Lemos

Jon Jones revela inspiração em Helio Gracie para aplicar chave de ombr

Recommended Posts

Argumentação precisa do Armlock, que não gosta de ser chamado de 'mestre', mas pelo conhecimento e forma de expressá-lo, merece muito o título :) Acho que esse 'gap' mencionado, inclusive, é o motor da mutação de uma arte em outra. Muda-se o contexto, a ética, a regra, e o ensino da arte marcial vai num caminho ou noutro. Como no caso do Judô virando olímpico e tirando ênfase do chão. O jiu-jitsu brasileiro original orientado pra porrada e se afastando do Judô, e por aí vai...

Na raiz, entretanto, acho que a mentalidade de uma arte marcial sempre será derrotar o adversário do jeito mais rápido, contundente e eficaz possível, dentro de um certo contexto, como disse o mestre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu como professor hoje em dia me recuso a participar desse processo de afastamento.

Entendo e concordo com seu ponto de vista, eu me referi a esse processo ser natural pq quando vai para o lado de competição a tendência é explorar regras e buscar a vitória ainda que os berimbolos e guardas 50/50 não sejam tão eficazes na defesa pessoal e nem parte do jiu jitsu puro....

Mas sou a favor do que provavelmente você prega que é o jiu jitsu para auto defesa e não competição, tipo o que o Rener tem feito do bullyproof...isso é muito legal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora