Entre para seguir isso  
Rappa Hemp

Um peso igual para rounds diferentes...

Recommended Posts

Eu acho q esse resultado do GSP vs. Hendricks vem bem a calhar pra uma discussão na ql 'martelo' há tempos.

Vejo esse sistema atual de pontuação falho pro MMA, funciona pro boxe por ter 12 rounds e por ter contagem a cada knockdown, o q já configura um ponto a menos.

Mas no MMA, devido ao 10x8 só ser utilizado raramente, existe uma geração de lutadores burocráticos, que são aqueles q fogem do combate durante boa parte do round pra conseguir uma queda na parte final e garantir seu 10x9 q terá o mesmo peso se ele for dominado no round seguinte.

Eu não vi como um absurdo a vitória do GSP, nesse sistema atual, porém vimos o lutador q venceu os rounds de forma mais contundente e q foi mto mais agressivo e efetivo nos seus golpes, perder a luta por 2 rounds q foram decididos no detalhe. Outro exemplo seria a luta do Machida vs. Rampage, onde a luta só teve realmente contundência e ação no terceiro round, porém o 10x9 foi o mesmo dos rounds em q praticamente nada aconteceu.

Enfim, gostaria de ler a opinião de vcs sobre esse sistema de pontuação atual...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então acho que seria plausível os juízes darem 10x8 mais vezes, por exemplo la luta do Lyoto contra o Page, é bem como você falou, os dois primeiros rounds da luta não teve quase nenhuma ação, não é justo marcar 10x9 naqueles rounds e marcar 10x9 também pro Lyoto no 3º round, onde ele fez muito mais que os dois fizeram nos 2 primeiros rounds. No 2º round de GSP vs Hendricks, talvez um 10x8 pro Hendricks ali definiria a luta, a unica solução que eu vejo é essa, usar o 10x8 com mais frequência!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opniao a melhor forma de pontuar seria assim:

Round que atualmente dao 10x8(raros) seriam 10x7.

Round que houve uma boa contundencia como o 2 round do Hendrix ou o 3 round do machida vs page, 10x8

Round que houve leve vantagem para algum lutador 10x9

Round mto equilibrado que sempre falam que pode ir pra qualquer um, 10x10.

Assim ficaria mto mais facil de julgar uma luta round a round, pq em apenas 3 rounds como é a maioria das lutas, eh ridiculo julgar como o boxe que tem 12 rounds.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente.

Esse sistema funciona de forma melhor no boxe (e mesmo assim da controvérsia em lutas duras) pois são 10 ou 12 rd, a amostragem eh bem maior. Fora o 10 a 8 automático pra knockdown.

Por isso acho que no MMA o mais justo seria o sistema do Pride, dar o vencedor pelo conjunto da luta. Só que eu faria uma adaptação com o sistema do K1, isto eh, lutas apertadas deveriam ser declaradas empate e ter rd extra pra desempate, quem ganhar ganhou, all in. Persistindo a proximidade, a duvida, empate e ponto final. In dubio pro empate, rsrsrs

Em lutas pelo título poderia haver dois rds de desempate, ou até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus posts assim que acabou a luta:

O negócio foi o primeiro round. Não acho um absurdo darem pro GSP, pois como o malicia postou ali muitos PBPs acharam equilibrado, assim como eu também achei. Acho que todo mundo aqui sabe quem foi melhor NA LUTA (ou seja, julgando a luta como um todo). Esse sistema abre sim margem para uma pontuação de 48-47 pro St.Pierre
Mais uma falha desse sistema de pontuação que abre margem pra isso [vitória do GSP]. Vendo a luta ali na hora eu achei que o Hendricks venceu o primeiro e o GSP o terceiro.

TODOS os sites que li até agora marcaram o contrário disso.

Se julgarmos a luta como um todo, acredito que não teremos dúvidas em apontar um vencedor. Até quem marcou 48-47 pro GSP sabe que o Hendricks foi melhor na luta e merecia ter saído dali com a vitória.

10-point must é uma merda, na minha opinião. Lógico que temos casos de garfos absurdos onde a falha é exclusivamente dos juízes, mas enquanto ele for o sistema de pontuação vigente, resultados como esse de GSP x Hendricks se tornarão justificáveis.

Editado por Gkizi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sistema de pontuação é uma merda, quase nunca dão 10x10 sendo que alguns rounds ninguém faz nada que justifique a vitória no round, 10x8 só é dado em caso muito extremos, as quedas são ulta valorizadas sendo que muitas vezes são meio ultilizados por um lutador pra fugir da luta, as tentativas de finalização praticamente são desprezadas na hora de pontuar. Com o nível de equilibrio que existe hj em dia é uma sacanagem esse tipo de pontuação, eu fico puto da vida quando alguns dizem que tal lutador que perde numa decisão polêmica devia ter nocauteado, por que fulano é o campeão, como se fosse fácil subir no octógono e passar a carreta num Jon Jones e num ST. Pierre, ambos que ao meu ver perderam e foram beneficiados pelo sistema de pontuação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que contar todos os round como se fosse 1 só, aí vocês param de chorar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O round com número iunteiro funciona no boxe, pois são 10/12 rounds. Então a chance de ter empate ao longo de 12 rounds é bem menor que em 05 rounds ou pior ainda em 03 rounds.

Pela atual avaliação no MMA, que acho injusta, é difícil achar critério para número inteiro. Por exemplo numa luta:

- 01 round - Empate

- 02 round - Luta equilibrada até 4 min e 30 s, até o Lutador A quedar o lutador B - Os juízes dariam 10 x 9 ao Lutador A.

- 03 round - Luta equilibrada até 4 min e 30 s, até o Lutador B aplica um knockdown no Lutador A, e acerta poucos socos no chão e caia na guarda fechada. - Os juízes dariam 10 x 9 Lutador para ao Lutador B.

No fim seria 29 a 29 ou a seria decisão dividida ao lutador A ou para o lutador B.

Nesse caso, na minha avaliação, não poderia haver dúvidas que o lutador B ganhou a luta, pois esteve próximo de finalizar a luta com o knockdown. E as vezes, pelo atual modo de avaliação, até o lutador A poderia ser vencedor por uma queda.

A pontuação dos rounds deveriam ser "quebradas", 08, 8,5, 9, 9,5 para o perdedor do round e 10 para o vencedor. Assim não haveria dúvida em pontuação.

No exemplo aciam, seria

1 round - 10 a 10

2 round - 10 a 9,5 para o lutador A

3 round - 10 a 9 para o lutador B. Por exemplo.

Como há poucos rounds no MMA, pontuação inteira dá muita margem para o empate ou desvirtua um resultado.

Quando vc quebra a pontuação, com uma casa depois da virgula, as chances de empate ou desvirtuar um resultado diminiu, levando em consideração os atuais critérios de avaliação, que também precisam de uma melhor percepção.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pontuação dos rounds deveriam ser "quebradas", 08, 8,5, 9, 9,5 para o perdedor do round e 10 para o vencedor. Assim não haveria dúvida em pontuação.

No exemplo aciam, seria

1 round - 10 a 10

2 round - 10 a 9,5 para o lutador A

3 round - 10 a 9 para o lutador B. Por exemplo.

Como há poucos rounds no MMA, pontuação inteira dá muita margem para o empate ou desvirtua um resultado.

Quando vc quebra a pontuação, com uma casa depois da virgula, as chances de empate ou desvirtuar um resultado diminiu, levando em consideração os atuais critérios de avaliação, que também precisam de uma melhor percepção.

Abraço.

Interessante essa questão dos números quebrados. Seria perfeito para rounds como pouca margem de diferença do vencedor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso