Entre para seguir isso  
Fabri

Dr. Rickson explica que infiltração não é doping

Recommended Posts

Neste sábado acontece o aguardado UFC 190, em Las Vegas. Entretanto, um dos protagonistas do evento, o campeão peso-pena, José Aldo, não entrará em ação devido a uma lesão na costela durante a reta final de treinamento. Porém, até a saída do brasileiro do card ser confirmada, muito se especulou, até mesmo uma possível intervenção de infiltração para que a dor da região atingida diminuísse e ele conseguisse enfrentar o irlandês Conor McGregor. Isso acabou não acontecendo e Chad Mendes acabou entrando no lugar do campeão para substituí-lo. Mas, caso José Aldo optasse pela infiltração e lutasse, ele poderia se complicar no exame antidoping? O PVT conversou com o ortopedista Dr. Rickson Moraes, que acompanhou de perto toda a novela envolvendo a lesão do lutador.

"A infiltração é um dos métodos que podem ser utilizados para diminuir a dor e acelerar o retorno. A questão não é se é doping ou não, e sim a substância que será utilizada. Quais são as substâncias mais utilizadas? Primeiro os anestésicos locais, que vão dar o alívio da dor, e, segundo, as medicações à base de corticoides, que são anti-inflamatórios hormonais. Eles podem ser utilizados em lesões através de infiltração, porém, quando tem necessidade do uso de medicações por essa via, a gente primeiramente tem que entrar em contato com o órgão normatizador, que, no caso do Aldo, que lutaria em Nevada, seria a Comissão Atlética de Nevada, encaminhar um relatório detalhado da lesão que ele teve e da necessidade do uso do corticoide através de uma infiltração, e eles teriam que dar uma autorização prévia. Com autorização do órgão é que a gente pode fazer o corticoide", explicou o médico.

Dr. Rickson Moraes foi o primeiro médico a apontar a fratura na costela de José Aldo Junior. A polêmica foi gerada porque os médicos contratados pelo UFC alegaram que não existia fratura, mas, sim, um edema ósseo. Na conversa, o médico brasileiro explicou a diferença entre os diagnósticos.

"A gente conseguiu avaliar a lesão do Aldo pela ressonância. As imagens foram enviadas ao UFC e avaliadas pelo corpo médico do UFC nos Estados Unidos. Agora, é óbvio que esse médicos dos Estados Unidos têm uma limitação por conta da distância. Na medicina a gente tem uma máxima de que os exames são de caráter complementar. O que vai ditar o diagnóstico é a avaliação que você faz do paciente. Você vai avaliar, apalpar, ver onde tem a dor e correlacionar aquela imagem ao teu diagnóstico clínico".

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

http://portaldovaletudo.com.br/br/novidades/item/2854-dr-rickson-moraes-detalha-les%C3%A3o-sofrida-por-jos%C3%A9-aldo-e-explica-que-infiltra%C3%A7%C3%A3o-n%C3%A3o-%C3%A9-doping.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué ... Esta pra mim é novidade. Não pode soro, não pode TRT, não pode diurético, mas pode infiltrar uma droga pra mascarar a dor e fazer o atleta lutar no sacrifício ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infiltrar uma substância permitida! Que não causa doping, ganho de massa ou aumento de resistência durante a luta!

Tem centenas de medicamentos que são liberados para tratar dor, inflamação, inchaços , coisas mais comuns que acontecem em atletas! Entendeu agora??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja o video. Se é necessaria autorização prévia enviada a NSAC, fica claro que a substancia não é normalmente autorizadA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso