Entre para seguir isso  
Fernando Justin

Entrevista com Mark Bocek

Recommended Posts

mark-bocek.jpg

Por Wesley Moura e Auric Goldfinger

Mark Bocek e um competidor de garra, um dos mais respeitados grapplers no mundo. Coleciona titulos e vitorias, algumas delas foram contra Shawn Williams, Kurt Pellegrino, Jordan Damon and Mike Fowler, com um recorde de 5-2-0 no Mixed Martial Arts

Nessa entrevista o atleta da Nova União e American Top Team falou sobre os treinos em Brasília e sua próxima luta, além de ter comentado sobre o Ultimate Fighting Championship.

Quais as modalidades de luta que você está praticando?

MMA e Jiu Jitsu. Mas ultimamente tenho me dedicado mais ao MMA.

Quem te graduou faixa preta de Jiu-Jitsu?

Recebi minha faixa preta do João Roque em Brasília em dezembro de 2003. Aos 8 anos de idade comecei a treinar Kempo Karate e fui me aprofundando no estudo de artes marciais, depois de ver o primeiro UFC em 1993 e ver Royce Gracie dominar todos os seus oponentes. Fiquei impressionado com o seu talento e foi quando eu descobri qual seria a minha profissão e desde então não parei mais de treinar Jiu-Jitsu.

Comecei a treinar jiu-jitsu no Canadá e em 1996 aos 14 anos e me mudei para Califórnia onde comecei a treinar com o Rickson, Royce e Rorion Gracie. Depois fui para Nova York treinar com o Renzo em 1997.

Em 1999 conheci João Roque no Canadá. Depois de treinar com ele no Canadá decidi mudar para a Nova União. E desde então fiz varias viagens para Brasília onde continuei o meu treino com o João Roque.

O que você prioriza no seu treino de MMA?

Acho que um bom lutador tem que estar bem preparado. Não pode priorizar apenas uma modalidade, assim como ter um bom preparo físico.

Quem é responsável pelos seus treinos aqui em Brasília?

Quando vou a Brasília eu treino com o João Roque e com o Carlinhos Inocente. Os dois são ótimos treinadores e passam uma boa energia. Gosto dos treinos em Brasília porque também sinto que eles me motivam a treinar. É bom saber que estando aqui posso contar com profissionais tão competentes.

Qual foi a sua última luta de MMA?

Minha ultima luta de MMA foi UFC 83 em Montreal - Canadá. Lutei contra Mac Danzig (18-5-1) , foi uma luta difícil consegui ganhar o 1 round, mas no segundo round levei uma joelhada que ocasionou um corte e o meu oponente terminou me dominando e ganhou a luta com um mata leão.

Quando será a sua próxima luta?

Minha próxima luta será contra Alvin Robinson (9-3-0). o Evento será em Las Vegas - Nevada, dia 15 de Novembro de 2008 e aqui no Brasil vocês podem ver o evento em PPV no Premier Combate e as notícias exclusivas no BSBCombate.

O que você sabe sobre seu adversário?

O Alvin Robinson é faixa marrom de Jiu Jitsu e vem de uma derrota contra Kenny Florian. Sei que tanto ele quanto eu esperamos ganhar esta luta e por isso vou entrar no octágono preparado pra o que vier.

Como esta a sua preparação?

Estou treinando no ATT (American Top Team), na Flórida .

Alimentação?

Tento manter uma dieta saudável. Como muitos alimentos orgânicos, digamos que como um 50% de proteína, 40% de carboidratos e 10% gordura.

Parte física?

Faço bastante circuito, musculação e preparação física e também treino muito bloqueio.

Jiu-Jitsu?

Não paro de treinar o Jiu Jitsu. É parte da minha vida. Ultimamente estou dando aula na Xtreme Couture em Toronto.

Muay-Thay & Kickboxing?

Sem uma base dos dois não poderia nunca lutar MMA. Treino 5 vezes por semana com o Mohamed Ouali e com o Cha (da Thalândia).

Então se você tivesse que dar um recado para o seu adversário no próximo evento, qual seria?

Eu sei que o Alvin é um oponente de garra, treina bastante e tem muita convicção. Mas eu to entrando nesta luta com 100% de garra e espero mostrar aos meus fãs que neste esporte quando se perde uma luta você volta com mais experiência, estuda os erros e entra no octágono como um lutador diferente. É das derrotas que se chega às grandes vitórias. Você só descobre quem realmente você é depois que perde uma luta.

O que você acha da estrutura da ATT?

O treino na ATT é perfeito e diferente de todos os outros lugares onde já treinei. Cada lutador recebe um treinamento específico para atender suas necessidades. É como ter um personal trainer 24h para assistência, além de poder treinar com os mais bem qualificados treinadores e sparrings todos os dias.

ATT é uma academia incrível. O espaço é enorme, tatames, boxing ring, área para musculação, condicionamento físico, octágono e outro ringue. É impressionante a estrutura da academia. Eu diria que a ATT é o paraíso do MMA onde todo lutador se sente no céu.

O que você acha da estrutura da RKT e do Vizinhança?

Eu diria “world classâ€. Na RKT o treino é bem forte com muita trocação. Treinar com o Guto em Brasília foi uma experiência ótima. O Guto leva os treinos a sério e por isso está crescendo na profissão. Quem sabe em breve não vemos o Guto lutando no UFC?

O treino em Brasília é muito bom. Na RKT, o Carlinhos não só passa instruções de treino e novas técnicas de defesa, mas também da conselhos úteis de nutrição e dieta. E para um atleta saber manter uma dieta balanceada e fundamental.

O treino no Vizinhança é como se eu estivesse em casa. E olha que eu sou do Canadá. Mas a turma do professo João e os alunos, fizeram do vizinhança um grupo de treino baseado na cumplicidade de uma família. Tem sempre alguém pra treinar com você, explicar posições, tirar duvidas, rolar no tatame sem o medo ou a superioridade, porque depois que pisa no Vizinhança, somos todos uma grande família e estamos ali pra treinar e um ajudar o outro para aperfeiçoar o jogo.

Um desafio profissional: com quem gostaria de lutar?

Chegamos a uma fase no UFC que você realmente não escolhe o seu oponente. É tudo muito simples: seu agente liga, combina a luta e você aceita se quiser. Acho que no começo da sua carreia você realmente não tem opções. Como diz o refrão se está na chuva é pra se molhar, Eu sempre quis lutar no UFC e acho que é interessante a idéia de ter um match maker, que decide quem seria um bom oponente e aí ou você luta ou não. Mas se pudesse lutar com alguém, na minha lista estão:

Mac Danzig: eu não o considero melhor do que eu, mas sim mais experiente. Mas ainda quero uma revanche. O resto eu não ligo e só avisar quem é o próximo que eu vou tentar estar pronto para a guerra.

Está com algum contrato assinado? Quantas lutas está no contrato?

Tenho contrato assinado com o UFC. Minha empresária Mary Oliveira preferiu fazer um contrato de 3 lutas que já foi renovado.

UFC comente?

O UFC vem crescendo de uma forma exorbitante. Antes alguns estados só tinham eventos de MMA em reservas indígenas que não são regidas pela comissão atlética do Canadá. Depois a coisa ficou mas fácil e Montreal finalmente foi aprovada para eventos de UFC.

Eu acho que somos hipócritas a não aceitar que UFC e gladiadores se comparados são quase a mesma coisa apenas com as novas regras incorporadas. As pessoas precisam lembrar que os dois lutadores estão no octágono protegidos por (mouth guard / cup e pequenas luvas). No tempo de gladiadores eles entravam pra lutar com uma espada em cavalos e só saia um cavaleiro porque o outro tinha que ser retalhado pelo outro e isso eles consideravam esporte.

Pela lógica da história, o UFC e nada mais nada memenos que Gladiator com algumas regas de segurança que foram implementadas para proteger a saúde dos lutadores. E virou um evento tão popular que onde quer que você vá, vai ver ou ler alguma coisa sobre o UFC.

MMA é mas seguro que Boxe, já que o lutador não recebem constantes golpes na cabeça. Todos os anos morre um lutador de Boxe por trauma craniano.

Quais os seus objetivos como lutador?

Continuar ganhando mais lutas na minha categoria, ser notado e aí sim, negociar uma oportunidade de lutar pelo cinturão no futuro.

Treinar no Brasil é prioridade antes de suas lutas?

Não, geralmente treinava na Team Quest, mas na Team Quest neste momento não tem nenhum lutador 155lb se preparando. Então mudei pra Flórida antes da minhas próxima luta. Agora faço parte da equipe da ATT - American Top Team -, e está sendo um treinamento ótimo.

Quem são os seus patrocinadores?

Minha Manager vinha trabalhando para obter mais patrocínios. E acho que o trabalho deu resultado. No começo de outubro fechamos contrato com a Speed and Strength, uma empresa que manufatura roupas para esportes radicais, como superbike and Moto GP e agora MMA. Outra empresa que se juntou ao nosso time de patrocinadores foi a Light Out, do Canada, e Revolution Lifestyle Dietary Supplements.

Eu gostaria de aproveitar para agradecer a todos os meus patrocinadores. Alguns estão presente em todas as minha batalhas e outros tambêm, de várias formas, contribuem para o crescimento profissional do atleta.

Quero agradecer a todos os meus patrocinadores: SSgear, Light Out from Canada, Shoe less Joe’s, MMA Fan Shop, Light Force, Iron Tiger Muay Thai, Speers Road, SST, Rexdale Fight Club, Punch Fitness New York, Revolution Lifestyle Dietary Supplements e Speed and Strenght.

Obrigado pela entrevista. Deixe um recado para os seus fãs que acessam o BSB Combate, e que torcem por você.

Obrigado aos meus fãs que assistem e vão às minhas lutas. Espero que todos os lutadores de MMA, Jiu Jitsu, ou seja qual for o seu esporte, que todos vocês acreditem em seus sonhos, lutem com garra para atingir seus objetivos. Nunca desista. (Never give up).

Quero agradecer também a você, Wesley Moura, e lhe dar os parabéns pelo trabalho com a divulgação de atletas e eventos do Brasil e do mundo.

http://www.ultimoround.com.br/forum/index.php?showtopic=1357

Editado por Fernando Justin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para mim mudar tantas vezes de academia ñ esta certo : era canada, depois gracie califa, depois renzo e depois joao roque mas treina na att e faz a parte em pé com sei lá quem, mas gosta de dar uma passadinha na team quest.

podem me criticar mas isso é o que o bom e saudoso carson cracie chamaria de "creonte".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto muito do Bocek. Ele tem muita raça, e um ótimo jogo de chão, mas ainda não é um lutador muito completo. Acho que isso é parte do motivo por trás de frequentar academias variadas. O lutador de MMA moderno precisa ter um jogo completo, e busca especialistas diferentes para aprimorar seu jogo. Nem todos são assim, mas é uma realidade do mundo das lutas hoje em dia. Pouco tem a ver com ser "creonte".

Torcerei muito por ele contra o Alvin Robinson, que deve ser uma luta interessante. Se a luta for ao chão, confio no Bocek, mas temo que o Alvin usará o wrestling para manter a luta em pé. Vamos ver no que dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
para mim mudar tantas vezes de academia ñ esta certo : era canada, depois gracie califa, depois renzo e depois joao roque mas treina na att e faz a parte em pé com sei lá quem, mas gosta de dar uma passadinha na team quest.

podem me criticar mas isso é o que o bom e saudoso carson cracie chamaria de "creonte".

Eu já vejo isso de outra forma: "globalização, intercâmbio e profissionalismo!" Acredito que não tem nada demais você treinar em academias diferentes, todos só tem a ganhar...é expandir horizontes, diversificar seu jogo, afinal todo mundo tem algo diferente a ensinar ....

Hoje as coisas funcionam de forma diferente, mais dinâmica...você pode dar ênfase no seu Muay Thai com fulano....treinar Jiu-Jitsu com siclano....preparação física com outra pessoa.... isso é profissionalismo!

Veja o Xande por exemplo.... treina com Rickson, Saulo, Diego Sanchez, Jacaré, Fabricio Morango ... :rolleyes:

A "Creontagem" eu vejo de outra forma....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já treinei com o cara, sinistro no chão!!

Enquanto a mudança de academias, hj em dia a busca por diferentes treinos é mais do que o normal, quando o wand foi treinar com o coulture por exemplo, ele tem a equipe dele, mas precisava de treino!

torço muito pelo mark, sangue bom demais!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso