pipo 0 Postado 13 horas Shara Magomedov teve um ano incrível. (Mike Roach/Zuffa LLC via Getty Images) Que ano foi para as estrelas emergentes do MMA em 2024. Alguns se impulsionaram do desconhecido para títulos mundiais, outros dispararam por suas divisões tão rápido que não deixaram nada além de baforadas de cigarro em seu rastro. Um canalizou o lendário machismo do microfone do grande Chael Sonnen, enquanto outro trouxe uma energia tão única que fez com que nós, espectadores mais velhos, sentíssemos sua idade. Por muitos anos, as pessoas não conseguiam imaginar como o UFC continuaria relevante sem seus nomes de destaque. Quando Quinton "Rampage" Jackson nocauteou Chuck Liddell em 2007, pensou-se que a empresa entraria em colapso devido ao declínio de seu megastar moicano. Uma década depois, o mesmo foi dito sobre Conor McGregor quando ele se afastou do esporte para sua luta de boxe com Floyd Mayweather. Lutadores emergentes nos mostram que não há fim para a esteira rolante de talentos que podem ganhar os olhos das massas. Quando achamos que já vimos de tudo, esses jovens impetuosos surgem, aparentemente do nada, e nos lembram por que amamos tanto o esporte. Sem mais delongas, aqui estão os lutadores de MMA revelação do Uncrowned de 2024. Carlos Prates parece ser o futuro da divisão dos meio-médios do UFC. (Chris Unger/Zuffa LLC) 1. Carlos Prates O homem que eles chamam de “O Pesadelo” provou ser exatamente isso para cada peso médio que teve o azar de cruzar seu caminho em 2024. Em quatro lutas, Carlos Prates conseguiu quatro nocautes, além de levar para casa um bônus de Performance da Noite em cada uma de suas saídas no Octógono. O físico esguio e o poder de parada brutal do brasileiro fizeram algumas pessoas compará-lo ao campeão meio-pesado Alex Pereira, e se sua forma permanecer intacta no ano novo, não demorará muito para que o vejamos ostentando ouro na cintura para combinar com o de seu compatriota. O fato de Prates falar abertamente sobre fumar cigarros aumentou a tradição que está crescendo ao seu redor. Depois de parar Li Jingliang em Perth, uma das grandes conclusões de sua coletiva de imprensa pós-luta foi que ele estava incrivelmente decepcionado com os preços australianos para pregos de caixão. Fumante ou não, ele está abrindo caminho na categoria dos 77 quilos, o que o torna um dos lutadores mais emocionantes de se assistir em 2025. Diego Lopes entra em 2025 à beira da disputa pelo título do UFC. (Jeff Bottari/Zuffa LLC) 2. Diego Lopes Ainda me lembro da primeira vez que Diego Lopes apareceu em nossos radares, aceitando uma luta de última hora com o inabalável Movsar Evloev em 2023. A cada minuto que passava, o atleta da academia Lobo conquistava nosso respeito, e parece que isso continuou muito além de sua única derrota no UFC naquela noite, tornando-o um dos lutadores mais amados da categoria até 145 libras. Lopes teve um 2024 incrível, começando com sua aparição no UFC 300. Sodiq Yusuff parecia um salto significativo na oposição após sua vitória sobre Pat Sabatini, mas Lopes levou menos de 90 segundos para eliminá-lo. Sempre seria difícil roubar as manchetes depois que Dan Ige apareceu com três horas de antecedência para enfrentá-lo no UFC 303, mas agora uma vitória sobre o eterno desafiante Brian Ortega o colocou à porta da disputa pelo título em 2025. Se ele enfrentar o poderoso campeão peso-pena Ilia Topuria, sem dúvida será uma das lutas mais amigáveis aos fãs do ano. Dakota Ditcheva ganhou bastante dinheiro em 2024. (Jose Peñuela / PFL) 3. Dakota Ditcheva Lembra daquela história que eu estava contando sobre Chuck Liddell na introdução? Bem, acho que é justo dizer que muitas pessoas tiveram o mesmo tipo de sentimento sobre a PFL quando Kayla Harrison se separou da empresa em janeiro. Então apareceu Dakota Ditcheva. A atacante de Manchester teve várias lutas de destaque na PFL desde 2022, mas acreditava-se que ela teria problemas com o formato do torneio global, o que a forçaria a lutar o melhor que a promoção pudesse oferecer na categoria de 125 libras. Errado. A campanha de quatro lutas e quatro paralisações de Ditcheva a colocou na briga para Lutadora Feminina do Ano. E sim, é raro alguém estar na briga para Lutadora do Ano e ser considerada uma estrela revelação — mas o que é raro também é maravilhoso. Com a força do calendário e a natureza enfática de suas vitórias — nenhuma mais impressionante do que a vitória sobre a ex-desafiante ao título do UFC, Taila Santos — Ditcheva é um dos nomes mais quentes do esporte rumo a 2025. Este homem acertou um double spinning backfist. O que mais precisa ser dito? (Chris Unger/Zuffa LLC) 4. Sharaputdin Magomedov Na minha opinião, "Shara Bullet" é a coisa mais próxima que vimos de um promissor russo desde que Khamzat Chimaev entrou em cena em 2020. Claro, ele pode não ter o mesmo teto que Chimaev — que acreditamos que finalmente lutará pelo ouro do UFC em 2025 — mas ele é igualmente intrigante. Assim como Chimaev, ele tem a aparência de um vilão de um filme de James Bond devido a ele ostentar apenas um olho funcional. Para adicionar a isso, ele quebra o molde do produto experiente em grapple do Daguestão, dado que parece que ele não tem interesse legítimo em lutar uma vez que a porta da jaula se tranca atrás dele. Magomedov conquistou três vitórias em 2024, mas sua oferta final contra o condecorado lutador de Muay Thai Armen Petrosyan levou o biscoito. Seu nocaute duplo com o backfist giratório é um espetáculo que viverá muito na memória dos fãs de luta, e com uma dança marcada contra o também espetacular striker Michael “Venom” Page em 1º de fevereiro, podemos estar tirando nossos queixos do chão novamente muito em breve. Paul Hughes não perdeu tempo ao assinar com a PFL. (REUTERS/Hamad I Mohammed) 5. Paulo Hughes Não faltou o meme "quem diabos é esse cara" quando Paul Hughes recebeu o status de agente livre mais quente do MMA após lutar pelo seu contrato com o Cage Warriors em abril. Quando ele e Ian Machado Garry estavam na promoção europeia, havia um debate em andamento na Irlanda sobre quem era o produto mais talentoso do país. Em 2024, Hughes nos lembrou o porquê. Logo após sua vitória de estreia no PFL/Bellator sobre Bobby King, a frase “muito cedo demais” foi desgastada nas semanas que antecederam seu confronto com o ex-campeão AJ McKee. Mas Hughes era poesia em movimento na luta saudita, não apenas exibindo suas mãos potentes, mas também sua defesa de wrestling estelar. Tendo recusado o UFC para se juntar às fileiras do PFL, era difícil não ficar impressionado com suas proclamações corajosas. Sua recompensa pela vitória sobre McKee vem na forma de um confronto em Dubai com o campeão peso leve do Bellator, Usman Nurmagomedov, em 25 de janeiro. Se ele levantar a mão, verá sua profecia do campeonato com a promoção cumprida. Menções honrosas: Michael Morales Jean Silva Payton Talbott Oban Elliott Carlos Johnson Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João P 0 Postado 13 horas Excelente, uma lista imparcial, olhando tbm para fora do UFC. Olhando estes nomes dá uma sensação boa que apesar dos problemas entre as organizações e outras oportunidades o MMA continua evoluindo muito tecnicamente. O nível de Muay Thai aplicado ao MMA do Carlos Prates e do Shara me brilham os olhos. Ambos forjados na Tailândia que pra mim hoje, com suas academias cada vez mais globalizadas, se torna um lugar maravilhoso para quem quer evoluir. Antes que alguém fale eu sei que o Carlos Prates atualmente treina no excelente laboratório de luta da Fighting Nerds (que eu acho que realmente merece o titulo de academia do ano!) mas não tem como negar o impacto que a Tailândia teve em sua formação. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites