Entre para seguir isso  
pipo

5 maiores lições do UFC 282: roubo legítimo de Paddy Pimblett. As consequências do empate dividido, e muito mais

Recommended Posts

 

 

 
 
Mike Bohn 
 
11 de dezembro de 2022 16:15 ET
 

O que mais importa no UFC 282 na T-Mobile Arena em Las Vegas? Aqui estão algumas reflexões pós-luta…

5. História de Raul Rosas Jr.

Raul Rosas Jr. teve uma estreia no octógono tão perfeita quanto se poderia esperar, ao dominar completamente e finalizar Jay Perrin no primeiro round.

A postura e a execução de Rosas (7-0 MMA, 1-0 UFC) impressionaram e, aos 18 anos, ele se tornou a pessoa mais jovem a competir e levantar a mão dentro do octógono. É um feito que pode levar anos para ser quebrado, e ele mostrou que pertence a esse palco.

Antes de ficarmos muito loucos e acreditarmos em suas afirmações de ser o campeão mais jovem da história da empresa, devemos observar que Perrin não é exatamente o barômetro mais severo da grandeza futura. Perrin nunca venceu uma luta no UFC e lutou em todas as três lutas com a promoção.

Dito isso, Rosas lidou com ele exatamente como deveria. Foi unilateral e Perrin nunca esteve na luta, então foi um grande primeiro passo. A jornada de Rosas pelo UFC será uma das histórias mais fascinantes a serem seguidas nos próximos anos, e mal posso esperar para ver até onde ele irá.

 

 

4. Ilia Topuria é um problema

Ilia Topuria ofereceu, sem dúvida, sua exibição mais impressionante no octógono até o momento, quando dominou Bryce Mitchell do início ao fim, eliminando o destaque do grappling por finalização em um resultado bastante impressionante.

Entrando, a ideia da maioria dos analistas seria que Topuria (13-0 MMA, 5-0 UFC) daria a Mitchell todos os problemas nos pés, mas teria alguma dificuldade no chão. Acontece que ele foi melhor em ambos, o que é uma afirmação e tanto para o invicto candidato peso-pena.

Topuria precisa de outro passo sólido depois deste. Ele é claramente um grande talento, e não há dúvida de que mais e mais lutas ranqueadas estão por vir neste momento.

 

 

3. Devastação para Darren Till

Parece que é o fundo do poço para Darren Till . Sua derrapagem foi estendida para três lutas com uma derrota por finalização no terceiro round para Dricus Du Plessis, e é difícil saber exatamente para onde ele vai a partir daqui.

Já se passaram mais de três anos desde que Till (18-5-1 MMA, 6-5-1 UFC) levantou a mão dentro do octógono, e essa luta foi uma decisão dividida discutível sobre Kelvin Gastelum. Fora isso, sua corrida no peso médio foi um desastre.

Depois de uma longa pausa devido a lesões, Till foi para a Tailândia para seu acampamento de treinamento para esta luta na tentativa de virar o jogo. Ele se sacrificou para ver seu bebê recém-nascido e foi completamente discado por um longo período. No entanto, não se materializou para ele dentro da gaiola, e isso deve ser muito deprimente.

Não tenho uma resposta de como consertar isso para Till e, a julgar por sua reação pós-luta nas redes sociais, ele também não. Se ele realmente rasgou seu ACL novamente, então não veremos Till por algum tempo. Independentemente disso, Till simplesmente não parece o mesmo lutador confiante que correu para uma chance pelo título quando lutava com 170 libras. E é difícil dizer se ele conseguirá isso de volta.

 

 

2. Um roubo legítimo em Las Vegas

Se você acompanhou esta coluna por algum tempo notável, saberia que eu repetidamente - e quero dizer repetidamente - disse que lutas corpo a corpo não são roubos. Este é um dos casos, no entanto, quando estou preparado para voltar atrás nessa postura.

Eu acho que Jared Gordon foi legitimamente roubado de uma vitória contra Paddy Pimblett , que de alguma forma saiu com uma decisão unânime em seu evento co-principal leve.

Vou me dar um pouco de liberdade ao compartilhar que, no momento desta coluna, não vi a versão transmitida dessa luta. Eu estava do lado da gaiola, e por isso só pude assistir a luta do meu ângulo singular na linha de imprensa. Mas, de alguma forma, acho que isso torna o julgamento ainda mais flagrante, porque os juízes não estavam muito longe de onde eu fui colocado e, de alguma forma, brutalizaram os cartões de pontuação.

Parecia bastante claro para mim que Gordon venceu, no mínimo, o Round 1 e o Round 2. Eu também não ficaria bravo se você desse a ele o Round 3, mas os juízes estavam em todo o mapa. Em um esporte mais avançado, este seria um momento em que todos os três homens sentados ao lado da gaiola decidindo essa luta deveriam ser forçados a se explicar, porque parecia uma das piores decisões de alto perfil do ano. Mas sabemos que as comissões não responsabilizam os juízes, então isso não vai acontecer.

Para Pimblett, é tanto faz. Ele teve sorte aqui e vai continuar com ainda mais inimigos do que já tinha nessa luta, especialmente considerando como ele reagiu depois ao descartar qualquer sugestão de que a luta foi remotamente acirrada.

Acima de tudo, sinto-me mal por Gordon. Ele perdeu uma vitória que mudou sua carreira e perdeu metade de seu salário. Vamos chamar isso de roubo.

 

 

1. As consequências do empate dividido

Desde que Jon Jones abriu mão do cinturão, o meio-pesado do UFC está em frangalhos. Então, na realidade, não deveríamos estar tão surpresos com as últimas reviravoltas no cenário do que antes era a divisão de glamour da promoção.

Depois que Jones partiu para fazer sua ainda esperada mudança para o peso pesado há quase três anos, não houve consistência. Dominick Reyes parecia que seria o próximo homem, mas foi nocauteado por Jan Blachowicz, de 30 anos. Em seguida, Israel Adesanya falhou em sua tentativa de ultrapassar a divisão antes de Blachowicz ser finalizado por Glover Teixeira, de 40 anos.

Parecia que Jiri Prochazka poderia ser o cara depois que ele ganhou uma luta do ano com Teixeira para reivindicar o ouro em julho, mas então, é claro, ele sofreu uma terrível lesão no ombro que o deixará fora por mais de um ano.

Então foi assim que terminamos o evento principal de sábado entre Blachowicz e Magomed Ankalaev pelo título vago. Ankalaev parecia um cara que poderia ser o próximo condutor da categoria de peso, mas não. Conseguimos um resultado de empate dividido , deixando o cinturão vago nesse jogo de dados total. A luta também não foi boa, então isso não foi exatamente motivador para o UFC voltar imediatamente.

Agora terminamos com uma reserva de título improvisada de Teixeira x Jamahal Hill para o UFC 283 no próximo mês no Brasil. Meio que funcionou para o UFC no sentido de que precisava de outra luta pelo título para aquele card no Rio de Janeiro, mas a coisa toda é estranha e parece extremamente remendada, porque é.

Hill certamente tem potencial para ser um campeão vendável para o UFC, e ele derrotar Teixeira seria o resultado ideal aqui, na minha opinião. Mas há tanta possibilidade de as coisas darem errado. E se Teixeira vencer e decidir se aposentar em seu país? O que é Hill – que está lutando em cima da hora – erra peso e vence a luta? Ambas as situações levariam a outro cinturão vago.

Espero que o pior desta montanha-russa tenha passado e alguma estabilidade esteja chegando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso