Entre para seguir isso  
bone

Tradição/Superstição/Respeito...

Recommended Posts

Na minha cademia as regras sao bem suaves, nao pisar no tatame de tenis, cumprimnetar todos q estao no tatame ao entrar e nao ficar sem a parte de cima do kimono no tatame. Este lance de n chamar mais graduado pra rolar eh meio que por respeito mesmo, eu dificilmente vejo isso onde treino.

onde eu treinava tb apesar do prefessor nao impor a maiorira das coisas falada aqui no topico agente vai pegando e fica automatico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse lance de amarrar faixa virado pra parede nem sabia,fiquei sabendo agora aqui no forum,e po minha faixa nao tem ponta preta ahauhuauha.

Po essa parada de não poder chamar graduado pra treinar acho besteira,com respeito nao tem nada demais,lá na academia tu pode até chamar graduado pra porrada que não tem nada demais,ahuhuahuahua,to zuando hein seus corneteiros

Não sei se você sabe, mas teria que ter a ponta preta ! Pois essa é a diferença da faixa de Judo para a faixa de JJ.

Na minha academia funciona assim :

- Nunca entrar de tenis no tatame;

- Nao pode tirar a parte de cima do kimono dentro do tatame;

- tem que pedir ao mestre pra beber agua;

- Antes do treino e no final os oponentes se cumprimentam;

- no aquecimento, a fila é formada por ordem de graduação

- Não que é proibido chamar mais graduado para treinar, mas não é muito recomendado pedir;

- Logo ao entrar no tatame, cumprimentar todos os faixas pretas;

- Quando vai beber agua, tem q calção chinelo ou tenis ( nao pode ir descalso )

Se eu lembrar de mais eu vou postando aqui ( eu acho legal o respeito e hierarquia que existe na academia, acho isso essencial )

E PORRA FAIXA NAO SE LAVA hehe

ah lembrei de mais

- Não deitar para descansar dentro do tatame, somente sentado

Editado por Jiu Jitsu Alliance

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz 6 anos de taekwondo parei em 2007

e tem o respeito eh claro.. nao eh bem supersticao eiauhueiahueiahuieahueihe

- nao amarrar a faixa de frente para o mestre

- nao ficar com a mao na cintura caso estiver cansado

- nao pisar no tatame com calcado

- sempre se curvar ao entrar e sair do tatame

- tomar agua so qndo for liberado (eu pelo menos nao saia nem qndo pudia para beber agua)

- aquecimento, tec de chutes e etc eh tudo por fila de graduação

- os mais graduados ficam fixos na luta enquanto os menos fazem a rotação

- quanto a faixa pode-se lavar sim de boa.. mas eu axo q lavei no maximo umas 2 vezes.. tem alguns q dizem q iria tirar a ''energia'' enfim.. eauieahiuea

- tem de entrar no tatame com a faixa ja amarrada.. nao pode amarrar dentro

- no taekwondo existe o Juramento a bandeira todo inicio da aula.. a saudacao no caso.. sempre no inicio e final da aula com os mais graduados na frente e os menos atras, o mais graduado da sala faz a saudacao ao mestre.

Editado por Korean Tigers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Herzizou

A tradição mais "diferente" que eu já vi no judô e no jiu em academias diferentes é de não lavar a faixa mesmo.. ninguem vai te expulsar por lavar, mas se o mestre perceber é esporro. Isso é tradicional no Karate também, como alguem disse.

De resto, o normal, cumprimentar todo mundo antes do aquecimento e no final do treino, jamais entrar calçado no tatame, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nem tanto, também depende de Dojo para Dojo. No karate eles tendem a ser mais tradicionalistas.

Eu até entendo o pessoal que não entende as tradições e acha paranóia. Quem segue estes hábitos acha desleixo ou ignorância.

Em muitos casos você tem que entender que algumas coisas simplesmente sempre foram feitas de um jeito e as pessoas se acostumaram a fazer daquela forma por ser o jeito "correto". Algumas destas coisas vieram de hábitos que tinham algum propósito, ou até de uma cultura diferente como a Japonesa, que tem muitas supertições.

Tem milhares de coisas que são assim, algumas você já se acostumou e nem pergunta, por exemplo o fato dos militares baterem continencia com a mão direita remonta a idade média quando os cavaleiros medievais quando passavam na estrada abriam o visor do capacete com a mão da espada, a direita, para mostrar que não estavam indo guerrear.

Se você não passa em baixo de uma escada, não usa o número 13 ou não faz uma coisa qualquer que acha que dá azar. Saiba que para os orientais pode não fazer o menor sentido, e as coisas que eles fazem também não façam para você. Tá escada é besteira, mas brinco do lado direito é coisa de boiola porque os piratas colocavam o rifle no ombro direito e não queriam que arrancasse um pedaço da orelha (logo os canhotos tavam ferrados). Mas garanto que se você colocasse um brinco ia mandar colocar no lado correto, só para grantir.

Essa da faixa eu não conheço, mas quando eu mandei costurar o emblema da academia e colocaram do lado errado, eu mandei fazer de novo certo. Qual a diferença prática? Nenhuma, até tá nas regras da federação, mas eu quiz que ficasse igual ao de todo mundo e pronto.

Acrescentando o fato da sociedade Japonesa ser muito hieraquizada, organizada e minuciosa tendo milhares de coisas que tem que ser feitas para mostrar respeitos aos mais graduados.

Analisando algumas das tradições/rituais citados:

1- A disposição dos alunos é organizada com o professor na parede mais longe e or graduados organizados em ordem do menos graduado para o mais graduado a partir da porta ou atrás, porque se os inimigos atacassem iam matar os iniciantes primeiro e por último o mandachuva.

2- Se comprimentar é uma questão de respeito, pois você vai treinar com um cara que na hora que você bater vai largar para você não se machucar. E no oriente eles se comprimentam se curvando. No Judo é obrigatório pela regra fazer o comprimento antes da luta.

3- Lá no Japão eles também tiram o sapato antes de entrar em casa, é uma questão de higiene, ainda mais quando andavam animais pelas ruas.

4- O tal comprimento OSS (ou OSU) é a contração da expressão japonesa "Oshi shinobu" que quer dizer que o cara vai se esforçar até o limite máximo para fazer a sua tarefa. Era a saudação da marinha Japonesa. É usado no Judo e no Karate também. Na hora que o Sensei fala é para literalmente dar o gás.

Você respeita estes hábitos por educação, é igual a ir numa igreja e tirar o chapéu, levantar na hora que o Padre entrar. O cara pode ser ateu ou de outra religião, não importa é falta de educação quebrar estes protocolos. Mesma coisa num tribunal, nas organizações militares ou qualquer lugar. Educação e respeito não são antagônicas com pensamento crítico. Pois tem muita gente que inventa as coisas e colocam um significado místico e nem sabem porque tão fazendo. Não precisa cobrar estas coisas gritando nem na porrada, as vezes o cara faz na ingenuidade. Se for na displicência tenho que admitir que dando um susto é mais eficiente.

gostei do post.

Pessoalmente, como sou de escola tradicional de judo, sigo a risca todos os habitos da arte japonesa, cuja qual disciplina é primordial. Agora quanto a arte brasileira bjj, ja é outra historia, o negocio é "bora pro rola"! huahuahuahaahuauhaaahu!

Sou cheio de vicios e costumes, mas respeito quem nao gosto dessas tradiçoes, cada um é cada um e isso que faz um lutador ser diferente de outro.

Na minha opiniao a tradiçao faz o diferencial, separa quem é quem.

abrs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostei do topico! excelente post do Gus77.

a maioria das tradições ja foram citadas aqui. é bem por ai memso.

Só essas de amarrar a faixa de costas pro tatame e não poder chamar mais graduado pra treinar que eu não sabia. na minha academia não tem anda disso.

abraço e bons treinos galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu morria de sede, pow, nao via a hora de beber agua, frango é foda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Imagina que este senhor apareça na sua academia e seu professor peça pra ele amarrar a faixa direito, porque o lado certo é com a ponta preta do lado esquerdo do ninja:

Helio_Gracie.jpg

Paga 10 hélio! kkk zueira.. também não sabia dessa de amarrar faixa de costas pro tatame e a ponta preta pro lado esquerdo..

Editado por lucasjacobina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei se você sabe, mas teria que ter a ponta preta ! Pois essa é a diferença da faixa de Judo para a faixa de JJ.

Na minha academia funciona assim :

- Nunca entrar de tenis no tatame;

- Nao pode tirar a parte de cima do kimono dentro do tatame;

- tem que pedir ao mestre pra beber agua;

- Antes do treino e no final os oponentes se cumprimentam;

- no aquecimento, a fila é formada por ordem de graduação

- Não que é proibido chamar mais graduado para treinar, mas não é muito recomendado pedir;

- Logo ao entrar no tatame, cumprimentar todos os faixas pretas;

- Quando vai beber agua, tem q calção chinelo ou tenis ( nao pode ir descalso )

Se eu lembrar de mais eu vou postando aqui ( eu acho legal o respeito e hierarquia que existe na academia, acho isso essencial )

E PORRA FAIXA NAO SE LAVA hehe

ah lembrei de mais

- Não deitar para descansar dentro do tatame, somente sentado

em qual alliance vc treina??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado guilherme judô

Existe uma GRANDE diferença entre judô e jiu-jitsu.

No Judô:

-nunca pisamos com calçado no tatame

-NUNCA aquecemos ou iniciamos o treino sem o agi(parte superior do judogi=kimono) ou zubon(calça)

-Se entramos atrasados devemos sempre comprimentar o sensei

-É preciso permissão para sair do tatame para beber água

-Comprimentar o dojo antes de entrar e de sair

-Saudação inicial onde é feito comprimento ao sensei e ao shomeni (mestre criador da arte-Jigoro Kano)

-Em campeonatos: saudação ao dojo e ao adversário, antes e depois. Não é permitido ao competidor dirigir a palavra ao arbitro.

-Existe a maneira correta de amarrar a faixa(posição do nó), "e por incrível que pareça já vi graduados do JJ em capas de revista com o nó errado"

-Kimono sempre limpo

-Unhas dos pés e das mãos sempre limpas e cortadas

Entre outras.....

Parece que em algumas academias de JJ é tudo ao contrario. Não estou generalizando mas não é dificil de encontrar.

Muitos do JJ acham que é frescura e todos do Judô, karate, taekwondo.... acham o JJ bagunçado.

É claro que encontramos academias de JJ que seguem a tradição, mas é muito difícil.

“Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.” Jigoro Kano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando o nao machuca a crianca fez o topico falando do Wand entrar de tenis no tatame, a galera esculachou ele.... quero ver agora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
no aguardo do post do Jerônimo :lol:

Sacanagem, tava escrevendo o artigo da pós e não tive tempo de vir aqui ler o topico logo no inicio! hehehe

O Gus77 foi bastante feliz no post, vou apenas externar minha opinião.

Eu sou admirador assumido da forma com que os orientais lidam com as artes marciais: o respeito, a serenidade e a postura dos grandes mestres pra mim servem como exemplo. O Jiu Jitsu Brasileiro tem sua base na construção oriental, mas vem temperado com o nosso jeito de agir, que notadamente é visceralmente diferente do Oriental.

Logo, e natural que algumas posturas dentro do tatame sejam flexibilizadas, como aquele bate papo leve durante o treino, uma risada ou outra... Mas perder o respeito jamais!

As questões de higiene são básicas, vão além da luta: entrar no tatame com os pés sujos, fedendo, com o quimono azedo, unha grande e suja são posturas inaceitaveis para o artista marcial. O desrespeito deliberado, totalmente imotivado, não só com o mais graduado, mas sim como todo colega de treino, também deve ser repudiado.

Penso, contudo, que todas as imposições de respeito e tradição inerente as arte marciais devem ser passadas para o aluno de uma forma inteligente pelo professor. Sabendo da diferença cultural que existe entre a realidade do Brasil, por exemplo, e o que é passado num Dojô sério, cabe ao Mestre explicar, logo nas primeiras aulas do aluno como deve se portar, e não simplesmente puni-lo ao ele transgredir uma "regra" que ele ao menos conhecia, como muito acontece. Muitos chegam para as artes marciais sem ter, dentro da sua educação, maiores noções sobre como se portar em sociedade e agir. Logo, o Mestre deve ter sensibilidade em tratar com cada perfil de aluno.

A formação dos Professor de um Dojô é um ponto importante nisso: no Jiu Jitsu, por exemplo, vejo muito competidor, bom de estrategia e tecnica, mas fraco de discplina e respeito, sendo graduado faixa preta e assumindo os treinos de equipes importantes. Isso é preocupante, pq aquela pessoa que o tiver como referencia vai preocupar-se apenas com a parte do jiu jitsu esportivo, de competicao, esquecendo que o JIu JItsu é uma filosofia de vida e deve ser visto muito alem de raspagens e montadas.

Abraços e bons treinos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei se você sabe, mas teria que ter a ponta preta ! Pois essa é a diferença da faixa de Judo para a faixa de JJ.

Cara... eu desconheço essa regra da ponta preta pra diferenciar faixa de judo e JJ.

Pelo que me lembro a ponta pode servir como "medição" de graduação (graus) e se se for vermelha indica que o cara pode ser um instrutor.

Tem alguma fonte confiavel pra tirar a dúvida?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me lembrei de uma boa, ocorrida dias atrás na academia (Sul JJ)... na hora da formação, o paradeda deu uma conferida nas unhas da galera... olhou um a um... chegou num cara, faixa roxa muito casca-grossa, ganhou a marrom dias atrás, e viu que o cara tava com as unhas meio compridas... não teve dúvida: chamou a secretária e pergunto: "fulana, tem esmalte aí?" ... como ela tinha, ele pintou as unhas do cara no meio do tatame, na frente de toda a galera (foi engraçado - detalhe: não foi nada humilhante pq o cara é um puta casca-grossa, acabou rindo junto)... não preciso nem dizer que a partir daí toda a galera começou a cuidar mais do tamanho das unhas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado guilherme judô
me lembrei de uma boa, ocorrida dias atrás na academia (Sul JJ)... na hora da formação, o paradeda deu uma conferida nas unhas da galera... olhou um a um... chegou num cara, faixa roxa muito casca-grossa, ganhou a marrom dias atrás, e viu que o cara tava com as unhas meio compridas... não teve dúvida: chamou a secretária e pergunto: "fulana, tem esmalte aí?" ... como ela tinha, ele pintou as unhas do cara no meio do tatame, na frente de toda a galera (foi engraçado - detalhe: não foi nada humilhante pq o cara é um puta casca-grossa, acabou rindo junto)... não preciso nem dizer que a partir daí toda a galera começou a cuidar mais do tamanho das unhas...

Imagine quanta bagunça existe nos dojos espalhados pelo Brasil!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso