Entre para seguir isso  
pipo

UFC 301, uma noite inesquecível para Alessandro Costa: vitória por nocaute técnico, bônus de US$ 50 mil, elogios do ídolo José Aldo

Recommended Posts

 

8 de maio de 2024, 16h15 horário do leste dos EUA
 

O UFC 301 foi um momento especial na carreira de lutador de Alessandro Costa – que ele lembrará para o resto da vida.

O peso mosca do UFC tinha o que chamou de “pacote completo”. Ele lutou pela primeira vez em seu país natal, o Brasil, finalizou por nocaute técnico sobre seu oponente Kevin Borjas, ganhou um bônus de Performance da Noite de $ 50.000 e recebeu parabéns pessoais de seu ídolo José Aldo .

A vida é boa para Costa (14-4 MMA, 2-2 UFC).

Mas primeiro, antes da vitória, antes do dinheiro do bônus, Costa estava feliz por estar em casa. No final da adolescência, mudou-se para Puebla, no México, para perseguir o sonho de se tornar lutador e abrir uma academia de MMA com seu amigo Diego Lopes. Só de lutar no Brasil, onde seu pai e amigos o veriam lutar pela primeira vez, foi um prazer para ele.

“Foi incrível e ainda mais do que eu esperava”, disse Costa ao MMA Junkie em espanhol , refletindo sobre sua primeira luta profissional em casa. "Foi muito legal. Todas as pessoas estavam atrás de mim. Mesmo no confronto direto, quando meu oponente saiu, todos o vaiaram e, quando entrei, todos gritavam: 'Você vai morrer'. Então, esse tipo de apoio eu não esperava.

“Isso me deixou muito feliz e acho que me ajudou a lutar o meu melhor no sábado.”

Costa abriu o evento no peso mosca contra o peruano Borjas (9-3 MMA, 0-2 UFC). O brasileiro vinha de uma derrota por decisão competitiva e acirrada para Steve Erceg, que lutava pelo título dos 125 libras na luta principal do card.

Costa foi lá e dominou Borjas do início ao fim. Ele o derrubou com chutes nas pernas no segundo, e depois montou nele para finalizá-lo com ground and Pound. A vitória lhe rendeu o bônus de Performance da Noite.

“Se você olhar a minha luta (onde ganhei um bônus) contra o Flick, basicamente segui o mesmo caminho”, explicou Costa. “Quando o protegi, pensei em finalizá-lo com um mata-leão ou um armlock, mas aí lembrei que ganhei o bônus contra o Flick por causa do ground and pound, então quis fazer o mesmo. Apenas segui os mesmos passos que me levaram ao meu primeiro bônus. Eu prometo a você, esta semana inteira estive pensando no bônus. Eu não estava apenas lutando para vencer, queria ganhar o bônus.

“…Ficou difícil por um momento com a vitória de Michel Pereira e Caio Borralho. Quando vi aqueles acabamentos, disse: 'Cara, lá se vai meu bônus.' Mas então, quando estava no hotel, já estava me preparando para dormir quando meu treinador, Pancho, me escreveu dizendo que eu havia ganhado o bônus. A esposa do meu empresário me ligou: 'Ei, você precisa vir comemorar', então pulei da cama e fui comemorar com todos.

As coisas não pararam de piorar para Costa lá. Justamente quando pensava que não poderia ficar melhor, no dia seguinte ele iniciou uma transmissão ao vivo em sua conta do Instagram – e ninguém menos que seu ídolo José Aldo, que venceu ao retornar da aposentadoria na luta co-principal do cartão. Costa ficou fanboy de Aldo a semana toda e disse ao MMA Junkie que era uma honra e um sonho realizado lutar no mesmo card que ele.

“Tudo estava perfeito”, disse Costa. “Sabe que durante a semana da luta você dá entrevistas e outras coisas? O UFC me colocou numa sala para fazer uma entrevista, e ele (Aldo) estava finalizando uma, então tive a oportunidade de me apresentar e conversar com ele. O UFC Brasil realmente enviou esse vídeo para o TikTok. Contei para ele que ele foi o primeiro lutador que acompanhei quando comecei a treinar jiu-jitsu e que foi uma grande inspiração para mim. Foi a realização de um sonho conhecê-lo e também lutar no mesmo card que ele. Foi incrível.

“Ele entrou na live do Instagram e me deu os parabéns e disse: 'Vai, Manaus!' e ele disse que eu estava muito bem e que ele estava feliz por mim. Este é um dos melhores momentos da minha carreira, considerando tudo o que aconteceu. Foi o pacote completo. Estou muito grato e isso me motiva a trabalhar ainda mais. Não estou satisfeito, não me entenda mal, mas isso só me motiva e me deixa muito feliz.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso