Entre para seguir isso  
marcosleite

CABMMA admite erro, mas não irá alterar resultado da luta

Recommended Posts

CABMMA admite erro, mas não irá alterar resultado da luta de Buscapé

Árbitro encerrou o combate por achar que americano havia desmaiado

23 março 2015 às 11:06

fm125.jpg

Dober tenta convencer o árbitro de que está bem – Fernando Monteiro

A sexta edição do UFC em solo carioca foi realizada no último fim de semana e contou com a presença do chefão master do maior torneio de MMA do mundo, o presidente do Ultimate, Dana White. E se o carequinha tivesse cabelo, ele teria arrancado boa parte de seus fios por conta de um motivo em especial: a arbitragem.

O dirigente ficou completamente indignado com alguns erros cometidos pelos árbitros que conduziram as lutas na noite de sábado. Mas um caso em especial chamou mais a atenção de Dana e dos presentes no Maracanãzinho. Leandro ‘Buscapé’ e Drew Dober travavam uma luta parelha no segundo round, quando o árbitro Eduardo Herdy paralisou o combate por achar que o americano havia desmaiado. A interrupção causou a ira de Dana White, que pediu para que a luta fosse considerada ‘sem resultado’. Esse pedido, no entanto, já foi descartado pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA).

“Nós não podemos mudar o resultado. Exitem três casos em que somos capazes de alterar: o primeiro é erro de somatório dos juízes dando resultado diferente. Segundo caso é o conluio, quando existe má fé entre os juízes, não importa qual foi o resultado, já ter um pré-definido entre os juízes. Isso é mais algo que acontece lá fora por conta de bolsas de apostas. O terceiro é falha na interpretação do árbitro que gera um resultado diferente do que era para ter sido. Tem erro de direito e de fato. Ali foi erro de fato. O erro de direito é quando existe essa falha na interpretação da lei. Não foi uma falha de interpretação da regra”, afirmou Cristiano Sampaio, diretor de operações do órgão, em entrevista ao “Combate”.

“Temos que rever a luta, o posicionamento do árbitro, quais os sinais corporais que o atleta teve, indicando que estava desmaiado ou não. Mas não foi erro de direito, não teve a ver com interpretação de regra. Hoje, pelo protocolo padrão de comissão atlética no mundo todo, não há como mudar esse resultado. Pelo padrão internacional de comissão atlética não há como reverter esse caso. Mas temos que sentar, discutir e rever. Regra é uma coisa, a atuação dele é outra. São coisas distintas. Uma é erro de fato, outra de direito. Direito seria a regra. Mas o erro de fato foi a situação ali. Não se enquadra nesse caso, então a tendência é que a vitória do Leandro Buscapé seja mantida”, completou.

Sendo assim, melhor para Buscapé, que chega a sua segunda vitória dentro do Ultimate e já pode alçar voos maiores. Seu adversário, no entanto, amarga a terceira derrota em quatro lutas. Entretanto, a considerar o histórico do UFC, esse revés não deve prejudicar o futuro de Dober no torneio.

Editado por marcosleite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como se pode admitir o erro e não mudar o resultado? Isso não é admitir erro é errar mais ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o correto.

Ou vira bagunça e todo mundo vai querer mudar resultado depois da luta por diversos motivos.

Não pode abrir esse precedente.

O árbitro errou e terá q conviver com isso.

O que essa CABMMA tem q fazer é botar o árbitro na geladeira.

Bola p frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como se pode admitir o erro e não mudar o resultado? Isso não é admitir erro é errar mais ainda.

Qtas milhões de vezes um árbitro de futebol errou e qtas vezes mudaram o resultado da partida? Ou no MMA, as zilhoes de cotoveladas na nuca do Napao contra o Browne.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"O terceiro é falha na interpretação do árbitro que gera um resultado diferente do que era para ter sido."

Esse Cristiano Sampaio só pode ser fanfarrão. Ele mesmo apontou o caminho prá mudar o resultado e depois veio com essa discurseira tecnocrata de erro de direito e de fato. Manter o resultado é simplesmente imoral, um escárnio. E dá pretexto prá que lutador de nível invente migué e se recuse a vir lutar no Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q me impressionou foi o BuscaPé concordar com o juiz e dizer q o cara a apagou numa guilhotina d lado!muito cara d pau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso