Recommended Posts

Os exercícios de resistência, ou com pesos, são conhecidos principalmente por proporcionar ganho de força e aumento de massa muscular. O sedentarismo está sendo uma das principais preocupações da Organização Mundial de Saúde devido à geração de doenças como a obesidade, aterosclerose, osteoporose, cardiopatias, diabetes entre outras. Ele é a causa mais freqüente da má condição física e, portanto da má qualidade de vida, no que diz respeito a falta de condição das pessoas em realizar tarefas rotineiras.

Aí que se entende porque a prática de treinamento com pesos é de extrema importância: devido a sua contribuição no aumento das capacidades físicas. Com o aumento da força e da flexibilidade, principalmente na terceira idade, gera-se um aumento das fibras de contração rápida, conhecidas como fibras do tipo II, que sofrem grande queda com o avanço da idade. Essas fibras utilizam a via glicolítica para a produção de energia, com características de força, volume e explosão.

No quesito segurança, os exercícios com pesos oferecem segurança por serem de fácil manejo, além dos movimentos serem precisos e planejados, diminuindo o risco de lesões articulares.

Essas atividades ainda auxiliam na redução da freqüência cardíaca, da pressão arterial, do consumo de oxigênio pelo miocárdio (pressão arterial sistólica x freqüência cardíaca) e outras.

Os exercícios aeróbios são mais recomendáveis para estimular adaptações hemodinâmicas e no sistema de transporte de oxigênio, mas em se tratando de aumento de massa muscular e força são pouco eficientes.

Por Marcelo Magalhães

Info Socorpo.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso