Caliani 0 Postado August 25, 2012 (editado) Esse post do Jackass ficou fera. Não se aprofunda tanto, mas dá um insight legal do que pode acontecer. Infelizmente ele só fala da trocação e se esquece de levar em conta outros aspectos das lutas, mas ele disse coisas interessantes embora possam parecer óbvias para alguns. Creio que daqui um tempo ele vai desenvolver mais num outro judo chop, e se for o caso eu upo o tópico e dou sequencia a tradução. Sintam-se a vontade para corrigir, ainda tenho dificuldades pra traduzir o jargão. Por que Machida acertou, Jones errou, e Belfort é intrigante O UFC 152 foi recentemente lançado em confusão ainda mais com a notícia de que Lyoto Machida recusou uma revanche com Jon Jones. Enquanto muitos viram isso como a segunda “arregada” por um lutador importante em 24 horas, a escolha de Lyoto Machida de não lutar com Jon Jones faz muito mais sentido do que a decisão de Jones de não lutar com Chael Sonnen. Também surgiram notícias de que Vitor Belfort intervirá para encarar Jones no UFC 152 - um convite muito corajoso para um peso médio - e certamente vale a pena considerar como os dois lutadores casam entre si. Muita especulação tem sido feita em torno dessas lutas e dos lutadores e em torno de quem está evitando quem, mas eu espero poder trazer algumas informações técnicas sobre o que acontece nos camps e no cage para esclarecer onde outros redatores se meteriam à fofocar. Por que Machida foi certo em recusar Jones A notícia de que Lyoto Machida foi escalado para lutar com Jon Jones no UFC 152 em 22 de setembro foi intrigante para mim. Deixou-me confuso descobrir que Lyoto Machida aceitaria uma revanche com tanto para trabalhar no seu jogo em tão pouco tempo. Lyoto Machida foi batido com contundência por Jon Jones em seu último encontro, devido ao melhor wrestling de Jones e, mais importante, devido a Jones ter explorado brechas que sempre existiram no jogo de striking de Lyoto Machida. O erro que Jones explorou no striking de Machida não é algo que pode ser mudado do dia para a noite, é algo que Machida tem desenvolvido consigo desde a infância sob a tutela de karatê de seu pai. O esporte MMA é um desses bizarros em que uma vitória simples com qualidade vai fazer todo mundo esquecer como você perdeu sua última luta e levar a pedidos de uma revanche imediata [da luta antecessora em que saiu derrotado]. Cain Velasquez não mostrou nenhum sinal de avanço na defesa em pé ao derrubar e bater no avesso a wrestling Antonio Silva, mas foi o suficiente para convencer de alguma forma o dinheiro do UFC e os fãs de que uma revanche com Junior dos Santos estava encaminhada. A exata mesma coisa aconteceu com Lyoto Machida depois de ter nocauteado Ryan Bader, quando este último desistiu de tentar seguir uma estratégia pela primeira vez e se lançou até Machida com sua mão direita erguida atrás da cabeça e o seu queixo à frente. Ryan Bader não estava tentando explorar o buraco da técnica de contragolpe de Machida que o camp da Jackson’s MMA já revelou, e Ryan Bader está muito, muito longe de Jon Jones. Para aqueles que não leram as minhas colunas Judo Chop eu vou brevemente reiterar apenas como Jon Jones venceu Lyoto Machida na primeira luta deles. Machida tem um background de karatê, e é isso que lhe dá a confiança para circular e andar pra trás por até um round e meio e, em seguida, contra-atacar assim que o oponente se desleixe. Machida usa o mesmo contragolpe toda vez – um direto com qualquer uma das mãos de trás (ele troca a base muitas vezes). A diferença é que a técnica de karatê de Machida não é boa técnica de boxe: • Quando o gyaku zuki (“soco reverso”) é executado no karatê, a mão da frente é recolhida de volta para o quadril no que é chamado de hiki-te. Isto representa o ato de segurar a roupa do adversário e não serve para nenhum propósito funcional no MMA. • No boxe a mão da frente é recolhida de volta para o queixo ou acima da sobrancelha, para desviar dos socos do oponente caso ele golpeie de volta. Machida pode escapar puxando sua mão passiva de volta para seu quadril quando ele é canhoto e seu adversário é destro devido a sua cabeça se movendo para fora de sua mão da frente e ser salvo do gancho de esquerda. O que Jones fez foi mudar para a mesma base de Machida, fintar um chute para forçar Machida a contragolpear, e depois conectar um gancho com a mão da frente no lado em que Machida abaixa a sua mão. Este também não foi um evento isolado na luta - Jones acertou Machida na mandíbula com um forte gancho com a mão da frente, na primeira metade do segundo round - mostrando não apenas como Machida é aberto a este soco. Você vai se lembrar da luta com Ryan Bader que Lyoto Machida finalizou seu adversário com um direto da mesma posição - idêntico ao que Jones explorou. Como Bader entrou com um terrível soco de direita, a mão da frente de Lyoto estava em posição de bloquear parte dele, mas Lyoto ainda “comeu” um pouco de seu poder, como você vai notar no gif abaixo. Lyoto tem claramente trabalhado com consciência em garantir que a sua mão da frente esteja em posição de bloquear as tentativas de Jones para contragolpear, mas isto aconteceu apenas um mês atrás e ele ainda foi acertado por Ryan Bader que é um striker impreciso na maioria das vezes. Para fazer uma luta no próximo mês com Jon Jones seria simplesmente loucura considerando que Machida tem muito trabalho específico para fazer em seu estilo e gameplan. Lyoto tem as ferramentas para derrotar Jon Jones, ele demonstrou isso no tão recordado primeiro round da luta entre eles, mas a pressa para um title shot seria jogar fora o que poderia ser sua última chance [de reconquistar] a coroa dos meio-pesados. Por que Jon Jones esteve errado em recusar Chael Sonnen Isso deveria ser óbvio para quase todos: Chael Sonnen não é um meio-pesado, não é um striker, e provavelmente não será capaz de causar a Jon Jones nenhum perigo em pé. Este é claramente um desnível hilariante e é realmente compreensível que Jones não gostaria de ter nada a ver com essa luta quando poderia diminuir sua credibilidade imediatamente após assinar com a Nike. Ninguém quer lutar com enormes discrepâncias quando é suposto a provar que é o melhor lutador do mundo. Por outro lado, este embate foi um presente absoluto em termos de publicidade. Chael Sonnen provou uma coisa ao longo dos últimos três anos; que ele pode falar de uma luta que no papel é enormemente desigual. Ninguém avaliou que ele teria uma chance com Anderson Silva em sua primeira luta, na verdade muitos se desapontaram com a realização de outra luta medíocre valendo título dos médios, mas a quantidade de bobagem que Sonnen falou fez as pessoas prestarem atenção. Foi a mesma coisa com a revanche - Sonnen havia perdido a primeira luta com Silva exatamente da mesma forma a qual ele havia perdido em quase todas as outras lutas em sua carreira, mas ele ainda conseguiu fazer as pessoas pagarem para ver a revanche. É interessante que Sonnen tenha começado a falação contra Jon Jones poucos dias antes de seu ex-companheiro de equipe e amigo, Dan Henderson, sair do UFC 151. Certamente vale a pena considerar que pelo menos Sonnen sabia sobre a incapacidade de Henderson para competir muito antes de Jones saber. A esse respeito eu posso entender como Jones está vendo as coisas, ele poderia se sentir como ele foi configurado para ter seu adversário trocado no último minuto. O que tudo se resume a, porém, é que quase duas dezenas de lutadores neste card fizeram sacrifícios enormes, muitos deles lutando para conseguir um dinheiro apertado, para um card que agora foi cancelado. Jon Jones afetou diretamente as suas subsistências e as vidas de suas famílias e filhos, ao se recusar a lutar contra um lutador de 185 libras. É compreensível que Jones não quis correr o risco de perder para um peso médio, mas isso é exatamente o que ele estava arriscando contra Dan Henderson. Jon Jones fez um camp completo para um lutador de 185 libras com uma grande mão direita, e ele foi pedido para lutar contra um lutador de 185 libras com pouca habilidade de trocação ou punch para falar e verdade. Quando você reduz a esses fatos, é difícil ficar do lado de Jon Jones. Como Vitor Belfort casa com Jon Jones Vitor Belfort é um lutador por quem eu tenho sentimentos mistos; ele claramente tem uma das trocações mais perigosas no MMA, mas ele é continuamente oferecido lutas desequilibradas. Yoshihiro Akiyama não havia absolutamente nada a oferecer para Belfort, e nem Anthony Johnson. A divisão dos médios tem vários híbridos decentes de strikers/grapplers - Alan Belcher, Chris Weidman, Michael Bisping - e de alguma forma Vitor acabou em grande parte do tempo lutando contra caras que não vão tentar levá-lo para baixo e que tem confiança grosseiramente equivocada em suas trocações. A exceção notável é Anthony 'Rumble' Johnson que veio muito acima do peso, levou Vitor para baixo duas vezes e foi imediatamente levantado pelo árbitro até ele se cansar o suficiente para Vitor pegar suas costas e estrangulá-lo. Por outro lado, esta é a segunda vez que Vitor se ofereceu para intervir e lutar contra um dos lutadores mais assustadores do mundo em curto prazo. Da última vez foi com Fedor Emelianenko quando o teste positivo de Josh Barnett destruiu o terceiro card muito aguardado do Affliction. Vitor nitidamente quer lutar com os melhores, mas ele apenas ocasionalmente acaba fazendo isso. O striking de Vitor será, obviamente, o que ele vai querer usar contra Jones em setembro e essa é uma área que eu estou ansioso para analisar em profundidade. Por enquanto vale a pena mencionar o progresso visível que Vitor tem feito com a sua distância em pé através de seu trabalho com Ray Sefo e com seus treinadores de karatê. Nas lutas de Vitor com Matt Lindland e Rich Franklin você pode ver que Vitor está ansioso para usar o movimento da cabeça e acaba por ficar quase peito a peito com seus oponentes, sendo acertado pelos seus golpes. Obviamente trocas de golpes de curta distância como estas são onde Vitor deixou sua marca em seu início de carreira, mas elas também tem um lugar terrível para acontecerem com Jon Jones. A paixão de Jones pelos cotovelos sempre foi evidente, mas na luta de Rashad Evans começou a usá-los como um contragolpe direto quando Rashad entrava no raio de ação. Se Belfort pretende chegar ao tipo de distância onde ele pode soltar a enxurrada de golpes em Jones através dos métodos que ele utilizou contra Franklin e Lindland, ele seria brutalizado pelas cotoveladas no caminho. Em lutas recentes, no entanto, Belfort tem mostrado uma aproximação mais cerebral - embora contra uma competição mais fraca. Em sua luta com Yoshihiro Akiyama, Belfort usou um chute na panturrilha para entrar com um soco na evasiva - verificando o movimento de Akiyama e distraindo sua atenção enquanto entrou desferindo um longo soco de esquerda. Isto é quase idêntico a combinação de estilo carateca que Lyoto Machida usa com tanta frequência. Se lutadores querem ter uma esperança de bater Jon Jones em pé não podem tentar cercá-lo como Rampage e Rashad Evans falharam em fazer - ele é muito bom em jogar chutes em seus adversários e eles cambaleiam para frente. Os adversários de Jones devem lutar evasivamente - de uma distância superior a seu alcance - e encontrar maneiras de se mover o mais rápido possível, com investidas explosivas antes de retrair. Enquanto Lyoto Machida, o melhor lutador de MMA de distância, está fora do radar de Jon Jones por ora, o novo Vitor Belfort que afia suas enxurradas de socos com jogo de pernas e chutes é certamente uma alternativa intrigante. http://www.bloodyelbow.com/2012/8/24/3264905/UFC-151-152-Jon-Jones-Lyoto-Machida-Vitor-Belfort-Chael-Sonnen Editado January 12, 2013 por Caliani Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rafael. 0 Postado August 25, 2012 Judo Chop é a coluna sobre MMA mais legal, na minha opinião. O cara realmente tem uma visão diferenciada sobre o esporte e ve muitas coisas que passam despercebidas para a maioria dos fãs. To meio sem tempo agora e dei uma olhada bem por cima, então amanhã volto pra ler inteira. Valeu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MV8 0 Postado August 25, 2012 O que tudo se resume a, porém, é que quase duas dezenas de lutadores neste card fizeram sacrifícios enormes, muitos deles lutando para conseguir um dinheiro apertado, para um card que agora foi cancelado. Jon Jones afetou diretamente as suas subsistências e as vidas de suas famílias e filhos, ao se recusar a lutar contra um lutador de 185 libras. É compreensível que Jones não quis correr o risco de perder para um peso médio, mas isso é exatamente o que ele estava arriscando contra Dan Henderson. Jon Jones fez um camp completo para um lutador de 185 libras com uma grande mão direita, e ele foi pedido para lutar contra um lutador de 185 libras com pouca habilidade de trocação ou punch para falar e verdade. Quando você reduz a esses fatos, é difícil ficar do lado de Jon Jones. É realmente triste, e o pior é que é a mais pura verdade! Por outro lado, esta é a segunda vez que Vitor se ofereceu para intervir e lutar contra um dos lutadores mais assustadores do mundo em curto prazo. Da última vez foi com Fedor Emelianenko quando o teste positivo de Josh Barnett destruiu o terceiro card muito aguardado do Affliction. Vitor nitidamente quer lutar com os melhores, mas ele apenas ocasionalmente acaba fazendo isso. Vítor pode ter muitos defeitos, mas realmente ele quer lutar com os melhores! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
SuraH 0 Postado August 25, 2012 Que matéria interessante. Obg por postar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Dutra 0 Postado August 25, 2012 Excelente post ! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Convidado Shotgun Postado August 25, 2012 (editado) Tomara que o Jones não leia esse post :lol: :lol: :lol: Que analise perfeita :o Editado August 25, 2012 por Shotgun Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Saci na Giratória 0 Postado August 25, 2012 É sempre bom ler o Judo Chop, nos faz olhar detalhes que passam batido... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pipo 0 Postado August 25, 2012 obrigado por escrever um texto tão rico.. muito bom Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Dragone 0 Postado August 25, 2012 Excelente texto, analise perfeita de tudo, e da pra perceber que o Lyoto ta tentando deixar sua guarda mais levantada, no nocaute contra o Bader, ele fez algo muito comum no Karatê, ele tirou o braço do Bader com a mão esquerda e o acertou com a direita, falo isso, pois eu fiz Karatê por um bom tempo, então tenho conhecimento de algumas das técnicas, se ele tivesse feito isso na 2ª luta contra o Shogun, na hora que o Shogun entrou com a mão direita, se ele tivesse bloqueado o soco do Shogun com a mão esquerda, ele teria um caminho livre pra acertar o queixo do Shogun com a direita, como ele fez contra o Bader, poderia ter nocauteado o Shogun naquela hora. Outra coisa, nessa imagem que você mostra do Jones acertando o soco no Lyoto, isso foi depois do corte, e o Lyoto falou que depois do corte ele foi pro tudo ou nada, então acho que essa imagem que você colocou não da pra levar em consideração.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
WALLYSON 0 Postado August 25, 2012 como vencer JJ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Caliani 0 Postado August 25, 2012 Obrigado povo, isso só me motiva mais a traduzir esses artigos. Quando eu tiver mais tempo vou fazer bem mais desses! Rafael, mas o autor menciona que essa é uma característica presente no jogo do Lyoto toda vez que ele solta o gyaku zuki. Aliás, ele reduz bastante o seu arsenal aos gyaku zukis... E como pode ver, ele sempre abaixa a outra mão quando usa esse soco, e normalmente dá certo pq ele só tem lutado contra caras de base ortodoxa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
andrec 0 Postado August 25, 2012 Tópico muito foda, obrigado pelo post e pela tradução. 1º Acho que o Vitor vai ter que achar logo uma maneira de achar uma distância segura. 2º Se movimentar bastante e tentar evitar aqueles chutes do bones que vão desgastanto o adversário. 3º Tem que treinar e muito defesa de quedas, porque quando o JJ quer colocar pra baixo não tem jeito, nem o Rampage conseguiu evitar. E pra mim se o JJ colocar o Vitor pra baixo já era, ele não tem o queixo de titanio do Shogun. Tem que chamar o The Natural pra afiar seu jogo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lukaka 0 Postado August 25, 2012 topico nota 10 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Saci na Giratória 0 Postado August 25, 2012 É verdade que o Lyoto tem esse "tique" de baixar a mão contrária ao que ele contragolpeia... Outro tique dele é dar aquela joelhada na barriga, em determinados momentos da luta, que o Shogun explorou muito bem. Mas ali naquele momento, eu acredito que foi muito mais a visão prejudicada do Lyoto do que mérito do Jones em acertar aquele cruzado... depois da cotovelada o Lyoto sangrou bastante e caiu no olho... Só que uma coisa que o escritor não avaliou (pelo menos nesse artigo) foi ao primeiro soco que o Lyoto tomou, já no segundo round, pouco antes de tomar o double leg. Gostaria de ver a avaliação dele, do porque aquele golpe ter entrado... Eu particularmente atribuí isso na época ao fato do Lyoto ter entrado no segundo round meio diferente, já, talvez cansado... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
nobremaia 0 Postado August 25, 2012 Também tinha lido e achado esse post interessante. Vc mandou muito bem em postar isso aqui traduzido pra galera, Caliani. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites