Entre para seguir isso  
pipo

As 5 maiores conclusões do UFC 298: O retorno rápido de Alexander Volkanovski ajudou na conquista do título de Ilia Topuria?

Recommended Posts

 

 

 
 
ilia-topuria-alexander-volkanovski-ufc-298.jpg?w=1000&h=600&crop=1
Mike Bohn 
 
18 de fevereiro de 2024, 19h40 horário do leste dos EUA
 

O que mais importou no UFC 298 , no Honda Center, em Anaheim, Califórnia? Aqui estão algumas reflexões pós-luta…

 

5
Henry Cejudo prejudicou o legado ao retornar da aposentadoria?

 

Henry Cejudo (16-4 MMA, 10-4 UFC) saiu por cima em maio de 2020 de uma forma que poucos conseguiram. Dois títulos do UFC. Uma medalha de ouro olímpica. Foi uma forma especial de se afastar do esporte, apesar de muitos pensarem que isso aconteceu prematuramente.

É difícil não olhar para ele de uma maneira um pouco diferente agora. Ele ficou três anos afastado das competições e voltou a perder na decisão dividida para o então campeão Aljamain Sterling em maio passado, depois perdeu na decisão unânime para Merab Dvalishvili em uma luta que pode sinalizar o fim de sua carreira.

 

Cejudo disse que isso era “tudo ou nada” e que ele se aposentaria “100 por cento” com prejuízo. Ele tirou as luvas e saiu do octógono, e parece que isso pode ser o seu fim.

Este período de 0-2 vai refletir mal para ele no livro de história. Ele ainda é uma lenda e um dos únicos nove lutadores na história da empresa a ser campeão de duas divisões, e é um dos quatro a deter dois títulos simultaneamente. Mas quando tudo estiver dito e feito, se este for realmente o fim, ele terá uma classificação inferior em relação aos seus pares nesse grupo.

 

4
A tão esperada disputa pelo título de Merab Dvalishvili

Está na hora, pessoal. Não me importa se Sean O'Malley x Marlon Vera no UFC 299 no mês que vem termina de forma unilateral, com final polêmico ou empate – Merab Dvalishvili (17-4 MMA, 10-2 UFC) precisa absolutamente ser desafiar o detentor do cinturão após aquela luta, e em pouco tempo.

Ninguém jamais fez com Cejudo no peso galo o que Dvalishvili fez contra o ex-campeão das duas divisões a caminho da decisão unânime . Ele acertou grandes golpes, grandes quedas e tentativas de finalização para conseguir a décima vitória consecutiva, e qualquer coisa que não fosse ele lutando pelo cinturão seria uma farsa absoluta.

Nada mais precisa ser dito.

 

 

3
Ian Machado Garry ganhou uma vitória?

Ian Machado Garry (14-0 MMA, 7-0 UFC) não fez nada para virar a base de fãs a seu favor com um desempenho bastante monótono contra Geoff Neal, que o viu escapar com uma vitória por decisão dividida .

Ainda invicto, Garry se considera talvez um dos homens mais odiados do MMA. Isso é em grande parte obra dele, e ele está abraçando o papel. Isso atrapalhou o julgamento de muitas pessoas ao assistir essa luta e sentir que ele não deveria ter vencido, muito menos ter recebido vários scorecards de 30-27 dos juízes? Talvez.

Foi uma luta acirrada, vou dizer isso – uma espécie de cara ou coroa. Nenhum dos dois fez muita coisa ao longo de 15 minutos e, quando isso acontece, você não pode chorar por causa da decisão. Neal e Garry poderiam ter feito muito mais.

A presença polarizadora de Garry lhe trará maiores oportunidades no futuro. Colby Covington enfrentará ele? Resta saber, mas se não for isso, ele vai ganhar mais um nome marcante no meio-médio.

 

 

 

2
Será que Alexander Volkanovski se preparou para o fracasso?

O pior medo de qualquer torcedor de Alexander Volkanovski (26-4 MMA, 13-3 UFC) se tornou realidade quando ele foi maltratado no queixo e nocauteado por Ilia Topuria para ver seu ilustre reinado pelo título dos penas chegar ao fim.

A principal narrativa que entrou na luta foi se Volkanovski estava prestando um péssimo serviço a si mesmo ao retornar apenas quatro meses depois de ter sido finalizado pelo campeão dos leves Islam Makhachev em sua revanche de última hora no UFC 294, em outubro. Volkanovski disse todas as coisas certas, mas havia algumas dúvidas sobre sua durabilidade, dada a recuperação relativamente rápida.

Para crédito de Volkanovski, ele se recusou a permitir que esse conceito fosse uma desculpa para sua perda. Ele admitiu abertamente que o tiro que Topuria acertou nele para encerrar a luta provavelmente teria apagado suas luzes, mesmo se ele tivesse tirado mais vários meses de folga antes de voltar ao octógono, mas isso não impede o resto de nós de especular .

Dedicar mais tempo certamente não teria prejudicado Volkanovski, mas talvez ele esteja certo. Esta é uma questão que ninguém saberá verdadeiramente, mas coloca uma perspectiva sombria sobre o seu futuro. Volkanovski exigiu, com razão, uma revanche imediata com Topuria, mas se e quando isso acontecer, ele será apenas uma versão mais velha e desgastada de si mesmo, enquanto Topuria carregará ainda mais confiança do que tinha para esta luta.

Se Volkanovski conseguir recuperar o cinturão, seria sem dúvida a maior conquista de uma carreira repleta deles, porque neste momento, todas as coisas parecem estar contra o seu sucesso futuro.

 

 

 

1
O potencial de superestrela de Ilia Topuria

Ilia Topuria (15-0 MMA, 7-0 UFC) reforçou cada parte de sua conversa fiada antes da luta quando demoliu Volkanovski para se tornar o quinto campeão indiscutível dos penas na história do UFC.

A quantidade de ousadia vinda de Topuria foi impressionante até certo ponto, só porque as afirmações sobre o que ele faria com Volkanovski não tinham precedentes na divisão dos penas. Claramente ele sabia algo que muitos outros não sabiam, porque ele deu um nocaute espetacular que o tornou apenas o 11º campeão masculino invicto na história da empresa.

Esse resultado basicamente amarra um foguete nas costas de Topuria rumo ao estrelato no espaço do MMA. Agora é apenas uma questão se ele conseguirá continuar vencendo e capitalizando. O fato do UFC querer levar um evento para a Espanha mostra que está ciente do potencial de Topuria.

Entre seu comportamento franco, apresentação estilosa, estilo violento e capacidade de conquistar o mercado hispânico, Topuria é o campeão dos sonhos para o UFC. As lutas que temos pela frente não serão fáceis, mas Topuria tem o mundo na palma da sua mão e será uma jornada divertida ver como será seu reinado pelo título.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso