele sobe e ainda pega os dois cinturões, cara (risos). É claro que ele que sabe o que é melhor para ele, ele tem condições de ser campeão até no meio-pesado, cara. Está sem adversário para o cara lá, ele está muito livre.

O Shogun já disse que aceitaria enfrentar o Anderson. Como você acha que seria essa luta?

Fica difícil de dizer porque são dois caras que tem talento mesmo. Seria uma luta que eu iria assistir na primeira fila, sentar com a pipoca no colo e nem piscar porque ali, qualquer mole que um der pode acabar a luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa entrevista, acho que o Jorge focado e no gás, complica pra muita gente no Strikeforce.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

editarão a pergunta sobre os treinos do pezão !!! pq o pezão não treina mais na att ... ele está treinando com o Benkei e o Ouali .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
editarão a pergunta sobre os treinos do pezão !!! pq o pezão não treina mais na att ... ele está treinando com o Benkei e o Ouali .

Então ele saiu da ATT? Só ele tá treinando lá ou tem mais alguém?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso