Entre para seguir isso  
pipo

As 10 maiores defesas de título da história do MMA, classificadas

Recommended Posts

 

l 
 
 
anderson-silva-chael-sonnen-ufc-117-21.jpg?w=1000&h=600&crop=1
E Tom 
 
3 de abril de 2024, 9h30 horário do leste dos EUA
 

Ganhar um campeonato importante no MMA não é fácil, mas alguns dizem que você não é realmente o campeão até defender seu título.

Embora muitos lutadores afirmem viver de acordo com essa crença, defender títulos continua sendo uma das tarefas mais difíceis de realizar neste esporte.

Os fãs de MMA que surgiram durante a era Conor McGregor estão aparentemente mais encantados com quantos cinturões em diferentes categorias de peso você tem, enquanto mais fãs da velha escola, como eu, podem ficar mais impressionados com o longo reinado de campeões como Georges St- Pierre e José Aldo, dada a qualidade e a quantidade de assassinos que tiveram de combater.

Cada um é impressionante em meu livro, mas definitivamente há algo especial em ser capaz de aparecer quando as luzes brilham mais e ainda ser capaz de manter o saque.

Então, com isso em mente, pensei que seria divertido dar um passeio pela estrada da memória e listar algumas das minhas defesas de título favoritas no MMA.

Como sempre, essas listas refletem meus gostos e preconceitos pessoais e não pretendem servir como autoridade final. Dito isso, tenho uma opinião muito forte não apenas sobre minha lista, mas também sobre minhas menções honrosas no final - que são mais do que fortes o suficiente para servir como seu próprio top 10.

Então, sem mais delongas...

 

10
Marloes Coenen vs. Liz Carmouche no 'Strikeforce: Feijão vs. Hendo' (5 de março de 2011)

Você não verá essa luta em muitas listas, mas Marloes Coenen x Liz Carmouche é uma das minhas lutas favoritas de MMA feminino de todos os tempos.

Carmouche – que havia acabado de vencer Jan Finney e Valentina Shevchenko por paralisação – entrou em cena em pouco tempo (substituindo Meisha Tate) e começou a trabalhar no campeão do Strikeforce como um azarão de 3 para 1.

Coenen se manteve firme por três rounds e manteve Carmouche o mais honesto que pôde com tentativas de finalização por baixo, mas o então desconhecido desafiante parecia ter muita pressão sobre o lutador holandês. Porém, no Round 4, Coenen conseguiu persistir e marcar uma das reviravoltas mais memoráveis do MMA – produzindo uma das minhas defesas de título favoritas.

Não acredito que Coenen receba as merecidas flores por seus esforços no pioneirismo do MMA feminino, então espero que vejamos o nome dela mencionado em mais listas como esta.

 

 

9
Frankie Edgar x Gray Maynard 2 no UFC 125 (1º de janeiro de 2011)

 

frankie-edgar-gray-maynard-ufc-125.jpg

Frankie Edgar e Gray Maynard no UFC 125. (USA TODAY Sports)

Esta foi uma revanche inesquecível entre Frankie Edgar e Gray Maynard no UFC 125.

Maynard conseguiu vencer Edgar no primeiro encontro no UFC Fight Night 13, mas essa segunda incursão seria para todas as bolinhas de gude: o título dos leves. Embora Edgar tivesse acabado de conquistar duas vitórias sobre o então peso leve GOAT, BJ Penn, o nativo de Nova Jersey ainda tentava ganhar respeito como campeão recém-cunhado.

E depois dessa atuação no UFC 125, não teve ninguém que não prestasse o devido respeito a Edgar – independente de como você marcou.

 

 

O resultado foi um empate, mas o empate ainda constitui uma defesa de título.

 

8
Zhang Weili vs. Joanna Jedrzejczyk 1 no UFC 248 (7 de março de 2020)

 

zhang-weili-joanna-jedrzejczyk-ufc-248-2

Weili Zhang vs. Joanna Jedrzejczyk

Se vou ser um hipster e lançar uma defesa de título de Marloes Coenen aqui, então é melhor incluir o consenso da melhor luta feminina de MMA de todos os tempos entre Zhang Weili e Joanna Jedrzejczyk .

Embora eu tenha marcado a luta para o então ex-campeão Jedrzejczyk na época, não há como negar a nenhuma das mulheres o desempenho que tiveram no primeiro encontro.

 

 

E considerando que foi a primeira vez que Zhang fez cinco rounds, eu diria que ela passou no teste de defesa do título com louvor.

 

 

7
Fedor Emelianenko vs. Mirko Filipovic no PRIDE Final Conflict 2005 (28 de agosto de 2005)

 

fedor-emelianenko-pride-final-conflict-2

Luta pelo título dos pesos pesados do PRIDE, Emelianenko Fedor VS Mirko Crocop (Foto de Tomokazu Tazawa / Getty Images)

Chegando ao sétimo lugar está a defesa do título de Fedor Emelianenko contra o então desafiante Mirko Filipovic.

Embora Filipovic já tivesse sofrido algumas derrotas no MMA naquele momento de sua carreira, “Cro Cop” se viu em rota de colisão com Emelianenko após acumular uma sequência de 7 vitórias consecutivas que incluía o irmão do campeão do PRIDE, Aleksander Emelianenko.

Na época, esses eram considerados dois dos melhores lutadores do planeta e se uniam para uma das maiores lutas do MMA.

 

 

A luta não só correspondeu às expectativas, mas também forneceu estratégias e táticas estilísticas que ainda podem ser vistas no meta do MMA de hoje.

 

 

6
Frank Shamrock x Tito Ortiz no UFC 22 (24 de setembro de 1999)

Falando em lutas antigas que envelhecem surpreendentemente bem, vamos voltar aos anos 90 para dar um pouco de amor à inesquecível defesa do título de Frank Shamrock contra Tito Ortiz .

Antecedendo a seleção anterior em seis anos e ocorrendo em uma organização completamente diferente, Shamrock e Ortiz foram - como disse o comentarista Jeff Blatnik - “os dois melhores lutadores que já pisaram no octógono” naquela época.

 

 

Ortiz, então com apenas 24 anos, ainda estava desenvolvendo seu jogo de MMA e acabaria tirando algumas lições importantes dessa luta que moldariam para sempre seu estilo e abordagem. Atleta e lutador nato, Shamrock - principalmente nesta competição - foi um dos primeiros competidores a usar o cardio como arma no MMA. Essa luta também é um ótimo exemplo de como Shamrock estava à frente de seu tempo no que diz respeito ao uso de pernas e carroceria (além de fornecer alguns dos primeiros exemplos de subida na parede da jaula).

Shamrock desocupou seu campeonato dos médios depois de fazer sua quarta defesa de título bem-sucedida ao lado de Ortiz, aposentando-se brevemente do esporte.

 

 

5
Robbie Lawler x Rory MacDonald 2 no UFC 189 (11 de julho de 2015)

Entre os cinco primeiros está ninguém menos que Robbie Lawler e sua revanche digna do Hall da Fama contra Rory MacDonald no UFC 189.

Apesar de ter vencido o primeiro encontro apenas dois anos antes, Lawler foi considerado um azarão para o desafiante canadense.

No entanto, depois de sobreviver a alguns momentos assustadores em pé, Lawler foi capaz de realizar uma de suas alardeadas investidas tardias para garantir uma vitória por paralisação na quinta e última rodada.

 

 

Quer se trate de revanche ou de defesa de título, esta é uma luta que aparecerá na maioria das listas dos 10 primeiros.

 

 

4
Jorge Santiago x Kazuo Misaki 2 no Sengoku 14 (22 de agosto de 2010)

Mantendo o espírito das paralisações no quinto round, não tinha como deixar de fora desta lista a segunda luta de Jorge Santiago com Kazuo Misaki.

Semelhante à seleção anterior, esta é amplamente considerada uma das melhores lutas que o MMA tem a oferecer – então não fique chocado ao ver que ela se qualifica para várias listas.

 

 

O início é um pouco lento, mas poucas lutas se comparam às oscilações de impulso que Santiago-Misaki 2 apresentou.

 

 

3
José Aldo x Chad Mendes 2 no UFC 179 (25 de outubro de 2014)

jose-aldo-chad-mendes-ufc-179.jpg

Talvez eu tenha que começar a banir essa luta como seleção dada a quantidade de vezes que ela aparece nas minhas listas, mas não há nenhuma chance de que o segundo encontro de José Aldo com Chad Mendes não entre nesta lista.

Embora parte de mim inicialmente quisesse dar um pouco de amor à defesa do título do WEC de Aldo contra Urijah Faber, é difícil negar que Aldo-Mendes 2 é uma defesa mais contundente, dado seu ritmo e natureza competitiva.

 
 
 

 

Não apenas você tem dois lutadores no auge, mas Mendes - em um esforço perdedor - ainda é capaz de ter o desempenho de sua vida, levando Aldo ao seu limite e, por fim, extraindo o melhor do campeão.

“Esse é o perigo quando você quer fazer o campeão funcionar; é assim que ele funciona.” -Brian Stann

 

 

 

 

2
Randy Couture x Gabriel Gonzaga no UFC 74 (27 de agosto de 2007)

Essa luta pode não estar na lista de muita gente (muito menos estar tão alta), mas a defesa do título de Randy Couture contra Gabriel Gonzaga tem um lugar especial no meu coração.

Embora Couture tenha praticamente feito carreira como “o velho que supera as adversidades”, essa luta com Gonzaga parecia muito diferente de sua recente disputa pelo título com o então campeão Tim Sylvia.

Gonzaga não era apenas uma ameaça multidimensional bem mais jovem, mas o brasileiro vinha de um dos nocautes mais loucos da história do MMA ao decapitar Mirko Filipovic com o chute na cabeça do croata.

 

 

Depois disso, até os mais ferrenhos apoiadores de Couture pareciam um pouco nervosos com a chegada de “The Natural” ao UFC 74.

No entanto, no clássico estilo Couture, a maravilha de 44 anos foi capaz de impor a sua vontade ao homem maior, mais jovem e mais forte - ao mesmo tempo que exibia algumas técnicas muito subestimadas no processo.

 

 

A caminho de um bullying total, Couture também conseguiu acertar um dos levantamentos unilaterais mais brutais que você verá no MMA, quebrando o nariz de Gonzaga na queda.

 

 

Além dessa luta ser uma das maiores diferenças de idade em um evento do UFC, Couture também se tornou o lutador mais velho da história a defender um título do UFC.

 

 

1
Anderson Silva x Chael Sonnen 1 no UFC 117 (7 de agosto de 2010)

 

anderson-silva-chael-sonnen-ufc-1171.jpg

Anderson Silva finaliza Chael Sonnen no UFC 117.

Perto do primeiro lugar está o primeiro encontro de Anderson Silva com Chael Sonnen .

Mesmo não discordando de Santiago-Misaki 2 ser considerado a Luta do Ano de 2010, essa reviravolta no quinto round entre Silva e Sonnen tem um lugar especial no meu coração.

Todos nós sabíamos o quão incrível Silva era neste momento de sua carreira, o que significava que Sonnen tinha uma montanha pela frente tanto em termos de promoção quanto de vitória na luta.

Dito isso, Sonnen – que se tornaria muito mais conhecido por suas cenas mais coloridas à medida que sua carreira progredia – tocou em mim e nas massas com a confiança sem remorso que ele retratou na promoção do UFC 117.

 

 

Sonnen não apenas fez um trabalho decente ao vender a luta, mas também se saiu ainda melhor quando a luta começou.

 

 

Mesmo que alguns possam argumentar que a luta foi em grande parte de mão única até que Silva finalizou, você não pode esquecer o contexto da surpresa absoluta que foi ver “O Aranha” sendo repreendido por alguém que muitos pensavam ser todos falam.

Para tornar a defesa do título ainda mais impressionante, foi revelado mais tarde que Silva lutou com uma costela machucada – enquanto Sonnen testou positivo para esteróides.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso