Entre para seguir isso  
Mark Twain

Qual o limite do profissionalismo no MMA?

Recommended Posts

Qual o limite do profissionalismo no MMA?

Antigamente, quando o Vale Tudo de alto nível no Brasil estava polarizado nas equipes Brazilian Top Team e Chute Boxe, imaginar uma luta entre amigos era bem difícil. Ainda mais porque o confronto entre atletas das duas equipes eram mais “rentável” aos eventos. Muitas surpresas e crises sucederam na saída de alguns atletas dos times brazucas, novos times nasceram, mas a postura continuou a mesma.

Dana White, presidente do UFC, sofre com o impedimento criado pela American KickBoxing Academy, time que concentra Jon Fitch, Josh Kosheck e Mike Swick, três dos melhores atletas até 77kg do evento. Eles não aceitam se enfrentar, deixando a categoria travada. “Não estou brincando quando digo que quero ver Fitch e Koscheck se enfrentando, que se dane isso de ‘somos amigos’. Eu não quero mais dois lutadores tops da mesma não querendo se enfrentar”, avisou o cartola americano a um site americano.

A profissionalização do MMA é tanta que até mesmo companheiros de treino estão ajudado oponentes. Rogério Minotouro, por exemplo, é parceiro de Anderson Silva na Minotauro Team, mas ajudou nos treinos Demian Maia para sua última luta no UFC. O baiano ficou numa saia justa quando os cartolas americanos casaram o duelo entre Anderson e Demian para o UFC 112, que acontece neste sábado (10). O mesmo aconteceu com André Galvão, ex-companheiro de Demian na Brasa, que treina com Anderson desde 2008.

“Fica uma coisa estranha. Estou aqui desde a minha estreia no MMA e o Anderson sempre me ajudou em todas as minhas lutas, mas dessa vez ele vai lutar com o Demian, que é meu amigo”, conta Galvão, destacando o lado profissional do esporte. “É uma luta, profissionalismo. Depois que acaba, todo mundo se cumprimenta. É como uma partida de futebol. Lógico que não é fácil, mas o Anderson me ajuda muito, então tenho que ajudar ele também, independente do adversário”.

Uma situação parecida aconteceu na categoria acima, até 93kg. Campeão do Ultimate, Lyoto Machida é empresariado pela mesma dupla que controla a carreira de Rogério Minotouro (Ed Soares e Jorge Guimarães). Rogério estreou com vitória no UFC e já pensa no cinturão. Porém, o carateca não gostaria de enfrentar o amigo. “Acho que essa luta dificilmente aconteceria, temos o mesmo empresário, somos da mesma equipe e temos um relacionamento muito bom. Acho que tanto da minha parte como dele, essa luta não é de bom gosto, mas estamos aí para enfrentar outros lutadores”, comentou Machida, que enfrenta Maurício Shogun, com quem já treinou no passado, na equipe Chute Boxe.

Na categoria mais pesada do UFC, a mesma situação acontece com a jovem promessa Junior Cigano dos Santos, que sempre deixou claro que nunca enfrentaria o ex-campeão Rodrigo Minotauro. “Eu acho que os meus empresários já esclareceram isso para o UFC. Mesmo que tenham essa vontade, isso está esclarecido. Não é uma questão de treinar juntos, o Rodrigo é meu treinador, ele me ensinou tudo desde o início, devo minha carreira a ele. Luta entre eu e ele não vai acontecer”, explicou Cigano.

Uma situação constrangedora também foi criada com a chegada de Vitor Belfort ao UFC. Voltando ao octagon americano, Belfort atropelou Rich Franklin e logo foi lançado à disputa de cinturão, título que pertence ao antigo companheiro de treinos, Anderson Silva. A decisão dos promotores do UFC não agradou a todos, e Belfort comentou o encontro com o campeão em Abu Dhabi, antes do cancelamento da luta. “Não sei o que houve, ele parecia chateado ou nervoso, não sei. Ficamos frente a frente, mas não nos cumprimentamos”, disse Vitor.

Porém, Anderson, que no começo tinha ficado incomodado com essa decisão, afirmou que não teria problemas em enfrentar Belfort. “Primeira coisa, ele nunca foi meu amigo, e segundo, luta é luta. Estou aí para lutar, vai vencer quem estiver melhor preparado e um dos dois vai perder. Eu ficaria chateado se fosse o Rodrigo, o Rogério, o Feijão, o Lyoto ou até mesmo o próprio Wanderlei, o Shogun, mas... Vitor? É mais um adversário, assim como todos os outros”, disparou.

1270495500.m.jpg

----------------------------------------

Outro exemplo a equipe do Greg Jackson que nao para de crescer, e tem varios atletas do mesmo peso lutando no UFC. Rashad, Jon Jones, Jardine...Clay Guida, Joe Stevenson

team-jackson-530x325.jpg

Editado por Mark F.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde de que os netos não batam em seus avós... desce a porrada negada!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já falei em outro tópico e volto a repetir.

MMA é um esporte como todos os outros e o amadorismo ficou pra trás. É passado, tanto quanto lutas sem rounds, sem tempo limite ou sem luvas.

Lutadores são profissionais e como tais, devem saber separar a amizade do profissionalismo.

Compartilhar este post

Link para o post

a situação do cigano e minotauro é completamente diferente de lyoto e anderson cada caso é um caso tem q ser analisados se foram alguns treinos juntos tem q botar pra lutar mesmo senão é uma injustiça privar o "amigo" de disputar o cinturão.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que lutar justamente nesses casos do Shogun, Lyoto vs Anderson ou Lyoto vs Minoto, agora Cigano vs Minotauro na minha opinião não tem o minimo de condição de acontecer.

Desde de que os netos não batam em seus avós... desce a porrada negada!!!!

hehe boa

Compartilhar este post

Link para o post

Boa careca !!! tem o meu apoio

Compartilhar este post

Link para o post
Convidado zÉmaluco

os cara acham que meter porrada na cara é igual a jogar futebol

tem mts casos de adversarios que se enfrentaram e viraram melhores amigos

vide, Joe louis e Max Schmeling

mas depois de amigos nenhum dos 2 meteu porrada na cara do outro nunca mais

e olha que foi um nocaute pra cada lado

nao acredito que 2 caras que sejam amigos realmente vao descer a porrada no outro

acho que podem até lutar mas vaum acabar pegando leve concerteza

Dana white nao ta nem ai pra ninguem e pelo jeitao dele venderia até a mae por grana

Compartilhar este post

Link para o post
Alias, esqueci de postar:

Greg Jackson Overrated!

X__________________

Mestre contra aluno não dá.

O resto é resto!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha humilde opinião: CREONTAR virou atitude normal... Com isso todo mundo treina com todo mundo e todo mundo é amigo de todo mundo!

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando o Cigano, que Minotauro é seu mestre, pelas declarações do Dana, vão ter que acabar saindo na mão.

O grande problema foi o fim do Pride, que acabou jogando os principais tops ( menos Fedor) no UFC. O risco que corremos e de ter lutas chatas, onde os caras vão aliviar uma ao outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai dar certo...

Pode até funcionar com aqueles que não treinam juntos mais são amigos.

Com quem treina junto e é amigo não vai funcionar nunca, vai rolar um marmelo fdp aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o sensei Yoshizo Machida falou uma vez, campeão só existe um, todo mundo quer saber quem é o melhor, então tem é que lutar mesmo.

Sem contar que essa é a profissão deles e estão recebendo pra isso.

Se é da mesma categoria e 2 amigos são tops e vencendo todo mundo não tem jeito, uma hora terão que se enfrentar, nem que seja pelo cinturão.

Compartilhar este post

Link para o post
Convidado Estêvão_MMA

Eu quero mais é ver o circo pegar fogo. Foi-se o tempo em que eu ficava preocupado com esse tipo de coisa... quero ver todo mundo se matando e fim de papo. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

não entendo essa visão infantil que as pessoas têm do combate,a luta é a prova máxima da evolução física e espiritual de um atleta,não é agressão;para um guerreiro não existe nada mais natural que consequencias físicas após um embate,quem não aceitou esse fato está totalmente fora do contexto da profissão...querem dizer que é profissional mas quando é com amigos a coisa vai pro lado sentimental e vira uma questão pessoal é isso?pq se for não temos lutadores e sim brigões que sobem no ringue para um acerto de contas...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso