Entre para seguir isso  
Hugo Krug

A evolução do MMA

Recommended Posts

Por: Diogenes Fernandes

Lembro com saudosismo da minha infância e de tudo que de uma forma ou outra fizeram parte dela.

Em particular, recordo de uma certa olimpíada em que à delegação norte americana chegou com sua seleção de basquete sendo chamada de DREAN TEAM. Apelido esse dado devido seu extremo favoritismo para aquela competição.

Todas as modalidades esportivas estão em constante evolução, sendo que não existe hegemonia eterna....Todos os campeões serão um dia superados, seja por alguém ou por alguma coisa.

No Mixed Martial Arts, está evolução se mostra de forma ainda mais evidente, formando “ciclos, mudando radicalmente o esporte em períodos relativamente curtos de tempo.

Algumas das linhas cronológicas que estabelecerei se mesclaram ao longo da história, tendo inclusive co-existido simultaneamente por se tratarem de categorias distintas. Entretanto, foram marcos na evolução do esporte.

A era Gracie

Nos meados da década de 90, um frágil lutador desafiou o mundo em uma competição sem regras (na verdade haviam regras, mas o título Vale-Tudo tinha um apelo comercial muito bom para época).

Ao melhor estilo retratado na ficção, os melhores mestres de cada Arte Marcial foram convidados para participar de uma competição tipo torneio, onde 16 lutadores entrariam mas só um sagraria-se campeão ao final do evento.

Neste período histórico, os combates eram realizados sem limite de tempo e de peso, fato esse impensado de ser praticado nos dias atuais por questões óbvias.

Royce Gracie surpreendeu todos com um estilo pouco difundido até então. Tratava-se de uma Arte Marcial que fazia com que os lutadores teoricamente mais fracos e mais leves, pudessem competir em razão de igualdade contra lutadores mais pesados e mais fortes.

A família Gracie se manteve no topo da competição durante às primeiras edições do UFC.

O mundo entendeu o recado que foi dado pelos Gracies e perceberam que para subir ao ringue (octagon), não bastaria estudar apenas uma modalidade. Fato esse que contribuiu para o surgimento do MMA moderno.

Com às mudanças de regras do UFC e com à particularidade da necessidade de se estabelecer um limite de tempo para cada luta, à família Gracie optou por não mais competir no evento.

Gracie.jpg

A era Coleman

Ainda nos primórdios do UFC. Surgiu um lutador com uma genética diferente dos demais. Tratava-se de um atleta de Wrestling que subjugava seus adversários arremesando-os ao solo e castigando com golpes proferidos com singular agressividade.

Mark Coleman foi soberano em sua categoria, não por sua técnica mas pela sua superioridade física e pela estratégia que estabelecia para vencer seus adversários.

A maioria dos lutadores entrava no octagon insegura, fato esse que ajudava Coleman à impor seu jogo.

Como qualquer império, Coleman viveu sua ascensão e também viu sua queda chegar pelos “pé” de um lutador tecnicamente limitado mas que, ao contrário dos demais, não se deixou intimidar pelo fato de estar lutando com o campeão de sua categoria.

Coleman.jpg

A era Kerr

Com um jogo similar à Coleman (inclusive treinaram juntos durante um certo tempo), o americano Mark Kerr, dispunha das mesmas qualidades de Coleman. Entretanto, era mais forte e mais versátil que o primeiro.

Fez lutas nos USA e no Japão, e teve um longo reinado, vencendo os melhores de sua categoria.

Com o passar dos anos, problemas particulares de Kerr acabaram lhe prejudicando nos ringues.

Kerr.jpg

A era Sakuraba

A terra do sol nascente tradicionalmente conhecida por ser o berço das Artes Marciais, até o momento não tinha tido um nome de expressão no esporte. Isso até à chegada de Kazushi Sakuraba.

Sakuraba lutou e venceu à maioria dos representantes da família Gracie. Fato esse que lhe rendeu o apelido de “Gracie Killer”.

Tratava-se de um lutador muito eclético, que muitas vezes decidia à luta no próprio terreno de seu adversário.

Venceu ícones do esporte e sua carreira ia muito bem até seu caminho cruzar o de um certo Wanderlei Silva.

Sakuraba continua ativo até hoje, mas suas apresentações nem de longe lembram às que lhe consagraram.

Sakuraba.jpg

A era Wanderlei

Extremamente agressivo, Wanderlei Silva era conhecido no Japão como o “Mr. Pride”. Silva unia todos os atributos de um grande campeão, fato esse percebido pela organização do maior evento do planeta na época.

Wanderlei foi soberano em sua categoria ao ponto de aceitar realizar combates com lutadores da categoria à cima da sua.

O jeito irreverente de desafiar seus adversários fez de Silva um dos lutadores mais rentáveis do MMA moderno.

Um divisor de águas na carreira do brasileiro foi à luta contra o peso pesado Mark Hunt, que lhe fez conhecer à derrota após anos de invencibilidade. Depois daquele combate, Silva não foi mais o mesmo, mas continuou fazendo grandes lutas contra lutadores TOP’s de sua categoria.

Wanderlei.jpg

A era Cro Cop

Mirko tinha o que muito consideravam único. Conseguia acabar seus combates sempre de maneira fulminante.

O croata foi considerado o homem mais perigoso do mundo! Sendo inclusive difícil de casar lutas para ele devido à recusa dos demais lutador de sua categoria.

Cro Cop lutou e venceu o primeiro e único GP OPEN da era moderna do MMA. Entretanto, era visível que o lutador se sentia pouco à vontade quando enfrentava Grapler’s.

Com o fim do PRIDE, Mirko foi contratado pelo UFC e fez apresentações bem a baixo das de costume, sendo nocauteado por Gabriel Napão em seu primeiro grande desafio.

Cro Cop busca reencontrar o caminho da vitória apesar de muitos acreditarem que seu tempo já passou.

Crocop.jpg

A era Shogun

Entrou na última vaga do GP mais disputado do planeta. Tratava-se do torneio do extinto PRIDE que agregava os melhores lutadores da categoria mais disputada do maior evento do mundo.

Maurício Rua entrou como “azarão” em todas às suas lutas, enfrentando os adversários mais fortes do torneio e venceu !

À exemplo de Mirko, também migrou para o UFC com o fim do PRIDE. E também não conseguiu repetir suas boas performances. Fato esse gerado por lesões que estavam acompanhando o brasileiro ao longo de sua carreira.

Shogun à pouco parece ter reencontrado o caminho da vitória dentro do evento norte americano.

rrua.jpg

A era Spider

Um lutador muito à frente de seus adversários. Essa é a melhor forma de definir à lenda Anderson Silva.

Silva entrou no evento americano apenas com coadjuvante, mas logo em suas primeiras apresentações já deixou claro que seria o campeão de seu peso.

Muitos criticam o lutador por não se empenhar da forma devida e desrespeitar os seus adversários e o dinheiro dos fãs. Mas o fato é que, ele é o campeão! É na sua cintura que está o cinturão! E se algum lutador quiser tirar o que Silva adquiriu, terá que superá-lo, fato esse impensado para os atuais nomes da categoria.

Anderson.jpg

A era Fedor

Nunca nenhum outro lutador permaneceu tanto tempo no topo de sua respectiva categoria. Nunca nenhum outro lutador foi tão soberano dentro desta modalidade.

Emilianenko Fedor é hoje o homem à ser batido. Mas ano passado também era, e em 2007, 2006, etc.

O russo não é expert em nada mais é muito bom em tudo. Fato esse comprovado por todos aqueles que lutaram com ele.

Muitos acreditam que só o tempo conseguirá acabar com a hegemonia de Fedor e que, indiferente disso ele será lembrado como o maior lutador de MMA de todos os tempos.

Fedor.jpg

Por fim alguns nomes ficaram injustamente de fora desta lista, mas o fato é que as características de muitos se assemelham aos já citados. Nosso esporte está em constante evolução. Daqui à vinte anos provavelmente lembraremos dos dias de hoje com o sentimento nostálgico que todos aqueles que viveram grandes feitos e passaram por momentos únicos.

Novos campeões surgirão. Lesnar, Machida, Alves, etc...E estaremos aí para viver à história e ver Reis surgindo e sendo depostos. Isso é o que torna o MMA algo ímpar e tão especial!

Fonte: http://frmt-frmt.blogspot.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos melhores artigos que já lí sobre MMA. Até não entendi o porque o mesmo foi movido para à Segundona!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faltou o Igor Vovchanchyn, que teve um grande reinado diga-se de passagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Faltou o Igor Vovchanchyn, que teve um grande reinado diga-se de passagem.

verdade.. mao de pedra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso é tudo muito relativo, só o fedor e anderson possuem uma 'real' era.

Não concordo Irmão...Pois tanto Royce, Kerr, Coleman, etc....eram insuperáveis no auge....Isso sem falar no Wanderlei que passou o carro em quase toda à categoria na época de Mr. Pride.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que as "eras" aí estão se sobrepondo demais.

Eu costumo dividir pela predominância de estilos e estratégias, não de lutadores.

Na minha opinião ficaria assim:

Estilo x Estilo.

Primeira fase- Jiu Jitsu/Família Gracie e Grappling voltado para a finalização: Royce, Rickson, Renzo,Ken Shamrock,Oleg Taktarov, etc...

Segunda fase- Wrestling: Severn, Coleman, Kerr, Frye, Randleman...

Um pouco de tudo.

Primeira fase (Pré-história): Marcos Ruas, Vitor Belfort.

Segunda Fase: Lions Den, Sakuraba, Frank Shamrock, Heath Herring, Igor Vovchanchin...

Eximio em um estilo + outros estilos.

Wanderley, Minotauro, Fedor, Randy Couture, Anderson Silva, Lyoto, Shogun, Cro Cop...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não concordo Irmão...Pois tanto Royce, Kerr, Coleman, etc....eram insuperáveis no auge....Isso sem falar no Wanderlei que passou o carro em quase toda à categoria na época de Mr. Pride.

O problema deles, é que eles não enfrentaram os melhores do seu tempo, já Fedor e talvez o Anderson sim.

Editado por Doente_Capitalista*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema deles, é que eles não enfrentaram os melhores do seu tempo, já Fedor e talvez o Anderson sim.

Não acho. Royce enfrentou os melhores do seu tempo, sim. Da mesma maneira que o Kerr, o Coleman...às vezes existe uma certa implicância com alguns lutadores, dizendo que para eles serem considerados tops, ou os melhores, precisam antes anfrentar A, B ou C.

Fora isso, olhar retroativamente gera algumas distorções,porque a gente analisa os lutadores de maneira absoluta, e fora de seu contexto. Por exemplo, hoje em dia ganhar do Sakuraba ou do Heath Herring não dá camisa pra ninguém. Mas quem abrisse um fórum alguns anos atrás veria intermináveis discussões sobre qual brazuca poderia vencer o Sakuraba, da mesma maneira que o Herring, que hoje é considerado mediano, foi considerado um grande desafio para o Minotauro na primeira vez que eles lutaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não acho. Royce enfrentou os melhores do seu tempo, sim. Da mesma maneira que o Kerr, o Coleman...às vezes existe uma certa implicância com alguns lutadores, dizendo que para eles serem considerados tops, ou os melhores, precisam antes anfrentar A, B ou C.

Fora isso, olhar retroativamente gera algumas distorções,porque a gente analisa os lutadores de maneira absoluta, e fora de seu contexto. Por exemplo, hoje em dia ganhar do Sakuraba ou do Heath Herring não dá camisa pra ninguém. Mas quem abrisse um fórum alguns anos atrás veria intermináveis discussões sobre qual brazuca poderia vencer o Sakuraba, da mesma maneira que o Herring, que hoje é considerado mediano, foi considerado um grande desafio para o Minotauro na primeira vez que eles lutaram.

Mas indo por esse lado a Anderson Silva está em aberto, afinal de contas vimos o apogeu e não sabemos como pode ser o final e nem se mesmo será uma era como de alguns desses lutadores que passaram muito tempo no auge.

O Fedor por exemplo apesar de ser uma era atual, está há muito tempo prevalecendo eu acho que é um caso que realmente denota uma era pela quantidade de tempo, e talvez nos próximos anos a gente veja o fim dela e se encaixaria dessa nessa lista.

Editado por pluspaul

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso