Entre para seguir isso  
pipo

Agentes do caos para todas as divisões: lutadores que podem abalar o MMA em 2024

Recommended Posts

 

 

Como todo esporte, o MMA tem uma lista de estrelas relativamente estabelecida.

Amanda Nunes e Valentina Shevchenko , por exemplo – campeãs do UFC e status quo há anos. Israel Adesanya conquistou a divisão dos médios por muitos anos. E não se esqueça do domínio de Islam Makhachev e Khabib Nurmagomedov nas 155 libras.

Além do status quo, também há combatentes esperando para receber sua chance – agentes do caos para todas as divisões. Todos os anos alguém agita as coisas e, em 2023, esses nomes incluíam Sean Strickland , Alexa Grasso , Alex Pereira e Tom Aspinall . Nenhum deles surgiu do nada, mas mudaram suas respectivas divisões. Eles mudaram as paisagens.

Ao olharmos para 2024, aqui estão alguns nomes que podem replicar as mudanças de 2023. Não pretendem ser previsões de campeonatos ou simplesmente nomear os melhores lutadores de cada categoria de peso. São lutadores que podem eclodir em 2024 e ter a chance de alterar bastante as perspectivas em torno de cada divisão.

Peso palha: Josefine Knutsson

Este é um candidato improvável na divisão de 115 libras, mas não se surpreenda se Knutsson florescer este ano. Ela está apenas 1 a 0 no UFC, mas não está longe de ser um produto acabado. Knutsson é uma lutadora muito técnica do AllStars Training Center de Estocolmo, na Suécia, e parece fisicamente forte para se defender de alguns dos estilos agressivos desta divisão. Não há dúvida de que Knutsson, de 28 anos, seria a favorita contra muitos dos pesos-palha atualmente classificados entre os 15 primeiros. Ela não se tornará campeã em 2024, mas acredito que ela poderá entrar na disputa pelo título.


Peso mosca masculino: Tatsuro Taira

Existem muitas oportunidades para um novo peso mosca se tornar um candidato no UFC. Essa divisão tem sido muito divertida no topo, mas essas lutas também contam com os mesmos nomes há algum tempo. O atual campeão, Alexandre Pantoja , já lutou duas vezes contra Brandon Moreno e Brandon Royval . Moreno e Royval já brigaram e lutarão novamente em fevereiro. Kai Kara-France já lutou contra Moreno (duas vezes), assim como Royval. Percebes o que quero dizer? Qualquer recém-chegado que conseguir chegar ao nível superior em 2024 terá grandes oportunidades. Os dois nomes que se destacam são Taira e Muhammad Mokaev . Mokaev recebeu mais alarde do que Taira até agora, então faremos de Taira, de 23 anos, uma escolha um pouco mais provável para agitar esta divisão em 2024.


Peso mosca feminino: Manon Fiorot 

Este poderia ser essencialmente um empate de mão dupla entre Fiorot e Erin Blanchfield , mas vamos com Fiorot. Blanchfield foi a agente do caos da ESPN nesta divisão em 2023 e não decepcionou, conquistando vitórias sobre Jéssica Andrade e Taila Santos . O francês Fiorot está programado para enfrentar Blanchfield no dia 30 de março e, embora o UFC pudesse facilmente ter deixado esse confronto ser a manchete do evento UFC Fight Night, ele acontecerá sob a atração principal de Vicente Luque contra Sean Brady . O vencedor tem quase garantida a disputa pelo título. Fiorot provavelmente tem um apelo comercial maior, porque sua ascensão poderia trazer consigo uma base de fãs francesa substancial. Assim como Alexa Grasso marcou um grande gol para o México em 2023, Fiorot poderia fazer o mesmo pela França em 2024.

 


Peso galo masculino: Umar Nurmagomedov

Esta foi a escolha mais difícil de qualquer categoria, já que o peso galo é repleto de talentos. A escolha do ano passado foi Merab Dvalishvili , e ele teve um desempenho arrasador contra o ex-campeão Petr Yan . Cory Sandhagen é um grande candidato. Ele está classificado entre os 5 primeiros da divisão e seu estilo produz o tipo de destaque que os fãs adoram. Mas Nurmagomedov é quem poderá ver o maior aumento. Conhecemos Dvalishvili, Sandhagen, Henry Cejudo , Deiveson Figueiredo , e até, em menor escala, Song Yadong . Sabemos muito menos sobre Nurmagomedov. Se o UFC conseguir marcar grandes lutas para ele e ele tiver o desempenho esperado, ele será o destaque da categoria em 2024. É simples assim.

 

 


Peso galo feminino: Kayla Harrison

 

Esta é uma escolha bastante óbvia, depois que o UFC anunciou na semana passada que havia contratado o duas vezes medalhista de ouro olímpico. Harrison teve uma ótima carreira no PFL, mas já havia esgotado suas opções lá. Uma quarta luta contra Larissa Pacheco - que ela venceu duas das três vezes - teria sido interessante, mas seria a quarta luta deles . Uma megaluta com Cris Cyborg , do Bellator, teria sido ótimo, mas começava a parecer que aquele confronto nunca iria acontecer, mesmo que estivessem na mesma promoção. A perspectiva de Harrison para 2024 deu uma guinada de 180 graus. Ela agora está caindo para 135 libras, o que é intrigante por si só. Ela está tendo uma grande oportunidade logo de cara, contra Holly Holm no UFC 300. Harrison não é apenas uma agente do caos nessa categoria de peso, ela é uma das maiores do esporte.


 

 

Peso pena: Max Holloway

 

Como pode Holloway – indiscutivelmente o maior peso pena de todos os tempos – ser um “agente do caos” em 2024? Deixe-me explicar. A razão pela qual estou escolhendo Holloway é porque de alguma forma, parece que o esporte reduziu muito suas expectativas em relação a ele no ano passado. Desde que sofreu três derrotas para Alexander Volkanovski desde 2019, Holloway está neste estranho purgatório de defender sua vaga na categoria, mas sem cinto na cintura. Mas considere as possibilidades em 2024. Se ele vencer Justin Gaethje pelo cinturão da BMF no UFC 300, não é improvável que enfrente o vencedor da luta pelo título entre Volkanovski e Ilia Topuria, no mês que vem. Se Holloway, que está com 4 a 1 nas últimas cinco lutas, ficar invicto em 2024, isso vai abalar 145 libras de uma forma muito significativa.


 

Peso leve: Arman Tsarukyan

Já vimos Tsarukyan agitar a divisão no ano passado. Finalmente, uma nova cara apareceu naquele nível superior da divisão, que há muito estava reservado, quase exclusivamente, para Charles Oliveira , Dustin Poirier , Justin Gaethje e Michael Chandler . Tem sido praticamente impossível que sangue novo se junte a eles, mas Tsarukyan fará isso este ano, quando enfrentar Oliveira no UFC 300. Benoit Saint Denis também faz parte aqui, já que enfrentará Poirier no UFC 299. Desses dois, Tsarukyan tem melhores hipóteses de destronar o campeão Islam Makhachev, o que obviamente causaria o caos.


 

Peso meio-médio: Ian Machado Garry

Garry parece muito bem ultimamente. Ele esteve muito acima de seus adversários em 2023, inclusive na vitória por decisão contra Neil Magny em agosto. Ele já traçou sua lista de alvos para 2024, que inclui Geoff Neal , com quem lutará no próximo mês, Colby Covington e Sean Strickland. Garry tem gente falando sobre ele - e não apenas dos fãs e da mídia, mas de outros lutadores, incluindo ex-campeões. A mesa está preparada para um verdadeiro ano de ruptura e potencialmente polarizador.


 

Peso médio: Sean Strickland

Strickland foi o agente do caos da divisão em 2023, e pode sê-lo novamente em 2024. Há grandes lutas por Strickland em 2024. Revanche contra Dricus Du Plessis e Israel Adesanya, Khamzat Chimaev (que afirma publicamente ter sido o dono de Strickland no academia). Sem mencionar que Strickland, de certa forma, é o caos personificado. Claro, poderíamos olhar o ranking e tentar identificar algum novo nome em ascensão na divisão dos médios, mas ninguém é capaz de criar mais caos com 185 libras do que Strickland. Ele pode não ter mais o cinturão, mas ainda está no centro das intrigas da categoria.


Peso meio-pesado: Vadim Nemkov

Ninguém pode realmente dizer que Nemkov do Bellator já não é o melhor meio-pesado do planeta. É quase impossível um lutador chegar ao primeiro lugar do ranking mundial se não competir no UFC, mas Nemkov tem o direito de afirmar que é o melhor. Nos últimos anos, Nemkov venceu todas as transferências do UFC para o Bellator, incluindo Ryan Bader , Phil Davis , Corey Anderson e Yoel Romero . Este ano, ele tem um novo banco de talentos para aproveitar, com a fusão do PFL e do Bellator. Ele começa o ano com uma luta no peso pesado contra Bruno Cappelozza , o que pode ser um precursor de outras participações no peso pesado. Mas há boas lutas para ele aos 205 anos com o elenco do PFL, incluindo Impa Kasanganay e Robert Wilkinson . Nemkov é alguém que poderíamos referenciar muito este ano, mesmo fora do UFC.


Peso Pesado: Jon Jones

Se quiser, Jones pode se tornar o agente do caos que esta divisão, e o esporte como um todo, tanto deseja e precisa. Não creio que muitas pessoas no mundo do MMA esperem que Jones seja um campeão ativo que enfrente todos os novatos. Se ele fizesse isso, essa divisão, que tem sido um pouco fracassada devido ao envelhecimento das estrelas e à inatividade nos últimos anos, se tornaria imediatamente uma das principais categorias de peso do UFC. Então, falando nisso, por favor Jon. Seja um agente do caos em 2024. Todos adoraríamos ver isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso