Entre para seguir isso  
Scolfield

Alejarra fala sobre perda de peso

Recommended Posts

Rafael Alejarra

Por: Equipe PVT

A perda de peso

*Por: Rafael Alejarra

www.mmaconditioning.net

Hoje em dia vimos muitos atletas usar desse método para atingir o peso ideal no dia da competição. Para entender melhor esse processo, vamos dar uma olhada no que acontece em nosso organismo quando você corre num dia quente.

Primeiro seu corpo automaticamente manda mais sangue para a pele para o resfriamento pela evaporação, deixando menos sangue rico em oxigênio para seus músculos das pernas. Segundo, quanto mais calor, mais você transpira e mais o volume sanguíneo diminui.

Durante todo o processo pelo qual o atleta passa para conseguir perder a quantidade de peso necessária e entrar na sua categoria, o organismo sofre com a perda excessiva de água, minerais e nutrientes e com sua não reposição adequada.

Lutadores freqüentemente têm de perder alguns quilos para competir em categorias mais baixas. Para perder peso e ainda assim ter sucesso na competição, é necessário um planejamento perfeito a longo prazo na dieta nutricional.

Todos os meios como dietas de inanição, restrições de líquidos, o uso de diuréticos de laxantes, são muito usados hoje, e tem de certo modo dado respostas positivas, mas não podemos deixar de ter muito cuidado, uma vez que resultam em desidratações e hipotermia (aumento da temperatura corporal). Devemos ter atenção, pois sabemos que a desidratação prejudica a resistência muscular e pode levar a um pior desempenho competitivo.

Uma outra pratica comum em atletas que precisam perder peso poucas horas antes das competições é fazer atividade física com o intuito de suar e assim chegar ao seu peso ideal, e as vezes usam artifícios para aumentar a perda de líquidos, tais como roupas de plásticos. Esse hábito pode trazer algumas complicações ao organismo e, portanto, ao desempenho atlético. Isso acontece porque quando suamos, o corpo libera água para a superfície (pele) com o objetivo de evaporar e assim ‘’esfriar”’ o organismo. Isso é um processo bastante importante na regulação térmica do nosso corpo e é responsável durante o exercício praticamente por toda a transferência de calor.

Mas esse mecanismo de resfriamento do corpo só será eficiente se o suor for evaporado. Se utilizarmos roupas de plásticos, a água que eliminamos não consegue evaporar, pois o meio onde deve acontecer a transferência de calor (pele) está bloqueada e assim o resfriamento do corpo fica severamente comprometido, fazendo com que aumente a temperatura interna do organismo. Conseqüências: câimbra, fraqueza, fadiga, dentre outros.

Mas então como atletas podem conseguir o objetivo de perder peso e ter um bom rendimento?

Bom, essa é a grande questão que envolve os esportes que dependem do controle do peso para competir em categorias menores. A principal atitude a se tomar para diminuir essas conseqüências é a diminuição progressiva do peso corporal antes da temporada de competição. Comece dietas pobres em gorduras e treinamento físico dirigido, este pode minimizar a necessidade de diminuição do peso imediato. Mas quanto a necessidade de uma desidratação, deve-se levar em consideração que a preparação nutricional e a hidratação serão comprometidas. Assim a preocupação com a reidratação e a reposição do glicogênio muscular logo após a pesagem deve ser o principal alvo das suas ações. Por isso, a ingestão de líquidos para restaurar o peso normal e de sódio para restauração dos fluidos do plasma é recomendável.

A recomendação ideal para manter a performance após um trabalho de redução de peso antes de uma competição é determinada pela magnitude da redução de peso e de quanto há entre a pesagem e a competição, sendo que quanto mais tempo há para a reidratação, maior será a recuperação do atleta.

Referências;

Foxe, Boners, R e Foss; M. Bases fisiológicas de Ed. Física e do desportos

Ed.Rio de janeiro 1991

Garret jr; W. E & Kirkendall, D.T. A ciência do exercício e do esporte.

Porto Alegre: Ed.Artimed.2003

MCardle.W,Katch, F.E Katch, V. Fisiologia do exercicio energia;

Nutrição e desenpenho humano, Robe, 1997 sports Science exchenge 2003.

PVT

http://portaldovaletudo.com.br/site/interna.php?id=2194

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado bobcharlton

Que pena, achei que ele iria falar do processo cortar peso e recuperar... Nisso o benkei seria mais apropriado...

bom texto de qualquer forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado delpolsp

É, mas o "pulo do gato" ninguém vai dizer como é............uma pena...........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O verdadeiro "pulo do gato" é a periodização do treinamento que direcionado para determinado atleta em função do seu desempenho esportivo e data de competição. Essa coisa de ganhar massa muscular rapidamente e secar para o dia da conferência dos atletas expõe o atleta, isto é, mudanças radicais como longos períodos em jejum e desidratação podem comprometer o rendimento no dia da competição. A reposição do substrato energético glicogênio produzido pelo organismo leva tempo, o corpo precisa de descanso, alimentação e hidratação. Acontecer isso não é a coisa mais desejada para um atleta, principalmente para atletas de ponta.

A pergunta fica:

Em apenas um dia o atleta consegue se recuperar completamente e ficar 100% para a luta?

Com uma boa periodização do treinamento e o peso ideal até o dia da competição, sem métodos radicais de perda de peso, não seria mais vantagem do ponto de vista da performance?

Determinar parâmetros absolutos é inviável, mas não impossível devido as variantes influenciadoras como: a individualidade biológica, o treinamento do atleta, sua alimentação, seu descanso, seu estresse, etc. Agora, se um treinador, conhece seu atleta (como o Alejarra conhece Wand), periodiza seus treinamentos (isto inclui o treinamento específico de chão e porrada), sabe sobre suas deficiências e suas potencialidades, cuida do descanso, cuida da alimentação dele, tem controle sobre a glicemia e lactato (como já vimos em videos do Wand), observa, verifica, compara, monitora, sim, ele pode determinar parâmetros que funcionam muito bem para o atleta Wanderlei Silva.

Sim, bom texto.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O atleta que deseja perder muito peso,deve começar a faze-lo em ciclos pequenos, simular essa perda de peso, por ex. um treinamento no fim de semana, encará-lo pisicologicamente como se fosse uma luta , e fazer o trabalho de desidratação se for uma perda muito acentuada um dia antes como habitual nos eventos,imediatamente começar o processo de reidratação.

É sabido que uma perda de até 3% é saudavel, mais que isso é preciso que o organismo esteja adaptado, caso contrario será maléfico ao rendimento físico e psíquico do atleta, perder mais que 10% é totalmente destruidor para carreira do atleta,isso vai acarretar uma diminuição drástica na vida esportiva do lutador.

O timo texto para clarear ideais básicas e orientar aqueles que desejam a perda de peso, e se orientam por fábulas e lendas por ai afora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso