Entre para seguir isso  
pipo

Detalhamento do UFC 290: Yair Rodriguez não pode ser descartado, mas Alexander Volkanovski é fora da curva

Recommended Posts

 

 

 

Dan Tom, analista do MMA Junkie, analisa as principais lutas do UFC. Hoje, olhamos para o evento principal do UFC 290 .

O UFC 290 acontece neste sábado, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. O card principal vai ao ar no pay-per-view após as preliminares na ABC/ESPN e as preliminares na ESPN+.

Alexander Volkanovski (25-2 MMA, 12-1 UFC)

alexander-volkanovski-ufc-284-ceremonial

Informações do grampo:

  • Altura: 5'6″ Idade: 34 Peso: 145 lbs. Alcance: 71,5″
  • Última luta: derrota por decisão para Islam Makhachev (11 de fevereiro de 2023)
  • Acampamento: Freestyle MMA (Austrália)
  • Postura/estilo de ataque: Ortodoxo/kickboxing
  • Gestão de riscos: Excelente

Informações complementares:
+ Campeão peso-pena do UFC
+ Títulos regionais de MMA
+ Faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro
+ Medalhista de ouro no wrestling nacional
+ 12 vitórias por nocaute
+ 3 vitórias por finalização
+ 7 finalizações no primeiro round
+ Poder de nocaute
+ Ritmo e pressão consistentes
+ Excelentes fintas e footwork
+ Seleção de chutes e contra-ataques precisos
^ Ganchos fortes e chutes nas pernas
+ Habilidade sólida de luta livre
^ Quedas, transições, embaralhamentos
+ Bom jogo de ponta
^ Golpe de chão feroz

 

Yair Rodriguez (16-3 MMA, 10-2 UFC)

yair-rodriguez-ufc-284-ceremonial-weigh-

Informações do grampo:

  • Altura: 5'11” Idade: 30 Peso: 145 lbs. Alcance: 71″
  • Última luta: vitória por finalização sobre Josh Emmett (11 de fevereiro de 2023)
  • Acampamento: VFS Academy (Chicago/México)
  • Postura/estilo de golpe: Switch-stance/kickboxing
  • Gestão de risco: Razoável

Informações complementares:
+ Título interino dos penas do UFC
+ Vencedor do “The Ultimate Fighter: Latin America”
+ Faixa-preta de Taekwondo
+ 6 vitórias por nocaute
+ 4 vitórias por finalização
+ 5 finalizações no primeiro round
+ Poder de nocaute
+ Ritmo e pressão agressivos
+ Movimentação atlética e explosiva
+ Ataques de chute dinâmicos
^ Varia postura e estilo
+ Mostra melhorias no alcance do boxe
^ Fundamentos para contra-ataques sofisticados
+ Luta livre e embaralhada útil
+ Guarda ativa e atacante
^ Excelente destreza nas pernas

 

Ponto de interesse: Cavalgue como um raio, bata como um trovão

yair-rodriguez-josh-emmett-ufc-284-10.jp

12 de fevereiro de 2023; Perth, WA, AUSTRÁLIA; Yair Rodriguez (luvas vermelhas) luta contra Josh Emmett (luvas azuis) durante o UFC 284 na RAC Arena. Crédito obrigatório: Jasmin Frank-USA TODAY Sports

O evento principal do UFC 290 apresenta uma divertida luta de unificação pelo título dos penas entre dois homens que não têm medo de arriscar tudo pela grandeza.

Um aclamado lutador que virou jogador de rúgbi, Alexander Volkanovski inicialmente entrou em cena como um lutador virado para a frente que normalmente abordava o bolso como um rolo compressor que se aproximava de sua postura compacta. Um atleta nato, Volkanovski mostra poucos problemas ao ter que bater a distância com seus chutes e cruzamentos patenteados, golpes que normalmente foram criados a partir de jabs cutucadores.

No entanto, desde que incorporou as influências de Brad Riddell e sua academia irmã City Kickboxing, Volkanovski aprimorou suas fintas, trabalho de pés e fundamentos gerais de trocação, medindo e movendo-se no espaço com mais suavidade e equilíbrio do que antes. O australiano de 34 anos agora mudará sua abordagem de combinação, fazendo coisas como liderar com chutes que degradam a postura e finalizar as combinações com uma longa mão inicial.

 

 

Volkanovski também tirou um pouco da arrogância de finta de seus companheiros de estábulo, mostrando ou jogando fora certos tiros para acertar outros com uma imagem maior em mente.

Ainda assim, estarei muito curioso para ver como Volkanovski lida com a aparência do canhoto desta vez.

Como visto em sua última luta contra Islam Makhachev, cruzamentos e chutes canhotos parecem trazer alguns problemas para o atual campeão dos penas. Volkanovski também comeu sua cota de joelhos devido ao diferencial de altura, o que é uma observação interessante, considerando quem ele enfrentará neste sábado.

Um atacante dinâmico e poderoso, Yair Rodriguez traduziu descaradamente suas habilidades e sensibilidades de taekwondo em alto nível.

 

 

De chutes frontais a ataques aéreos, Rodriguez pode executar ofensivas na corda bamba em um piscar de olhos. E embora esse estilo de luta possa exigir uma boa parte do espaço, o talento de 30 anos fez um trabalho melhor ao incorporar mais socos em seu repertório.

Até sua luta com “The Korean Zombie”, você poderia ter acusado Rodriguez de ser um lutador unilateral, contando principalmente com o lado direito para atacar. No entanto, como vimos nos últimos anos, Rodriguez fez uso de suas longas passagens entre as lutas, demonstrando fundamentos de boxe muito melhores do que antes.

Se ele estava lançando contra-cruzamentos de canhoto ou acertando ganchos com sua postura ortodoxa, Rodriguez se tornou muito mais adepto quando se trata de usar a mão esquerda e ver os contra-ataques no bolso. Dito isso, o vencedor original do “TUF: Latin America” ainda mostra algumas deficiências defensivas quando se trata de carroceria e pressão que valerão a pena observar neste fim de semana.

 

Ponto de interesse: Ameaças potenciais de agarramento

islam-makhachev-alexander-volkanovski-uf

12 de fevereiro de 2023; Perth, WA, AUSTRÁLIA; Islam Makhachev (luvas vermelhas) luta contra Alexander Volkanovski (luvas azuis) durante o UFC 284 na RAC Arena. Crédito obrigatório: Jasmin Frank-USA TODAY Sports

Mesmo que Volkanovski seja um lutador superior no papel, ninguém deve ficar chocado se Rodiguez decidir ser ofensivo com quedas de sua autoria.

Entrando na cena do UFC com um gosto natural, Rodriguez continuou a mergulhar com confiança nos reinos do grappling, muitas vezes iniciando seus próprios tiros de mudança de nível.

Ainda assim, não tenho tanta certeza de que agarrar Volkanovski seria a jogada mais sábia para Rodriguez.

Desde que controlou sua agressividade e lutou de forma mais inteligente, Volkanovski parece ser ainda mais difícil de derrubar e controlar de forma significativa devido à sua consciência geral de posicionamento - particularmente contra a cerca.

 

 

Mesmo quando derrubado, Volkanovski exibe um posicionamento de cabeça sólido e detalhes inteligentes como um gancho baixo (limitando os contadores de estrangulamento frontal) ao tentar executar coisas como movimentos de meia-guarda.

 

 

Ofensivamente, Volkanovski parece se manter consistente com essas tendências, parecendo preferir opções mais eficientes, como viagens internas do clinch, em oposição às tradicionais pernas duplas e simples contra a cerca que ele costumava favorecer. E quando Volkanovski pode estabelecer a posição de topo, ele abraça suas sensibilidades de texugo de mel, reivindicando posições por meio de golpes e cavalgadas punitivas.

Por esse motivo, Rodriguez precisará ter cuidado extra para não cair de costas nas estrofes de luta agarrada.

Apesar de manter um foco sólido no wrestling com treinadores como Izzy Martinez, Rodriguez incorporou emaranhados de alto risco no início e com frequência em sua carreira, obtendo sucesso por meio da criatividade atlética alimentada por sua já impressionante destreza nas pernas.

No entanto, os modos às vezes selvagens de Rodriguez (especialmente ao optar por lutar por baixo ou ir para leglocks) o colocaram em posições precárias antes. Na verdade, desde que sofreu uma derrota esmagadora para Frankie Edgar no UFC 211, o destaque mexicano ainda continua a fazer coisas como derrubar no final do round ou sacrificar a posição com jogadas de Iminari – todas táticas que podem custar caro se ele não for cuidadoso.

 

Ponto de interesse: probabilidades e opiniões

Os apostadores e o público estão a favor do campeão em exercício, listando Volkanovski -400 e Rodriguez +285 via FanDuel .

Apesar de não discordar de quem é o favorecido, alerto quem está descontando Rodriguez completamente neste ponto.

O lutador mexicano pode ter um currículo um tanto estranho quando você passa o pente fino, mas isso não muda o fato de que Rodriguez oferece possibilidades de finalização de luta a cada segundo que está em jogo.

Embora eu não veja Volkanovski sendo incomodado pela destreza de finalização do campeão interino, eu acredito que os chutes canhotos de cabeça e fígado de Rodriguez serão mais potentes devido ao tamanho e estatura de seu oponente.
Dito isso, ainda me pego do lado de Volkanovski.

Além de ser um dos melhores lutadores pound-for-pound do planeta, o estilo e a sensibilidade inerentes de Volkanovski devem servir bem a ele nesta luta - principalmente no chão.

Tenho certeza que a equipe de Volkanovski tem uma abordagem sólida para as trocas em pé para esta luta, não posso deixar de notar as habilidades e o estilo que ele terá nas trocas de chão.

Se Rodriguez ainda tiver sua propensão normal de se colocar em posições precárias por baixo, provavelmente veremos uma forma mais vintage de Volkanovski em relação a um ataque agressivo de ground and pound. Por isso, estarei do lado de Volkanovski para recriar sua própria versão da memorável vitória de Frankie Edgar sobre Rodriguez, forçando uma paralisação devido a golpes no final da quarta rodada.

Previsão: Volkanovski dentro da distância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso