Caliani

Edson Barboza: estilo vs. solidez

Recommended Posts

Edson Barboza: estilo vs. solidez

602barbozavsnjokuani.0_standard_352.0.0_standard_709.0.jpg

Edson Barboza é lembrado pelo seu chute giratório que resultou no incrível nocaute sobre Terry Etim e pelos seus chutes baixos de aleijar os adversários, mas há falhas essenciais no seu jogo e que já foram exploradas. Hoje observaremos a trocação surpreendentemente simplista de Barboza perto da luta do UFC on FX 7 com Lucas Mineiro.

Dentre os comentários nos meus artigos e nos tweets e emails que recebo, Edson Barboza deve ser um dos lutadores mais requisitados para análises técnicas por aí. Tendo finalmente sentado para acompanhar melhor a sua carreira de uma vez por todas, a principal observação que posso fazer sobre Barboza é a de que seu jogo é notavelmente simples. Sabendo do que esperar de Barboza na hora de avaliar as suas lutas - como chutes giratórios em Njokuani e Terry Etim vindo à minha mente - eu jamais esperaria ver que tal sujeito confiasse principalmente no jab combinado com o chute baixo de direita, e que tivesse tantas deficiências no seu boxe. Barboza possui uma única derrota no seu cartel de MMA, para Jamie Varner, mas naquele momento nós vimos seu jogo de trocação testado e por vezes exposto em áreas em que se achava que ele seria sólido. Hoje olharemos nas técnicas de investida de Barboza e nos defeitos do seu jogo de boxe com antecedência a sua luta no UFC on FX 7: Belfort vs. Bisping contra Lucas Mineiro.

A primeira coisa a ser dita de Barboza é que ele chuta extremamente forte, o que é impressionante porque ele raramente dá um passo na direção dos seus chutes e muitas vezes se recusa a girar muito longe da sua perna de apoio - mantendo-a apontada muito mais para a frente do que para o seu lado. Isso facilita o seu trabalho de voltar para a base porque seu quadril não faz o movimento completo - Fedor Emelianenko escolhia ativamente chutar desta forma e José Aldo também o faz ocasionalmente quando ele está apoiado no pé de trás - mas isso também gera um certo torque na articulação do joelho o qual, é claro, não é feito para receber isso.

EB_1_medium.png

Note como a parte direita do quadril de Barboza mantém-se no seu lado direito ao invés de se mover para a frente da parte esquerda do quadril com um giro completo do mesmo. O joelho esquerdo de Barboza está apontando mais para a frente do que para o lado. Enquanto é possível chutar mais forte ao girar o quadril na sua totalidade e rotacionar a perna de apoio, os chutes mais curtos de Barboza o dão mais controle para retirar a sua perna.

Para contrastar, aqui está um chute baixo de Thiago Alves - perceba como ele aponta o pé que pisa totalmente para o lado, permitindo que a parte direita do quadril gire com muito mais inteireza do que a de Barboza. Alves, no entanto, está muito mais empenhado com o movimento do que Barboza, este que pode retrair o seu pé mais rapidamente em caso de retaliação.

O pão com manteiga de Barboza parece ser quase idêntico ao do seus compatriotas Renan Barão e José Aldo - de fazer o oponente recuar com a ameaça de socos, e então conectando o chute baixo direito no momento em que eles recuam. Há uma razão para isto - funciona extremamente bem. A técnica de defender chutes baixos no MMA em particular parece ser pouco treinada. Não é que não exista, em vídeos de quase todos os lutadores usando thai pads eles defendem chutes do colega, mas dado o dia da luta eles podem ter treinado kata ou no Muk Yan Jong - na verdade ninguém defende chutes com a mesma consistência dos treinos.

Agora, com certeza há uma razão para que caras que podem defender um chute baixo nos treinos não o façam nas lutas - a ameaça do takedown no MMA sempre se faz presente, e quanto mais acanhada se torna a base de um lutador, mais suscetível ele estará de ser grampeado ou derrubado. Frankie Edgar e Lyoto Machida têm se tornado especialistas em footsweeps contra oponentes que se sustentam em uma perna só - para muitos parece ser mais sensato levar chutes baixos do que conceder uma queda.

Este breve highlight praticamente resume por inteiro o jogo de Barboza em pé. Além dos chutes giratórios é quase que inteiramente combinações de jab com chute baixo de direita ou o roundhouse kick de direita seguido do overhand de direita. Quando ele está sendo forçado a andar pra trás, Barboza quase sempre responde com um swing de direita no adversário. É um estilo de luta bastante minimalista, mas funciona contra a maioria dos oponentes na maior parte do tempo.

Quando ele se encontra diante de um oponente que defende seus chutes ou que simplesmente não anda pra trás e o permite conectar seus devastantes chutes baixos na perna da frente, Barboza vai usar o chute médio de direita com o gancho ou o direto de direita. Está é uma tática bastante simples, porém confusa, e é frequentemente usada pelo grande nocauteador Melvin Manhoef. O soco vindo do mesmo lado do chute é inesperado e pode confundir muitos adversários - Barboza pôde conseguir um knockdown em Anthony Njokuani com esta técnica.

EB_2_medium.png

1. Barboza joga um roundhouse kick de direita na linha de cintura;

2. Barboza retrai seu pé direito para trás;

3. Barboza ataca do seu pé que pisa no chão para mandar uma mão direita que acerta Njokuani e o derruba.

Pule para 4:40 do vídeo abaixo para ver a versão de Manhoef deste fantástico pequeno setup contra o pobre Yoshiki Takahashi - que é conhecido por ter sido surrado por Igor Vovchanchyn, Melvin Manhoef, Bas Rutten, Ken Shamrock, Semmy Schilt, entre outros.

_link no post #2_

Os verdadeiros buracos no jogo de Barboza só começam a aparecer quando seu adversário começa a fazê-lo recuar. Eu tenho aversão a generalizações vagas gritadas pelo córner mas "faça-o recuar" é quase sempre o conselho mais apropriado contra um forte chutador. Você não precisa olhar nenhuma luta além de Fedor versus Cro Cop para ver como é eficaz simplesmente abafar os chutes de um chutador ao andar para a frente dele constantemente. É impossível de chutar com eficácia andando para trás - pouquíssimos caras podem socar bem andando para trás, mas essa é uma habilidade que pode ser adquirida ao longo de prática e ao entender as biomecânicas - nenhum ser vivo pode chutar com uma perna no momento em que eles estão pisando para trás do próprio chute. Chutar andando para trás é basicamente entregar a perna para o seu adversário e se expor a contragolpes apoiado numa perna só.

Quando um chutador habilidoso como Barboza é empurrado para trás, a sua principal arma é neutralizada e ele é forçado a usar o seu punching. A maioria dos caras conhecidos pelos seus chutes não têm um ótimo boxe e Barboza não é exceção. Traçando outro paralelo com Renan Barão, ele tem um bom, firme jab, mas assim que ele se empenha em outros socos ele parece desengonçado e deixa brechas. Ambos Barboza e Barão jogam suas mãos direitas inclinando a cabeça para a frente dos seus quadris, e então abaixam suas mãos direitas, deixando muito pouco espaço para se protegerem ou deterem um contragolpe.

EB_3_medium.png

Note como Barboza está confiando em demasia no seu soco de direita, e como ele abaixa a mão ao invés de fazê-la voltar para a altura do queixo. A cabeça de Barboza está tão a frente do seu quadril que ele está completamente exposto e não pode mover seu pé para trás ou jogar um bom gancho de esquerda até que ele traga sua cabeça de volta para a linha do quadril.

Ambos Njokuani e Pearson fizeram um excelente trabalho de forçar o recuo de Barboza em suas lutas com ele, e o fizeram parecer muito desconfortável em pé, mas ultimamente Njokuani provou ser um pouco mais unidimensional que Barboza e foi pego de surpresa com uma boa queda, enquanto Pearson enfraqueceu e abandonou suas táticas de botar pressão após Barboza ter conseguido conectar alguns golpes contundentes.

Este é o primeiro chute baixo que Barboza jogou contra Pearson - ele rapidamente abandonou a tática de chutar e aqui você entende por que. O soco de Pearson não é muito significativo (embora socos no corpo também sejam uma excelente estratégia contra chutadores, pois chutar é um processo cansativo) mas seu movimento dianteiro deixa Barboza desequilibrado, abafando o chute deste (sem causar nenhum dano), e a perna de Barboza está livre para que Pearson possa pegá-la. Ademais, Pearson dá sequência a quase todo ataque adversário com um contragolpe - e defender-se deles é muito mais difícil apoiado em uma perna.

EB_4_medium.png

Ao dizimar os chutes no começo, Pearson forçou Barboza a boxear com ele - e é aqui onde Barboza e Renan Barão tem passado sufoco desde antes. Assim que Barboza tenta um soco para manter-se afastado de Pearson, este se esquiva e castiga o boxeador menos proficiente pelas suas deficiências técnicas.

EB_5_medium.png

Aqui Pearson se esquiva de um bom jab e responde com um duro upjab* de esquerda.

Barboza conseguiu derrubar Pearson combinando um forte chute de esquerda com um gancho de direita no segundo round, após Pearson ter tentado um chute da sua parte (gif desse momento aqui), e daqui Barboza pôde superá-lo nas pontuações das súmulas com uma variedade de soco atípica - mas a sua inabilidade de lutar ao andar para trás já foi exposta em diversas ocasiões. Jamie Varner comeu alguns bons chutes baixos mas caiu para dentro enquanto Barboza tentou socar, e pôde levar a melhor dele naquele momento também.

Edson Barboza possui a habilidade física e atlética para se tornar um dos lutadores mais queridos dos fãs num main card de pay per views, mas para tal ele precisa completar mais o seu jogo e também querer usar o clinch com mais prontidão ou desenvolver a perspicácia e técnica de boxe para poder lutar do seu pé de trás sem esperar que seus adversários desacelerem o ritmo.

***

http://www.bloodyelbow.com/2013/1/8/3850268/ufc-on-fx-7-edson-barboza-mma-technique-analysis-jack-slack-judo-chop

*upjab é um jab em forma de upper

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

link do vídeo que ficou faltando (só dá pra colocar no máximo dois em um post):

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MUITO OBRIGADO!

Sensacionais suas traduções Caliani.

Editado por srvguitar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MUITO OBRIGADO!

Sensacional suas tracuções Caliani.

valeu abs.

Essa eu fiz as pressas, qdo chegar em casa eu corrijo o que tiver de errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que analize sensacional .... Eu treino muay thai e sei como e dificil chutar quando vc e forcado a recuar.

Nao tinha reparado nessa falha do edson na hora de soltar o direto ou o overhand

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu apesar das brechas ainda acho que o Edson tem a melhor trocaçao do UFC.

A melhor eu não diria, mas tem potencial pra isso. Teria que seguir os conselhos de sempre, de refinar o jogo de mãos etc.

Mas se alguém entrar no jogo dele, na distância que ele gosta, aí eu imagino que ele ganhe de qq um nos leves do UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A melhor eu não diria, mas tem potencial pra isso. Teria que seguir os conselhos de sempre, de refinar o jogo de mãos etc.

Mas se alguém entrar no jogo dele, na distância que ele gosta, aí eu imagino que ele ganhe de qq um nos leves do UFC.

Se o Aldo realmente subir uma luta entre os dois seria fantástica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, desde o início eu achei a trocação do Barbosa superestimada. Lembro da luta contra o Pearson, revendo ela esses dias, mantive a minha opinião de que ele perdeu para o Inglês. Apesar de ele chutar muito bem, o boxe dele está abaixo de outros top's da categoria, sem falar que ele não um punch dos melhores também, contra o Varner isto ficou claro.

Seria interessante ver uma análise dele sobre o jogo do Fedor.

Editado por brunogandhi88

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caliani sempre com um trabalho impecável, vlw!

Sempre falei que achava o boxe do Edson bastante previsível e que não vejo muito punch tbm.Um outro ponto a ser analisado dito no texto, é que ele chuta extremamente bem mas raramente o vimos no clinch usando joelhadas, agregando estes quesitos em seu jogo se tornará mais versátil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto legal o artigo!

Parabens pela tradução!

Sabe se o autor já fez algo comentando o jogo do Pettis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu povo, nessas ferias estou disposto a fazer um ou dois por semana.

Cello, ainda nao, mas como o dia da luta dele ta chegando, provavelmente ele vai fazer uma analise tanto do jogo dele quanto do Cerrone. Se tiver vou traduzir tb uma do Rampage com o Glover.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora