Entre para seguir isso  
BravoJiuJitsu

Ascendência, Decadência

Recommended Posts

Eu abri esse tópico debatendo aquele tópico sobre o José Aldo e tal por ser ele ser novo que ele tem muita lenha pra queimar ainda, mas vamos direto ao assunto..

Eu sempre fico pensando será que a Ascendência e a Decadência de um lutador tem mais a ver com a sua idade ou sua ''quilometragem''? - Penso eu que seja mais o segundo fator, quilometragem.

Vou pegar os exemplos mais conhecidos aqui:

Randy Couture - Todos nós sabemos que o ''The Natural'' iniciou a sua tragetória na casa dos 30, mais precisamente 33 anos. O cara fez a sua primeira luta de MMA aos 33 anos e ainda teve seu auge e sua decadência, sendo que muitos atletas na casa dos 33 já começam a sua decadência e pensar em aposentadoria.

Shogun Rua - Começou a praticar o MMA bem cedo e teve seu auge ainda jovem no esporte. Hoje aos 33 anos de idade(mesma idade que Couture fez sua primeira luta) se encontra em franca decadência, mas muitos ressaltam que a decadência se dá ao fator de o mesmo estar acomodado em seus treinos.

Anderson Silva - Esse não inicou sua carreira no MMA em idade avançada, mas quando começou seu longo reinado como campeão do UFC já estava na casa dos 30(33 se não me engano, maldito numero! :lol: ) e continuou em seu auge até os 39 anos, não falo mais por não saber como esta sua atual situação, mas talvez pelo seu estilo de luta de não sofrer muitas lesões(Antes da última, é claro) e não levar muitos golpes se dão ao fato de seu auge ter durado tanto tempo assim.

Minotauro Nogueira - Enquanto Anderson um pouco mais velho se encontrava em seu auge, o Big Nog já estava em decadência, e essa tese que reforça o ''peso da quilometragem'' porque como todo cardíaco que morreu diversas vezes assistindo as suas lutas, sabe que Big Nog, muitas vezes, passava sufoco em suas lutas, seu jogo era baseado em sentir o soco do oponente para ver a distância, somado as lesões, fizeram encurtar o seu auge.

E então galera, vamos debater sobre esse assunto que gera tanta polêmica por, muitas vezes, vemos lutadores novos em decadência e lutadores velhos em ascensão. E vocês o que acham?

Editado por BravoJiuJitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, o que pesa é a quilometragem. Número de golpes já sofridos durante a carreira, knockdowns, nocautes, concussões, tudo isso influi no desempenho do atleta e ao meu ver deve influir também no psicológico para treinar, se manter evoluindo etc.. O lutador que já teve um auge e agora está estagnado, sem perspectiva de título ou em decadência, deve ter o psicológico muito abalado, o que acaba contribuindo a se "afundar" ainda mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Um cara com a bagagem de guerras com pesos pesados como o Minotauro tem vida bem mais curta que um Demian, por exemplo.

O que pode pesar contra o Aldo é a motivação e o desgaste de ficar perdendo peso, se é q é um grande desgaste

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou dos que compartilha da opinião de que não tem a ver com idade e sim, o tipo de bagagem (herança) de luta que o lutador traz. Lutadores porradeiros, são os que sofrem, na minha opinião, mais cedo. Pois vencem muito, mas apanham muito tb. O famoso "queixo de aço", uma hora pede a conta. Aí não tem idade. Caras como Shogun, Minota, Vandeco, Crocop, Rampage, talvez tenham uma decadência mais rápida que lutadores de lutas agarradas. Isso é só uma opinião, nada comprovado. Eu fico imaginando quanto tempo o corpo de um cara desses consegue suportar tamanha carga de pancadas e se recuperar normalmente. Sempre queremos ver nossos ídolos e campeões das antigas, eternamente fazendo reviravoltas espetaculares e lutas memoráveis. Mas infelizmente, não somos máquinas. As vezes o coração do cara é o mesmo. A vontade é até maior. Mas o corpo não é o mesmo, a velocidade idem. Ninguem é eterno. O tempo de ascenção e declínio é muito particular de cada um deles. O próprio "The natural" está aí pra provar que mesmo com idade avançada pode-se fazer lutas boas. Mas não é regra. É excessão.

O que não podemos é desprezar no momento da decadência, nomes que outrora deram tantas alegrias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otimo post mestre simples

Uma coisa eu digo , mayweather jr sempre diz : nao estou no boxe para receber golpes.

Anderson e mayweather tem isso em comum , sao lutadores q batem mas nao gostam de receber golpes

Isso concerteza prolongou suas carreiras

Pow floyd com 38 anos lutando e vencendo boxeadores em seu auge , com velocidade e maestria

Venceu o maidana e canelo

So cego e lesado n enxerga a inteligencia do anderson ,mayweather , anthony pettis, gsp, lyoto etc....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso