Entre para seguir isso  
pipo

Agentes do caos do UFC: lutadores que podem abalar o MMA em 2025

Recommended Posts

•  

Todo esporte ama um pouco de drama -- um pouco de caos. Artes marciais mistas certamente não são exceção.

Na verdade, 2025 começou com o peso leve do UFC Renato Moicano aceitando uma disputa de título com 24 horas de antecedência após o desafiante ao título dos leves Arman Tsarukyan ter desistido de sua luta contra Islam Makhachev um dia antes do UFC 311. Moicano não conseguiu capitalizar a oportunidade, mas você consegue imaginar se tivesse? Este é um esporte em que o status quo pode ser virado de cabeça para baixo a qualquer momento.

Conforme avançamos no ano, aqui estão alguns nomes que acredito que podem emergir como agentes do caos. Não se trata de previsões de campeonatos ou de nomear os melhores lutadores de cada categoria de peso. Esses são os lutadores de cada divisão que estão posicionados de forma única e talentosos o suficiente para alterar muito o cenário da categoria de peso.

4020435.pngPeso palha: Tatiana Suarez

Suarez é a resposta óbvia, mas ela também é a única resposta. Vamos ser realistas: não há nenhuma perspectiva genuína e imperdível no peso-palha agora. Há jovens talentos, é claro, mas esta é uma divisão que agora opera com a força de nomes familiares. Suarez sempre foi esse curinga — não apenas nesta divisão, mas no MMA feminino em geral. Nós realmente não sabemos seu teto. Há muitas semelhanças entre sua carreira e a de Khamzat Chimaev . Ela é absolutamente dominante quando consegue competir, o que infelizmente não tem sido frequente. Se ela se mantiver saudável, ela pode criar muito caos, começando no UFC 312 em 9 de fevereiro ao desbancar a lutadora feminina número 1 libra por libra do mundo, Zhang Weili .

4336757.pngPeso mosca masculino: Kai Asakura

Ano passado, minha escolha para agente do caos nesta divisão foi Tatsuro Taira , e quase fui com ele novamente. Taira tem sido incrível ao longo de sua carreira profissional de 16-1. E o fato de ele ter apenas 24 anos o torna ainda mais incrível. Mas esta lista é sobre caos , e seu compatriota Asakura tem mais potencial para criar isso. Taira tem uma chance melhor de ganhar um campeonato do UFC em 2025, mas Asakura tem uma chance melhor de comandar a atenção com seu estilo divertido e carisma. Ele certamente vai lutar contra oponentes de alto nível, e ele carrega uma presença na mídia que, francamente, Taira ainda não tem. Embora Asakura já tenha perdido para o campeão Alexandre Pantoja , ele pode abalar esta divisão de mais de uma maneira.

4608674.pngPeso mosca feminino: Manon Fiorot

Pelo segundo ano consecutivo, Fiorot é meu potencial agente do caos desta divisão. Realmente não houve muito caos no peso mosca feminino em 2024. Houve apenas uma luta pelo título e apenas uma luta pela desafiante nº 1 (na qual Fiorot venceu Erin Blanchfield ). Este ano, a divisão de 125 libras se encontra no status quo: Valentina Shevchenko está no topo, aguardando sua próxima desafiante. Fiorot é legítima. Ela é um problema. Ela acabou de vencer, sem dúvida, a melhor lutadora da divisão em Blanchfield. Ela tem experiência de nível de campeonato de sua vitória em 2023 sobre Rose Namajunas . Ela é física e uma striker dinâmica. E ela está carregando a tocha do MMA francês. Fiorot pode se encontrar no centro das atenções nesta divisão.

5088844.pngPeso galo masculino: Raul Rosas Jr.

Para registro, não estou prevendo que este seja o grande ano de Rosas. Aos 20 anos, ele ainda tem muito tempo disponível, e o UFC sabe disso. Espero que ele tenha mais experiência este ano contra um nível de competição medido. Não espero que ele entre no top 10. Mas em termos de caos, ninguém nesta divisão tem tanto potencial para isso quanto Rosas. Ele é uma anomalia completa no esporte. Ele já está 4-1 no UFC, e ninguém acumula tantas vitórias contra oponentes do calibre do UFC antes de seu aniversário de 21 anos. É incrível. Se ele tiver uma oportunidade contra o topo da divisão, será imperdível porque será tão notavelmente raro.

2516131.pngPeso galo feminino: Amanda Nunes

Esta divisão ainda está encontrando sua identidade, mais de um ano e meio após a saída de Nunes. Ela está assumindo a identidade de " divisão de Kayla Harrison ", embora Julianna Peña seja quem esteja segurando o cinturão. É revelador, no entanto, que Peña esteja pedindo para Nunes sair da aposentadoria -- e se Harrison vencer Peña quando elas lutarem no final deste ano, espere que ela faça a mesma coisa. Esta divisão sente falta de Nunes e a quer de volta. E eu acho que Harrison poderia realmente convencê-la a retornar. Se a melhor lutadora feminina de todos os tempos sair da aposentadoria para enfrentar Harrison, sua ex-companheira de equipe, então sim, nada mais caótico vai acontecer do que isso.

4351319.pngPeso pena: Youssef Zalal

Olha, sabemos o quão bom Ilia Topuria é, certo? Ele está classificado em 4º lugar no ranking libra por libra da ESPN. Sabemos o quão bom Alexander Volkanovski é. Diego Lopes , Yair Rodriguez , Movsar Evloev — todos esses caras no topo da divisão estão lá há algum tempo, e qualquer um deles parece capaz de ganhar um campeonato. Então, se você está procurando por caos, provavelmente virá de talentos mais jovens, caras que podem potencialmente virar o top 10 do ranking. Farid Basharat , Felipe Lima , Jean Silva ... e Zalal. Ele teve 3-3-1 em uma passagem anterior no UFC (incluindo uma derrota para Topuria em 2020), mas desde que renovou no ano passado, ele está 3-0 com três finalizações. Ele é muito bom, e seu estilo se destaca.

4008549.pngPeso leve: Paddy Pimblett

Este é um grande ano para Pimblett. Ele está no UFC há três anos e fez seu trabalho. Ele é um nome conhecido e seu histórico com a promoção é 6-0. Ele ganhou quatro bônus de desempenho. Ele derrotou um veterano/lenda em Tony Ferguson . Este ano veremos o quão real ou não real Pimblett é. Um grande passo à frente na competição está chegando. Agora, parece que ele pode enfrentar Michael Chandler , mas nada foi anunciado. Seja quem for, ele vai lutar contra alguém de grande importância na divisão, e ele vai fazer isso em um grande card. Espero vê-lo lutar no evento International Fight Week do UFC em Las Vegas no verão. Se Pimblett continuar a finalizar oponentes em 2025, ele terá um impacto enorme no cenário desta categoria de peso.

4294832.pngPeso meio-médio: Carlos Prates

Prates é um destaque entre um time de destaques. A academia Fighting Nerds está tomando conta do esporte, e Prates tem o maior potencial no momento. O peso médio Caio Borralho e o peso pena Jean Silva também são candidatos a "agentes do caos" deste time, mas Prates derrotou quatro oponentes difíceis em 2024. E ele ganhou quatro bônus de Performance da Noite em um único ano. Você sabe o quão difícil isso é? Ele tem um sério "fator" entrando em 2025, e se seu talento se mantiver conforme a competição fica mais difícil, ele pode se tornar um dos maiores agentes do caos em todo o esporte, independentemente da categoria de peso.

5061870.pngPeso médio: Bo Nickal

É simplesmente impossível colocar alguém além de Nickal nessa posição. A performance mais recente de Nickal — uma vitória por decisão sobre Paul Craig em novembro — foi percebida por muitos fãs como a mais decepcionante de sua carreira. É o que acontece às vezes em meio ao nível de expectativas sob o qual ele está. Espera-se que ele seja perfeito e dominante, então qualquer coisa menos que isso pode ser considerada um fracasso. Mas Nickal tem o tipo de potencial que pode fazê-lo passar de não classificado (como ele está atualmente) para campeão em 12 meses. Isso está longe de ser provável, mas não impossível — e ninguém mais nesta divisão pode reivindicar esse tipo de imprevisibilidade e potencial para o caos.

4695736.pngPeso meio-pesado: Carlos Ulberg

Esta divisão ainda parece estar recarregando talentos. Todas as divisões passam por ondas em termos de profundidade, especialmente as mais pesadas. Não estamos na era de ouro dos meio-pesados, quando você compara com uma década atrás, quando Jon Jones estava correndo uma manopla de Mauricio "Shogun" Rua , Quinton "Rampage" Jackson , Lyoto Machida , Rashad Evans , Vitor Belfort , Alexander Gustafsson , Glover Teixeira e Daniel Cormier . Dito isso, um dos pontos positivos recentes desta divisão tem sido Ulberg. E dado o fato de que ele é um striker de destaque, se ele vencer um nome estabelecido em Jan Blachowicz quando eles se encontrarem em março e avançar para uma potencial disputa de título contra o colega kickboxer e campeão da divisão Alex Pereira , Ulberg pode se tornar um superstar da noite para o dia.

4010976.pngPeso pesado: Tom Aspinall

Isso pode ser trapaça, já que estou escolhendo alguém como um "agente do caos" que já está segurando um cinturão interino. Mas minha razão para fazer isso é simples e indiscutível. Aspinall tem uma chance de vencer Jon Jones em 2025. O UFC tem que marcar a luta com sucesso primeiro, e então Aspinall tem que realmente fazer o trabalho. Mas se ele fizer isso, ele se tornará o primeiro homem a vencer Jones legitimamente dentro do octógono (a única derrota de Jones foi por desqualificação em 2009), o que seria a coisa mais significativa e caótica a acontecer no esporte durante todo o ano.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo de alguns aí

Nos moscas Asakura já jogaram as fichas na primeira luta.  Acho q Manel Kape é o nome em franca evolução

Tb acho Pimblett e Rosas JR superestimados.  O primeiro se colocarem o Moicano na sua frente já se encerra o hype do inglês.  Rosas Jr ta na categoria com o maior material humano da organização e n vejo esse talento fora de série como tentavam vender qdo ele era um sub 17 no UFC. 

Bo Nickal é outro q parece mais hype do q talento.  Mto bom na luta agarrada, mas jogo manjado em pé.  Tenho a impressão q ele vai sucumbir qdo pegar o primeiro encardido pela frente como um Anthony Hernandez.

Ulberg saberemos se é de verdade contra Jan em março

Já Aspinall esse acho q vem pra cravar o nome na categoria.  Jon Jones não vai segurar a onda ali

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 1/29/2025 at 1:26 PM, Rappa Hemp disse:

Discordo de alguns aí

Nos moscas Asakura já jogaram as fichas na primeira luta.  Acho q Manel Kape é o nome em franca evolução

Tb acho Pimblett e Rosas JR superestimados.  O primeiro se colocarem o Moicano na sua frente já se encerra o hype do inglês.  Rosas Jr ta na categoria com o maior material humano da organização e n vejo esse talento fora de série como tentavam vender qdo ele era um sub 17 no UFC. 

Bo Nickal é outro q parece mais hype do q talento.  Mto bom na luta agarrada, mas jogo manjado em pé.  Tenho a impressão q ele vai sucumbir qdo pegar o primeiro encardido pela frente como um Anthony Hernandez.

Ulberg saberemos se é de verdade contra Jan em março

Já Aspinall esse acho q vem pra cravar o nome na categoria.  Jon Jones não vai segurar a onda ali

concordo com vc

to de olho no Ulberg se ele atropelar o Jan, é um risco pra toda categoria

o Aspinal ngm para ele.. aí pra mim é certeza

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso