vharb

Cigano: Uma usina nuclear na mão de um eletricista?

Recommended Posts

Ele tentou trocar com o Kongo no começo de cada round e levou atraso, daí começou a jogar o Kongo que nem boneco, e botar pressão usando o wrestling.

Quanto ao CAMP do Cigano, já vi algumas entrevistas onde ele reclamou do custo pra montar e manter um camp de nível, mas está mais do que provado que sem isso fica difícil se manter entre a elite de qualquer divisão do evento. Se os componentes do camp são limitados, e ele insiste em manter o treinamento apenas com eles, a responsabilidade é dele.

Tenho certeza que cada um ali oferece o que tem de melhor, mas infelizmente parece que não tem sido suficiente. Sim, ganhou de uma pancada de lutadores muito bons com esse camp, mas contra o Cain é preciso subir mais alguns degraus.

Esse é o ponto. O Cain tem mais recursos que o Cigano. O Kongo é um lutador bem limitado, mas que poderia ter complicado o Cain se esse insistisse na trocação. O boxe do Cigano até hoje deu conta de todo mundo que ele enfrentou, menos do Cain.

Eu não acho que ele deva abandonar o boxe, muito pelo contrário. Todos os lutadores top de todas as categorias nos últimos 10 anos chegaram a essa posição sendo ótimos em uma coisa e ao menos bons nas outras. Esse deve ser o caminho do Cigano, se não quiser virar o Sakuraba do Cain.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Dórea é um grande treinador de boxe, ele quem ensinou o popó. Porém, é complicado apenas um treinador de boxe ficar dando dicas para um lutar de MMA.O Dórea poderia ter dado umas dicas de chutes, por exemplo. Uma maneira de o Cigano dar uma segurada no Cain seria com chutes frontais escorando. Eu disse escorando, não apenas atacando como ele fez umas duas vezes ( e achei váilda a tentative, pois o Cain não conseguiu segurar a perna). Mesmo atacando com esses chutes, ele poderia ser mais imprevisível, fazendo fintas com jab antes, ameaçar soltar o chute frontal mas não soltar, confundindo o adversário. Ameaçar mas não soltar e depois soltar ( ou seja, mais malandragem, estilo lutadores de luta em pé: boxe tailandes, boxe chines, karate, etc). Porém, quando que o Dórea iria dar umas dicas dessa? O cara só sabe falar : '' jab, diretoe cruzado'' ou '' respire... jab e direto funciona'' ... ele só sabe passer instruções de boxe... '' levanta a guarda, se movimenta, jab direto'' ... em um momento ele tentou um chute rodado, mas sem distância, de longe.... poderia ter tentado mais vezes, avançando um pouco mais, mas não tem como o Dórea dar uma dica dessa.... esses chutes retos seriam bons para manter um pouco a distância. E se fosse quedado não teria problemas, não há nada de errado em um lutador faixa preta de jiu jitsu como o Cigano luatr um pouco no chão e mostrar suas habilidades, afinal de contas, pra ser um campeão como o Fedor foi, como o Cain o é, você tem de se sentir a vontade no chão.

Mas aí é que tá, o Dórea é um grande técnico e acredita que o boxe resolve tudo (qualquer semelhança com a família Gracie não é mera coincidência) e resolveu até contra o Cain uma vez.

Qualquer lutador com uma equipe profissional estuda muito o jogo quando vai enfrentar o campeão, muitas vezes não conseguem colocar o game plan em prática mas a grande maioria que consegue tira o campeão da zona de conforto e aumenta consideravelmente as chances de ganhar.

Foi isso que o Cain fez na segunda luta e que o Cigano não conseguiu fazer na terceira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ÓTIMO texto.

Qto a equipe do Cigano... bom, a culpa não é só da equipe. Com certeza os caras pensaram q pq o Cigano nocauteou os outros adversários pouco precisaria mudar em termos de mudança de jogo... e sejam sinceros, alguém aqui viu o Cigano lutando de forma bem diferente (seja em q luta for) do q normalmente apresenta? Falta versatilidade ao Cigano... falta ele dar uma guinada no seu estilo de luta qdo necessário. Acontece q o Cigano, tirando a preocupação com o jogo de quedas do Cain, lutou, basicamente, da mesma forma q nas lutas anteriores contra outros lutadores do UFC. Ai fica a questão: Ou o Cigano não tem versatilidade (e ai ele não vai vencer o Cain nunca) ou não souberam treinar e trabalhar uma potencial versatilidade dele.

Ademais, qdo digo q a culpa não é só da equipe, e q mesmo eles não orientando o brasileiro da forma mais correta, ainda assim eles soltavam algumas coisas lúcidas, como sair da grade, se movimentar, levantar a guarda, coisa q o Cigano, mesmo qdo não estava atordoado, NÃO DEU OUVIDOS.

Em suma, culpa do próprio Cigano e da equipe dele.

Concordo e digo mais uma coisa FCB, hoje o "headcoach" é um empregado do lutador e esse é um dos motivos que eu vejo para a perda de terreno dos brasileiros frente aos americanos.

Na época que tinha um Carlson, um Rudimar financeiramente poderia ser ruim para os atletas mas o trabalho era melhor desenvolvido porque mesmo pagando a equipe o lutador ouvia o líder.

Hoje a galera mete a boca no Dida como headcoach do Shogun, como se o Shogun seguisse o que o Dida planejava e como se o Dida tbm não ficasse na segunda de perder o emprego caso batesse de frente com o Shogun. Dai o Shogas muda tudo no "camp" e é finalizado pelo Sonnen, grande mudança.

Então enquanto esse tipo de parceria tiver essas incompatibilidades (o líder de equipe obedecer as vontades do lutador) vejo os americanos na frente dos brasileiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei do texto, apesar do "PS: Qual a razão daquela guarda baixa o tempo todo?".

O tal Rodrigo mostrou ser meio "cru" no mma, mas falou umas verdades.

O Dórea como head coach não dá, isso é fato.

Se o Cigano tem como resolver a luta no boxe, ok, pode ser o Dórea, mas quando precisa do algo mais, daí o "caldo entorna".

Outra coisa também é que o Cigano não disponibiliza muita grana pros camps, fica só lá em Salvador o que convenhamos não agrega muito ao seu treino.

Deveria se mudar de "mala e cuia" pro Rio de Janeiro e treinar na Team Nogueira.

Concordo! Bem por ai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele tentou trocar com o Kongo no começo de cada round e levou atraso, daí começou a jogar o Kongo que nem boneco, e botar pressão usando o wrestling.

Quanto ao CAMP do Cigano, já vi algumas entrevistas onde ele reclamou do custo pra montar e manter um camp de nível, mas está mais do que provado que sem isso fica difícil se manter entre a elite de qualquer divisão do evento. Se os componentes do camp são limitados, e ele insiste em manter o treinamento apenas com eles, a responsabilidade é dele.

Tenho certeza que cada um ali oferece o que tem de melhor, mas infelizmente parece que não tem sido suficiente. Sim, ganhou de uma pancada de lutadores muito bons com esse camp, mas contra o Cain é preciso subir mais alguns degraus.

Concordo tb!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ninguém ta falando que ele eh lixo mano. Talvez um ou dois dentre trezentos, o que estatisticamente eh irrelevante.

O que a maioria ta falando eh que ele chegou num ponto na carreira em que precisa evoluir mais e, pra isso, precisa mudar de ares. Ele evoluiu nessa ultima luta. E o Cain tb. Resultado? Quase igual. Ele tinha que ter evoluído mais. E estratégia boa (que eu acho que ele não tinha), pra ser aplicada na hora tem que ser bem treinada. E treinada com caras que emulem o adversário, caras bons. Teve?

O Dorea tem muitos méritos e foi ótimo pro Júnior até um ponto. Agora há sinais indicando que a "curva de aprendizado" se estabilizou, que "dessa jazida já se extraiu todo o ouro".

Doravante (e já podia ter acontecido antes) eh melhor pro Júnior um headcoach que não seja unidimensional. O Dorea pode ser treinador de boxe. Mas pra headcoach, num nível de se manter top 3 do UFC, eh preciso headcoach que domine o MMA, que conheça todas suas facetas.

E fazer sparring com Cormier eh diferente de Lula.

Enfim. Na minha opinião, se o Cigano mudar de ares (EUA seria uma boa) tem mais chances de seguir evoluindo em velocidade maior que os outros (sim, pois os outros tb tão estudando ele e evoluindo) e voltar a ser campeão. Pode mesmo.

Se não mudar, tem boas chances de virar o Shogun. Precipito-me? Pois eh. Começou assim heim. Uma hora, qdo menos esperam, não eh mais top 2 eh só top 5, depois, passa um tempinho, não eh mais top 5, eh top 10... E assim vai. O esporte eh implacável com quem insiste em caminhos errados, por mais talentoso que seja.

Aliás, esse negócio do Cigano ser inquestionavelmente top 2 eh bem discutível e graças ao Cormier estar deixando a categoria. Acho que o Cormier, hj, faria com Júnior a mesma coisa que o Cain.

Excelente post!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a guarda baixa do Cigano é uma forma de defender as tentativas de quedas, a guarda alta aumentaria a vulnerabilidade do Cigano às quedas. A estratégia do Velasquez que foi ótima, encurtou a distância e procurou não dar espaço para o Cigano jogar na sua distância de conforto. Com a guarda alta ou baixa o Cigano perderia, a mobilidade, a técnica, o preparo físico e o plano do Velasquez foram melhor e ponto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como assim sem plano de luta? como se eles não tivessem traçado plano de luta algum :rolleyes: o que fica claro não é que o cigano estava sem plano de luta, mas sim que o plano de luta do velasquez, aliado com sua superioridade atlética, não deixaram o cigano executar o seu plano de luta. em outras palavras, velasquez é melhor que ele.

Editado por brunolobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses papinhos acabam quando o Cigano surrar alguém.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses papinhos acabam quando o Cigano surrar alguém.

Acho que dessa vez não... É a segunda surra que ele toma do Velasquez, e isso irá ser lembrado pra sempre.

Uma pena, acredito que a soberba o engoliu. E se os mestres dele continuarem sem falar o que ele realmente precisa ouvir, não iremos mais ver o Cigano como campeão novamente. Ele precisa voltar a si, centrar e treinar. E se não quer ir pros EUA, que gaste mais nos treinamentos e traga quem precisar trazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom começo seria deixá-lo por uns meses na Tailândia, fazendo exatamente o que Rafael dos Anjos fez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que dessa vez não... É a segunda surra que ele toma do Velasquez, e isso irá ser lembrado pra sempre.

Uma pena, acredito que a soberba o engoliu. E se os mestres dele continuarem sem falar o que ele realmente precisa ouvir, não iremos mais ver o Cigano como campeão novamente. Ele precisa voltar a si, centrar e treinar. E se não quer ir pros EUA, que gaste mais nos treinamentos e traga quem precisar trazer.

E se lutar uma quarta, vai levar outra surra. Cain é muito mais atleta que o Cigano, é uma força da natureza.

Pode treinar com quem quiser, Cain é um diferenciado, um caso a parte, igual Fedor foi na época dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...como brasileiro é um bicho FDP. Na vitória é tudo lindo e maravilhoso, mas quando perder....sai de baixo!!

P.s: E aqui tá cheio de entendido de MMA...aquele chute que o cigano acertou contra Hunt é coisa de quem não sabe lutar muay thai? Nego vem aqui e fica vomitando as coisas sem ao menos saber do treino do cara.

Isso não é verdade nesse caso. Sim, tem sempre os caras que criticam na derrota, mas já se discutia antes da luta que não se via uma indicação de um gameplan diferente para a luta. Não vou sair por aí procurando outros post, vou quotar um post meu naquele tópico que o Dórea estava todo ofendido quando o Cormier criticou a presparação do Cigano para a segunda luta porque está mais fácil de achar.

Acho que sou o único que não gostou da entrevista. Pessoalmente me passou uma idéia muito errada de que estão se convencendo de que 'o Cain bateu por 15 milhões de rounds e não nocauteou enquanto o Cigano bem nocauteou rápido' é algo super positivo. Eu estou torcendo muito pro Cigano, mas não me lembro de ter lido nada que sobre ter uma estratégia de luta diferente, só essa mesma conversa sendo repetida (se alguém lembrar me avisa, porque eu realmente não consigo).

E sobre o Cormier, qual é o problema? Se um atleta de alto nível não pode dizer que acha que uma preparação foi errada, pelo amor...

E outra, ficam repetindo que teve overtraining, mas a preparação foi ótima? Como assim...

Muito cheio de 9 horas...

É simples, todo mundo já desconfiava que não tinha mudado nada mas torcia pra que encaixasse um golpe. Não muda o fato de ser verdade que falta alguma coisa ali.

Editado por IvanK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não diria uma usina nuclear na mão de um eletricista , mas o dórea realmente é muito pouco pro cigano evoluir.

É aquela história , vc cresceu com um cara que sempre te apoiou , esteve do seu lado , e tal. Aí só depois que começou a dificuldade, a primeira coisa que vc faz é parar de treinar com esse cara? Seila, olhando pelo lado profissional ele precisa mudar esse camp dele , o dórea de headcoach não dá... mas olhando o lado sentimental, companherismo e tal, é difícil... dórea carrega o cigano desde o começo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora