Entre para seguir isso  
Slim_Shady

Bebeo fala do MMA nos EUA

Recommended Posts

Bebeo fala do MMA nos EUA

Treinador da BTT comenta o crescimento da modalidade e a vida no país

Depois de quatro meses em Las Vegas, onde comanda os treinamentos de MMA em uma das bases da BTT fora do país, Bebeo Duarte voltou à terrinha para rever amigos e matar saudade da família. Vivendo no país onde mais se respira MMA atualmente e na cidade onde podemos apontar como o grande centro da modalidade em todo o mundo, o treinador comenta a experiência e o crescimento do vale-tudo. Confira a entrevista:

Portal das Lutas - O que acompanhamos no Brasil é que o MMA alcançou parâmetros inimagináveis nos EUA, com eventos transmitidos na TV aberta, entre outras coisas. Você está morando em Las Vegas, onde estão muitos tops e onde acontecem os principais eventos. Comente essa experiência.

Bebeo Duarte - Estava conversando ontem com o Marinho (SporTV) e eles encontram a maior dificuldade para botar as lutas na grade de programação. Lá nos Estados Unidos é o contrário. Eles escolhem onde vão colocar os eventos. O americano se rendeu ao MMA. Só há quebra de recordes e as pessoas têm o maior respeito. Chegam pessoas na academia que nunca lutaram nada e dizem que querem lutar MMA. Eles falam: "quero lutar naquela grade". Dizem isso sem ter base nenhuma, mas você vê que eles querem fazer porque gostam. O negócio ficou muito grande e é o maior barato viver num lugar onde se respira 24 horas MMA. E o MMA lá impulsiona outras lutas. Las Vegas tem torneios de muay thai todas as semanas com premiação em dinheiro. Não tem tanta luta de jiu-jitsu, mas existem muitos eventos de submission com premiações. Os caras acabam praticando outras modalidades para depois fazer a transição para o MMA.

PDL - O que falta para o MMA se tornar um negócio rentável no Brasil?

BD - Nos EUA o UFC já existe há bastante tempo e o que fez o esporte pegar foi um cara persistente. Não morro de amores por ele, mas tenho que dar o braço a torcer que o cara foi bom. Ele conseguiu encontrar um parceiro que acreditou e perderam dinheiro durante muito tempo até meterem o golaço. No Brasil, apesar de a gente ter várias pessoas que se dizem conhecedores de lutas, que vivem e respiram o MMA, tem muitos forasteiros que estão tentando pegar uma carona. Não adianta chegar e achar que vai fazer um evento hoje e que entrará rios de dinheiro. Não adianta tomar uma grana do patrocinador e prometer que ele vai ver o céu. Não vai ser assim e você vai acabar perdendo o apoio. Tem que ter investimento, mas tem que ficar claro que é um trabalho a longo prazo e as parcerias devem ser a longo prazo. Aí sim o negócio pega.

PDL - Como está a vida nos EUA e a academia? Com é a relação com os alunos?

BD - A academia em Las Vegas é um centro de treinamentos, onde eu dou aulas. Temos alunos e o meu trabalho é dar aulas de MMA. Tem o cara que ensina muay thai, o que dá aulas de boxe, o que dá aula de jiu-jitsu e eu ensino MMA. O trabalho está legal, está crescendo e estou aprendendo a morar nos Estados Unidos, o que não é tão simples. Os caras são cheios de manias, principalmente os lutadores, coisas que não são do nosso hábito. Lá todo mundo treina, paga e vai embora, não existe fidelidade. Isso é uma coisa que não existe.

PDL - Mas a academia funciona mais como uma base da BTT ou você tem muitos alunos de lá treinando para os eventos?

BD - Em relação a ser uma base da BTT, na verdade é uma base para os brasileiros. É lógico que os alunos da BTT ficarão em casa, mas todo o brasileiro que for lá e queira treinar será um prazer recebê-lo. Já foi lá o Cachorrão e o Alan Góes também levou lá até o cara que lutou contra o Napão. Foram todos bem vindos. Então o cara que chegar em Vegas e quiser dar um treino antes das lutas terá um centro de treinamento bem completo. Trabalho lá há muito pouco tempo para te dizer que tenho um aluno despontando. Tem os caras que já treinam lá, que são filhotes de baleia, já vêm prontos. Tem uns garotos lá que ainda estão muito crus, mas se continuarem treinando comigo vão começar a dar um trabalho. Eles vão começar a lutar agora algumas lutas amadoras e daqui a um ano, um ano e meio, podem dar trabalho.

PDL - O Brasil vai dominar o MMA mundial?

BD - Acho que os brasileiros que estão lá fora estão representando muito bem. A galera lá fora ficou mais unida, até nos eventos. O Brasil tem qualidade para fazer muitos campeões. Vejo os alunos daqui do Brasil e penso que eles matariam os caras de lá. Só que lá eles têm mais suporte e, mesmo não sendo fenômenos, alcançam um bom desempenho. Fico imaginando essa estrutura no Brasil. Se os caras voam com gasolina batizada, imagine com a azul.

PDL - Como segue sua rotina Brasil-EUA?

BD - Não levei minha família ainda. Fui para ver como seria e depois levar todo mundo. Volto para lá no início do mês para a luta do Toquinho e fico no corner com o Murilo. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e depois fico em Vegas até dezembro. Aí volto novamente até arrumar tudo para levar a família. Minha cabeça é ficar lá, mas essa vida é muito louca e tudo pode mudar. Mas quero ficar lá, porque o trabalho está sendo bom e agora que está começando a ficar legal.

http://www.portaldaslutas.com/Minuto.asp?p...&p_cod=2421

Portal das Lutas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Spinel

:foimau::rolleyes::rolleyes::ZZZ:

Bom tb!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado chrisbsb29
:lol: :ZZZ::ZZZ::ZZZ:

Bom tb!

Na minha opinião a BTT tá no fim de carreira !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado vitoria

Que me desculpem os brasileiros que vão para os eua ensinar mma, mas os caras lá já são os que dominam o mma então eu acho que eles precisam é de professores de jj e não de mma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com todo o respeito , eu acho esse Bebeo um mala do caraleo !!! ele sempre é o fodão .....BTT é Murilo Bustamante e mais nada , posso ta enganado mais é minha opinião, quem ouve o Bebeo falar e depois o Murilo ve que são caras completamente diferentes ......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que me desculpem os brasileiros que vão para os eua ensinar mma, mas os caras lá já são os que dominam o mma então eu acho que eles precisam é de professores de jj e não de mma.

Discordo...els tem a melhor preparação fisica, mas treinamento puro sobre MMA estamos na frente sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os EUA já são uma força tremenda no MMA em se tratando de lutadores. O Brasil ainda tem os melhores campeões na minha opnião.

Mas a cada dia a estrutura lá fica cada vez melhor e se a galera aqui nao ficar esperta, daqui a alguns anos os EUA vão ter todos os campeões sem nenhuma chance para ninguém de fora fazer frente. E aí meu amigo, o MMA vai ficar chatão para a gente assistir e torcer.

É uma equação simples, onde o investimento e a estrutura é melhor, os profissionais serão melhores a longo prazo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De certa forma é uma realidade, os gringos estão melhorando, ainda tem muito pangaré americano ruim de técnica mas que com preparo consegue as coisas.

A tendência é melhorar para eles, porém como disse uma vez um faixa preta de jiu jitsu famoso do qual não recordo o nome:"Os caras estão melhorando, porém ainda temos 70anos de vantagem".

Editado por pluspaul

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado josefhbahauss

tambem concordo.

nao tem como a gente competir em infra-estrutura com os caras.

agora,

algo interessante a se dizer eh o seguinte;

olha esportes como maratona, marcha olimpica, algumas outras modalidades dentro do atletismo.

os estados unidos, investe milhoes, e nao aparece um sujeito, que corra, o que corre um desses quenianos da vida, que mal tem o que comer

nao eh de agora (bolt) que os jamaicanos se destacam dentro das provas de 100 e 400m, os EUA AINDA É A FORCA, sem duvida...

em outras modalidades de atletismo, tem gente de varios paises, muitos deles, com suporte inferior aos EUA

agora, existe ainda um terceiro olhar sobre a situacao.

a popularidade dos esportes mencionados acima, e a popularidade do mma.

tendo em vista que todos os esportes acima , perdem em popularidade pro vale tudo, a probabilidade percentual de surgir um americano bom, eh equivalente a de um pais com menos investimento (PUTA QUE PARIU, PARECE PAPO DE MATEMATICO..)

mas enfim,

acho que o exemplo mais realista, seria FUTEBOL FEMININO.

o futebol nos EUA, eh um esporte tido como FEMININO.

o numero de garotas, meninas de 5 a 16 anos, praticando eh absurdo.

entao, se tu tem,

1- uma infra estrutura boa (tecnologico, financeiro)

2- grande numero de pessoas praticando

as probabilidades de alguem bom sair dali, SAO ALTISSIMAS

o outro lado da moeda esta, no FUTEBOL FEMININO BRASILEIRO

que eh algo totalmente "underground" fudido, nego nao tem aonde cair morto (o que eh lamentavel)

e as mule tao ai.. dando show

individualmente, elas sao mais habilidosas que todas essas gringas. mas no coletivo elas perdem.

as gringas tem uma estrutura emocinal melhor

tem todo um apoio por tras, ou seja, muito mais facilidades pra "chegar la"

PORRA, TROCANDO EM MIUDOS E ABREVIANDO O POST TODO..

o brasil, vai perder INUMEROS TALENTOS por que, o muleque que tem potencial pra lutar, vai ter que acabar abandonando os treinos pra "cair na vida" e ajudar o pai na feira, etc..

enquanto la, o mesmo fulano, que nao tem todo aquele talento natural, pode dar continuidade aos treinos.

em suma,

SIM, EH UMA QUESTAO DE TEMPO PARA PERDERMOS O DOMINIO NO MMA.

eh tudo uma questao economica-social, lamentavel

agora, pensem o que perdemos de talentos, no futebol (feminino e masculino) nas lutas, no atletismo etc etc etc..

pq um fudido resolveu desviar dinheiro do bolsa familia, obrigando o muleke a trabalhar desde os 12..

por ai vai..

foi mal o desabafo.. foi ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso