Entre para seguir isso  
tesla

Graduação no Muaythai Amador

Recommended Posts

Vocês acham da existência de Graduação no MUAYTHAI AMADOR ? Alguém saber como elas surgiram? E justificável e sua existência e porque no Brasil tem outro tipo cores de graduação ?  

 

 

Untitled-1.png

Editado por tesla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que elas surgiram com as sistematizações das confederações e de métodos de ensino no ocidente, como tem mais de uma confederação, tem mais de um sistema de graduação, cores diferentes e tudo. Eu acho válido até como um incentivo ao praticamente amador e quanto a própria organização do treino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GRADUAÇÃO NO MUAYTHAI – BREVE HISTÓRIA

 

Apesar de ser uma arte graciosa e aparentemente despretensiosa o Muaythai, diferentemente de outras artes marciais, que priorizam a forma através do desenvolvimento de katas, katis e poomse, que são movimentos de defesa e ataque contra um adversário imaginário, foi desenhado estritamente para a luta, o que fez com que alcançasse um grande sucesso dentro dos ringues, ficando conhecido como o rei das artes marciais.

Tailandeses viajam pelo mundo e divulgam o Muaythai em todos os continentes. Estrangeiros o praticam e tornam-se famosos no ringue. Sua eficiência é testada em todos os cantos do mundo e o sucesso é total. O mundo passa a conhecer o Muaythai e esta se torna uma das mais praticadas modalidades de luta do mundo.

Isto chama a atenção do governo tailandês, que até este momento o via apenas como uma arte nacional usada para educação dos jovens e para entretenimento da população.

Toma como exemplo a organização do Taekwondo, arte que colocou a Coréia em evidência mundial, apesar de ter sido criada na década de 40. O Taekwondo impulsionado pelo governo coreano fez com que este pequeno país ficasse mundialmente conhecido e que sua bandeira fosse reverenciada em todos os dojang do mundo e se torne um esporte olímpico, apesar de artes mais antigas como o Karate é o Wushu, não terem este destaque.

Organizam uma reunião com os maiores e mais velhos Mestres de Muaythai da Tailândia e criam um grupo de estudiosos para desenvolver e padronizar o Muaythai, com o total apoio do governo. Com este objetivo enviam uma comitiva para a Coréia para conhecer os meandros da organização do Kukkiwon, Quartel General do Taekwondo e sua administração. Nasce ai o embrião do que viria a se tornar em 1990 a IFMA e em 1995 o WMC.

Mas antes disso em 1977, um grupo de mestres que tinham viajado ao exterior para difundir o Muaythai e divulgar esta arte, principalmente no continente Europeu, sentindo a necessidade de, assim como as outras artes marciais, criar um sistema de graduação, resolveram adotar o prajied (cordão colocado em trono do bíceps) como referencia do grau atingido pelo praticante dentro da modalidade e o Mongkon como o indicativo de graduação para o corpo docente.

Em 2006, sob o patrocínio de Sua Majestade o Rei da Tailândia a IFMA, já consolidada como órgão reitor do Muaythai Amador no mundo e em parceria com o WMC que coordena o Muaythai Profissional, organizam o primeiro Congresso Mundial de Muaythai que reúne 70 dirigentes de todos os continentes. Neste evento acontece o primeiro Curso Internacional de Khan, onde o currículo técnico internacional é apresentado tornando-se desta forma um padrão mundial de ensino. O mundo conhece o Sistema de Graduação que deve ser adotado por todos os países filiados a IFMA-WMC. Mestre Camacho, representante do Brasil é o primeiro a ter conhecimento curricular do Muaythai e em 2008, depois de dois anos de estudos e provas, é autorizado a difundi-lo por todo o Brasil e países sul-americanos.

Em paralelo ao trabalho da IFMA-WMC, outra entidade chamada Kru Muaythai Association trabalha com 19 graus baseados no conceito do Muayboran, hoje conhecido como arte marcial antiga.

O Muaythai apesar de ser uma arte ancestral, com uma história rica em fatos e conhecimentos, começa a ser padronizado em nível mundial, pois antes do Congresso Mundial de 2006 ele não tinha um currículo técnico a ser seguido, o que trazia muita confusão e desequilíbrio entre os professores e alunos. O governo tailandês através da IFMA e do WMC sentindo a necessidade de uma organização internacional, pelo advento do Muaythai ter se tornado um esporte do sistema olímpico mundial (só será esporte olímpico quando participar de uma olimpíada, por isto fala-se sistema olímpico) direciona sua atenção para este importante aspecto e começa a implantá-lo nos kai muay tailandeses.

Depois de dez anos estudando a melhor forma, com inúmeras reuniões com integrantes da diretoria, grandes mestres e empresários da mídia a IFMA resolve adotar, em decisão da reunião anual em 2013 e consolidado no Campeonato Mundial da Suécia 2016, o mesmo sistema de graduação usado pela KMA com seus dez graus para alunos e nove graus para instrutores sob a tutela da Igla.

13315500_1025911847490988_1305841758485253284_n.jpg

Editado por krugans

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/02/2018 at 2:52 PM, tesla disse:

Vocês acham da existência de Graduação no MUAYTHAI AMADOR ? Alguém saber como elas surgiram? E justificável e sua existência e porque no Brasil tem outro tipo cores de graduação ?  

Eu acho uma palhaçada. Se fosse padronizado e todos seguissem a mesma ordem, talvez até tivesse o seu valor, para incentivar os praticantes, mas o que acontece é que cada confederação inventa a sua sequência de cores, cada academia escolhe se adota ou não ou se inventa a sua própria aquarela e muitos "mestres" simplesmente imprimem um certificado caseiro, fazem a sua cordinha e vendem por uma fortuna para os desavisados.

Toda vez que eu vi alguém de fora do Brasil comentar sobre isso, os caras quase nem acreditam, nem entendem o porquê de alguém se interessar por isso. Fala muito sobre a educação do povo brasileiro o fato de as pessoas não terem motivação própria para praticar um esporte e só se interessam se tiver uma cordinha colorida pra comprar e postar no facebook que se graduou "nível azul com bolinhas vermelhas de muay thai".

 Eu não me admiro de os "mestres" se aproveitarem disso para fazer dinheiro vendendo um pedaço de pano colorido; o que me impressiona é que as pessoas se interessam por isso e pagam dinheiro por isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais tem um padrão de Graduação, e no Brasil e que o pessoal usar cada um um estilo porem  o sistema a cima que deve se usado pelo "Muaythai Amador" sendo este  reconhecido por todas as organizações amadores de muaythai ! 

Editado por krugans

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


Kru Muaythai Association

http://www.krumuaythai.or.th/muay/



WMC - World Muaythai Council e IFMA - International Federation of Muaythai Amateur

http://www.wmcmuaythai.org/2017/10/10/ifma-and-wmc-continues-sport-education-and-cultural-exchange
 


World Muaythai Federation W.M.F.

http://www.worldmuaythaifederation.site/campaigns-and-initiatives/



Association Institute of Thai Martial Arts


http://www.aitma.de/curriculum_muaythai.htm

 

Muaythai and Muayboran Sports Association

http://muaythai-boran-asso.com/?cid=2087701

 

Editado por krugans

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso