Caliani

Dan Henderson e seu boxe à la Rocky Marciano

Recommended Posts

Dan Henderson e seu boxe à la Rocky Marciano

mh7pya.jpg

Nesta análise sobre Dan Henderson, focaremos num nocaute de uma luta da era dourada do boxe, Rocky Marciano contra Jersey Joe Walcott. Se muitos dos leitores se desinteressarem ou se indisporem a ler a análise no momento que leram isto, eu vos asseguro que o estudo deste momento é de grande relevância para entender melhor o jogo de Dan Henderson. Na verdade, os anos dourados do boxe, com luvas menores, bolsas menores e lutadores mais espertos, são muito mais relevantes para a trocação de MMA que as lutas de boxe de hoje em dia, entre atletas supervalorizados, muitos os quais confiam mais em resistência e ritmo do que em set ups e técnica. Nenhum outro indivíduo no MMA possui mais paralelos estilísticos com Rocky Marciano que Dan Henderson, e entender as fraquezas do estilo de Marciano ajudará enormemente a entender as fraquezas presentes em Dan Henderson.

Semelhanças

Rocky Marciano, assim como Dan Henderson, tinha um queixo de granito e recebeu muito castigo em suas lutas, mas caminhando para o final da carreira começou a se defender com mais sabedoria. A semelhança mais importante entre ambos, no entanto, é a grande confiança em suas mãos direitas. Tanto Marciano quanto Henderson possuem ótima pegada em seus ganchos de esquerda, mas não podem jogá-los direto de suas bases porque eles se posicionam quase que lateralmente. Este lado da base os permite atacar para frente em direção a seus pés de apoio e girar seus quadris até o potencial máximo. Ambos os lutadores possuem poder absolutamente devastador e lutam através de um jab relativamente fraco e limitado – simplesmente servindo para engatilhar o enorme swing Baby Ruth que eles adotaram com suas mãos direitas.

Tenho certeza de que todos estão familiarizados com Rocky Marciano, ele é tido como um dos melhores campeões dos pesos-pesados apesar de ter um alcance inferior a 1,80m. O que lhe faltava em longitude e altura era mais do que compensado com força e determinação. Longe de ter uma técnica de encher os olhos, Marciano tinha uma pegada totalmente destruidora.

fdwerf-o_medium.gif

O encontro de Walcott com Marciano se deu quando este vinha de uma sequência de 42 vitórias, a grande maioria tendo terminado por nocaute. Neste combate, o title shot de Walcott se mostrou merecido após ter feito uma excelente luta. Ele dominou Marciano por 12 rounds, o superando e o derrubando com alguns dos socos mais pesados que o velho campeão jamais havia mostrado. Foi no décimo terceiro round que Marciano encontrou Walcott; quando o último se viu cercado contra as cordas. Ao invés de sair pelo lado esquerdo de Marciano, Walcott permaneceu onde estava e tentou revidar – o colocando em posição para ser acertado pelo money punch de Marciano. Lutas pelo título de quinze rounds não existem mais, e se não fosse por estes nós poderíamos ter deixado de ver Marciano se tornando um dos maiores campeões da história do boxe.

Veja os melhores momentos de Rocky Marciano vs Jersey Joe Walcott (1952).

O que é mais importante sobre esta peleja é que Rocky Marciano foi sistematicamente acertado e revidou até encontrar o caminho da vitória. O nocaute é hoje considerado lendário e lembra-me de várias maneiras do embate de Shogun contra Dan Henderson. Walcott, certo de que era o melhor boxeador, tomou a liberdade de tentar vencer Marciano na mão. Eu gostaria de lembrar que para a maioria dos lutadores, exceto gigantes como Nikolai Valuev e Shane Carwin, um soco poderoso é um soco rápido. Ele pode ter uma trajetória ampla e levar mais tempo que um jab pra pontuar, mas um soco jogado com o peso do corpo ainda se movimenta em ótima velocidade. O esforço de Walcott de tentar vencer Marciano na mão falhou principalmente pela razão de que, mesmo no décimo terceiro round, como Marciano não estava jogando suas bombas com seus braços retos e se cansando ao invés de jogá-las das suas pernas e tronco, ele foi capaz de mandar um torpedo destruidor e lutar numa velocidade similar à que estava lutando por todo o combate.

Ademais, punchers como Henderson e Marciano podem aparentar feiura e pobreza em muitos de seus golpes impiedosos, mas ambos mostram excelente forma em seus money punches. Marciano apelidou este soco de Suzie Q, após um movimento de dança popular, e este é o soco mais memorável da história do boxe. Veja este lindo gif uma centena de vezes e perceba o quão puro o soco de Marciano é. Esqueça ele abaixando as mãos na troca de golpes, e sendo acertado. Este é o perfeito exemplo de power punching na acepção do termo.

rocky-marciano-o_medium.gif

8364rxg.gif

Perceba que Rocky se desordena em direção a Walcott na sua base fechada, ele tem pouca pegada nos seus golpes por esta base sem dar um longo passo para frente – motivo que explica por que Walcott teve tanto sucesso em achar Marciano no centro do ringue quando este não conseguia cercá-lo – mas Marciano está prestes a fuzilar, e o passo adicional lhe fornece mais poder do que qualquer outro método. Marciano finta o jab, ataca em direção a sua perna da frente, e depois gira seu quadril para usar sua mão direita. Seu ombro direito completa o movimento antes que sua mão direita o faça – o que significa que a força gerada pelo quadril é diretamente conduzida para o soco. A mão direita de Dan Henderson é sempre acompanhada por esse bote pelo pé de apoio, e seu ombro sempre completa a trajetória antes de seu punho. (G) (G) Jack Dempsey comentou que para puro power punching, o peso do corpo deve estar em movimento para a frente ou para o lado, o que requer um passo, e que tanto poder pode ser gerado ao flexionar a região. Como um bônus, você vai notar que o gancho de esquerda de Rocky é lançado com um passo para a direita. Como movimento final, Rocky conecta com a frente de seu punho, o poder se move corretamente através de suas articulações, ao invés do interior do seu punho. Isto é o que Jack Dempsey chamaria de a mais pura forma de socar.

Ambos Henderson e Marciano necessitam que seus oponentes fiquem plantados ou circulando à direita deles. O começo dessa luta sem dúvida mostra as fraquezas da base lateral agachada de ambos os sujeitos. Embora quando o fim da luta se aproximou Walcott tenha tentado derrubar Marciano na mão e falhado, ele foi capaz de conseguir isso no início da peleja. Walcott começou na luta imediatamente esmagando seu jab no rosto de Marciano (e Marciano, assim como Henderson mostrou em sua luta contra Shogun, tinha uma grande fraqueza em ser jabbeado). Isso não serviu para atacar Rocky, mas para manter sua cabeça naquela posição a fim de preveni-lo de encurtar com seu passo para frente. Walcott imediatamente completou com uma direita na cabeça de Marciano, e então fez o mesmo imediatamente depois – iniciando uma troca franca e pegando Marciano desprevenido.

walcott-pounds-marciano-o_medium.gif

Walcott e Marciano saíram do clinche desta troca de golpes, pois Walcott sabia que ele não poderia entrar numa troca franca prolongada com Marciano. Rocky já havia derrubado infighters e brawlers muito melhores que Walcott. Quando o árbitro os separou, Marciano ainda acreditou que Walcott queria trocar porrada de direita, mas Walcott aproveitou essa oportunidade para conectar com a arma de um verdadeiro boxeador técnico, o gancho de esquerda. O gancho de esquerda é, possivelmente – e estou certo de que muitos concordarão –, o soco mais difícil de aprender e de acertar com força. A mão direita de Marciano tinha de percorrer tanta distância que quando Walcott simulou uma tentativa de ataque, Marciano ainda estava jogando o soco no momento em que Walcott conectou seu gancho de esquerda dentro dele – jogando Marciano à lona.

Marciano e Henderson se posicionam tão lateralmente que apesar de ambos possuírem muita pegada em seus ganchos de esquerda, não podem jogá-los de primeira. Walcott, numa posição mais reta, pode alternar entre os prumos com a mão direita e mão esquerda sutilmente – que é o que ele faz quando finta a mão direita na base ortodoxa e ataca com o gancho de esquerda em vez disso.

walcott-knocks-down-marciano-o_medium.gif

A habilidade de socar de Dan Henderson, como a de Rocky Marciano, é incrivelmente impressionante. O punching power é tão puro e isso é contribuído pela melhor forma possível de soco. Caras menores como Henderson e Marciano não têm grandes alavancas que podem gerar tanta força, eles contam com seus pesos corporais e pernas para fazerem o serviço. Onde Marciano e Henderson se sobressaem em relação ao puncher mediano é nas suas habilidades em induzir os seus oponentes aos seus socos; Marciano por meio de brawling e cercando seu adversário nas cordas, Henderson por meio de seu chicoteante chute interno na coxa.

Esta luta não conta toda a história da mão direita de Marciano, e de fato não foi sua melhor performance – na verdade foi a melhor de Walcott – mas serviu para mostrar sua incrível vontade de vencer e perseverança. E também não conta toda a história de como contragolpear o one handed puncher, a qual detalharei a seguir.

Desarmando a H-Bomb

DanHendersonEstherLinStrikeforce_display_image_large.jpg

Nesta parte, discutiremos a estratégia a ser adotada contra um poderoso golpeador de direita como Henderson.

Dan Henderson teve uma das maiores ressurreições da carreira na história do MMA, saindo do meio do bolo dos pesos médios para derrotar alguns grandes nomes dos pesos meio-pesados. O que muitas pessoas não percebem é que essa renovação na carreira de Henderson tem pouco a ver com ele e mais com a concorrência. Henderson não mudou; aquela direita sempre esteve ali, como também estiveram as outras marcas registradas de Henderson como o crucifixo da defesa de single leg, bater na passagem de guarda etc – ele simplesmente acumulou uma sequência de vitórias em cima de oponentes que estavam hiper confiantes na trocação ou que lhes faltava QI de luta para dar a Henderson o respeito que merecia.

Mauricio Rua mostrou amplamente o que uma crença equivocada em velocidade e técnica de boxe pode surtir contra um golpeador perigoso como Dan Henderson. Fedor Emelianenko também perdeu pra Dan Henderson não porque Henderson forçou tanto seu jogo, mas porque Fedor partiu para cima com excesso de confiança e dando a Henderson a brecha que ele precisava para conectar. Rafael Feijão é outro excelente exemplo de um trocador muito confiante – assim como Murilo Rua, as pessoas estão convencidas de que sua trocação deve ser ótima baseada em seus parceiros de treino, e a verdade é que ele é ainda mais dependente de sua mão direita do que Henderson é de sua trocação. Você não pode cometer um erro contra Dan Henderson porque ninguém pode alterar o rumo de uma luta com um soco tão bem quanto Hendo. Diferente de outros oponentes, não é uma questão de saber se haverá a capitalização em cima do erro, porque Dan Henderson sempre capitaliza em cima dos erros.

O que não pode ser negada é a habilidade de Henderson de nocautear qualquer ser humano vivo. Se qualquer um dos adversários de Henderson falha em fazer preparações específicas para Henderson e acredita que o refinamento dos seus fundamentos em trocação o protegerão dele ele está muito enganado. QI de trocação é o que é preciso para derrotar Henderson em pé, e é o que Mauricio Rua jamais teve e é o que Fedor Emelianenko abandonou em 2009. [eis a verdade nua e crua]

Serão necessárias três estratégias para batê-lo:

1) Circular para fora com socos

A força de Henderson se encontra toda em sua mão direita; ele se posiciona quase que lateralmente e não pode jogar um jab forte ou um gancho de esquerda da sua base. Tenho certeza de que muitos lembrarão do gancho de esquerda que Henderson usou para nocautear Wanderlei Silva, mas este foi jogado DEPOIS de ter usado sua mão direita para atacar – enquanto Wanderlei estava parado trocando socos com Henderson.

Quando se luta com alguém que está de lado é aconselhável circular para fora da mão de trás, quando se luta com alguém que está de frente é aconselhável circular para fora da mão da frente. Um lutador de frente, com a base reta, pode ter uma direita forte, mas seria um soco do braço, e o mesmo se aplica para a mão da frente de um lutador de lado como Henderson.

Mecânicas simplesmente decretam que o lado com menos potencial para girar o quadril terá menos força. Esta regra quase sempre se faz valer. Felix Trinidad, Quinton Jackson, Paul Daley – todos apaixonados por seus ganchos de esquerda, mas você poderia perceber isso em dado momento que eles se posicionam de frente. Dan Henderson, Gene Fullmer, Rocky Marciano, Butterbean, Rashad Evans – todos se posicionam de lado porque amam suas mãos de trás.

Não é difícil notar o soco bom de alguém mesmo se você nunca o viu lutar antes, não é nem especialmente difícil circular para fora do soco. O que é difícil é convencer brawlers experimentados como Maurício Rua ou Rafael Feijão de que eles precisam fazê-lo. Longevidade na carreira não depende de movimento de pernas espalhafatoso, mas de habilidade de se mover para fora do perigo do oponente consistentemente.

Hendo_Stance_medium.jpg

Observe no quadro dos primeiros segundos da luta de Henderson com Jake Shields de que jeito Henderson está posicionado lateralmente (atrás da câmera). Sua mão direita está avançada para meio que disfarçar o lado em que ele se posiciona, mas uma rápida conferida no seu quadril direito nos revelará que ele está apontando quase de volta para a câmera. Quando Henderson ataca em direção a sua perna da frente, ele gira seu quadril direito até o fim, e permite que seu ombro acompanhe o movimento e por consequência o seu punho depois de todo o processo. É daí onde sai o seu punching power inacreditável, não da sua musculatura – o que é não é incomum nos meio-pesados e médios. Você perceberá no entanto que o quadril esquerdo de Henderson está tão avançado que ele não pode girá-lo nem um pouco mais para frente para colocar potência num jab ou gancho na mão da frente. O lutador disciplinado circularia para o lado da mão da frente de Henderson, porque qualquer soco que ele jogar com a sua esquerda vai ser um soco do braço. Henderson poderia tentar girar o seu quadril para a frente para possibilitá-lo de girá-lo mas seria uma ação extremamente devagar a tomar numa área da luta em que frações de segundos fazem toda a diferença. Em vez disso, Shields jogou jabs enquanto circulava para dentro da mão direita de Henderson. Isto foi, com certeza, burrice – embora Feijão e Shogun tenham circulado da mesma maneira e tenham sido derrotados da mesma maneira.

A base lateral de Dan Henderson restringe muito sua capacidade de girar ou impedir seus adversários de circular para o seu lado esquerdo. Por falta de um diagrama online melhor eu usarei duas imagens do paint que eu usei em fevereiro para descrever ângulos em Head Kick Legend. Estes diagramas representam uma vista do alto dos dois lutadores.

Angles_article_2_medium_medium.jpg

Ficar na frente de um adversário é uma faca de dois gumes. O indivíduo pode conectar socos tão facilmente quanto o outro e geralmente quem vence a disputa é o cara com o queixo de pedra e o soco forte. Esse é o mundo de Dan Henderson e não há quantia de tempo investida com sparring, manopla ou saco de boxe que o levem a vitória em uma troca dinâmica de golpes na mesma moeda. Boa trocação é não ser acertado, portanto troca cara-a-cara não é boa trocação.

Angles_article_3_medium_medium.jpg

Num mundo ideal, é isso que alguém deseja fazer contra um oponente mais forte e duro. No diagrama, o lutador de cima circulou para o lado fraco - do prumo - do lutador de baixo. Observe o quão longe a mão direita do lutador de baixo teria de percorrer para conectar – uma distância que é impossível de cobrir com qualquer peso do corpo por trás do soco. Entretanto o lutador de cima está numa posição perfeita para acertar ambas as suas mãos no alvo. Socos também podem ser executados durante o passo para a angulação – como os ganchos de esquerda que vimos de Joe Walcott.

Na verdade, um lutador quase jamais terá um ângulo perfeito, porque o adversário vai virar para fixar o lutador que cortou o ângulo, mas esse já é um movimento bem sucedido, porque enquanto o adversário está virando, ele está se sustentando basicamente em uma perna. Nenhum cara no mundo pode gerar a sua potência máxima ao virar – é simplesmente impossível de acontecer mecanicamente. Após reivindicar o pequeno ângulo, o lutador pode ir para cima com uma saraivada de socos de um jeito feio, mas como o adversário está virando não é uma troca 50/50 de qualquer forma. Dê uma olhada em Lyoto Machida tomando um ângulo de Thiago Silva, e depois partindo para cima enquanto Silva se vira para encará-lo. (G)

Embora isso seja diferente de circular para fora da mão potente de Hendo porque Machida é um canhoto – isso ainda demonstra o que os treinadores querem dizer quando falam “continue o fazendo girar” para seus lutadores. O money punch de Silva é definitivamente seu gancho de esquerda, e você pode notar isso ao olhar a maneira como ele deixa seus ombros retos. Machida circula para fora da mão pesada de Thiago, e Thiago joga um soco fraco de braço com a mão cujo o lado do quadril não está preparado para girar, e Machida aproveita para pisar para o lado e atacar quando Thiago vira.

Machida_Counter_Silva_medium_medium.jpg

Machida fez exatamente a mesma coisa com Quinton Jackson, um hitter muito mais forte com um queixo de aço, e o bambeou. Usar um ângulo é uma faceta extremamente importante da trocação se um cara espera conseguir fazer algo além de brigar. Uma rápida olhada em Henderson vs Feijão revelará que Feijão se movimentou para o lado fraco de Henderson talvez duas vezes na luta inteira. O segundo round inteiro foi gasto circulando na mão direita de Henderson, e isso eventualmente o fez ser nocauteado.

Agora Henderson não é um trocador burro, na verdade ele demonstra inteligência digna de nota em conectar sua arma principal. Henderson gasta a maior parte do tempo da luta fazendo seu adversário recuar para a grade com o propósito de fazê-los parar de se afastar de sua mão direita. Porém Henderson mais frequentemente tenta abafar o movimento do adversário ao chutar a parte interna da coxa.

A técnica de Henderson não é Muay Thai bonito, mas ele chuta a perna da frente com força o suficiente para:

• Tirar o pé do chão, bloqueando movimento, ou

• Forçar o oponente a defender o chute – o obrigando assim a tirar os seus pés do chão e novamente bloqueando o movimento.

Dois excelentes exemplos disto acontecem contra Michael Bisping (que estava circulando na mão pesada de Henderson de qualquer jeito), e contra Mauricio Rua (que estava tentando se recompor). (G) (G)

2) Chutes na parte externa da coxa

Caso a luta tivesse ocorrido, essa é uma área que você indubitavelmente teria visto Jon Jones explorar, cuja afinidade por chutes é muito notória. A base lateral de Henderson deixa sua perna da frente muito exposta porque tem pouco peso distribuído nela, e porque está muito estendida para levantar e bloquear chutes. Rafael Feijão acertou todos os chutes baixos que tentou contra Henderson, e então voltou para o brawling e foi nocauteado.

Feijao_Kicks_medium.jpg

Note no primeiro quadro que a base de Henderson está muito alongada para bloquear chutes e que seu peso está concentrado na sua perna de trás, então ele é forçado a retrair quando Feijão inicia o chute. Isso simplesmente significa que a perna de Henderson pode ser chutada através de seu corpo quando ele anda para trás. O punching power de Henderson vem de suas pernas, então atacá-las e fazê-las inchar no começo da luta certamente dará frutos. É uma estratégia especialmente segura porque não diz com respeito a chegar perto do alcance de soco de Henderson.

3) Usar o jab

Sem dúvidas, o jab.

Eu me sinto mal em escrever isso porque eu não sou o tipo de analista ou treinador que recai em frases sem sentido como “você precisa calibrar esse jab” ou “manda um duplo jab” quando eu estou sedento por ideias. A verdade é que Henderson não reage bem ao jab. Embora jabbear e circular na sua mão direita seja, claro, idiotice – muitos dos seus oponentes tiveram sucesso ao mantê-lo distante com o jab. Feijão conseguiu derrubar Henderson ao esconder sua mão direita por trás de um jab.

Até Jake Shields – um striker horrível – e Mauricio Rua, o cara sem jab, tiveram grande sucesso em jabbear Henderson ao longo de suas lutas com ele. O segundo round de Shogun/Hendo vai te ensinar que diferença um jab pode fazer contra Henderson. Shogun estava grogue no começo do round quando ele trocava socos com Dan, mas da metade do round pra frente ele começou a acertar jabs e 1-2s simplesmente porque o jab é um soco rápido, curto e remete a deixar poucas brechas para o oponente contragolpear. Jon Jones é um lutador que usa seu alcance impiedosamente – na sua melhor forma ele não dá chances a seus adversários – e estou certo de que chutes baixos e jabs em combinações teriam resumido a história dessa luta.

Conclusão

Concluindo, eu repito: Dan Henderson pode ser o que Jon Jones e outros chamam de “one trick pony” (de um truque só), mas ele é excepcionalmente bom nesse truque. Com a confirmação da luta entre Henderson e Machida, veremos se Machida é capaz de desarmar a H-Bomb e usar os procedimentos corretos para se defender de um golpeador tão letal como Henderson.

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não li tudo, mas o jeito do Rocky armar o golpe do primeiro gif me lembrou o nocaute do Hendo contra o Ryo Chonan. Pode ser só viagem minha hehe. Aparício e Caliani podem falar melhor.

Editado por Gkizi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo mundo sabe que o Hendo vai usar a direita mas se defender dela é o problema hehe vamos ver oque Machida fará diante disso pq o queixo de aço do Shogun ele não tem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não li tudo, mas o jeito do Rocky armar o golpe do primeiro gif me lembrou o nocaute do Hendo contra o Ryo Chonan. Pode ser só viagem minha hehe. Aparício e Caliani podem falar melhor.

Não me coloque no mesmo barco do Aparício, que sabe muuito mais do que eu! Tanto que eu vivo perguntando as coisas pra ele. :P

Quanto ao nocaute no Chonan, acho que vc tá certo. E o pior de tudo é que o Chonan tava fazendo exatamente as coisas que o Jack sugeriu, chutando a perna do lado de fora e de dentro, e jabeando (mas mal, eu acho), mas o Hendo simplesmente ignorou e soltou as bombas por cima dos jabs.

edit: dur, agora eu vi, ele levou o KO porque circulou pro lado errado mesmo. Isso fica nítido no primeira direita que ele recebe.

ppunkk

Hendo é o terror, pqp. Só não entendo como ele tem feito mais sucesso no octógono que no ringue, onde ele teoricamente tem mais chance de encurtar e fuzilar.

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, sempre fico esperando o Caliani postar os textos desse cara.

Muito legal, valeu Caliani e uma pergunta ele tem algum texto sobre a luta do Shogas vs Gustavo?

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, sempre fico esperando o Caliani postar os textos desse cara.

Muito legal, valeu Caliani e uma pergunta ele tem algum texto sobre a luta do Shogas vs Gustavo?

vlw

Valeu, de nada. Ah, ainda não, mas como ele vem fazendo uma análise de todas as lutas principais, acho que ele vai fazer dessa nas próximas semanas já que o evento tá chegando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caralho que ótima analise.... e meu, que nocaute lindo aquele ali do Marciano o cara era foda demais.

O Lyoto terá um problema por ser canhoto, para encaixar a mão forte dele ele teria que ir para o lado da mão forte do Hendo.

Veremos o que ocorre, mas aposto no Lyoto elusivo abusando de chutes baixo E ALTOS. A analise não contempla isso... mas chutes altos vindos de um cara igual ao Lyoto são uma puta arma afinal ele os esxecuta com perfeição e rapidez então a distância é segura e a efetividade normalmente é alta.

Ele não vai NOCAUTEAR o Hendo com um chute, porém pode manter a luta onde quiser.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To achando que o Lyoto vai brincar com o Hendo por 5 rounds. De qualquer forma, tem situacoes que sao improvaveis, mas botam o estadio abaixo nessa luta: Hendo achar o lyoto e soltar a pancada pro japa cair fedendo no chao, ou o Lyoto finalmente conseguir botar o hendo pra dormir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixarei para os mais entendidos comentarem sobre o assunto, mas agradeço por mais um bom tópico, Caliani ppunkk

Nem tinha visto, valeu mano Justin! ppunkk

Caralho que ótima analise.... e meu, que nocaute lindo aquele ali do Marciano o cara era foda demais.O Lyoto terá um problema por ser canhoto, para encaixar a mão forte dele ele teria que ir para o lado da mão forte do Hendo.Veremos o que ocorre, mas aposto no Lyoto elusivo abusando de chutes baixo E ALTOS. A analise não contempla isso... mas chutes altos vindos de um cara igual ao Lyoto são uma puta arma afinal ele os esxecuta com perfeição e rapidez então a distância é segura e a efetividade normalmente é alta.Ele não vai NOCAUTEAR o Hendo com um chute, porém pode manter a luta onde quiser.

Então, não contempla porque a análise é só sobre o Hendo mesmo. Era sobre as fraquezas do Hendo que o JJ poderia ter explorado se a luta tivesse saído na época, por isso não fala muito do Lyoto.

Acho que vai ele evitar circular por aquele lado, mas o interessante é que a direita dele é muito forte também (KO limpo no Rashad, Bader, KD no TS, etc...) e talvez por isso ele troque de base e lute de ortodoxo.

No começo deu preguiça de ler,mais velu a pena,muito boa a análise,valeu Caliani.

Valeu. ppunkk

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra, que post foda! Valeu, Caliani!

Mais uma vez concordo plenamente com o Jack Slack, esse cara manja muito e tem uma ótima didática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente o tópico! Valeu por trazer pra cá, Caliani.

To sempre de olho no Judo Chop, mas alguns acabo deixando passar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez o que mais favorece o Henderson é o fato de ser um wrestler que se adaptou bem na trocação

Geralmente os trocadores mais puros no MMA, quando entram com as pernas para socar são quedados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora