Recommended Posts

ja ouvi dizer que os seres humanos são classificados conforme seu tipo fisico, tipo, ectomorfo, endorfina(heheh), etc..

alguem que entende do assunto podia explicar cada tipo desses que eu citei, e dar um exemplo de atleta que se encaixa em cada tipo fisico..quais as facilidades e dificuldades fisicas de cada um..

valeu galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ectomorfo seria magro tipo o SAto do k-1 max. Esses "frangos" gerlamente são rapidos, ageis e tem um cardio bom.

mesomorfo seria meio forte entre o ecto e endomorfo tipo o kampmann na categoria ate 84, ele n cortava peso, seu corpo tinha uma massa que varia entre o peso da categoria. Esse tipo fisico tb pode chegar a um corpo mais pesado mas sem exageros. Vantagens de manter agilidae, força e rapidez podendo, ou não, ter bom cardio.

endomorfo ja é um tipo fisico mais pesado tipo um vovchanchyn na fase antiga podendo tb chegar a um tank abbot. Gerlamente são fortes mas lentos e o cardio dixa a desejar.

o pouco que sei é isso

tb aguardo alguem mais entendido do assunto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado queixo de aço ou QDA

O meu tipo é George Foreman nos velhos tempos ,com o cabelo melhor.rsrsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somatotipo não tem nada haver com cárdio... :bheh:

Endorfina foi boa! :lol:

No mais, digite somatotipo na barra de busca do site que você acha alguma coisa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Somatotipo não tem nada haver com cárdio... :D

Endorfina foi boa! :lol:

No mais, digite somatotipo na barra de busca do site que você acha alguma coisa..

verdade, sou frango, nao tenho gas e para o peso ate que tenho um pouquinho de força

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade não tem nada ver com cardio ou agilidade.

Mesomorfo - São os "abençoados" pela genética, ganham massa com mta facilidade, tem o físico simétrico e sarado com metabolismo rápido.

Ectomorfo - São os magrelos, aquele que nós chamamos de magro ruim pq pode comer um boi inteiro que não engorda.Tem dificuldade de ganhar massa, precisam de uma boa dieta pra terem resultados.

Mesomorfo - São os que tem facilidade de acumular gordura, tem o metabolismo mais lento.Na minha opinião o tipo mais chato que tem hehe.

E acredito que as pessoas podem ter mais de 1 tipo, por exemplo: facilidade pra ganhar massa entretanto também uma facilidade pra acumular gordura caso dê uma escapada da dieta.

Editado por Andrewo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chega de achismo, vamos lá:

Somatotipo:

É uma técnica de classificação da composição corporal. Sheldon dividiu a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia, definindo características físicas que as diferenciam entre si (De Rose, 1973)

ENDOMORFIA

Apresenta como principal característica da estrutura física, o arredondamento das curvas corporais. Considera-se um indivíduo obeso um bom exemplo de endomorfia PLENA, pois o relevo muscular praticamente não é notado, mas aparecem grande volume abdominal, pescoço curto e ombros quadrados.

MESOMORFIA

A mesomorfia é considerada como o segundo componente do somatotipo de Sheldon. Dentre as principais características destacam-se o grande relevo muscular aparente, com contornos predominantementes na região do trapézio, deltóide e abdominal, bem como um estrutura óssea mais maciça principalmente na região do punho e antebraço. A presença da gordura corporal é pequena, permitindo uma boa visualização do arcabouço muscular. Este tipo de estrutura-corporal frequentmente é encontrado em atletas.

ECTOMORFIA

Este terceiro componente pode ser identificado por uma linearidade corporal, com discreto volume muscular e pequena presença de tecido gorduroso, podendo ser considerado como o componente da magreza.

Em estudos antropométricos Sheldon conclui que não existe indivíduo com uma classificação única, mais com uma maior ou menor tendência para cada uma dos componentes de sua divisão. Desta forma Sheldon elaborou uma escala de 1 a 7 para cada uma das três classes.

Sendo o número 1 o de menor quantidade do componente e o número 7 o de maior presença. Assim, uma escala 1 – 3 – 6 indica um sujeito com uma baixa presença do componente endomórfico (adiposidade), com uma certa estrutura mesomórfica (muscularidade) e um alto grau de ectomorfia (magreza).

A técnica do somatotipo de Sheldon emprega a fotografia do indivíduo(apenas homens) em três planos, para uma posterior análise e classificação de acordo com tabelas pré-elaboradas pelo pesquisador.

A partir do trabalho de Sheldon, Heath & Carter desenvolveram um novo modelo para avaliação do somatotipo, que pode ser empregado tanto em homens quanto em mulheres e prevê a utilização de um formulário específico (somatocarta) com o qual o avaliador deverá trabalhar para a coleta de dados.

O Somatotipo de Heath & Carter permite um estudo apurado sobre o tipo físico ideal para cada modalidade esportiva, sendo um excelente instrumento para ser empregado na descoberta de talentos, além de permitir uma contínua monitorização da composição corporal durante o decorrer de uma temporada.

PARA QUEM QUISER CONTINUAR SE APROFUNDANDO, AI VAI:

Determinação do primeiro componente - ENDOMORFIA

Coleta dos valores das dobras cutâneas triciptal, subescapular e suprailíaca.

Cálculo do primeiro componente (De Rose et. Al, 1984)

ENDO = - 0,7182 + 0,1451 (X) – 0,00068 (X) + 0,0000014 (X)

X = soma das 3 dobras cutâneas

Somatório corrigido

XC = (X * 170,18) / Estatura

Determinação do segundo componente - MESOMORFIA

Deverá ser feita através do registro da estatura em cm, do diâmetro ósseo do úmero e do fêmur, bem como do registro da circunferência do braço e da perna, corrigidos atráves da subtração dos valores obtidos nas pregas cutâneas triciptal e panturilha.

MESO = 0,858 (U) + 0,601 (F) + 0,188 (B) + 0,161 (P) – 0,131 (E) + 4,50

U = diâmetro biepicondiliano do úmero em cm;

F = Diâmetro biepicondiliando do fêmur em cm;

B = Perímetro corrigido do braço em cm;

P = Perímetro corrigido da perna em cm;

E = Estatura do indivíduo estudado em cm;

CBC = CB – (DCTR / 10)

CPC = CP – (DCPM / 10), onde

CBC = Circunferência do braço corrigido

CPC = Circunferência da perna corrigido

CB = Circunferência do braço

CP = Circunferência da perna

DCTR = Dobra cutânea do triceps

DCPM = Dobra cutânea da perna medial

Determinação do terceiro componente - ECTOMORFIA

É necessário registrar a massa corporal e a estatura do avaliado.

IP = Estatura / Raiz cúbica (massa corporal)

IP = Índice Ponderal

Se IP > 40,75, então

Ectomorfia = (IP x 0,732) – 28,58

Se IP estiver entre 38,25 e 40,75, então:

Ectomorfia = (IP x 0,463) – 17,63

Para todos os casos que IP <= 38,25, atribui-se 0,1 ao valo do componente ectomorfia.

É possível uma melhor visualização da distribuição somatotípica do avaliado através do somatotipograma (Carter, 1975). O somatotipograma é constituído por um triângulo de lados arredondados, dividido em três eixos. Cada um dos três eixos caracteriza um componente, estando o ectomorfo à direita, o endomorfo à esquerda e o mesomorfo acima.

É possível, ainda, observar que determinadas modalidades impõem um determinado somatotipo, tornando-a quase que um componente obrigatório para o sucesso esportivo.

MELHOR DO QUE ISTO, SÓ PASSAREM 4 ANOS ESTUDANDO EM UMA FACULDADE DE ED. FÍSICA

E dizem que Ed. Física é só jogar bola...

Sem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Chega de achismo, vamos lá:

Somatotipo:

É uma técnica de classificação da composição corporal. Sheldon dividiu a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia, definindo características físicas que as diferenciam entre si (De Rose, 1973)

ENDOMORFIA

Apresenta como principal característica da estrutura física, o arredondamento das curvas corporais. Considera-se um indivíduo obeso um bom exemplo de endomorfia PLENA, pois o relevo muscular praticamente não é notado, mas aparecem grande volume abdominal, pescoço curto e ombros quadrados.

MESOMORFIA

A mesomorfia é considerada como o segundo componente do somatotipo de Sheldon. Dentre as principais características destacam-se o grande relevo muscular aparente, com contornos predominantementes na região do trapézio, deltóide e abdominal, bem como um estrutura óssea mais maciça principalmente na região do punho e antebraço. A presença da gordura corporal é pequena, permitindo uma boa visualização do arcabouço muscular. Este tipo de estrutura-corporal frequentmente é encontrado em atletas.

ECTOMORFIA

Este terceiro componente pode ser identificado por uma linearidade corporal, com discreto volume muscular e pequena presença de tecido gorduroso, podendo ser considerado como o componente da magreza.

Em estudos antropométricos Sheldon conclui que não existe indivíduo com uma classificação única, mais com uma maior ou menor tendência para cada uma dos componentes de sua divisão. Desta forma Sheldon elaborou uma escala de 1 a 7 para cada uma das três classes.

Sendo o número 1 o de menor quantidade do componente e o número 7 o de maior presença. Assim, uma escala 1 – 3 – 6 indica um sujeito com uma baixa presença do componente endomórfico (adiposidade), com uma certa estrutura mesomórfica (muscularidade) e um alto grau de ectomorfia (magreza).

A técnica do somatotipo de Sheldon emprega a fotografia do indivíduo(apenas homens) em três planos, para uma posterior análise e classificação de acordo com tabelas pré-elaboradas pelo pesquisador.

A partir do trabalho de Sheldon, Heath & Carter desenvolveram um novo modelo para avaliação do somatotipo, que pode ser empregado tanto em homens quanto em mulheres e prevê a utilização de um formulário específico (somatocarta) com o qual o avaliador deverá trabalhar para a coleta de dados.

O Somatotipo de Heath & Carter permite um estudo apurado sobre o tipo físico ideal para cada modalidade esportiva, sendo um excelente instrumento para ser empregado na descoberta de talentos, além de permitir uma contínua monitorização da composição corporal durante o decorrer de uma temporada.

PARA QUEM QUISER CONTINUAR SE APROFUNDANDO, AI VAI:

Determinação do primeiro componente - ENDOMORFIA

Coleta dos valores das dobras cutâneas triciptal, subescapular e suprailíaca.

Cálculo do primeiro componente (De Rose et. Al, 1984)

ENDO = - 0,7182 + 0,1451 (X) – 0,00068 (X) + 0,0000014 (X)

X = soma das 3 dobras cutâneas

Somatório corrigido

XC = (X * 170,18) / Estatura

Determinação do segundo componente - MESOMORFIA

Deverá ser feita através do registro da estatura em cm, do diâmetro ósseo do úmero e do fêmur, bem como do registro da circunferência do braço e da perna, corrigidos atráves da subtração dos valores obtidos nas pregas cutâneas triciptal e panturilha.

MESO = 0,858 (U) + 0,601 (F) + 0,188 (B) + 0,161 (P) – 0,131 (E) + 4,50

U = diâmetro biepicondiliano do úmero em cm;

F = Diâmetro biepicondiliando do fêmur em cm;

B = Perímetro corrigido do braço em cm;

P = Perímetro corrigido da perna em cm;

E = Estatura do indivíduo estudado em cm;

CBC = CB – (DCTR / 10)

CPC = CP – (DCPM / 10), onde

CBC = Circunferência do braço corrigido

CPC = Circunferência da perna corrigido

CB = Circunferência do braço

CP = Circunferência da perna

DCTR = Dobra cutânea do triceps

DCPM = Dobra cutânea da perna medial

Determinação do terceiro componente - ECTOMORFIA

É necessário registrar a massa corporal e a estatura do avaliado.

IP = Estatura / Raiz cúbica (massa corporal)

IP = Índice Ponderal

Se IP > 40,75, então

Ectomorfia = (IP x 0,732) – 28,58

Se IP estiver entre 38,25 e 40,75, então:

Ectomorfia = (IP x 0,463) – 17,63

Para todos os casos que IP <= 38,25, atribui-se 0,1 ao valo do componente ectomorfia.

É possível uma melhor visualização da distribuição somatotípica do avaliado através do somatotipograma (Carter, 1975). O somatotipograma é constituído por um triângulo de lados arredondados, dividido em três eixos. Cada um dos três eixos caracteriza um componente, estando o ectomorfo à direita, o endomorfo à esquerda e o mesomorfo acima.

É possível, ainda, observar que determinadas modalidades impõem um determinado somatotipo, tornando-a quase que um componente obrigatório para o sucesso esportivo.

MELHOR DO QUE ISTO, SÓ PASSAREM 4 ANOS ESTUDANDO EM UMA FACULDADE DE ED. FÍSICA

E dizem que Ed. Física é só jogar bola...

Sem mais.

Valeu Juliano, muito massa tua explicação! Da hora haha..

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ectomorfo - São os magrelos, aquele que nós chamamos de magro ruim pq pode comer um boi inteiro que não engorda.Tem dificuldade de ganhar massa, precisam de uma boa dieta pra terem resultados.

Eu :o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow Diogo, eu sei que meu post está grande, mas compensa ler! Não existe um ser ectomorfo, ou endomorfo, ou mesomorfo, todos nós temos valores para os 3 dados! Só que pode [ou não] haver predominância em uma destas características! Por exemplo eu sou tachado como ectomorfo e se eu postar uma foto minha aqui no PVT [já fiz isto antes no off :D, quem é das antigas vai saber como sou] vão falar que sou magrão, sequela e sei lá o que. Só que acredite se quiser, tenho predominância mesomórfica!

Enfim, espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só que acredite se quiser, tenho predominância mesomórfica!

Enfim, espero ter ajudado.

Mas isso pode mudar, certo? Porque por exemplo fiz o cálculo pra Ectomorfia (me considero ectomorfo), e deu 1.8, mas isso na minha altura e peso atuais, depois de 3 anos e meio de academia. Fiz o cálculo pro meu peso antigo e deu 5.1. Hoje em dia acho que nos testes eu também seria mesomorfo, mas eu sei que não sou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas isso pode mudar, certo? Porque por exemplo fiz o cálculo pra Ectomorfia (me considero ectomorfo), e deu 1.8, mas isso na minha altura e peso atuais, depois de 3 anos e meio de academia. Fiz o cálculo pro meu peso antigo e deu 5.1. Hoje em dia acho que nos testes eu também seria mesomorfo, mas eu sei que não sou...

Veja os 3 valores antes de tirar conclusões! Vai que todos os valores estão baixos, enfim. Se quiser ajuda, me mande TODOS os seus dados pra fazer um "double check".

Quanto a pergunta, sim elas podem ser modificadas, mas dentro de um padrão limite. Fenótipo é alterável, genótipo não.

mesomorfo!!

Só acredito com os dados! :lol:

tenho facilidade tanto pra ganhar como para perder...

Portanto sou mesoformo :D

Empírico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Veja os 3 valores antes de tirar conclusões! Vai que todos os valores estão baixos, enfim. Se quiser ajuda, me mande TODOS os seus dados pra fazer um "double check".

Não tenho dados como medição das dobras e perímetro dos ossos. Mas veja bem que o cálculo para mesomorfia, por exemplo, leva em conta medição das dobras e circunferencia de braço e pernas que, assim como o peso referente ao cálculo de ectomorfia, pode mudar com o tempo.

Pelos valores ali tenho quase certeza que o mesomorfo iria dar o mais alto. Mas ainda acho que sou ectomorfo :D

Se eu parar de fazer academia, voltou aos meus 55kg e 5.1 de ectomorfismo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso