Entre para seguir isso  
pipo

Análise da luta principal do UFC 299: Marlon Vera conseguirá mais uma reviravolta sobre Sean O'Malley?

Recommended Posts

 

 

 

O analista do MMA Junkie, Dan Tom, analisa as principais lutas do UFC. Hoje, damos uma olhada na luta principal do UFC 299.

O UFC 299 (pay-per-view, ESPNews, ESPN+) acontece sábado no Kaseya Center, em Miami.

Sean O'Malley (17-1 MMA, 9-1 UFC)

 

Sean-OMalley-ufc-299-media-day-interview

Sean O'Malley

Informações básicas:

Informações suplementares:
+ ex-aluno do “TUF: América Latina 1”
+ título regional de MMA
+ faixa preta de jiu-jitsu brasileiro
+ 8 vitórias por KO
+ 8 vitórias por finalização
+ 7 finalizações no primeiro round
+ Aumenta ritmo e pressão de forma constante
+ Melhor trocação geral
^ Boxe, carroceria, combos de deslocamento
+ Chutes fortes e joelhadas
+ Jogo de clinch pesado no ataque
^ Cotovelos, joelhadas, tropeções, etc.
+ Wrestling aprimorado
+ Excelente grappler de transição
^ Guarda ativa e atacante
+/- 1-0 em revanches de carreira

Marlon Vera (21-8-1 MMA, 15-7 UFC)

 

Marlon-Vera-ufc-299-media-day-interview.

Marlon Vera

Informações básicas:

  • Altura: 5'8 ″ Idade: 31 Peso: 135 libras. Alcance: 70,5″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Pedro Munhoz (19 de agosto de 2023)
  • Acampamento: RVCA Gym (Califórnia)
  • Postura/estilo de golpe: Switch-stance/muay Thai
  • Gestão de riscos: Justa

Informações suplementares:
+ ex-aluno do “TUF: América Latina 1”
+ título regional de MMA
+ faixa preta de jiu-jitsu brasileiro
+ 8 vitórias por KO
+ 8 vitórias por finalização
+ 7 finalizações no primeiro round
+ Aumenta ritmo e pressão de forma constante
+ Melhor trocação geral
^ Boxe, carroceria, combos de deslocamento
+ Chutes fortes e joelhadas
+ Jogo de clinch pesado no ataque
^ Cotovelos, joelhadas, tropeções, etc.
+ Wrestling aprimorado
+ Excelente grappler de transição
^ Guarda ativa e atacante
+/- 1-0 em revanches de carreira

Ponto de interesse: Golpeando pela segunda vez

 

sean-omalley-marlon-vera-ufc-252.jpg

LAS VEGAS, NEVADA – 15 DE AGOSTO: (LR) Sean O'Malley chuta Marlon Vera, do Equador, na luta do peso galo durante o evento UFC 252 no UFC APEX em 15 de agosto de 2020 em Las Vegas, Nevada. (Foto de Jeff Bottari/Zuffa LLC)

A luta principal em Miami traz a revanche pelo título dos galos entre Sean O'Malley e Marlon Vera .

O primeiro encontro deles aconteceu há quase quatro anos e, infelizmente, não durou muito.

Embora O'Malley tenha conseguido um início decente com suas variações de chute, foi um chute de Vera na panturrilha (aproximadamente aos 2:55 do primeiro round) que mudou a aparência de toda a luta. Causando alguma instabilidade clara na perna direita de O'Malley, Vera foi então capaz de atacar sua presa ferida e forçar uma paralisação via ground-and-pound logo depois.

O'Malley ainda não pareceu aceitar publicamente esta derrota, mas - para seu crédito - conseguiu recuperar deste tropeço de forma impressionante.

Apesar de parecer a segunda vinda de Ziggy Sobotka de “The Wire”, O'Malley tem muito mais do que aparenta.

Embora O'Malley inicialmente tenha me parecido um clone do caratê-boxe Conor McGregor quando ele saiu da Contender Series de Dana White, o nativo de Montana pareceu usar suas habilidades de camaleão para montar um jogo de trocação sólido.

Competente em ambas as posturas, O'Malley flui e contra-ataca pela retaguarda como uma segunda natureza. Esteja ele escorregando por dentro para passar por cima do ortodoxo ou tomando um ângulo para contra-atacar do canhoto, a habilidade de O'Malley de colocar oposição no final de seus golpes é impecável.

Também sou um grande fã do subestimado trabalho corporal de O'Malley, que poderia lhe servir bem nesta competição.

Quer esteja lançando cruzamentos ou golpes frontais, O'Malley faz um bom trabalho ao baixar as defesas de seu oponente, a fim de abrir a porta para mudanças altas. Dito isto, “The Sugar Show” pode querer gerenciar suas expectativas de finalização e se comportar da melhor maneira contra o adversário em questão.

Vera pode não ser exatamente um contra-atacante preciso, mas o lutador equatoriano percorreu um longo caminho desde sua passagem pela primeira temporada do “TUF: América Latina”.

Com uma longa estrutura para a divisão, Vera inicialmente se concentrou em uma abordagem de chute pesado a partir de uma postura canhota depois de se mudar para a Califórnia para treinar com o Team Oyama. Vera ainda vai avançar ao acertar chutes e socos, mas o jogador de 31 anos aprimorou seus fundamentos do boxe desde que trabalhou com o famoso técnico de trocação, Jason Parillo.

Ex-boxeador que ajudou ex-campeões do UFC como BJ Penn e Michael Bisping, Parillo aparentemente transmitiu muito de seu conhecimento a Vera.

Lutando com muito mais competência e confiança a partir de uma postura ortodoxa, agora é muito mais comum ver Vera tentar acertar contra-ataques de captura e arremesso em defesas de trás, demonstrando bons olhos no bolso do início ao fim.

Vera também adora misturar as coisas no corpo, causando grande parte de seus golpes no clinch. Esteja ele lançando os joelhos para o meio ou cortando os cotovelos das gravatas do colarinho, o que me dá flashbacks daqueles com que Jim Miller acertou Joe Lauzon no UFC 155, Vera é um picador de madeira certificado em ambientes fechados.

Eu também suspeito que os chutes nas pernas e panturrilhas de Vera serão úteis para ele nesta competição, mas ele precisará estar atento aos possíveis contra-ataques e mudanças de O'Malley.

Ponto de interesse: Potenciais ameaças de luta

 

marlon-vera-sean-omalley-ufc-252-1.jpg

Marlon Vera x Sean O'Malley, UFC 252

Considerando o potencial de caos nos pés, ninguém deveria se surpreender se essa festa chegasse ao chão.

Porém, com os dois lutadores fazendo melhorias discretas na defesa de quedas, não tenho certeza de quanta pontuação veremos no tatame.

Vera não apenas tem uma média de quedas incrivelmente baixa, mas o profissional de 14 anos busca principalmente pontuar no clinche – um lugar onde O'Malley raramente é visto.

O'Malley pode ter rendido quedas a lutadores menores em lutas anteriores, mas o Montanan mostrou algumas melhorias marcantes no departamento de luta livre nos últimos anos.

Além de parecer ter um melhor entendimento quando se trata de utilizar underhooks e whizzers, O'Malley parece estar aplicando sua capacidade atlética no departamento de scrambling. Esteja O'Malley tentando manobras que se transformam em jogadas de Granby ou simplesmente tentando controlar um pulso e uma parada, o jogador de 29 anos claramente tem trabalhado nessa parte de seu jogo.

A estrutura longa de O'Malley também pode permitir que ele saia de um ground and pound sério se tiver oportunidade, mas duvido que ele queira se envolver com alguém como Vera por muito tempo.

Apesar do wrestling ser tradicionalmente o elo mais fraco de Vera, ele fez esforços diligentes para melhorar neste departamento – especialmente defensivamente.

https://twitter.com/DanTomMMA/status/1385038199257399296?s=20

Desde a luta inteligente até a exibição de um aumento geral na urgência, Vera parece muito mais preparada para lidar com situações complicadas. E quando Vera está de castigo, ele é bom em se manter ativo com tudo, desde correntes de finalização até cortar cotovelos nas costas.

No entanto, Vera mostrou que não está isento de ser superado em jogos anteriores e terá de respeitar as habilidades de O'Malley.

 

Ponto de interesse: probabilidades e opiniões

 

Sean-OMalley-def.-Aljamain-Sterling-UFC-

Sean O'Malley

Os oddsmakers e o público estão favorecendo o campeão titular, listando O'Malley -280 e Vera +210 via FanDuel.

Mesmo que eu não esteja surpreso em ver o apoio de O'Malley continuar chegando, sempre é um pouco estranho ver o lutador que perdeu a primeira luta sendo o favorito para vencer na segunda vez.

Acredito nas habilidades de O'Malley e irei escolhê-lo para vencer novamente aqui, mas também estou apreensivo com o poder de permanência de Sugar quando ele chegar aos trinta.

Além do próprio histórico de O'Malley com lesões no octógono, lutadores longos e esguios que passam para divisões mais leves tendem a ter problemas de durabilidade em potencial. Quer estejamos falando de outros lutadores de ação propensos a lesões, como Brandon Royval, ou de outros atletas longos, como Montel Jackson ou Andre Ewell (que têm propensão a desaparecer na reta), curvas suspeitas e ocorrências estranhas tendem a ser um tema que surge. em suas lutas.

Por essa razão, ninguém deverá ficar chocado se Vera conseguir, mais uma vez, capitalizar o menor sinal de fraqueza.

Como uma hiena na selva, Vera é uma finalizadora oportunista que ganha vida à primeira gota de sangue. E com Vera estando no lado oposto do espectro de durabilidade de O'Malley, normalmente não é ele quem sangra em suas lutas.

No entanto, Vera tem sido tradicionalmente um titular incrivelmente lento com problemas de consistência – e é isso que está me impedindo de ficar oficialmente do lado dele aqui.

Eu adoraria estar errado e ver Vera enfrentar uma forte tempestade para encontrar uma finalização semi-surpreendente nas últimas rodadas, mas suspeito que a grande jaula irá favorecer o trabalho de pés e a fluidez de O'Malley. A escolha é O'Malley por decisão unânime.

Previsão: O'Malley por decisão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso