Entre para seguir isso  
Wesley Moura

Capital Challenge: Arbitragem a polêmica I

Recommended Posts

Por: Wesley Moura

Fonte: bsbcombate.com.br

gilsonfernandes.jpg

“As regras foram implantadas”, diz o arbitro Gilson Fernandes responsável pela arbitragem do Capital International Challenge. Gilson foi de anjo a demônio para algumas pessoas, coerente e eficaz, para outros, duro e exagerado.

Depois de receber alguns e-mails o BSB Combate foi atrás do arbitro para esclarecer algumas dúvidas ou situações, ocorridas no evento, para os nossos internautas, do qual o arbitro se comprometeu de imediato a enviar uma nota para nossa redação. Primeiro colhemos opiniões de alguns atletas participantes do evento.

Confira abaixo as opiniões dos atletas:

“O Gilson Fernandes fez a reunião no dia da checagem dos atletas, ele explicou as regras para quem não sabia, e perguntou se alguém tinha dúvidas, e se tivesse era para tirar naquele momento, porque no dia do evento ele não iria aliviar ninguém, que não tivesse por dentro das regras.

Das três desclassificações que eu vi aplicar, só não entendi a do Tiago, porque não acompanhei a luta completa, no restante ele estava certo, os caras não queriam lutar…Deu três punições e em seguida como ele tinha avisado botou para fora, acredito que ninguém tenha nada para reclamar, pois foram todos avisados na pesagem pelo diretor de arbitragem, que ainda perguntou: “Quem tiver dúvidas pergunte hoje, porque amanhã não tem choro”, então ficou todo mundo calado, isso significa que ninguém tinha dúvidas, porque quem cala consente”. Disse Anderson Pateta atleta da equipe TANQUE JIU-JITSU.

“Eu acho que ele não cumpriu com o que ele falou na quarta-feira “pesagem”, quando a queda fosse dentro da área vermelha, ele não daria os pontos, aplicando somente a vantagem. Só que na minha luta, da semifinal quando enfrentei o atleta Francisco Santoro, “Kiko”, e na luta do Luis Fernando vs Kiko, não foi isso que aconteceu, deu os pontos ao invés da vantagem como tinha sido explicado e acordado na quarta-feira. Pelo fato de não conhecer esta nova regra, eu fui desclassificado ao tomar empurrões para fora da área de competição. Esta mesma luta entre eu e o atleta Kiko, havia acontecido no Rio Open, quando o mesmo foi punido pelo mesmo ato, cometido nesta luta do Capital Challenge. Fui prejudicado, e esta é a primeira vez que eu vejo isto. Não corri da luta em nenhum momento, e sim empurrado… No mais, quero agradecer a DEUS pela oportunidade de está lutando e não ter saído lesionando. Estarei me preparando para as próximas competições”. Desabafou Tiago Pereira atleta do JUQUINHA.

“A arbitragem esta de parabéns, digamos que foi anti-amarração, todas as punições e desclassificações foram corretas. Mais uma vez digo que esta de parabéns”. Disse Bernardo Pitel, atleta da NOVA UNIÃO.

“Achei rigorosa, mas pelo menos foi imparcial, a mesma regra serviu para todos de maneira igual. Ninguém foi favorecido. Em minha opinião houve desclassificações desnecessárias, vez que tiveram alguns lances duvidosos, mas de maneira geral achei que a regra foi bem aplicada”. Comentou Junior Muriçoca, atleta da BARRETO JIU-JITSU.

“Eu não sei mais o que é o jiu-jitsu, ou estou muito atrasado!!! Nunca vi nada igual a isso. na minha opinião a única coisa que não me agradou nesse campeonato foi a arbitragem. Acho que ele queria mostrar pra todo mundo que ele era a regra, e acabou se enrolando todo. Tenho minha luta gravada aqui em casa, e realmente a queda que o Kiko me aplicou, estava fora do tatame, e depois ainda me desclassificou sem motivo nenhum, eu perguntei pra todos, ninguém concordou com a decisão dele! Pow, não estou desmerecendo o Kiko não, ele e um grande atleta e provou isso pra todos nos lá… Mais eu não iria cair daquele jeito e depois ficar parado. Eu vi que ele já tava na área vermelha e simplesmente parei, para voltar para o meio do tatame, não sei de onde o juiz tirou que a queda começou dentro do tatame?!?! Por que no vídeo não e isso que eu vejo não, pelo contrário eu que ataco o Kiko nas pernas, ai chegou na área vermelha e parei! Pode ter sido um erro meu ter parado, talvez! Mais como ele se acha o super juiz, parei porque pensei que ele fosse me punir, se eu ataca-se na área vermelha… Só por isso”. Desabafou Luiz Fernando, atleta da equipe TANQUE JIU-JITSU.

“Achei que foi perfeita a arbitragem, pelo fato do arbitro central ter sido imparcial e muito profissional diante das suas atitudes com os atletas, foi perfeito, puniu na hora que tinha que punir, teve atitude de fazer a regra como tem que ser aplicada. Acredito que daqui para frente será excelente a arbitragem dentro do Centro Oeste, e se caminharmos desta forma teremos evolução da nobre arte, dentro da região Centro Oeste, onde estávamos sofrendo uma deficiência muito grande a nível de arbitragem. Parabênizo o arbitro central Gilson Fernandes, por mais esta vez, espero que continuemos assim”. Disse Francisco Santoro “Kiko”, atleta da CONSTRICTOR TEAM.

Em breve o BSB Combate traz a opinião do arbitro Gilson Fernandes.

Por: Wesley Moura

Fonte: bsbcombate.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso