Entre para seguir isso  
Leo Pateira

Entrevista com Ricardo Carvalho

Recommended Posts

1220895491.m.jpg

No comando da Federação Baiana de Jiu-Jitsu, Ricardo Carvalho há muitos anos tem trabalhado forte para manter o Jiu-Jitsu na Bahia sempre forte. Cumprindo seu segundo mandato como presidente, Ricardo está organizando, juntamente com a CBJJE, o Pan-Americano da arte suave, que agitará Salvador nos dias 24 a 26 de outubro. Em entrevista para a TATAME, Ricardo falou sobre o Jiu-Jitsu baiano, a experiência com a Copa do Mundo de Jiu-Jitsu, que foi realizada na Bahia, em 2004, e a expectativa para o Pan-Americano.

Como anda o Jiu-Jitsu na Bahia?

O Jiu-Jitsu na Bahia tem crescido muito, graças a Deus e ao trabalho sério que procuramos fazer desde o inicio da criação da FBJJ, pelo Sensei Edson Carvalho em abril de 1997, com o nosso lema (Jiu-Jitsu Contra as Drogas) e os grandes eventos que realizamos durante todo esse tempo de existência da Federação.

Hoje, existem quantos praticantes de Jiu-Jitsu na Bahia e quantos campeonatos são realizados por ano?

Hoje temos aproximadamente 6000 atletas filiados à FBJJ, cadastrados, porém existem muitos praticantes que ainda não foram registrados, o que praticamente dobra o número de adeptos. Temos um circuito baiano que envolve quatro grandes eventos no estado, criando assim o Ranking Baiano de Jiu-Jitsu para cada ano. Além desses, temos alguns pequenos eventos, como copa Kids, para crianças, e eventos nos municípios do interior do estado. Também criamos em 2008 o Circuito Baiano de Submission Fight, organizado pela FBJJ. O nível técnico cresceu muito na Bahia, e muitos atletas têm se destacado em eventos internacionais, como Gimaldo Oliveira, vice-campeão mundial na faixa-preta adulto peso super pesado da CBJJE, Pablo Teixeira, campeão no mundial de Submission peso galo, nos EUA, da CBJJ, Luana Gomes, campeã absoluta na faixa-preta no mundial da CBJJE, entre outros. Esses são fortes candidatos a medalhas no Pan, em Salvador.

Há quanto tempo você está à frente da FBJJ?

A Federação Baiana de Jiu-Jitsu existe desde 1997, foi fundada pelo Sensei Edson Carvalho que cumpriu o primeiro mandato de quatro anos e logo depois mudou-se para os Estados Unidos, New Jersey, onde reside até hoje e ministra aulas para a SWAT. Foi quando assumi a FBJJ, dando continuidade a este trabalho, do qual estou no segundo mandato com grandes reformas e realizações. Preparando o meu substituto, para assumir em 2009, quando terei de passar a presidência para outro conforme manda a lei, o que todos deveriam fazer, para que tenhamos um esporte democrático e respeitado por todos, e um dia pensarmos em ser Esporte Olímpico.

O maior evento que vocês realizaram foi a Copa do Mundo em 2004. O que mudou de lá para cá?

Como você mesmo colocou, a Copa do Mundo de 2004 foi considerado um dos maiores eventos mundiais já realizados, onde tivemos na categoria absoluto 60 faixas-pretas disputando o titulo, do qual o vitorioso foi o grande Ronaldo Jacaré, apos vencer 12 lutas e a final com o grande Fernando Margarida, fechando com chave de ouro o evento. Com tudo isso, os eventos baianos bateram os recordes de 800 a 1000 atletas por etapa realizadas, abrindo novos horizontes não só na Bahia como todo o Norte Nordeste.

A Copa do Mundo ajudou no crescimento do Jiu-Jitsu no Nordeste?

A Copa do Mundo ajudou muito em todos os sentidos o Jiu-Jitsu neste estado: mais apoio ao esporte, maior adesão de atletas, maior número de competições, visibilidade de mídia, enfim, uma maior profissionalização do esporte, que nos dá hoje a capacidade de realizarmos qualquer tipo de evento estadual, nacional e internacional.

Quais as lições e aprendizados que vocês tiraram da Copa do Mundo de 2004?

O maior aprendizado foi com os erros, o que na organização de um grande evento requer bastante atenção, não só com a parte estrutural, mas também com a equipe de trabalho. Desde bem antes do evento ser realizado, o Jiu-Jitsu tem que inserir nos seus ensinamentos muita disciplina e respeito juntamente como e a filosofia das artes marciais.

Como e quando será realizado o Pan-Americano da CBJJE?

O Pan-Americano será realizado no mesmo local que foi a Copa do Mundo, no Sesc de Piatan, em frente ao mar da orla de Salvador, próximo à famosa praia de Itapuan, um lugar agradável onde todos que vieram na Copa do Mundo tiveram o prazer de desfrutar. A cidade da capoeira e do carnaval será o palco do Jiu-Jitsu Pan-Americano, nos dias 24 a 26 de outubro.

Qual a expectativa para este evento?

A expectativa é que será uma grande festa do esporte Pan-Americano, em que ofereceremos uma estrutura aonde todos aqueles que vierem jamais esquecerão, tal qual foi a Copa do Mundo em 2004. Fica o convite a todos participarem deste grande evento, onde serão muito bem recebidos por nós.

http://www.tatame.com.br/2008/09/08/Ricardo-Carvalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que o Ricardo Carvalho nao tem nada a ver com isso mas... aquela Copa do Mundo realizada em Salvador até hoje deve premiação a atleta. Um amigo meu foi campeão na roxa e até hoje nao viu a cor do dinheiro. Portanto esse evento nao foi essa produção "hollywoodiana" que alguns afirmam não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso