Entre para seguir isso  
Carateca

A história de Gustafsson: da influência de Wand ao sonho do cinturão

Recommended Posts

A história de Gustafsson: da influência de Wand ao sonho do cinturão

Nascido em Arboga, um cidadezinha próxima a Estocolmo, Alexander Gustafsson entrou para uma academia de Boxe aos 12 anos, mas não para se tornar uma estrela. “Só comecei por que meus amigos faziam e eu achava isso legal. Era moleque, treinava um ano e parava outro. Não sabia muito o que fazer, então, me mudei com um amigo para outra cidade. Fazia muito scuba diving na costa oeste da Suécia. Fazia isso e mais um pouco de todo o resto”, lembra Gustafsson, incluindo uma academia de MMA em “todo o resto”.

gustaf_.jpg

“Treinei uma vez e comecei a ver os vídeos do Pride no YouTube – com o Cro Cop, Wanderlei Silva e todos esses caras – e virei fã. Desde então, não parei mais”.

Com tamanho e físico privilegiados, além do talento nato, Alexander começou bem no novo esporte. Andreas Michael, um ex-treinador da equipe sueca de Boxe, logo percebeu isso. “Alex era um tremendo atleta. Já estive em diversas competições internacionais, ganhei medalhas, então estou acostumado a treinar atletas muito bons. Por isso, afirmo que Alex é um dos mais duros e esforçados com quem já trabalhei”, conta Michael.

Depois de se tornar profissional em 2007, as coisas deixaram de ser só por amor ao esporte. “Fui vivendo luta a luta como se fosse um hobby. Quando cheguei ao cartel 6-0 decidi me dedicar inteiramente”, conta Alex. Ainda assim, apesar de até então invicto e com um contrato com o UFC fechado, o significado de ser um atleta buscando o título só se tornou relevante após a derrota para Phil Davis.

“Percebi o valor de me mudar para os Estados Unidos e buscar treinos mais duros”, conta Gustafsson, que não conseguia na Suécia um sparring de alto nível. E com esse convite de peso para treinar em San Diego, não tinha como negar.

Acabou sendo a escolha perfeita, porque, como o treinador Eric Del Fierro já havia pesquisado sobre Alex para vencê-lo, ficou mais fácil treiná-lo. “Tínhamos uma estratégia pronta para aquela noite contra Alex, e funcionou. Então sabíamos suas fraquezas e pudemos ajudá-lo”, contou Del Fierro. “O garoto tem um bom coração. Mesmo perdendo, ele lutou bem e defendeu algumas quedas do Phil, o que muitos não conseguem”. O próprio Phil também ficou surpreso. “Ele é muito perigoso. Todas as lutas que já vi dele antes do UFC foram rápidas e com ele destruindo o pessoal. Ele tem um talento natural. É um excelente striker e tem o jogo muito perigoso. Por isso também puxei a luta para o Wrestling”.

promotion_gustaf_-1.jpg

Após quatro vitórias seguidas, veio o anúncio da ida do Ultimate à Suécia, em abril de 2012, o que deu destaque ao lutador. Foi uma situação que poderia causar distrações e muita pressão, mas não para Gustafsson. Ele admite que não foi fácil fazer a luta principal da noite contra Thiago Silva, mas no fim conseguiu uma bela vitória sobre o brasileiro, chegando, assim, à sua quinta vitória consecutiva. “Foram sentimentos misturados. Foi muito bom e muito difícil. Treinei duro nos EUA, com sparrings difíceis, e senti um pouco da pressão de estar lutando em casa. Mas meu treinador, Andreas, me preparou muito bem e, no fim, estava confortável. Foi a melhor coisa que já me aconteceu”.

Se não fosse sueco, Gustafsson poderia ser chamado de “garoto americano”. Ele chega para trabalhar, faz a tarefa e volta no dia seguinte para dar sequência. Sem polêmica, sem trash talk, nada que o desvie do foco de ser campeão. “É algo que todos nós, atletas de alto nível, temos que ter na cabeça. Precisamos nos comportar e ser modelos para a garotada que tem talento por aí. Todos nós temos essa responsabilidade”, decreta.

175330902.png

Quando perguntado sobre como se mantém focado, ele não hesita: “É apenas como sou como pessoa. Claro que me divirto com os amigos, sou humano também. Tento fazer o que sei, o melhor possível, mas todos cometemos erros às vezes. Estou aprendendo, e é assim que funciona o processo”.

“Ele é o mesmo cara que conheci há sete anos”, conta Michael. “Nada sobe à sua cabeça. Ele gosta das coisas simples da vida, e do jeito que sempre viveu. Pescamos juntos ainda, somos melhores amigos. Ele se mantém humilde e uma pessoa agradável de se ter por perto”. Phil Davis aponta outro lado da personalidade do sueco. “Alex não aguenta perder. Ele não é um bom desportista. Não está no dicionário de Alex. Ele não conhece a palavra ‘perder’, e é isso que faz dele um vencedor”.

No sábado (21), todo o esforço de Gustafsson pode ser recompensado da melhor forma possível. Ele mede forças com Jon Jones, de quem tentará tomar o cinturão dos meio pesados, duelo que será o principal do UFC 165, no Canadá.

O canal Combate abre a transmissão do UFC 165 às 18h45min ao vivo e com exclusividade. A TATAME acompanha todos os detalhes do show, em tempo real, às 19h15min, horário previsto para o início das preliminares, pelo site, Twitter e Facebook.

Fonte: tatame.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Torcendo pro gustavão

amanha estarei com minha camisa do sueco torcendo pro cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu, disse em um post anterior que sonhei que o Sueco levava um chute do Bones,e caia nocauteado.

Valeu Pai Diná!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To torcendo pelo sueco, será bom pro mma na europa, não gosto do mesmo campeão muito tempo como campeão, e adoro quando dana white erra nas previsões, e a mais nova que o negão será o melhor de todos os tempos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu, disse em um post anterior que sonhei que o Sueco levava um chute do Bones,e caia nocauteado.

eu sonhei o contrário, sério sem sacanagem.Mas com o Gustavo nocauteando o Bones com um direto na têmpora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Torcendo pro Bones vencer e ver se o Glover é essa Brastemp toda que pintam!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos reconhecem o Wand como o cara!

Parece que so a mídia patética brasileira nao!!

So querem saber do chato do pastor e sua conquista de 20mil anos atras.....rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alexander_gustafsson_quotes.png

Boa sorte, tico. Vai precisar! :D

Obs: Fiquei até emocionado com a história, pois além de ótimo atleta, o Gustafsson parece ser um bom ser humano. Mas amanhã dificilmente ele arruma alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu, disse em um post anterior que sonhei que o Sueco levava um chute do Bones,e caia nocauteado.

Se o seu sonho virar realidade você vai ser eleito a Mãe Diná do PVT...rs...ou profeta das lutas! Caro colosso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser o bonzinho o quanto quiser. Se nao descer a mao no negao vai sofrer!

Se entrar com medinho e respeitando demais, perde!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sonhei que o Bones e Gustafsson entravam na voadora, mas o arbitro estava no meio e caia nocauteado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso