Entre para seguir isso  
pipo

Os momentos mais chocantes do MMA em 2024: 11 surpresas que não prevíamos e os momentos mais estranhos, selvagens (e às vezes até idiotas)

Recommended Posts

 

 

Como geralmente acontece, a única coisa verdadeiramente previsível no MMA é o imprevisível. O ano de 2024 não foi diferente. Havia muitas surpresas reservadas para nós, coisas que nos pegaram completamente desprevenidos. E não estamos falando apenas no sentido de apostas esportivas de azarões chocando o mundo.

Estamos falando de coisas que nunca vimos chegando. Coisas que saíram do campo esquerdo. Feitos que poderiam ter parecido quase impossíveis em janeiro.

Aqui estão as maiores surpresas do MMA em 2024.


O festival de amor de um ano de Dana por Jon Jones

Este foi um desenvolvimento estranho, mesmo porque Jon Jones provavelmente custou mais dinheiro ao UFC do que qualquer um fora de Cung Le. Ao longo de sua carreira, Jones foi destituído de títulos, expulso de Vegas, suspenso por grandes partes do calendário do UFC e arrancado dos ringues de boxe depois que os agentes antidrogas foram embora . Ele até afundou o UFC 151 quando se recusou a lutar contra Chael Sonnen em cima da hora.

Bem, o time dele fez. Aqueles matadores de esporte. Ainda uma das decisões mais "idiotas" já tomadas.

No entanto, ao longo de 2024, não importa se foi Tom Aspinall ganhando o título interino dos pesos pesados ou Alex Pereira intervindo em cima da hora para salvar um grande evento, Dana White tem usado seu escudo proverbial quando se trata de defender Jones para a mídia, insistindo que ele não é apenas o GOAT do MMA, mas também o rei reinante e onipresente do peso por peso . Ele ficou tão chateado ao ver Jones cair abaixo de nomes como Islam Makhachev no próprio ranking peso por peso do UFC que expressou interesse em instituir um novo sistema de classificação usando IA.

É verdade que Jones correspondeu às expectativas ao derrotar facilmente Stipe Miocic no UFC 309, mas ouvir Dana elogiar seu lutador premiado — que lutou apenas três vezes em cinco anos — quando ele poderia estar atacando nomes como Pereira e Aspinall com todo tipo de hipérbole divertida foi... inesperado.

A tomada de posse do desporto por Alex Pereira

Saindo de 2023, já havia sinopses como esta sendo escritas sobre a jornada selvagem de Pereira, da perda do título dos médios à conquista do título dos meio-pesados, tudo no espaço de seis meses. A palavra "meteórico" não poderia começar a descrever esse tipo de trajetória.

No entanto, avançando para o final de 2024, o espanto é a norma. Não foi que Pereira tenha ficado 3-0 em 2024, com três finalizações para manter seu título. Foi que ele pisou em pontos ridículos em situações menos que ideais — situações que arruinaram lutadores caprichosos no passado — e floresceu de qualquer maneira.

O UFC 300 não conseguiu encontrar aquele headliner alucinante para distingui-lo como um evento de gala? Coloque Pereira lá contra Jamahal Hill e veja as massas desmaiarem. Conor McGregor não pode manter seu compromisso no UFC 303 contra Michael Chandler devido a um dedo do pé quebrado? Ligue para Pereira, que estava disposto a viajar pelo mundo e lutar com seu próprio dedo do pé quebrado para nocautear Prochazka pela segunda vez em sete meses. Não tem um headliner para um card de Salt Lake City que se aproxima rapidamente? Ligue para Pereira, que alegremente se livrou de Khalil Rountree como se não fosse nada mais do que um favor.

Agora Pereira é o campeão mais popular do plantel do UFC. Quem poderia ter previsto isso?

Max Holloway roubando o momento do ano

Ouça, Max Holloway estava apostando ao enfrentar Justin Gaethje no peso leve bem no momento em que um caminho de volta ao título peso-pena finalmente se apresentava? Claro que sim, ele estava. As pessoas diziam que ele era muito pequeno para isso. Elas se lembravam dele sendo superado por Dustin Poirier em sua participação especial no peso-leve, e se calavam ao pensar no que isso significaria contra um maníaco lúcido e desleixado como Gaethje.

LAS VEGAS, NEVADA - 13 DE ABRIL: Max Holloway reage ao nocaute que derrotou Justin Gaethje na luta pelo campeonato BMF durante o evento UFC 300 na T-Mobile Arena em 13 de abril de 2024 em Las Vegas, Nevada. (Foto de Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)
 

Icônico. (Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

Então, quando ele bateu o nó do seu dedo no queixo de Gaethje por mais de 24 minutos, quebrando seu nariz com um chute e machucando-o em várias ocasiões para essencialmente domar os instintos mais selvagens de Gaethje, já era de arregalar os olhos o suficiente. Ele era o BMF. No entanto, quando ele apontou para o chão nos momentos finais e convidou Gaethje a entrar em sua casa do leme para dar a ele o seu pior? Quando ele desenrolou seu próprio queixo como um tapete vermelho, para dizer venha buscá-lo? Quando ele acertou Gaethje com aquela mão direita que o derrubou em uma pilha sem vida com uma segunda esquerda?

Sai fora. Talvez nunca mais vejamos algo assim.

A rápida ascensão de Diego Lopes

Um ano atrás, Diego Lopes finalizou Pat Sabatini para aumentar seu recorde no Octógono para 2-1. Um bom começo para uma carreira no UFC. No entanto, um ano depois, ele é talvez o peso-pena mais quente fora de Ilia Topuria, e um dos competidores que estarão em posição privilegiada para derrubá-lo em 2025.

A experiência de Diego foi uma viagem emocionante do tipo mais ridículo. Ele finalizou Sodiq Yusuff em 90 segundos, o que deveria ser o teste íngreme para ver onde as coisas estavam. Mas para ele aceitar uma troca de oponente de Brian Ortega para Dan Ige apenas algumas horas antes de fazer a caminhada no UFC 303? Em um peso combinado de 165 libras, que é 20 libras a mais do que ele normalmente compete, e pelo menos algumas libras a mais do que ele anda por aí? Para vencer aquela luta do jeito que ele sempre faz? Em uma fantástica varredura de golpes de guerreiro e ritmo de mulletry, pressão e ameaça mexicana?

Selvagem. Selvagem, selvagem, selvagem .

Já estávamos atingindo os níveis de decibéis do ícone quando ele finalmente pegou Ortega na Sphere, e ele derrotou Ortega de forma convincente também. Esse cara é uma revelação.

LAS VEGAS, NEVADA - 29 DE JUNHO: (LR) Dan Ige interage com Diego Lopes do Brasil após sua luta de peso combinado de 165 libras durante o evento UFC 303 na T-Mobile Arena em 29 de junho de 2024 em Las Vegas, Nevada. (Foto de Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)
 

Ainda não parece muito real que isso tenha acontecido. (Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

Falando em Dan Ige…

Foi uma loucura o que ele fez ao se voluntariar para lutar contra Lopes no UFC 303. Oferecer-se para lutar com poucas horas de antecedência mostra, A) que ele se mantém pronto para competir o tempo todo, B) que ele tem pedras do tamanho de bolas de boliche e C) que ele é tão gangster quanto parece, porque também confundiu o público.

Porque... tipo... como isso foi permitido? Não existem protocolos? Como Ige foi autorizado a pesar nos bastidores na noite de? Podemos simplesmente jogar caras no octógono a qualquer momento? Aquela imagem de Marc Ratner movendo o dedo indicador pelo mostrador da balança para Ige é quando tudo ficou muito real. Ou pelo menos achamos que foi. A coisa toda ainda parece muito um sonho.

Um evento realizado na mundialmente famosa Sphere

Todos disseram que não poderia ser feito. Eles disseram que Dana era louco por sequer considerar isso. Segurando um card de luta no Sphere ? Onde o U2 estava encenando experiências psicodélicas para pessoas de 50 e poucos anos para explodir suas mentes e milhares de dólares americanos? Esta era a versão do jogo de luta do pouso da NASA na lua.

No entanto, Dana fez isso com o zumbido frio de US$ 17 milhões e troco. Ele mostrou ao mundo.

(Na verdade, o mais surpreendente sobre esse cartão é que ele era uma homenagem ao Dia da Independência do México e tinha um lunático georgiano se beijando e um cara de Phoenix com tatuagens no rosto).

Vitória de Dustin Poirier sobre Benoit Saint Denis

Este é um grito honorário. Dustin Poirier foi forçado a enfrentar um matador mais jovem e mais forte nas fileiras do UFC 299 porque ele estava naquela terra de ninguém crepuscular onde os casamenteiros alimentam os leões com antigos contendores.

MIAMI, FLÓRIDA - 09 DE MARÇO: (LR) Dustin Poirier dá um soco em Benoit Saint Denis, da França, em uma luta leve durante o evento UFC 299 no Kaseya Center em 09 de março de 2024 em Miami, Flórida. (Foto de Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)
 

A noite definitiva que vocês devem ter esquecido. (Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)

E parecia que era assim que aconteceria também. Poirier teve que sobreviver a cada camada do inferno enquanto Benoit Saint Denis batia em seu rosto e corpo com uma espécie de direito implacável. Poirier cambaleou e balançou e algumas vezes chiou sangue, mas no segundo round ele nos mostrou o que já sabíamos: que você realmente vai ter que pará-lo. Ele devolveu o fogo e... o que é isso?... ele machucou Saint Denis! Em uma sequência que lhe dirá tudo o que você precisa saber sobre o coração de Poirier e o quão fundo ele está disposto a cavar em uma luta, Poirier virou o jogo e nocauteou o tirano francês.

Isso lhe rendeu uma chance pelo título, o que por si só foi uma das grandes surpresas de 2024.

Belal Muhammad se torna um campeão

Belal Muhammad poderia facilmente ter se dado o apelido de “Forever Behind the Eight Ball” em vez de “Remember the Name”, porque houve um tempo em que uma disputa de título parecia destinada a nunca acontecer. No entanto, ele a conseguiu em 2024, e finalmente chegou contra seu antigo inimigo, Leon Edwards.

Agora, como Leon havia desmantelado Kamaru Usman e parecia estar na melhor forma de sua vida, essa luta não parecia com a de Belal no papel. Em seu encontro anterior, três anos antes, Edwards estava no controle firme da luta antes de um golpe acidental no olho acabar com as coisas prematuramente. E a ideia de Belal ter que lutar na Inglaterra — no que seria a luta de volta para casa de Leon — também não era um bom presságio.

Então o que Belal fez? Ele levou a luta para Edwards. Ele o derrubou na lona e controlou a ação. Ele o intimidou, o espancou e às vezes o superou. Belal parecia uma máquina que poderia funcionar o dia todo, e no final foi ele quem ganhou o ouro na cintura. Essa luta passa um pouco despercebida, mas foi discretamente uma das maiores performances do ano.

 
 

 

PFL atrapalha a fusão do Bellator

Ei, cara, todos nós estávamos dispostos a ser otimistas em novembro passado quando a PFL comprou o Strikeforce. Ouvimos atentamente enquanto Donn Davis expunha um plano que incluiria uma temporada da PFL (como sempre), um calendário do Bellator e algumas superlutas divertidas espalhadas. Todos os lutadores seriam curados. E com Jake Paul e Francis Ngannou envolvidos em vários níveis, havia uma excitação real — ainda que cautelosa — no ar.

No entanto, um ano depois, muitos desses lutadores do Bellator que foram herdados na fusão estão reclamando publicamente sobre a falta de lutas . Alguns, como Patricio Pitbull, pediram educadamente para serem liberados . O que parecia otimista agora parece uma desgraça. Nós tivemos aquele supercard que apresentou Ngannou e Cris Cyborg vs. Larissa Pacheco na Arábia Saudita, mas na maior parte do tempo estamos todos esperando a coisa começar a funcionar. Para começar a rolar de verdade. Ou para o Bellator morrer.

Ou que tudo vá pelos ares. É incrível quanta diferença um ano faz.

Dakota Ditcheva embora…

Pelo menos a PFL a tem! Dakota Ditcheva é uma estrela em formação. Se a PFL puder descobrir mais 10 Ditchevas, então estaremos conversando.

Noite de luta do Campeonato PFL de 2024 na King Saud University em Riad, Arábia Saudita, sexta-feira, 29 de novembro de 2024. (Jose Peñuela / PFL)
 

O lado positivo! (Jose Peñuela / PFL)

Kayla na verdade ganha 135 libras, não uma, mas duas vezes

A ideia de Kayla Harrison entrar no UFC e destruir o grupo em 135 libras nunca foi questionada. O que todos queriam saber era: uma ex-leve conseguiria reduzir seu corpo para 135 libras? E como seria isso, na terra verde de Deus?

Quando ela atingiu o peso para sua luta com Holly Holm, era como se ela já tivesse vencido a luta dentro da luta. Ela parecia afundada? Claro. Ela parecia uma iogue que se retraiu através do jejum. Mas na noite da luta ela parecia o rolo compressor que pensávamos que ela poderia ser, dando uma de boneca de pano em Holm antes de finalizá-la no segundo round.

Então ela bateu o peso contra Ketlen Vieira no UFC 307, o que mostra uma coragem real. Só falta fazer mais um corte antes de poder olhar para um prato de fettuccini novamente, e é para sua luta pelo título com Julianna Peña. O que acontece se ela ganhar o título peso galo? Isso ainda está para ser visto.

Mas o fato de ela ter chegado ao peso galo em 2024 foi uma maravilha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os momentos mais estranhos, selvagens (e às vezes até idiotas) do MMA de 2024

 
 
4
 
 

Uma coisa que você aprende muito rápido sobre esse esporte é que ele pode ficar estranho. Muito, muito estranho às vezes. Qualquer ano terá muitos acontecimentos bizarros dentro e fora do octógono, e 2024 certamente não foi exceção.

Embora a lista abaixo não seja exaustiva, é um rápido resumo de algumas das coisas mais estranhas, mais selvagens ou simplesmente mais memoráveis que aconteceram em nosso esporte no ano passado.


Jiri Procházka acusa Alex Pereira de empregar artes das trevas… e ele pode ter razão?

Antes da revanche pelo título dos meio-pesados no UFC 303, o ex-campeão Jiri Procházka acusou “Poatan” de usar “mágica” e “xamãs” para melhorar suas performances. Parecia bobo na época. Alex Pereira continuou destruindo toda a divisão de 205 libras, mas imaginamos que isso se devia ao fato de ele ser um lutador incrível.

Mas sabe o que é estranho? Continuamos vendo Pereira aparecer em fotos com outros lutadores supostamente maiores. Aqui ele estava com Jon Jones. Lá vai ele ao lado de Tyson Fury. E todas as vezes, sem falhas, Pereira conseguia parecer mais ou menos do mesmo tamanho de quem quer que estivesse ao lado dele. Fury supostamente tem cinco polegadas a mais de altura e uns 50 quilos a mais! Mas você não saberia disso olhando para eles.

Isso é prova de que Pereira está sendo auxiliado por poderosas forças sobrenaturais? Possivelmente. O que torna uma má ideia correr até ele na academia se você não estiver pronto para jogar as mãos.

Um cara morde outro cara, e então o segundo cara tatua a marca da mordida em seu corpo

Veja como um ano do calendário no MMA pode ser selvagem: eu quase esqueci completamente que isso aconteceu e aposto que você também. Lá em março, em um daqueles eventos aleatórios do UFC Fight Night no UFC Apex, Igor Severino foi desqualificado por morder Andre Lima. Nós sabíamos que ele o tinha mordido porque podíamos ver a marca da mordida no braço de Lima muito claramente.

Então como Lima comemorou depois de conquistar uma vitória dessa forma tão incomum? Naturalmente, ele tatuou permanentemente aquela marca de mordida em sua pele . E então o CEO do UFC, Dana White, deu a ele um bônus de US$ 50.000 simplesmente porque ele achou que era uma jogada radical.

 

Tony Ferguson tem uma estranha e apropriada não aposentadoria

“El Cucuy” perdeu a oitava luta consecutiva no UFC, quebrando um recorde.

Então, em vez de deixar suas luvas no centro da gaiola para simbolizar sua aposentadoria, ele explicou que deixaria apenas uma luva caso decidisse usar a outra em uma tentativa de retorno.

Então ele nem chegou ao vestiário antes de jogar a luva restante para a multidão e anunciar que, na verdade, ele não iria se aposentar.

O que mais poderíamos esperar de um cara que sempre foi, digamos, único entre os lutadores?

Fãs lembram que é uma má ideia antagonizar lutadores do UFC pessoalmente

Se aprendemos alguma coisa em 2024, é que Merab Dvalishvili consegue ouvir quando você fala mal dele em um evento do UFC e ele ficará ofendido se você o desrespeitar.

Mas não foi só ele. Você deve se lembrar que Arman Tsurukyan se meteu em problemas por dar uma alfinetada em um fã durante sua saída do UFC 300. Aqui está o que ele disse depois:

“Ele me mostrou 'f***-se' e queria me dar um soco e eu queria socá-lo de volta. É isso. Então, pessoal, ninguém me mostre 'f***-se'. Não importa quem você seja, eu vou te dar um soco na cara. Você pode me mostrar 'f***-se' de uns 200 metros, eu não vou te dar um soco. Mas quando você está perto de mim, é como se fosse automático. Eu sou da Rússia. Não faça isso, por favor. Ou eu vou para a prisão nos EUA”

Sabe de uma coisa? Justo.

 
 

 

Lutador perde peso e tem que lutar contra oponente e pai do oponente ao mesmo tempo

Não pense que você vai aparecer na organização FAME MMA e escapar de uma perda de pesagem simplesmente desembolsando uma parte da sua bolsa. Não, em vez disso, você pode ter que lutar contra seu oponente e seu pai .

Em alguns lugares, isso é chamado simplesmente de Ação de Graças.

UFC passa anos criando novas luvas e depois as descarta alguns meses depois

Na pesagem do UFC 300 em abril, sentei-me com outros meios de comunicação credenciados e assisti a uma apresentação sobre as novas luvas do UFC. Havia um pacote de vídeos completo sobre o longo processo de pesquisa e desenvolvimento. Foram-nos mostrados todos os tipos de recursos visuais para confirmar que este era um grande salto à frente na tecnologia de luvas de MMA.

As novas luvas entraram em vigor em 1º de junho no UFC 302 em Newark. Quando o UFC retornou à vizinhança para o UFC 309 no Madison Square Garden em 16 de novembro, ele estava de volta às luvas antigas.

Toda essa pesquisa. Todo esse desenvolvimento. Só para terminar dizendo: Na verdade, não importa.

Muhammad Mokaev dá um soco no oponente antes da luta, vence a luta e depois é derrubado

O mais louco sobre isso é como, depois do incidente e da luta, Mokaev basicamente admitiu que fez exatamente o que foi acusado de fazer. Ele agiu como se quisesse tirar uma foto com Manel Kape alguns dias antes da luta deles no UFC 304. Então, quando Kape concordou, ele deu um soco nele ali mesmo no hotel. Tudo isso seguido de um incidente do tipo "eles fizeram ou não fizeram" do UFC Performance Institute que pode ou não ter ocorrido.

Isso desencadeou uma coisa toda, mas a luta continuou intacta. Mokaev até venceu por decisão, embora a luta não tenha sido exatamente o thriller louco que se poderia esperar em tais circunstâncias.

Depois, Mokaev foi mandado embora, apesar de estar invicto como profissional. Se ele conseguir voltar, espero que a experiência tenha lhe ensinado... alguma coisa.

Um ex-homem mais forte do mundo luta contra dois caras ao mesmo tempo

Onde você estava quando o famoso lutador Eddie Hall lutou contra dois oponentes ao mesmo tempo e acertou um deles com uma verdadeira powerbomb de luta livre profissional ?

Deve ser um tipo diferente de experiência quando você e um amigo se unem para lutar contra um cara que é famoso por sua extrema força física. O tipo de coisa em que, no final, ou vocês são melhores amigos do que nunca ou nunca mais se falam.

UFC transforma eventos em comícios de Trump

Em agosto, o CEO do UFC, Dana White, me disse que não estava tentando influenciar a eleição presidencial dos EUA de 2024 quando destacou Donald Trump nas transmissões pay-per-view do UFC . Era puramente sobre respeito ao cargo, disse White, e ele faria o mesmo por Joe Biden se ele comparecesse a um evento.

Bem. Todos nós vimos onde as coisas foram a partir daí.

Pessoalmente, não sou fã de Trump (ou Biden, se formos fazer uma lista). Mas isso não vem ao caso. A extensão em que o UFC transformou alguns eventos recentes em festivais de amor por Trump é bizarra. Eles fazem uma paralisação completa por ele, como se ele fosse um dos lutadores. Eles mantêm uma câmera focada nele na lateral do octógono e cortam para ela pelo menos uma vez por luta. Os comentaristas não conseguem parar de falar sobre ele.

É algo bem ao estilo do Querido Líder Norte-Coreano, e não devemos perder de vista o quão muito, muito estranho isso é. Nenhuma outra propriedade esportiva profissional faz isso para qualquer candidato político ou autoridade eleita.

Sabe por quê? Porque não é para isso que as pessoas assistem esportes.

Engraçado, isso não costumava ser uma opinião nem um pouco controversa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhando esta lista e o impacto que hoje o UFC tem na cena americana, inclusive fazendo parte da política, do jogo de poder americano...e do impacto que o Poatan tem em outros países me entristece um pouco o fato de que aqui no Brasil o esporte perdeu muita relevância entre a massa. Aqui no nosso país o esporte diminuiu nos últimos anos. Isto é péssimo para os atletas que moram aqui e vamos ver cada vez mais atletas migrando, saindo daqui para ter oportunidades melhores, patrocinadores, etc. Não é nem condições de treinos melhores...uma Fighting Nerds mostra que treinar aqui em alto nível é possível...é falta de interesse de patrocinadores mesmo, porque o esporte voltou a ser mais nichado, enquanto em outros países está cada vez maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
57 minutos atrás, João P disse:

Olhando esta lista e o impacto que hoje o UFC tem na cena americana, inclusive fazendo parte da política, do jogo de poder americano...e do impacto que o Poatan tem em outros países me entristece um pouco o fato de que aqui no Brasil o esporte perdeu muita relevância entre a massa. Aqui no nosso país o esporte diminuiu nos últimos anos. Isto é péssimo para os atletas que moram aqui e vamos ver cada vez mais atletas migrando, saindo daqui para ter oportunidades melhores, patrocinadores, etc. Não é nem condições de treinos melhores...uma Fighting Nerds mostra que treinar aqui em alto nível é possível...é falta de interesse de patrocinadores mesmo, porque o esporte voltou a ser mais nichado, enquanto em outros países está cada vez maior.

Fighting Nerds, Pitbull Brothers, Chute Boxe.. 

 

tem uma galera com treinos fodas por aqui ainda

 

e concordo em tudo no seu post. Vi muitas academias de lutas fechar aqui em Natal, e isso é reflexo tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso