Entre para seguir isso  
Slim_Shady

Shaolin e o MMA japonês

Recommended Posts

Após passar mais de um ano afastado dos ringues, Vitor Ribeiro, o Shaolin, voltou com vitória. No dia 5 de abril, o faixa-preta de jiu-jitsu derrotou Katsuhiko Nagata com uma joelhada da imobilização, em luta válida pelo DREAM. Em conversa com o Portal das Lutas, Shaolin comentou sobre as regras do evento japonês, que permite a joelhada de qualquer posição, e disse o que acha que tem que melhorar para o DREAM bater de frente com o UFC. Confira:

Portal das Lutas - Na sua luta, apesar de ter dominado no chão, a vitória veio com uma joelhada da imobilização e não com uma finalização.

Vitor Shaolin - Com certeza queria buscar a finalização, mas com essa regra nova acabei caindo numa posição que gostei muito de usar, batendo com o joelho. Agora vou tentar deixar isso no meu jogo para ser uma coisa que eu faça direto. Acho que a minha luta foi bem legal.

PDL - O que você acha dessa regra de poder usar o joelho?

VS - Como o evento é uma junção do Pride com o K-1, cada um deu o seu pitaco. O Pride trouxe isso do antigo evento e acho que foi uma boa para as regras e agora vou tentar implantar isso da melhor maneira possível no meu jogo para usar e não deixar usarem comigo. Vele joelhada de quatro apoios, quando o cara tenta entrar numa queda... De tudo que é posição vale usar o joelho.

PDL - Isso não pode ser ruim para os lutadores de jiu-jitsu, inclusive você, no momento de fazer guarda?

VS - Acho bom. Acho que quanto mais chances tiver para finalizar uma luta, melhor. Por mais que você pense em finalizar, o cara defende um braço e pinta um rosto de bobeira. Aí você pode usar o joelho para terminar a luta ou até para o cara soltar o braço e você seguir com a finalização. Então acho que quanto mais puder usar as posições, é melhor. Agora é treinar para não deixar a cara de bobeira, que é perigoso mesmo e uma joelhada pode mudar tudo. Na minha luta eu usei e acabou finalizando o combate, mas poderia ser o contrário e eu tomar um joelho e perder. Então é treinar agora com um pouco mais de cuidado e lutar com o dobro de cuidado para não deixar acontecer comigo.

PDL - Você atualmente mora nos Estados Unidos, onde o MMA não para de crescer. Acompanhando tudo isso de perto, você está satisfeito no Japão?

VS - Estou muito feliz lutando no Japão. Acho que com o DREAM crescendo e tendo um pouco mais de investimento... O que nos Estados Unidos fazem muito bem é construir ídolos, ver idéias diferentes para trazer novos investidores e público. Acho que é isso que o DREAM tem que fazer também. Moro aqui nos Estados Unidos e sei que o pessoal daqui também assiste aos eventos, embora não seja como acontece na Spike TV. Torço para que o DREAM melhore o máximo possível, que volte a competir com o UFC e seja até maior. Mas para isso acontecer será preciso um pouco mais de investimento, organização, saber os cards, haver mais promoção nos Estados Unidos e tentar fazer eventos aqui para bater de frente mesmo. Sair um pouco do Japão, porque está muito focado no público asiático. É um público que quer assistir muito, mas, querendo ou não, o público mais consumista é o americano.

PDL - Falando em organização, muitos lutadores têm reclamado. O Ninja teve o adversário trocado, o Gesias não sabe quando luta e você foi confirmado oficialmente em cima do evento. O que tem a dizer sobre isso?

VS - Não é muito bom. A sorte é que já estava treinando bastante, desde fevereiro, porque achava que lutaria em março e depois em abril. Minha sorte foi os amigos que ficaram perto de mim e me ajudaram bastante, o Danilo Cherman e o Marcos Loro. Isso fez a diferença. Mas saber com dois meses de antecedência com quem vou lutar e não trocar o adversário é uma coisa que faz diferença em tudo. Até para tirar o visto com mais tranqüilidade. Acho que nesse ponto o evento também deve ficar de olho, até para os lutadores se prepararem melhor para dar um grande espetáculo.

PDL - Ter ficado tanto tempo sem lutar e voltar com essa vitória. Como foi extravasar isso?

VS - Tirei um piano das costas. Acho que foi muito bom. Uma coisa é ficar um ano e meio sem lutar e treinar e outra coisa é ficar só sem lutar. O ano passado inteiro passei treinando e com outro tipo de adrenalina, que é por algumas coisas novas que estão acontecendo na minha vida, como a minha academia. Então acho que isso ajudou bastante, ter algumas obrigações, coisas que tinha quando estava lutando, e agora com a academia tenho obrigações grandes. Acho que voltar a lutar e ganhar é sempre uma coisa muito legal. De 20 lutas que eu já fiz, só me machuquei naquela com o Gesias mesmo. Estou cem por cento e acho que deu para o pessoal ver isso na luta. Agora é trabalhar para manter esse ritmo e emendar em outras lutas.

PDL - Como foi a falta de ritmo?

VS - Senti um pouco o ritmo, mas um pouco mais em relação à parte de arriscar as finalizações. Mas não senti em relação a nervosismo ou cansaço. Agora acho que com um pouco mais de ritmo irei melhor.

PDL - Gostaria de falar algo mais?

VS - Gostaria muito de agradecer ao Martin Rooney, que escreve para a Gracie Magazine e me deu muita força aqui nos Estados Unidos, e para o Ricardo Cachorrão, que me deu uma força muito grande nos treinos. Peço para a galera acessar também o meu site www.vitorshaolin.tv

http://www.portaldaslutas.com/Minuto.asp?p...&p_cod=2942

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PDL - Como foi a falta de ritmo?

VS - Senti um pouco o ritmo, mas um pouco mais em relação à parte de arriscar as finalizações. Mas não senti em relação a nervosismo ou cansaço. Agora acho que com um pouco mais de ritmo irei melhor.

Achei q ele tava confiante....parecia q tava no treino...pulava de 1 lado pro outro com muita facilidade !!!

Força SHAOLIN :lol:

Espero q volte cada vez melhor !!!!! :chuva:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shaolin e sangue bom demais!!! Boa sorte pra ele em 2009.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso