Entre para seguir isso  
atletaassassino

jiu-jitsu: adulto X masters

Recommended Posts

No MMA temos:

anderson silva, que está no topo da carreira aos 33 anos...

no k-1 o Schilt está com uma hegemonia com 34 anos

Fedor agora com 33 anos...

o próprio Couture com 44 e está aí, tendo ganhado do Napão ano passado, que é bem mais novo que ele...

Liddell que tem 37 e fez sua primeira luta de MMA aos 29, ou seja, contruiu sua carreira no UFC após os 30...

Por que, no jiu-jítsu, a partir de 30 anos o atleta passa a competir no masters? Afinal, pelo exemplos que citei acima, percebe-se que é bem possível se manter tão bem quanto ou até melhor entre 30 a 35 anos...

Acho q isso limita um pouco os atletas do jiu que não pretendem migrar pro MMA, já que ainda na plenitude de seu vigor, param de lutar entre os tops (que estão a categoria adulto - de 18 a 29 anos)... Tenho a impressão de que muitos acabam abandonando as competições ou pegando mais leve nos treinos por não estarem mais competindo entre os melhores, pois não encaram as competições do masters com tanto empenho como na época em que competiam na categoria adultos...

Isto me parece ser algo como: "olha, o seu tempo passou campeão, vá para os masters agora", sendo que hoje em dia, um cara com 30 anos tem plena condição inclusive de evoluir com relação ao jogo que tinha quando era mais jovem.

Acho isso um tanto quanto disconexo, afinal, se no próprio MMA existisse esta divisão, não teríamos mais Fedor, Anderson Silva, Crocop, Liddell, Wand, e muitos outros nas categorias principais de seus respectivos eventos...

Como já disse, vejo isto como algo um tanto quanto desestimulante para os atletas que não tem a pretensão de migrar para o MMA. Qual a opinião de vcs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Megaton ainda luta no Adulto e tambem no master, sempre e osso duro... Acho que o Omar Salum ainda daria MUITO trabalho no adulto... tem o Juquinha tambem que ta sempre ai... so para falar dos Master da Gracie Humaitá, que eu conheço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Gracie Brasa

Tem o Portugues tambem.. que foi campeão Brasileiro no Adulto e agora de Master.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera acho que o atleta só compete no master se quiser,acredito que acabam optando pela Master por ser menos difícil de ser campeão,já que não terão que lutar com adversários 10 anos mais jovens.

Aqui no sul temos o exemplo do grande professor e competidor Flavio Ferreira faixa preta De La Riva campeão Brasileiro,Europeu e mais recentemente Internacional Master que com certeza daria trabalho no adulto também.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po, pensei q fosse obrigatório ir pro masters...

mas li hoje de um cara chamado paulo sérgio q levou o bronze no mundialadulto aos 39 anos, perdendo pro Xande ribeiro apenas, numa luta q até os 7 minutos estava 0 X 0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é não... na verdade é mais facil vc lutar como master né... mas não é regra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com qse tudo q vc flw atletaassasino

O pessoal passa a competir no masters pq tem mais chance de vencer e perde o ritimo da categoria adulto, eu axo isso de bobeira msm, pq tem atleta de ponta q n faz isso e se da mt bem como o Ze Mario Sperry q foi campeao mundial com mais de 30 anos no adulto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se o cara tá em torno dos 40 e não é profissional da luta, é meio foda competir com rapaziada de 25. Tudo bem que know how ajuda, mas gás é fundamental e fica muito díficil competir em alto nível com 40 (principalmente se vc não vive disso).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho inclusive que um cara com uns 30 anos (que tenha praticado jiu desde a infância) tem MUITO mais chance de ganhar um mundial, desde que mantenha o treinamento em alto nível. Experiência conta pra caramba, e um cara na faixa dos 30 ainda tem muito gás pra lutar, como observou o atletaassassino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu luto no master pelo seguinte: Não sou profissional da luta, nem professor..trabalho a semana inteira e treino 3 vezes na semana e não encaro mais um campeonato como a galera do adulto encara...pra mim é diversão. Na minha academia tem uma galera competidora, cara, os caras treinam duas vezes por dia, de segunda a sabado e ainda fazem preparação fisica, cuidam de alimentação e o caramba...Vamos ser sinceros, a parada profissionalizou e n dá pros véinho tipo eu. Então eu vejo o master e senior como uma categoria pro povo que não vive o ou vive do jiu jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Gracie Brasa

De acordo. Master = Adulto. Adulto = Master.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso