Caliani

Como Chris Weidman matou o rei

Recommended Posts

Como Chris Weidman matou o rei

USP-MMA_-UFC-162-Silva-vs-Weidman-silva2.jpg

O UFC 162 trouxe uma das maiores surpresas na recente história do evento assim que o relativamente inexperiente Chris Weidman nocauteou o grande Anderson Silva. Weidman tem apenas 10 lutas pra sustentar seu nome, incluindo sua vitória sobre Anderson, e estava inativo há um ano (um quarto de toda a sua carreira) até a luta devido à uma lesão.

Aqui está o gif do nocaute. Melhor deixar a aba aberta.

Weidman infelizmente teve um tanto da glória que ele merece roubada por muitos dos fãs e jornalistas, que estão justificando tratar-se de um caso em que Anderson tenha perdido a luta para si mais do que Weidman tenha conquistado o título por merecimento.

Weidman ganhou o primeiro round de maneira razoavelmente convincente, após derrubar o campeão, conectar bons socos e atacar com uma chave de joelho e uma chave de calcanhar. Quando a luta voltou em pé, Anderson Silva começou o exibicionismo e tentou convencer os juízes de que ele estava ganhando o round baseado na sua confiança e bravura.

Infelizmente, MMA é o tipo de esporte no qual juízes podem ser induzidos a pensar que exibicionismo realmente significa alguma coisa. Alguns fãs ainda estão certamente convencidos de que Anderson ganhou o primeiro round.

No segundo round, o resumo da história foi mais de Anderson persistindo nas palhaçadas de sempre e esperando que Weidman se esticasse em demasia. Weidman fez um excelente trabalho de se movimentar constantemente em boa distância de trocação ao invés de atacar esticando o corpo na armadilha de Anderson. Os jabs de Weidman foram conectados com sucesso durante a farra de Anderson, e aquilo deve ter irritado o campeão.

AS1_crop_exact.png?w=340&h=226&q=85

A dança de Anderson faz parte de seu jogo, não é um suplemento desnecessário.

Eu escrevi anteriormente na minha série "Killing the King" sobre como Anderson ameniza o impacto dos socos recebidos com um passo para trás ou para o lado e de como seus adversários no MMA facilitam sua vida ao jamais abandonarem o padrão de soco esquerda-direita-esquerda:

No MMA, isso [rolling with the punches] deveria ser mais fácil do que no boxe porque quase todos os lutadores de MMA atacam alternando as mãos - esquerda-direita-esquerda ou vice-versa.

Boxeadores geralmente duplicam ou até triplicam a mesma meia combinação de mão, o que torna as coisas mais difíceis para o defensor esquivar de lado a lado como Anderson faz.

Muitos poucos oponentes mandaram socos dobrados diante de Anderson. Eu não estou dizendo que dobrar poderia permitir um lutador de nocautear Anderson - não há uma simples resposta para um queixo de aço. No entanto, existe uma razão para a qual boxeadores de elite raramente se defendam da mesma maneira eficiente de Anderson; boxeadores não são previsíveis, não telegrafam em suas investidas.

É claro, eu não fazia ideia de que Chris Weidman seria o cara a tentar isso e tampouco havia uma luz de que terminaria em um nocaute a favor do lutador com chances pessimistas de consegui-lo.

O êxito de Weidman em tirar Anderson do jogo dele e acertar o campeão em desequilíbrio antes de finalizá-lo no chão aconteceu em grande parte devido à mão direita dobrada que ele mandou.

Inclinar o corpo para trás na cintura para desviar dos socos é um tabu técnico no boxe. Pode abrir contragolpes maravilhosos se você é capaz de convencer um adversário a explodir até você - vide Anderson contra Forrest Griffin ou Muhammad Ali contra Sonny Liston - mas se você é acertado ao se retrair para trás na cintura não há muito para onde ir e absorver o impacto do golpe.

1252075488_muhammad-ali_original.gif?1373268910

Muhammad Ali atiça Sonny Liston e o acerta quando este tenta explodir.

Um exemplo fantástico que demonstra ambos os riscos e recompensas de desviar para trás de socos pode ser visto na luta de Prince Naseem Hamed contra Kevin Kelley. Prince foi derrubado diversas vezes quando tentava se inclinar para trás, mas o próprio nocaute de Prince veio igualmente graças a uma dessas inclinações bizarras que fizeram Kelley se precipitar.

Fãs podem reclamar o dia inteiro sobre Anderson se esquivar com as mãos baixas porque isso o custou a luta, mas também o fez ganhar muitas lutas em sua incrível sequência de vitórias. É difícil se inclinar o mais longe possível, ou o mais livremente possível, com as mãos levantadas - tente praticar essas danças ao segurar os punhos na altura do seu queixo para aprender uma lição sobre equilíbrio humano - e Anderson adora atiçar lutadores a soltar golpes no vazio.

AS2_original.png?1373268145

Anderson carrega o gancho de direita curto ao se afastar de Belfort.

Muitos lutadores de elite no boxe, kickboxe e MMA desviam de socos como Anderson faz, e tem ganhado fama de lutadores espertos pelo estilo de luta escolhido; Muhammad Ali e Prince Naseem são dois ótimos exemplos do mundo do boxe.

Infelizmente, muitos dos que desviam dos socos eventualmente acabam sendo acertados no meio do processo, e é simplesmente muito pior ser acertado ao se inclinar para trás do que ser acertado numa base com algum indício de guarda.

Um ótimo exemplo de como enfrentar o problema da esquiva de Anderson na cintura pode ser visto na autobiografia de Sugar Ray Robinson, Sugar Ray, na qual ele detalha a preparação da luta contra o incrivelmente bizarro e astuto Randy Turpin, que superou Robinson pelo título no primeiro embate entre eles.

Ao contar de que forma Turpin se afastava diretamente dos socos, Robinson relembra que um velho conselheiro, soldado Jones, o aconselhou a "fintar Turpin para fazê-lo empurrar a cabeça para trás [de propósito]... Porque então ele não poderia empurrá-la ainda mais para trás."

Após aparentemente sofrer uma cabeçada no segundo embate, Robinson começou a se preocupar com a possibilidade da luta ser interrompida por nocaute técnico a favor de Turpin. Robinson lembrou: "Como ato de desespero, eu fintei Turpin com o meu jab de esquerda, da mesma forma que fiz com meus parceiros de sparring. Quando ele inclinou a cabeça para trás, eu soltei a mão direita na cara dele."

*

*ver minuto 06:00

Turpin era estranho, mas não chegava nem perto de ser ativo nesses momentos como Anderson Silva é. A verdade do nocaute é muito simples: a direita dobrada de Weidman forçou Anderson a se inclinar para trás o máximo que ele podia antes do gancho de esquerda entrar em cena.

Veja as lutas de Anderson com Stephan Bonnar, Vitor Belfort ou qualquer outro que escolhe trocar com ele. Eram combinações previsíveis esquerda-direita-esquerda do começo ao fim (independente de ser no primeiro minuto ou 25 minutos depois). Anderson está tão acostumado a esquivar combinações básicas que simplesmente não funcionam.

Esticar-se para golpear Anderson - como Forrest Griffin fez de maneira infame - é simplesmente pedir para receber um contragolpe enquanto seus golpes passam no vazio.

O que Weidman fez foi se manter no alcance todas as vezes enquanto fazia Anderson se retrair. Assim que a curta, segunda mão direita veio (com nenhum peso por trás), Anderson se retraiu ainda mais da maneira que ele sempre faz para evitar o gancho de esquerda, deixando-o sem rumo, virado para trás e inábil a mexer seus pés enquanto o gancho de esquerda de Weidman encontrava seu destino.

O negócio que muitos não conseguem entender é a importância da backhand sem potência no meio da combinação.

Tão frequentes em esportes de combate, os golpes secundários são mais importantes que os principais. Caso Weidman não tivesse feito Anderson recuar a cabeça com o segundo soco/tapa, o gancho de esquerda teria errado o alvo por alguns centímetros e ainda estaríamos todos falando dos reflexos de Anderson.

AS3_crop_exact.png?w=650&h=433&q=85

Anderson se curva para trás com o primeiro direto de direita.

AS4_crop_exact.png?w=650&h=433&q=85

Anderson se curva ainda mais com o segundo soco/tapa de direita. A cabeça de Anderson agora está bem atrás de seu centro de gravidade.

AS6_crop_exact.png?w=650&h=432&q=85

Anderson agora não tem para onde ir no momento em que o gancho de esquerda entra em ação.

Embora tenha funcionado na primeira vez que Weidman usou a mão direita dobrada para se posicionar na distância do gancho de esquerda, eu tenho pouca dúvida de que, se a luta tivesse continuado, Weidman teria continuado procurando o caminho para forçar Anderson a confiar demasiadamente em se inclinar para trás.

Um efeito semelhante pode, é claro, ser alcançado ao dobrar o jab, mas a mão direita dobrada obviamente funcionou bem nessa ocasião.

Sobre o assunto de inclinação na cintura para esquiva de socos e de como pode deixar um lutador precariamente posicionado, eu me recordo de um velho truque que o grande carateca Mas Oyama realizava para ilustrar a importância da postura no caratê. Oyama fazia um homem sentar numa cadeira com os pés no chão e as costas apoiadas.

Nesse ponto, Oyama, um sujeito forte, colocava o seu dedo indicador na testa do aluno e o pedia para se levantar. Quando o homem inevitavelmente não conseguia, Oyama explicava que tinha mais a ver com o peso da cabeça do homem estar atrás de seu centro de gravidade e necessitar de movimento frontal para conseguir se levantar.

Eu não tenho um ponto de vista tão tradicional de modo a acreditar que um lutador jamais deveria se afastar dos socos para trás - isso é simplesmente antiquado e já me provou estar errado pelo enorme sucesso de caras como Ali, Prince, Roy Jones Jr. e Anderson Silva. O que vou dizer é que usar esse estilo não convencional de evasiva de fato aumenta os riscos enormemente quando o lutador em questão é acertado em limpo.

http://bleacherreport.com/articles/1695987-ufc-162-how-chris-weidman-killed-the-king

book1 book1 book1 book1 book1

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Análise casca grossa, tú apesar de ser psicopata é EXCELENTE analisador de lutas. Incrível o tempo que vc perdeu apenas para ensinar nós que não entendemos muito.

Obrigado mais uma vez, e sempre continue com essas suas análises perfeitas.

PS: Primeiro texto com mais de 10 linhas que li inteiro e adorei, pena que acabou. Vc é o Greg Jackson do PVT

Editado por Carlos_Condit

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Análise casca grossa, tú apesar de ser psicopata é EXCELENTE analisador de lutas. Incrível o tempo que vc perdeu apenas para ensinar nós que não entendemos muito.

Obrigado mais uma vez, e sempre continue com essas suas análises perfeitas.

PS: Primeiro texto com mais de 10 linhas que li inteiro e adorei, pena que acabou. Vc é o Greg Jackson do PVT

Pow o Caliani merece os cumprimentos por se disponibilizar a traduzir os textos do Jack, mas é traduzir.

rsrs

Ei Caliani outro dia tava procurando aquele tópico que vc fez pra deixar todos os texto juntos, mas não achei, manda o link se puder.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja tinha dito antes oq ele tinha feito com o backfist direto haha... lapada slack... mas são sempre analises bem fundadas do sr Jack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow o Caliani merece os cumprimentos por se disponibilizar a traduzir os textos do Jack, mas é traduzir.

rsrs

Ei Caliani outro dia tava procurando aquele tópico que vc fez pra deixar todos os texto juntos, mas não achei, manda o link se puder.

Esse clone é uma comédia mesmo, pqp hauhauahua. Segue aí:

http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=153806

(Algum moderador poderia trocar bloodyelbow pra MMA?)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por mais que eu discorde do Caliani e algumas vezes tenha até ficado "#xatiado" (e com razão, rsrs!) dos posts dele, é inegável que o cara é um dos "floristas" que contribuem de forma mais positiva para o PVT!

Claro, o "#xatiado" não é de posts como esses, me refiro às discussões normais... No pbp por exemplo rolou uns posts que me "#xatiaram".

Temos tantos "monitores" (by Wallid) que quase não dão as caras, e alguém que contribui assim não virou monitor ainda, acho uma pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema do Caliani é gritar nos tópicos...

CHUPA CARALHO!

Se ele falasse delicadamente. Chupa sua manguinha, meu amigo. Seria mais condinzente com a qualidade dos seus tópicos da segundona. Excelentes por sinal.

Curti.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema do Caliani é gritar nos tópicos...

CHUPA CARALHO!

Se ele falasse delicadamente. Chupa sua manguinha, meu amigo. Seria mais condinzente com a qualidade dos seus tópicos da segundona. Excelentes por sinal.

Curti.

É bem por aí mesmo, rsrs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por mais que eu discorde do Caliani e algumas vezes tenha até ficado "#xatiado" (e com razão, rsrs!) dos posts dele, é inegável que o cara é um dos "floristas" que contribuem de forma mais positiva para o PVT!Claro, o "#xatiado" não é de posts como esses, me refiro às discussões normais... No pbp por exemplo rolou uns posts que me "#xatiaram".Temos tantos "monitores" (by Wallid) que quase não dão as caras, e alguém que contribui assim não virou monitor ainda, acho uma pena.

O problema do Caliani é gritar nos tópicos...CHUPA CARALHO!Se ele falasse delicadamente. Chupa sua manguinha, meu amigo. Seria mais condinzente com a qualidade dos seus tópicos da segundona. Excelentes por sinal.Curti.

Rapaz, eu tava me perguntando o que eu tinha feito de errado pro Mave ficar #xatiado comigo, aí eu li teu post e me borrei de rir. :D

Eu devia ter dito: "Gostaria de enfatizar que a chupação de manga assume importantes posições no estabelecimento do processo de comunicação como um todo." #lerolero

Mas sério, Mave, fala aí do que vc não gostou (pode ser por MP) que eu tento não fazer mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente análise.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora